Meus amigos, desde que oleos sinteticos vieram para ficar as carateristicas do oleo quase ñ se alteram com o uso, até os carros deixaram de fazer a mudança de 5 em 5 mil e já fazem de 30 em 30, e ñ é por acaso!
ainda ñ fizeram um oleo assim para fritar batatas.
E a grande mais valia do sintetico, pouco se altera a viscosidade com a temperatura mantendo uma boa lubrificação desde o arranque a frio até aos altos regimes dos motores de hoje em dia que é o caso dos motores das motos.
nos oleos minerais ía desde massa consistente a frio até oleo quase em estado gasoso quando se puxava por eles.
Mudar o oleo tantas vezes é crime ecologico, já devia haver um objeto simples que visse se oleo ainda estava bom.
na minha experiencia se molhar-mos um guardanapo de papel com o oleo e o puser-mos em frente de uma luz e ñ for preto e ainda se conseguir ver alguma cor original do oleo(é por isso que muito dos sinteticos são vermeilhos), tá bom e ainda ñ tem muitos residios do motor, naquela 1º mudança que se faz aos mil normalmente tá preto, e ai até se devia lavar o motor com um oleo mineral barato e só depois voltar a colocar um bom sintetico.
outro truque é ver a viscosidade, coloca-se um pingo d'oleo entre dois dedos, afasta-se os dedos 2 milimetros e se mantiver oleo entre os dedos, tá bom!
até hoje ñ vi nenhum sintetico perder esta carateristica, mas tb nunca vi o oleo de um formula1 depois de uma corrida.