Autor Tópico: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas  (Lida 14165 vezes)

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Offline _AXE_

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Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« em: 31 de Maio de 2013, 16:59 »

Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas



Pratique exercícios de travagem para ficar afinado scooter_

 
NOTA: Este é um guia básico de travagem manual para a maioria das motos com os travões dafrente separados dos circuitos de travão traseiro. Algumas motos têm integrado travões dianteiros / travões traseiros ou anti-bloqueio (ABS). Se você tem travões integrados ou ABS, alguns destes conselhos não se aplicam. As companhias de seguros endossam fortemente ABS.

Estudos têm demonstrado o número de acidentes fatais e severidade dos sinistros individuais diminuem significativamente para os pilotos de motos ABS equipados.

Com a travagem, a usá-lo ou perdê-lo o princípio aplica-se definitivamente, e habilidades podem enferrujar.

Aprender a travar melhor faz andar mais divertido e agradável, porque você tem melhor controle. E tornando-se praticado em fazer paradas duras podem adicionar à sua paz de espírito, porque suas chances são pelo menos melhoradas para lidar com o inesperado.

Os pesquisadores descobriram que os pilotos muitas vezes entram em pânico em uma fração de segundo confrontados pelo trânsito. Um estudo mostrou que um estado de pânico ativo elimina as reações conscientes dos pilotos e quase um terço dos pilotos observados em um cenário de acidente simplesmente congelam: eles nem sequer tocam nos travões!

Não deixe que isso aconteça com você.


Allstate Insurance On Rider Safety
Os nossos amigos da Allstate Insurance Motorcycle sabem uma coisa ou duas sobre a segurança das Motas. Além da série de segurança Motorcycle.com 's, Allstate Insurance Motorcycle tem a sua própria informação valiosa segurança para compartilhar.

Se você for um novo motociclista, ou nao ter andado a mais de seis meses, você vai querer andar cuidadosamente em cima das suas habilidades de travagem. Até mesmo pilotos experientes beneficiam de exercícios de travagem periódicas, ou uma classe piloto avançado sob o olhar atento de um instrutor.

A maioria dos pilotos sabem o travão dianteiro faz em qualquer lugar 60-90 por cento de sua travagem. A distância entre eixos mais longa ou moto de turismo tende a ser na extremidade inferior da escala. As motas desportivas pode levantar completamente a roda traseira do chão, em alguns casos, o que significaria o travão dianteiro nestes exemplos está a fazer 100 por cento da travagem.

A física por trás disso é que durante a frenagem, o peso transfere para a frente, e empurra para baixo na área de contato do pneu dianteiro melhorar a sua tração. Ao mesmo tempo, a parte traseira perde um grau proporcional de tracção. As Motas, portanto, têm geralmente um ou dois discos de travão maiores na frente e um disco único menor na parte traseira.

Antes de fornecer dicas sobre o próprio ato da travagem, vamos dar um minuto para considerar alguns outros fatores que você vai querer estar atento:


O travão dianteiro fornece a maior parte do poder de travagem numa moto.

Dependendo da superfície da estrada e temperatura, sua tração para travagem - assim como com curvas - pode variar muito.

Quando equilibrado em duas pequenas rodas sua margem de erro é muito mais curta, deste modo a "leitura" do pavimento é uma habilidade aprendida você vai precisar para se desenvolver.

Pilotos experientes sabem que antes de decidir como é difícil travar, eles precisam já ter uma noção sobre o tipo de tração eles pensam que têm.
 
E, como um outro lado nota, parte desta equação é uma função de tracção dos pneus. Estão novos, usados ou quase metade gastos? Eles são pneus de corrida de rua, ou de compostos mais duros longa quilometragem pneus de turismo, ou algo entre os dois?

Você precisa conhecer os pneus ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de medir que tipo de pavimento estes pneus têm de morder.

O asfalto pode ser velho, novo, lisa, áspera, arenoso, ou cheio de cascalho. Ele também pode ser ondulado, oleoso e pintado - como nos cruzamentos, onde você normalmente precisa parar, às vezes rapidamente.

Às vezes algo serviu  para cobrir as rachaduras. Este, como superfícies oleosas ou pintadas, é especialmente escorregadio quando molhado, e mesmo quando seca, essas superfícies oferecem diminuição de aderência.

Algumas estradas são feitas com cimento, que também escorrega de forma diferente (muitas vezes pior do que bom alcatrão).

Tampas de esgoto metálicas, faixas e placas de metal utilizadas nas reparações também são algo a observar.

Assim, você estará bem servido para aprender a analisar e avaliar continuamente as condições do pavimento e a sua qualidade.



Ok, vejamos agora alguns princípios básicos:


Travagem em curva apresenta alguns desafios únicos.

Você, naturalmente, obtem "prática" cada vez que você conduzir, mas tendo tempo para criar exercícios deliberados periodicamente, como mencionado, pode fazer uma grande diferença.

Um parque de estacionamento isolado funciona. Assim pode numa rua lateral (com ninguém a segui-lo),você pode praticar progressivamente travagens difíceis.

