Autor Tópico: Óleo no pneu traseiro  (Lida 11494 vezes)

ZeZeZoom

  • Visitante
Óleo no pneu traseiro
« em: 18 de Abril de 2013, 12:31 »
Esta manhã, ao chegar ao local onde costumo deixar parqueada da minha mota, no parque de estacionamento do Palácio SottoMayor, em Lisboa (cujo pavimento é, como alguns saberão, naquela tinta plástica impermeável), verifiquei que existia uma mancha de água (pensei eu...) justamente no local onde coloco o descanso central da mesma.
Quando me preparava para armar o descanso central, senti o pneu traseiro da mota a escorregar muito suavemente para o seu lado direito. Parecia que tinha a mota em cima de uma placa de gelo! _confuso_ Concluí de imediato que, afinal, era uma mancha de óleo (e não era pequena).
Sucede que, ao retirar dali a mota, não pude evitar que o pneu traseiro pisasse a mancha de óleo, pelo que, com a continuação do movimento da mota, o pavimento ficou marcado com o rasto do óleo que estava no pneu.
Chamei os empregados da limpeza do parque, que prontamente tentaram eliminar a mancha, o que não conseguiram totalmente porque a máquina que utilizam para o efeito começou, ela mesma, a patinar no óleo. Seguiram-se umas quantas cenas que, para o caso, não interessam.
Pelo meu lado, utilizando uns lenços de papel, tentei remover o máximo de óleo que pude do rasto do pneu e dos rasgos que o mesmo tem. Não obstante, a borracha ficou impregnada de algum óleo e, agora, tenho receio do comportamento da mota - para começar, quando a for retirar do parque, pois quer-me parecer que aquela mancha no rasto do pneu não vai aderir lá muito bem ao pavimento plástico do parque... _pensador_ _Rolley_
O que recomendam que faça?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2013, 12:41 »
Assim sem entender nada do assunto, eu procuraria qualquer coisa muito absorvente, tipo pó talco ou farinha, e deitaria no pneu, de forma  a anular o efeito da gordura.
 
Acima de tudo, não tenhas dúvidas de que se não fizeres nada, vai ser muito difícil controlar a mota!
Eu já caí por causa de óleo, e lembro-me bem que só percebi o que me tinha acontecido, porque quando me levantei, tive dificuldade em manter-me de pé, pois até o calçado escorregava  _confuso_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2013, 13:00 »
Eu infelizmente também já cai junto com o meu filho por causa de óleo em pavimento empedrado.
Acho que a solução passa mesmo por colocares algo para anular a gordura do óleo, a farinha o pó talco são uma boa solução.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2013, 13:05 »
Spray de travões...desengurdura!

Abraço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2013, 13:08 »

Pano encharcado com detergente e agua, e por a mota a rolar .....devagar e sem muitas aceleraçoes, mas a rolar...

Levar ao Elefante e lavar com agua/detergente/quente abundantemente e por a rolar outra vez a maquina !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2013, 13:15 »
Chama o MigMata,

Parece-me ser a pessoa indicada, pois lidar com envolver coisas em farinha(e bem pelo que sei) é com ele....ou não fossem os panados dele famosos por essas estradas fora. _lol_ _lol_ _lol_ .

Agora mais a sério....as opções já apresentadas parecem-me válidas, eu acrescentaria que solicitasses ajuda de alguém para tirar daí a mota à mão ou seja para ir pelo menos uma pessoa de cada lado caso ela dê para patinar.

Já Agora...e esse óleo apareceu de onde???

Forte Abraço e se precisares de Alguma coisa apita.

Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 602
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2013, 13:46 »
Chama o MigMata,

Parece-me ser a pessoa indicada, pois lidar com envolver coisas em farinha(e bem pelo que sei) é com ele....ou não fossem os panados dele famosos por essas estradas fora. _lol_ _lol_ _lol_ .

Agora mais a sério....as opções já apresentadas parecem-me válidas, eu acrescentaria que solicitasses ajuda de alguém para tirar daí a mota à mão ou seja para ir pelo menos uma pessoa de cada lado caso ela dê para patinar.

