Autor Tópico: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case  (Lida 8483 vezes)

masterdbpereira

  • Visitante
Olá a todos,

Tenho uma Sym GTS 125evo e já andava farto de andar de capacete na mão, por isso comprei uma top case.
O suporte é da givi para a gts e a top case é a simply II de 45lts.

(já agora ficou tudo por 200€ - top case + base e suporte + montagem).

Acontece que após a instalação da top case, noto uma maior instabilidade na direcção da moto quando levo pendura e quando a top case vai "carregada".

Já aconteceu a alguem?
Qual a vossa experiencia?

Ps.Estava a pensar ajustar o amortecedor de forma a tentar evitar as oscilações na traseira, mas não sei se será correcto.


Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Olá companheiro,

quando tenho a topcase colocada noto que a mota fica mais sensivel a ventos fortes, dado que tanto plástico lá atrás provoca mais resistência aerodinâmica. Ou seja, a mota abana mais atrás de mim, parece que vou a guiar uma menina de ancas muito largas, if you know what i mean.  _lol_

Quando vou sozinho, tiro a topcase, só a coloco por causa da minha Maria, para ela ter um encosto nas costas.
Boas curvas!! _pol_

Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Fred_FBF

  • Visitante
Olá companheiro,

Eu tenho uma Honda Pan European. Tenho que confessar que se for sozinho com top case, sinto a traseira da moto muito mais instável, abana que se farta e com vento então é muito pior. Quando vou com pendura não sinto nada, pois o pendura faz com que a deslocação do vento não cruze nas minhas costas e sim no top case. O que faz com que a aerodinâmica esteja a funcionar em pleno.
Mas é a vida companheiro às vezes temos que sacrificar o conforto e a estabilidade pelo jeito que nos faz ter um espacinho a mais para guardar-mos os nossos pertences.

Abraço e boas curvas  _pt_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
....E até porque,quando se leva a top case na menina as velocidades terão de ser + moderadas, até pelos efeitos na estabilidade e vibrações ( + desgaste do material/apoios );Na minha vem lá nas instruções,"velocidade máxima 130 kms." portanto,se me virem a passar por voçes a 170 km/h ou não levava top case ou não era eu,hehe. _lol_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

masterdbpereira

  • Visitante
Este fim de semana, fiz um passeio com uns amigos de aprox. 300KM. Ia sozinho e levei a top case mas vazia. O vento estava moderado e de facto notava alguma oscilação mas apenas quando atingia velocidades superiores a 90km/h. No entanto era aceitável.

Assim, de certeza que vou notar mais instabilidade com a minha Pendura e com a top case carregada.

Bom então não existe mais nada a fazer. É aguentar, controlar as oscilações, reduzir a velocidade e prontos!  _pt_

Obrigado a todos pelos conselhos e explicações.

Migueltma

  • Visitante
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2014, 23:23 »
Este fim de semana, fiz um passeio com uns amigos de aprox. 300KM. Ia sozinho e levei a top case mas vazia. O vento estava moderado e de facto notava alguma oscilação mas apenas quando atingia velocidades superiores a 90km/h. No entanto era aceitável.

Assim, de certeza que vou notar mais instabilidade com a minha Pendura e com a top case carregada.

Bom então não existe mais nada a fazer. É aguentar, controlar as oscilações, reduzir a velocidade e prontos!  _pt_

Obrigado a todos pelos conselhos e explicações.
Velocidades superiores a 90Km/h _confuso_ são 25m/s é alucinante _lool_ se calhar é melhor meter um spoiler para tentar aguentar, ou então reduzir a velocidade de um nível estonteante (90Km/h) para um nível mais normal... tipo 70Km/h e Prontos!!!!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2014, 23:29 »

Primeiro confirma pressões de Pneus.

Às velocidades que se anda (de 125cc) não se nota assim essa vibração e instabilidade com a aquisição de top-cases.

Pode ser coincidência (ou não) mas eu aposto mais em pneus e/ou direcção muito solta que propriamente instalação de top-cases.

Tenta fazer um test-drive em outra GTS igual com Top-Case de algum companheiro para ver se os sintomas são os mesmos, ou vice versa (alguem que faça um test-drive na tua)

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2014, 23:32 »
Eu tenho uma top case igual e noutro dia fui as compras e distribui as compras pela top case e debaixo assento e notei uma grande diferenca realmente na conducao, ate comentei com um colega que tambem tem scooter.
SYM GTS 125i

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2014, 23:42 »
Eu tenho uma top case igual e noutro dia fui as compras e distribui as compras pela top case e debaixo assento e notei uma grande diferenca realmente na conducao, ate comentei com um colega que tambem tem scooter.

Vou dar um exemplo um pouco bizarro, mas é para tentar explicar uma situação ......

Se retirares a top-case, e pedires a um colega para se sentar no sitio da mesma e começares a conduzir, o que acontece ???

Tens uma grande instabilidade na direcção, basta perceber que vem muito "peso atrás" e que faz "levantar" a frente....

Companheiros, o problema não é da Top-Case mas sim do peso que se transporta ....  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Espero que entendam o que é instabilidade que se fala das top-cases ou da maneira como se usam !

É mais que obvio que em certas motas, que em certas cilindradas e principalmente em certas velocidades que se nota bastante o uso de uma top-case que provoca uma certa instabilidade, mas é raro acontecer isso nas Scooter's ... ok ?

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2014, 00:14 »
A top-case é um peso acrescido que fica tipicamente posicionado atrás do eixo da roda traseira da mota, ao contrário do pendura que vai á frente ou em cima do eixo.

Derivado ao efeito de alavanca vai fazer com que a frente levante ligeiramente, há quem coloque uns pesos mais pesados no guiador para equilibrar...

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Alteração de comportamento na direcção após instalação de Top Case
« Responder #10 em: 02 de Abril de 2014, 00:45 »
Vou dar um exemplo um pouco bizarro, mas é para tentar explicar uma situação ......

Se retirares a top-case, e pedires a um colega para se sentar no sitio da mesma e começares a conduzir, o que acontece ???

Tens uma grande instabilidade na direcção, basta perceber que vem muito "peso atrás" e que faz "levantar" a frente....

Companheiros, o problema não é da Top-Case mas sim do peso que se transporta ....  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Espero que entendam o que é instabilidade que se fala das top-cases ou da maneira como se usam !

É mais que obvio que em certas motas, que em certas cilindradas e principalmente em certas velocidades que se nota bastante o uso de uma top-case que provoca uma certa instabilidade, mas é raro acontecer isso nas Scooter's ... ok ?

Boas curvas


 _pol_ _pol_ ...por exemplo na minha Majesty 400 tanto a top case V46 como a E55 Maxia da givi melhoram o comportamento da scooter ... _pol_ _pol_ ....Fiz várias experiências e troquei informação com companheiros com scooters e top cases iguais e ficámos surpreendidos... _pensador_...onde noto a diferença é quando inclino a scooter parada depois para a colocar novamente na vertical e para a colocação no descanso central..

Boas curvas com  ou sem top case... scooter_~~~~
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km