Você deve travar com os travões dianteiro e traseiro juntos. O ideal é levá-los para perto de lock-up para a mais difícil travagem. Se a parte de trás (ou da frente!) Derrapar um pouco, recuar.

À medida que você desenvolver a sensibilidade, ambas as rodas podem travar perto do lock-up, e você especialmente quer dominar a frente da mota. Tome sempre muito cuidado para trabalhar em seu próprio nível de conforto. Isto é particularmente verdadeiro para a travagem nas curvas.

Definitivamente aprender a travar nas curvas, mas tome cuidado. Pavimento liso, ou areia, cascalho ou petróleo derramado pode colocá-lo para baixo em um milésimo de segundo, se você travar muito. Na verdade, se você souber que a estrada tem cascalho ou areia em um canto, evitar travar.

Outra técnica é a "prever" a travagem. Aulas de motociclismo básicos podem ensinar os pilotos a usar quatro dedos para puxar a alavanca do freio dianteiro. Mas pilotos experientes aprendem a andar com dois ou três dedos prontos na alavanca em todos os momentos. Isso pode economizar quase um segundo inteiro no tempo de reação, e que pode significar muito mais curtas distâncias de travagem.

Para calcular o quanto mais cedo você poderia parar se você salvou um segundo, use o fator de conversão de 1 mph = 1.46 metros por segundo.

Então, se você esta a viajar a 55 quilômetros por hora, você está fazendo +/- 25 metros por segundo. Aprendendo a diminuir o tempo de reação, cobrindo habitualmente o freio teoricamente poderia impedi-lo de 55 mph de cerca de seis ou sete comprimentos de carro mais cedo.

Da mesma forma, se você estivesse fazendo 35 mph, um segundo equivale a +/- 15 metros guardados na distância de travagem, ou cerca de 4 carros comprimentos. Se você estivesse fazendo 80 mph, ele seria igual a +/- 35 metros por segundo, ou mais de um terço de um campo de futebol.

Ao todo, é melhor você praticar o suficiente até que seja tudo naturalmente feito em varios tipos de pavimento, e numa variedade de velocidades.

Embora não haja garantias, desenvolvendo suas habilidades deve dar-lhe uma vantagem. Com a travagem, o melhor é esperar sempre o melhor, mas com cuidado e deliberadamente, prepare-se para tudo o resto e desenvolva a sua melhor travagem.

Boas curvas

Fonte
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 13:49 por _AXE_ »
         


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Offline Lone Wolf

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2013, 20:11 »
 _palmas_ _palmas_

Excelente post,  _pol_ _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline P.Figueiredo

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2013, 21:29 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Muito bom  _pol_ _pol_
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

Offline Jorge Valente

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Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2013, 22:38 »
Viva,
Gostei muito deste post, na realidade talvez por causa das bicicletas tenho normalmente dois dedos em cada travão, no caso das scooters e nas motas no travão da frente e na embriagem.
Um abraço
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Honda NSS 300 Forza 15.202Kms espero que desta vez muitos mais...

joao rosa

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2013, 22:42 »
Obrigado AXE grande post _pol_

Offline José

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2013, 22:46 »
 :)) :)) :)) :)) Bom tema,  _pol_ _pol_ _pol_ :))
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Offline JC

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2013, 23:00 »
 _pol_ _pol_
Cumprimentos,
Jorge Correia

Offline Paulo Viegas

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2013, 23:19 »
Bom post, bastante esclarecedor, é pena a linguagem usada por vezes complicar um pouco.

Abraço  scooter_
A nossa mota é e tem de ser uma extensão de nós mesmos

Offline Paulo Renato Ferreira

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2013, 07:47 »
Assunto importante e bem tratado  _palmas_
Obrigado Axe

Offline Cromix

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2013, 08:09 »
Obrigado Axe
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
GTS125i: 29/11/2012 - 31/052014 -> 27500Km
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Offline Afonso

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2013, 08:10 »
É sempre bom termos a teria, para podermos passar à prática.

Obrigado pela partilha.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Fred_FBF

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2013, 10:19 »
Obrigado _AXE_ por este tópico, é bem útil.  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

E não é só nas nossas "meninas" que saber travar é importante. Nos enlatado de vários tamanhos também é importante, mas eles têm uma grande vantagem, têm um monte de lata a protegê-los e nós é o nosso corpinho que serve de pára choques.

Mais uma vez obrigado ao _AXE_ pelo tópico.  _pol_

Abraços, boas curvas e boas travagens em segurança. 
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 22:24 por Fred_FBF »
Frederico Ferreira

optio

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #12 em: 01 de Junho de 2013, 22:21 »
Muito bom  _palmas_ _palmas_ sempre a aprender.


Obg _Axe_  _palmas_ _slb_

Pedrovs

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #13 em: 01 de Junho de 2013, 22:29 »
Muito util _pol_

paulofr

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #14 em: 01 de Junho de 2013, 22:42 »
Parabéns  pelo tópico _AXE _!muito útil sem dúvida. _pol_
Mas nunca se esqueçam que a melhor técnica para travar em segurança passa pela condução defensiva,a antevisão dos perigos. Eu costumo utilizar muito uma frase "Ele tinha prioridade...mas morreu!"que ao longo dos anos me evitou já muitos acidentes.

pedro diniz.