Já Agora...e esse óleo apareceu de onde???

Forte Abraço e se precisares de Alguma coisa apita.

Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_

 _lol_ _lol_ _lol_
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2013, 16:46 »
Eu provavlemente teria tentado precisamente aquilo que já tentaste (uso continuo de lenços de papel), mas acredito que haja outras formas mais eficazes pois o óleo adere (infelizmente) muito à borracha.

Mas o ideal será, na minha opinião, utilizar um desengordurante como referido pelo companheiro DrifterX.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #8 em: 18 de Abril de 2013, 16:56 »
Usa um desengordurante em spray...

Se não resultar faz um burnout!!!  >:D

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2013, 17:45 »
Pessoal, obrigado pelas vossas sugestões. _pol_ _pol_
Como tive de sair à hora de almoço (consulta no dentista), segui as indicações da Cristina, passei pelo restaurante que existe no prédio do meu escritório, pedi uma mão cheia de farinha e despejei alguma sobre os restos da mancha de óleo no rasto do pneu e esfreguei (pouco) com a mão.
Ou seja, usei a técnica do MIGMATA, sob indicação da Cristina. _careta_ _careta_ _careta_
Arranquei e, devo dizer, a mota não escorregou nunca, nem mesmo no pavimento do parque. _pol_ _pol_

O óleo terá, muito provavelmente, sido derramado por uma mota (uma Piaggio X9 250cc), já que o respectivo dono costuma pará-la ao lado da minha e, quando eu não estou (como foi o caso de ontem), coloca a dele exactamente no local onde eu deixo a minha. Esta manhã, essa mota não estava lá, mas o indivíduo costuma chegar depois de mim.
Quando lá cheguei, esta manhã, pensei que fosse água da máquina que os serviços de limpeza usam para fazer a limpeza do pavimento, porque essa máquina usa água e, por vezes, deixa umas linhas de água no processo da sua utilização.

Cromix

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2013, 17:49 »
Ainda bem que já esta tudo resolvido!  _lol_ _lol_ _lol_

E já aprendemos um belo truque.. Farinha para cima!

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #11 em: 18 de Abril de 2013, 17:58 »
Como tive de sair à hora de almoço (consulta no dentista), segui as indicações da Cristina, passei pelo restaurante que existe no prédio do meu escritório, pedi uma mão cheia de farinha e despejei alguma sobre os restos da mancha de óleo no rasto do pneu e esfreguei (pouco) com a mão.
Ou seja, usei a técnica do MIGMATA, sob indicação da Cristina. _careta_ _careta_ _careta_
Arranquei e, devo dizer, a mota não escorregou nunca, nem mesmo no pavimento do parque. _pol_ _pol_

Isso é a receita de panado de borracha...  _lol_
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 18:08 por B_Black »
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Lela

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #12 em: 18 de Abril de 2013, 18:02 »
Detergente da loiça, desengordura tudo

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #13 em: 18 de Abril de 2013, 18:36 »
Seja com farinha, pó de talco, detergente ou desengordurante...o que interessa é que lá conseguiste resolver o assunto!

Agora não te esqueças de cobrar o valor da farinha ao indivíduo da X9.  _careta_

paulojvc

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #14 em: 18 de Abril de 2013, 20:42 »
Ou seja, por falta de manutenção de uma Maxi, outra podia ter caído _Zang_

E só para meter veneno, o motor da X9 250 é da Honda >:D

Farinha resulta bem pois é absorvente mas álcool também é bom, benzina ainda melhor _pol_
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 20:43 por paulojvc »

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #15 em: 18 de Abril de 2013, 23:43 »
Já não recordo onde, mas li em qualquer lado para passar com uma lixa muito fina.
Se for no pneu traseiro, com a maxi no descanso central e motor ligado, dando pequenas acelarações, é fácil.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Busas

  • Visitante
Re: Óleo no pneu traseiro
« Responder #16 em: 19 de Abril de 2013, 18:43 »
ZeZe,

Um Arranqe em pwer drift resolvve isso sem espinhas...


abraço