Autor Tópico: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...  (Lida 34329 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #25 em: 20 de Fevereiro de 2013, 10:09 »

Eu ja disse isto....algures por aí ....

O andar com todo o tipo de reflectores não é bom, e não serve em nada para o dia a dia....principalmente ao nascer e por do Sol. Nessas alturas ou se tem, algo que nos ilumine ou o reflexo dos reflectores só confundem quem vem de encontro a nós.

Para mim, e nao sou apologista de andar completamente "mascarado", mas estarmos visiveis QB para que nos vejam DE NOITE principalmente em determinadas situações, tais como...

Se passarmos em locais escuros e sem nenhuma visibilidade, se tiver-mos uma falha de luzes, se por avaria parar-mos na berma da estrada, se formos em passeio a noite e houver cruzamento com outros Veiculos (sim, pq as motas nao manda luz para os lados), ou em situações de acidente.
Os reflectores a noite irão ser visíveis em situações extra normais, ou se houver mesmo falhas de iluminação, aí sim servem para sermos vistos, mas basta 2 ou 3 pontinhos para que no escuro reflicta bastante bem !! (claro que nessas situações, quanto mais melhor, mais se vê ..... mas nao em exagero)

Agora não confundam andar nas cidades durante o dia vestidos de alto abaixo com reflectores.... não serve de nada.
Serve sim é andar de luzes ligadas para que sejamos vistos, ou para que nos vejam melhor.

Tal como já disseram, e muito bem..... o importante é sermos respeitados, mas para isso temos de nos dar ao respeito !!!

Espero que os Automobilistas cada vez mais fiquem sensíveis as motas e que as respeitem, se bem que nem entre eles se respeitam, daí haver tantos acidentes, e tantos mortos na estrada.... e não é por isso que os enlatados, carrinhas e camiões estão completamente revestidos de reflectores.....!

Tem o bastante para serem identificados em caso de avaria, tal como nos devemos ter .... e não andar todos revestidos parecendo uns "palhaços".... nao serve mesmo de muito...!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #26 em: 20 de Fevereiro de 2013, 13:36 »
Nãp pretendo contradizer nem concordar com ninguém, se me permitem vou apenas dar a minha opinião.
 
É raríssimo, e ainda bem, andar em Lisboa de noite, e das poucas vezes vezes que andei fiquei admirado pela quantidade de Motards que circulam vestidos de preto do Capacete aos pés.

Enquanto subia a Av. Forças Armadas tive de travar de repente quando tardiamente me apercebi de um Motard parado á minha frente na bicha e porquê? porque a mota estava por trás das luzes do lado esquerdo do veículo á minha frente confundindo as luzes da mota com o do veículo, Mota preta e vestido todo de preto e como sabem aquela Avenida tem uma iluminação fraca.

Se levasse algo refletor de certeza que o teria visto melhor independentemente da posição das luzes, até uma fita refletora no capacete seria o suficiente para se destacar da quantidade de luzes vermelhas que se deparam á nossa frente e quase todas á mesma altura.

Pessoalmente concordo com algo mais que nos destaque do emaralhado de luzes traseiras.

Considero-me um condutor atento e concentrado e no entanto ia batendo num companheiro precisamente devido á ausência de algo mais além das luzes de presença, porque só temos uma luz e se estivermos na mesma linha de visão das luzes de um carro parado á nossa frente, simplesmente desaparecemos.

Ia de enlatado.



O Rodrigues, eu não sabia que gostavas de dar pancadinhas de amor na traseira dos outros automoveis........ _lol_

Va lá percebes-te a tempo que era uma mota......


 ;)

Abraço
[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #27 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:08 »
Citar
O Rodrigues, eu não sabia que gostavas de dar pancadinhas de amor na traseira dos outros automoveis........

Va lá percebes-te a tempo que era uma mota......

Percebi o que queres dizer, mas deduzo que não compreendeste o que pretendia explicar, como sabes um condutor auto vai numa posição mais baixa e a linha de visão não é igual ao de um Motard que se apercebe de tudo por cima do tejadilho dos carros, ora bem imagina que estás atrás de um carro a 30 metros e um Motard vestido de preto, está parado atrás de um carro preto, precisamente na mesma posição do farolim traseiro, será que te vais aperceber que é uma mota ou simplesmente o farolim traseiro da carro?

