Autor Tópico: Exame prático Categoria A1  (Lida 6461 vezes)

CRodrigues

  • Visitante
Exame prático Categoria A1
« em: 29 de Maio de 2013, 14:18 »
Boas pessoal

Vou fazer para o mês que vem a prova prática categoria A1. Vou ao IMTT directamente e pediram-me para levar a mota, um carro e um condutor que leve o instrutor lol. Tenho que levar o material todo.

Nunca tive aulas apenas vou dar umas voltinhas na mota uma semana antes para treinar sozinho, e não sei como são estes exames práticos. Vou à frente ou atras do carro? como me dão as direcções que devo ir? Entre outras questôes...

Se alguém me souber dar uma explicação agradecia.

Cumprimentos a todos

Limpinho

  • Visitante
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2013, 14:35 »
Eu não te posso ajudar muito, pois nunca tinha lido tal situação.

No entanto, no meu caso e talvez outros, forneceram-me um walkie talkie com ligação a uns auscultadores e recebia as informações do instrutor que ia atrás no carro.

Secalhar é melhor arranjares tb um walkie talkie  ;)

Cumps

CRodrigues

  • Visitante
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2013, 15:14 »
Não estava mencionado na carta. Ao menos isso devem levar.

Obrigado ;)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2013, 16:47 »
Boas pessoal

Vou fazer para o mês que vem a prova prática categoria A1. Vou ao IMTT directamente e pediram-me para levar a mota, um carro e um condutor que leve o instrutor lol. Tenho que levar o material todo.

Nunca tive aulas apenas vou dar umas voltinhas na mota uma semana antes para treinar sozinho, e não sei como são estes exames práticos. Vou à frente ou atras do carro? como me dão as direcções que devo ir? Entre outras questôes...

Se alguém me souber dar uma explicação agradecia.

Cumprimentos a todos

Por acaso fui ao IMTT porque li que pagando aproximadamente 87€ se tirava a carta de mota
e pelos vistos aqui está a possibilidade, entretanto e por haver uma fila enorme acabei por
ir pedir mais informação.
Se não te disseram para levares um sistema de comunicação! é provável que irás ter que
seguir o carro com o examinador,  :)) :)) :))
Vai-nos dando notícias sobre esse processo,  _pol_ _pol_
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 22:47 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

CRodrigues

  • Visitante
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2013, 21:16 »
Eu fiz autopropositura no IMTT ( avenida elias garcia, lisboa)  e paguei 90€ para ter categoria A1. Visto que só tenho 21 anos tive que ir tirar.

Inicialmente pensei que fosse 75€ mas em vez de 15€ para o exame prático, cobraram-me 30€.
-15€ para licença de aprendizagem
- 15€ exame teórico ( 10 perguntas)
- 30€ para pedir a carta.
- 30€ - exame prático.

Perde-se muito tempo lá e temos de lá ir pelo menos 4 vezes.
- uma para inscrição exame teórico e outra para exame prático.
- e outras duas para os fazer.

informação do que é necessário levar neste link:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

Para quem tem menos de 25 anos e quer andar de 125 aconselho fazer isto porque dá trabalho mas compensa.
Numa escola pediram-me 290€.
Estuda-se um pouco em sites de exames grátis, dá-se umas voltinhas de mota sem ninguém ver e safaste nos exames facilmente.
Para outras categorias não há de ser muito diferente para quem sabe ao que vai.
 
Cuidado com a malta do IMTT, alguns não sabem o que andam lá a fazer. não acreditem neles à primeira.

Espero ter ajudado alguém que esteja a pensar fazer isso.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2013, 00:27 »
Espero ter ajudado alguém que esteja a pensar fazer isso.


Acho que sim companheiro...o teu relato parece-me fundamental para quem queira fazer o mesmo. O custo é bastante diferente do que é cobrado nas escolas de condução e só por si já é factor para levar a que haja mais candidatos.  _pol_

CRodrigues

  • Visitante
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2013, 13:27 »
Obrigado
O que interessa é ajudar e dar informação correcta a quem a procura.

Abraço.

antonio.manuel

  • Visitante
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2013, 14:13 »
Há uns anos, o meu filho tirou a licença de ciclomotor assim , mas atenção á viatura para levar o elemento do IMTT... eles vão verificar se está tudo em ordem e até pedem o comprovativo do Imposto Único de Circulação (IUC)  _reg_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Exame prático Categoria A1
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2013, 14:48 »
Há uns anos, o meu filho tirou a licença de ciclomotor assim , mas atenção á viatura para levar o elemento do IMTT... eles vão verificar se está tudo em ordem e até pedem o comprovativo do Imposto Único de Circulação (IUC)  _reg_

 _confuso_   _confuso_   _confuso_ Não me digas......já não basta terem Chauffeur não !  _careta_