Autor Tópico: mudança de óleo  (Lida 8454 vezes)

BrianMay

  • Visitante
mudança de óleo
« em: 01 de Maio de 2013, 10:20 »
Chegou a altura de começar a mudar o óleo em casa e como já só faltam 200km para a "altura recomendada" tenho que me decidir por que óleo comprar. já decidid que será um óleo de carro, desde que cumpra as normas mínimas da marca para o meu modelo (API SH 10w40).

À partida vou para um 5W40, mas queria saber se alguém tem experiência com algum destes óleos na vossa sym:

Motul 8100 X-Cess
Castrol Magnatec
Liqui Moly Top Tec 4100
Selenia 20K (10W40, mas já usei durante alguns anos em carros e sempre fiquei muito satisfeito)

Irei aumentar ligeiramente o intervalo de mudança dos 3000kms para os 4000/5000 com este novo óleo

Vaporeon

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2013, 10:31 »
O melhor que posso aconselhar em qualquer  scooter_ ou viatura, será ver o que diz o manual e qual o tipo de oleo a usar...caso contrario poderas estar a danificar a longo prazo a vida da tua machine...
cumps

BrianMay

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2013, 10:37 »
Todos estes oleos superam as especificacoes da marca,eu queria era ver se alguem tem experiencia pratica c eles,porque como tudo na vida,o q esta no papel nem sempre se reflete na pratica :P

Sent from my HTC Vision using Tapatalk 2


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: mudança de óleo
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2013, 12:57 »
A tua deve levar 10 30w. Usa este oleo, de perferencia um 5w 30. Eu que fui enganado e me disseram que era tudo igual agora ja não mudo e normalmente leva 5w 40.


Se quiseres existe por ai um topico onde explico a diferença a quente entre um 40 e um 30.

abraço
[/URL]

BrianMay

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2013, 13:06 »
Segundo o manual leva 10w40,mas ia por 5w40..estou inclinado para o castrol

Desire Z using TapaTalk


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: mudança de óleo
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2013, 13:24 »
Ficas melhor servido com 5w 40. sintectico melhor protecção a baixas e altas temperaturas ;)
[/URL]

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: mudança de óleo
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2013, 13:48 »
Ja usei  o 5 w 40 na minha ex bws 125 pq era o que ca tinha em casa,nao notei nada de anormal mesmo sendo um  olio mais fino,mas nao te aconselho ,usa o recomendado ou da mesma graduaçao mesmo que seja melhor ,para as temperaturas no nosso pais qualquer 10w 40 é bom
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

pneto

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2013, 14:05 »
Também tive a mesma dúvida quando decidi trocar o óleo da minha GTS.
Após o esclarecimento é a opinião dos mais entendidos resolvi colocar o Castrol Power Scooter sintético 5w40. Vou trocá-lo aos 5.000 km, que ainda não fiz.
Até agora nada de anormal.  _pol_

m00n

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2013, 14:39 »
Não metas oleos dos carros na mota. Outra questao é que deves respeitar a viscosidade do oleo se o menual pede 10w-40 mete esse. Mas a Sym não tem o seu próprio oleo genuino?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: mudança de óleo
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2013, 15:27 »
As caracteristicas dos oleos para os carros sao superiores  aos que indicam nos manuais de motas e ja agora e nao metendo veneno no assunto peçam para ver o bidom nas oficinas em que fazem as revisoes e depois avisem...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

BrianMay

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2013, 15:57 »
Ter ate tem,mas a relacao preco qualidade nao me apela minimamente.cm a scooter nao tem embraiagem nao vejo problema em usar oleo de carro...quanto muito a rotatividade do motor e consequente aumento de temperatura caso o filme de oleo nao fosse o ideal,mas respeitando as especuficacoes minimas da marca tambem nao vejo problema nesse ponto.

Obrigado pelas dicas

Desire Z using TapaTalk


Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: mudança de óleo
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2013, 18:39 »
Meus amigos, desde que oleos sinteticos vieram para ficar as carateristicas do oleo quase ñ se alteram com o uso, até os carros deixaram de fazer a mudança de 5 em 5 mil e já fazem de 30 em 30, e ñ é por acaso!
ainda ñ fizeram um oleo assim para fritar batatas. _pensador_ _pensador_
E a grande mais valia do sintetico, pouco se altera a viscosidade com a temperatura mantendo uma boa lubrificação desde o arranque a frio até aos altos regimes dos motores de hoje em dia que é o caso dos motores das motos.
nos oleos minerais ía desde massa consistente a frio até oleo quase em estado gasoso quando se puxava por eles.
Mudar o oleo tantas vezes é crime ecologico, já devia haver um objeto simples que visse se oleo ainda estava bom.
na minha experiencia se molhar-mos um guardanapo de papel com o oleo e o puser-mos em frente de uma luz e ñ for preto e ainda se conseguir ver alguma cor original do oleo(é por isso que muito dos sinteticos são vermeilhos), tá bom e ainda ñ tem muitos residios do motor, naquela 1º mudança que se faz aos mil normalmente tá preto, e ai até se devia lavar o motor com um oleo mineral barato e só depois voltar a colocar um bom sintetico.
outro truque é ver a viscosidade, coloca-se um pingo d'oleo entre dois dedos, afasta-se os dedos 2 milimetros e se mantiver oleo entre os dedos, tá bom!
até hoje ñ vi nenhum sintetico perder esta carateristica, mas tb nunca vi o oleo de um formula1 depois de uma corrida.
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

BrianMay

  • Visitante
Re: mudança de óleo
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2013, 21:38 »
Pessoal, não se enervem ;)  _convivio_ mais do que o tipo de óleo queria saber se já tinham experimentado alguem daqueles óleos ;)

thanks

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: mudança de óleo
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2013, 13:22 »
o 5 w so é mais fino a frio, logo chega mais rapido aos sitios a lubrificar..........

Aconselho oleo motas, de carros ja usei e não aguentam a rotação do motor.......


Abraço
[/URL]