Se o Motard não tiver mais nenhuma sinalização que o destaque da ilusão de ótica provocado pela luz do farolim alinhado pela tua visão vais-te de aperceber de um obstáculo á tua frente mas se calhar um pouco tarde.

É evidente que com boa visibilidade noturna, e como sabes Lisboa não é das melhores, isso não acontece com tanta frequência, o que se passou comigo foi numa avenida com pouca iluminação.

Mas pronto, respeito o facto de não gostarem de pirilampos, eu quando era miúdo apanhava-os para meter num frasco, nem imaginas a luz que dão á borla  _lol_ _lol_ _lol_

Abraço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #28 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:33 »
Agora pergunto eu ...será que nao eras tu que tinhas má iluminação no enlatado ???

Se calhar vinhas com "velinhas" acesas em vez de vires com uns bons médios.....

Aí a culpa era do gajo da mota  _pensador_ e se fosse uma pessoa tbm vestida de preto?  _pensador_ tbm nao vias as pessoas...aposto !! o melhor é os pedestres andarem com uma fita reflectora na testa  _lol_ _lol_ _lol_


Qualquer mota que saia de fabrica já tem obrigatoriamente reflectores para que a mesma seja visivel ...acho eu!!
Aí sim, culpo o gajo da mota que fez alguma alteraçao na mesma, retirando da mesma o farolim traseiro de origem e/ou permitido por Lei. Mas se a mota estava nas devidas condiçoes e tinha os refletores, embora ele nao tive-se entao eras tu que nao tinhas iluminaçao suficiente para veres a mota (em vez de ser ele com refletores pelo corpo todo)

Digo eu e estou a supor varias e determinadas situaçoes que se passam no dia a dia ....por vezes a culpa nem sempre é dos outros.
Rodrigues1 nao te estou a considerar culpado tbm .... mas ha que imaginar o reverso da medalha.  _pol_

Boas curvas
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 15:35 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #29 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:37 »
A visibilidade dos motociclistas é muito importante, porque é indiscutível que aumenta a segurança.
Por isso mesmo, sempre defendi que as minhas motas deveriam ser brancas (e foram brancas as primeiras duas que tive). Contudo, agora tenho uma mota preta (não há em branco, infelizmente) e, como o casaco e as luvas também são pretos (embora com faixas reflectoras, tanto as luvas como o blusão), achei por bem comprar um capacete amarelo fluorescente para os meus rapazes/penduras. O meu capacete é branco e preto. A minha mota tem uns LEDs intensíssimos entre o farol de médio e o máximo, muito visível, mas, em Portugal, acaba por ser um gadget, porque sou obrigado a circular com o médio aceso (o que, do ponto de vista geral, acho uma regra muito acertada _pol_) e, então, os LEDs embora também estejam acesos, apresentam bem menor intensidade. Os LEDs no máximo da intensidade implica apagar o médio, na minha mota. Como não pretendo sujeitar-me a uma coima _reg_, não quero sequer testar a veracidade do que já me disseram, que os LED's estão homologados para funcionar como médios. _Rolley_
Não concordo inteiramente com o Nuno Pires. Porquê? Porque o nível (em altura) a que está colocada a iluminação das motas faz com que, em certas circunstâncias, alguns condutores (de carro ou de mota) possam não conseguir ver o farol daquela mota.
Perguntar-se-á: então, se estiver dia e tempo limpo, serão as tiras reflectoras no vestuário que vão aumentar a segurança/visibilidade do motociclista? A meu ver, se calhar nem tanto ( e o _AXE_ tem toda a razão quanto aos efeitos dos reflectores ao amanhecer ou com luminosidade muito difusa - chegam a encandear os outros _thumbdown_ ).
Nos países nórdicos, desde o princípio deste ano que foi proibida a venda de vestuário de motociclista que não seja em cor fluorescente (é isso mesmo: agora, nos países nórdicos, os blusões são todos amarelo fluorescente). Esta sim, eu acho uma medida que pode contribuir, em muito, para aumentar a visibilidade dos motociclistas e, por conseguinte, da segurança.
Perguntam-me, então: e tu, entre um blusão preto com tiras reflectoras e um igual, em amarelo fluorescente, qual compravas? Respondo: escolheria o preto, se pudesse, por uma questão estética. Mas, seria uma escolha menos segura e tenho consciência que é tudo uma questão de hábito. Dentro de algum tempo, não muito, já teremos muito menos dificuldade em ver-nos vestidos de amarelo fluorescente. Alguns de nós, como o Ferro e outros, já fizeram conscientemente a opção mais segura, comprando um blusão amarelo fluorescente. _palmas_ _palmas_ _palmas_
Eu, ainda só comprei o capacete para os meus filhos. Mas, se calhar, quando lhes comprar um blusão, será amarelo fluorescente.
E, em termos de visibilidade, acho bem mais eficaz (mas, também, mais caro e menos prático quando não estou em cima da mota) o vestuário amarelo fluorescente do que as tiras reflectoras.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #30 em: 20 de Fevereiro de 2013, 19:25 »
Deixa cá arregaçar as mangas que a luta promete, estou a gostar, vamos ver quem ganha

