estás-te a referir ao numero de válvulas por cilindro, se têm 2 ou 4?
Mas qual a difenca no desempenho e na eficácia nos sistemas?
Então resumindo na questão da economia de combustível, um com DOHC é mais económiconas altas, ou seja em estrada aberta ou AE. Um com SOHC, maior consumo em altas, e menosconsumo em baixas, que é o caso da minha "menina". A Yamaha está fora de questão, ganha a kymco xciting 400i, e outras com SOHC Ah pois é!!!!!!!!
A Yamaha está fora de questão, ganha a kymco xciting 400i, e outras com SOHC Ah pois é!!!!!!!!
Eu nem acredito no que li ...... entao e os parafusos a saltar e barulhos extra e outras coisas mais Ahhhh ok , estas a considerar a falte de oleo (que desaparecem misteriosamente) na maior parte das Yamaha's É bem verdade, por isso nesses quadros e comparaçoes de CV por RPM a Xmax perde aos pontos .... sao precisas quase 2500rpm para equiparar as rotaçoes das duas.Eu estarei é sempre renitente com os primeiros motores seja de que marca for .... os primeiros podem sempre ter um ou outro problema de inicio....Relembro que a Burgman andou a melhorar sempre os motores que mandou para a estrada, alguns modelos ainda hoje sao melhorados, tal como a questao da caixa de velocidades e nao só desta Buga650cc de 2013. Se bem me lembro os primeiros 3 a 4 anos a Suzuki (por exemplo) andou sempre a melhorar e tirar os defeitos que esses modelos traziam. Como estava a dizer..... seja que marca for, seja qual a cilindrada, quando um motor sai definitivamente para a estarda e começa a levar com quilometros em cima é que se vê efectivamente se ha ou nao probabilidades de se aguentarem ao dia a dia, e em circunstancias diferentes, muitas delas por vezes bem dificeis.Como nem tudo é um mar de rosas, e por todas as Marcas tem problemas, lembro tbm que algumas Maxym's tbm tiveram os seus "Que's", uns motores abertos, outros motores substituidos (tudo dentro da garantia).... Neste momento estão para sair uns modelos novos principalmente com motores novos, no qual se encontra esta excelente Xmax, e vem para dar cartas, disso não ha duvidas....Mas ....E como sempre ha um mas ..... ja vejo alguma publicidade a mais .... vamos ver se essa publicidade nao é "paga" indevidamente ....Esperemos que nao, esperemos que esta Xmax seja tao boa quanto parece ( esta, e as outras marcas )Boas curvas
Por isso a Honda Blackbird 1100 XX é a mota mais fiável que conhço aaté hoje...várias em Portugal com 200.000 km e muitas com mais de 100.000 e...em Inglaterra o estafeta mais famoso fez 700.00 km numa de carburadores e 500.000 km numa de injecção...usando óleo de motor de autom+ovel por ser mais barato...fazendo uma média de 7000 km semana...José...é um motor DOHC...
A necessidade de ter 2 arvores de cames é devido à necessidade de comandar 3, 4 ou 5 (ou mais ) valvulas por cilindro.Enquanto que no comando com 1 unica arvore de cames elas estao todas alinhadas, com 4 valvulas por cilindro as valvulas nao estao. O uso de 2 arvores de cames tambem é util para teres motor com timings (e lift) variaveis de abertura das valvulas
Vai por aqui alguma confusão...DOHC ou SOHC não tem nada que ver com o numero de válvulas por cilindro.As siglas significam Dupla árvore de cames à cabeça ou uma árvore de cames à cabeça.Há motores DOHC com 2 válvulas por cilindro e há motores SOHC com 4 válvulas por cilindro. Neste caso há uma única árvore de cames central na cabeça do motor e as 4 válvulas são accionadas por meio de balancins (a laranja na foto).:.nesta animação podem ver um motor DOHC com 2 válvulas por cilindro..:.Não é verdade que um motor DOHC "respire sempre melhor" que um SOHC. Memorizem este "mantra" : "Tudo em mecânica é uma questão de compromisso: quando há ganhos num lado, há perdas noutro"Uma prova óbvia disso é o próprio sistema VTEC mencionado que a baixas rotações "imita" um motor de 2 válvulas por cilindro para potenciar a eficácia volumétrica do cilindro. Há mais sistemas que os OVC (over head cams) como por exemplo as harleys que usam um sistema diferente para accionamento das válvulas.Neste caso os excêntricos (ou cames) estão junto à cambota e as válvulas são accionadas por veios e balancins. Isto garante um motor mais baixo.E pronto agora já sabem o que passa dentro dos característicos tubos que as Harleys têm no lado direito do motor.