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #15 em: 01 de Junho de 2013, 22:44 »
   Um post com muita qualidade companheiro AXE _pol_.
   Obrigado pela tua partilha.
   
   Boas  curvas scooter_

Offline almeida

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2013, 23:05 »
 _pol_ Obrigado pela partilha companheiro ....
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos....

Offline _AXE_

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #17 em: 03 de Junho de 2013, 11:01 »

Obrigado a todos pelos coment's. foi uma tradução feita a pressa (estava na hora de ir embora e ja estava atrasado) _Rolley_

Sem duvida que, todos os topicos que tenham a ver com a nossa segurança, e nos faça aprender (pelo menos perceber) como tudo funciona é sempre um bom topico. Daí eu o ter feito.

Apenas digo ao companheiro paulofr que ele tem toda a razao no que diz, mas isso será outro tipo de situaçao e outro tema de um bom tópico. Possivelmente seria um topico do genero ....." como evitar alguns acidentes graves" (ou algo do genero). Ou entao ...." como fazer uma conduçao defensiva para evitar mortes"... Algo assim que choca-se para as pessoas terem efectivamente a percepçao que conduzir motas/motos/Scooters, traz riscos acrescidos e nem tudo é um mar de rosas!

Ha acidentes, que podem sempre ser evitados se tivermos sempre a consciência que estamos em cima de duas rodas e é o corpo que paga!

Boas curvas
         


Vai devagar, não te atrases.....

crazydrivermp

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #18 em: 03 de Junho de 2013, 12:12 »
     
   MUITO BOM. _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _pt_ scooter_

Offline vasco

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #19 em: 03 de Junho de 2013, 14:33 »
Bom tópico , amigo Axe  _pol_  é pá não me leves a mal, mas gosto mais de acelerar do que travar  _lol_

continuação de bons topicos por aqui , tens jeito pá coisa  _palmas_

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Offline jfreitas

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #20 em: 29 de Novembro de 2014, 22:31 »
boa ajuda.
parabéns AXE



 _pt_ scooter_

crossfire

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #21 em: 30 de Novembro de 2014, 02:09 »
Bom tópico!

rui cunha

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #22 em: 07 de Dezembro de 2014, 17:05 »
sim  esclarecedor .mas  nunca esqueçer  ter bons reflexos faz um bom condutor ,começei a conduzir uma casal de 2 velocidades
metidas no punho  com  13  anos  hoje com 44  ,e não esqueçer ter bons reflexos capaçidade para prever o que pode acontecer á nossa volta enquanto conduzimos  scooter_

Marco46

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #23 em: 09 de Dezembro de 2014, 14:37 »
sim  esclarecedor .mas  nunca esqueçer  ter bons reflexos faz um bom condutor ,começei a conduzir uma casal de 2 velocidades
metidas no punho  com  13  anos  hoje com 44  ,e não esqueçer ter bons reflexos capaçidade para prever o que pode acontecer á nossa volta enquanto conduzimos  scooter_

um aparte: Achei engraçado caro Rui, pois a minha primeira vez foi tambem numa casal boss ainda com o deposito debaixo do banco com duas mudanças no punho dirieito aos 12 anos no campo de futebol la da terrinha!! que giro  :)

Rui Cunha, quanto ao que escreveste, é tal e qual o que penso!! Bom piloto ou condutor como queiram dizer, é o que preve o que os outros condutores vao fazer e actuam antes de se dar o que se iria prever que acontecesse. A destreza e reflexos de cada um tb sao deveras importantes, mas nem todos somos iguais e temos os mesmo skills!

Um exemplo pratico é a maioria dos condutores irem a olhar para o da frente, e quando o da frente trava de repente já foste!! Por isso diariamente a 2ª circular é so acidentes de mais 2 carros que nos lixam a vida.  _thumbdown_ _policia_

Tive dois excelentes instrutores e agradeço muito por isso.

Quanto ao texto do topico, acho que deveria de ser aplicado a muita gente daqui e nao só, para depois quando for necessario nao se basearem somente nos sistemas de ajuda e segurança activa.

Estou sempre a dizer em muitos dos meus comentarios, tirem um bocadinho de vós e vão aprender a travar, a curvar a acelerar para conhecerem a maquina que têm e para se auto-avaliarem, conhecerem os vossos proprios limites, e o da moto.

é assim que se evita muita chatice para nao dizer algo mais grave!


saudações e boas curvas

 _convivio_

Offline sovietico

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Re: Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
« Responder #24 em: 23 de Dezembro de 2014, 14:00 »
Excelente partilha, e deixo uma sugestão: a PRP há alguns anos que tem um curso de condução para motas, fi-lo em 2002 e recomendo vivamente. Serve para todos, juniores ou VCC, lol.
Abç,
José Luis


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