Citar
Agora pergunto eu ...será que nao eras tu que tinhas má iluminação no enlatado ???

Se tivesse má iluminação era menos um Motard, sabes que alguns só lavam a Mota quando chove e a minha Bike tem melhor luz.

Citar
Se calhar vinhas com "velinhas" acesas em vez de vires com uns bons médios.....

O meu carro tem lâmpadas Xenon

Citar
Aí a culpa era do gajo da mota   e se fosse uma pessoa tbm vestida de preto?   tbm nao vias as pessoas...aposto !! o melhor é os pedestres andarem com uma fita reflectora na testa

A mota estava parada, as pessoas atravessam a rua a andar, nem todas andam de Preto

Citar
Qualquer mota que saia de fabrica já tem obrigatoriamente reflectores para que a mesma seja visivel ...acho eu!!

Achas? tens de ter a certeza senão entrega a carta, os carros têm refletores e também levam por trás....mas não de mim

Citar
Digo eu e estou a supor varias e determinadas situaçoes que se passam no dia a dia ....por vezes a culpa nem sempre é dos outros.

Neste caso seria sempre minha porque batia por trás

Citar
Rodrigues1 nao te estou a considerar culpado tbm .... mas ha que imaginar o reverso da medalha. 

Era culpado pois, se soubesse que eras tu não tinha parado  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Abraço amigo _AXE_ a vida sem humor é uma seca,  _anjo_









Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #31 em: 21 de Fevereiro de 2013, 08:48 »
Deixa cá arregaçar as mangas que a luta promete, estou a gostar, vamos ver quem ganha

Se tivesse má iluminação era menos um Motard, sabes que alguns só lavam a Mota quando chove e a minha Bike tem melhor luz.

O meu carro tem lâmpadas Xenon

A mota estava parada, as pessoas atravessam a rua a andar, nem todas andam de Preto

Achas? tens de ter a certeza senão entrega a carta, os carros têm refletores e também levam por trás....mas não de mim

Neste caso seria sempre minha porque batia por trás

Era culpado pois, se soubesse que eras tu não tinha parado  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Abraço amigo _AXE_ a vida sem humor é uma seca,  _anjo_


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

 _thumbdown_ sem humor nao presta mesmo  _thumbdown_

Abraço  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #32 em: 21 de Fevereiro de 2013, 14:40 »
Viva Companheiros,

Sinceramente não consigo perceber o porquê de tanta resistência ao aumentar de segurança por meio do aumento de mecanismos que nos tornem mais visíveis.
Isto recorda-me quando passou a ser obrigatório o uso de cinto de segurança, no entanto a maioria já concorda que é realmente uma mais valia, que não impede as lesões mas evita que as mesmas sejam fatais.
Ou como por exemplo os que ainda se mantêm resistentes a que por exemplo quem vai no banco de trás não seja obrigado a usar cinto de segurança, pois bem meus amigos eu por exemplo não deixo ninguém andar no meu carro sem cinto, mesmo quando me dizem que assumem a responsabilidade, que para mim pouco importa principalmente quando pode ser o condutor a vítima no meio disto tudo , pois pode levar com o passageiro em cima.
Faz-me ainda recordar o que costumo dizer muita vez infelizmente, que na formação para tirar a carta de condução, seja lá qual for a categoria, devia existir conceitos que se aprendem na navegação (marítima / aérea) onde o factor de se tornar os mais visível possível é regra "sine qua non".

Se é isto que vai fazer com que deixe haver acidentes? não, não é, mas é mais uma coisa a reduzir as probabilidades de eles acontecerem.
Não é uma questão se reflecte mais ou menos que os médios da mota, nem tão pouco se não vêm os médios vão lá ver os reflectores, vale pelo conjunto que proporciona em termo de segurança mas também individualmente.
Pouco importa se não sabemos o que está lá à frente a luzir, importa sim é que vemos e somos vistos e para todos os efeitos seja lá o que for é algo do qual nos devemos desviar, algo que nos faça a moderar a velocidade se for o caso.
Poderia estar aqui a enumerar n razões, e outros companheiros com opinião contrária, podem até dizer que em termos práticos estas medidas traduzem-se em muito pouco, que eu digo DESDE QUE SIRVA PARA SALVAR UMA VIDA QUE SEJA VALEM SEMPRE A PENA.
Algures num outro tópico tinha já referido uma situação que se passou comigo por causa de eu andar sempre de médios ligados no carro, e que foi o suficiente para alguém que ao atravessar a estrada de dia com perfeitas condições de visibilidade, que não viu o meu carro mas viu uma coisa que a fez de repente parar, VIU OS MÉDIOS , eu por acaso ia já a abrandar pois apercebi-me no mundo da lua em que ia a dita pessoa, mas numa zona onde tanta vez passam carros a abrir, nisto diz-me a senhora "Olhe que leva as luzes ligadas", respondo eu "Ainda bem que as levo, caso contrário você não me via!".
O companheiro boulderP e o ferro conhecem bem a zona que falo, no caminho para o meu trabalho ao pé do centro de saude, e fora da passadeira.
Para finalizar este já meu longo discurso, e antes que me comecem a acusar de sindroma do fidel castro, queria apenas referir algo que é transversal a tudo o que fazemos e a um factor que está sempre , mas sempre presente nas nossas vidas mesmo quando estamos sossegadinhos a dormir, o factor RISCO, factor este para o qual existem estudos onde existe uma mesma conclusão, é de todo impossível eliminar o risco por completo sejam quais forem as circuntâncias, mesmo que as probabilidade de algo correr mal sejam infinitesimalmente diminutas, posto isto o RISCO é abordado como sendo um factor que não se elimina mas se mitiga, através de acções preventivas que auxiliem à mitigação do mesmo.
E mesmo no fim convidar-vos a relembrarem dois conceitos da condução , SEGURANÇA ACTIVA E PASSIVA.
Aqui temos estado a debater a PASSIVA!
pergunto eu:
Se não descuram a ACTIVA (tenho a certeza disso) porque é que desprezam de certo modo A PASSIVA?

Abraço e boas curvas EM SEGURANÇA...... scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 14:44 por ElChiquitito »

Manhas

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #33 em: 21 de Fevereiro de 2013, 15:43 »
Eu não venho envagelizar o uso de material refletor mas partilhar convosco o que geralmente faço.
 
No dia a dia, circulo numa moto preta com blusão preto. Ando por Lisboa, geralmente nas horas de ponta. Nestas condições, não me dou ao trabalho de vestir o colete refletor por uma questão de comodismo.
 
Contudo, quando circulo de madrugada em Lisboa ou faço estrada à noite, visto o colete amarelo por cima do casaco.
 
Em teoria posso concordar com a obrigatoriadade do uso de material refletor mas na prática, acho que não faz sentido. Mais sentido faria os agentes reguladores de trânsito deixarem de ser coniventes com os veículos que circulam com as luzes fundidas. Para que servem leis "mais à frente" se não cumprimos as "mais simples"?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #34 em: 24 de Fevereiro de 2013, 12:24 »
Vendo todas as opiniões, acho que o melhor, mais visível será usar um pirilampo como a policia!

Respondendo ao rodrigues, o que identifica melhor um motociclista é o capacete!

Logo seria reflectores no capacete! Este esta mais alto, e nenhum policia numa operação stop, ou seja o que for esta com o capacete enfiado.

Abraço


P.S- Podem semp+re depois pendurar um cd nos espelhos da mota, reflete bem a luz e até da um ar nice, as vezes parece um arco iris _lol_ _lol_




[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #35 em: 24 de Fevereiro de 2013, 17:36 »
Citar
Vendo todas as opiniões, acho que o melhor, mais visível será usar um pirilampo como a policia!

Respondendo ao rodrigues, o que identifica melhor um motociclista é o capacete!

Logo seria reflectores no capacete! Este esta mais alto, e nenhum policia numa operação stop, ou seja o que for esta com o capacete enfiado.

Abraç


Até que enfim, concordas com os refletores, no capacete pois claro e se tiver um emblema do CPM melhor, quanto mais alto melhor até serve para os aviões não me baterem de noite,   _lol_ _lol_ desculpa mas hoje não sei o que tenho  _corado_


Abraço
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, 17:37 por rodrigues1 »

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #36 em: 24 de Fevereiro de 2013, 20:58 »
Bem eu sou quase aqui como o amigo Manhas...

De verão salto para cima da mota, e é o que tiver vestido que vai... geralmente tshir e calção, pois não tenho mesmo aquela coisa de ah ital casaco e calça para andar de mota no verão... para as deslocações pequenas que fasso, não dá...

Agora de inverno, normalmente é a tal calça de ganga e o casaco vermelho do decatlhon...

Mas concordo sim, que se passa-se a ser obrigatorio, deveria ser nos capacetes... já que somos todos obrigados a utiliza-los, mas valia que a obrigatoriedade fosse tambem neles... e aposto que se faziam umas pinturas bem loucas com tinta reflectora eheh  ;)

Maozinhas

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #37 em: 25 de Fevereiro de 2013, 21:38 »
Companheiros, eu nunca fui, não sou e muito dificilmente serei de extremos... _reg_

Considero que no meio está a virtude, e neste caso no bom senso  _martelada_

Obrigar a usar um colete reflector não me parece adequado, mas admiro quem por iniciativa própria o faz. Eu normalmente não o uso (está debaixo do banco para uma situação que entenda que o exige).

Mas andar todo de preto à noite parece-me uma muito má ideia... EU adoro a cor preta, mas preferi comprar um K7 com o objectivo de ser visto, e se fosse hoje comprava o meu blusão com reflectores (alguma coisa que fosse).

Mas lembrem-se todos... há o direito à diferença de opiniões.  _lool_

Só vos digo, se vissem o que vejo aqui em Luanda diariamente...   _confuso_ parece um filme de terror com mistura de comédia!  _lol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #38 em: 26 de Fevereiro de 2013, 15:50 »
Portugal e os portugueses comparados com a Dinamarca e os dinamarqueses? _confuso_
Isso é sadismo...ou masoquismo.
A forma como se conduz na Dinamarca não tem NADA a ver com a forma como se conduz em Portugal. Não é melhor, não é pior, é totalmente diferente. Se eu tivesse de conduzir quotidianamente na Dinamarca, morria de pasmo ou de irritação. Limites de velocidade e regras básicas de circulação cumpridas com todo o rigor, quase doentiamente. Safa...vou dar uma voltinha e aproveitar o nosso sol, que não há disto na Dinamarca. _careta_
Além disso, eles lá não têm a troika, nem são obrigados a pedir (e guardar) factura de todas as águas que bebem. _Rolley_

Vaporeon

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #39 em: 25 de Março de 2013, 14:04 »
Era muito simples e por muito gente andar atraves desta lei _reg_...que honestamente nao acho mal....Todos os casacos modelares com protecoes vir com refletores obrigatorios...quanto aos outros facam como eu vou fazer quanto comprar novamente a mota...Vou arranjar um refletor para o braco esquerdo,tal e qual a uma fita com cerca de 20 cm de largura colada atraves de velcro...seguranca acima de tudo...  _pt_
 scooter_ é sempre  scooter_ e nós é que somos o para choques  _martelada_
Cumps

Tormentinha

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #40 em: 25 de Março de 2013, 16:02 »
Já agora aproveito para "lembrar"que já foi obrigatório usar tiras reflectoras no capacete e depois deixou de ser,na minha opinião,para andar de mota não é preciso andar "mascarado"e mais...vestimos um colete reflector e depois conduzimos como verdadeiros loucos no meio dos carros,nas bermas das auto-estradas etc....eu quando avisto um colete reflector ao longe já não sei do que se trata,um motociclista?um agente de autoridade?o sr. do reboque?um almeida?ou apenas alguem que está avariado?afinal onde está a segurança se quando avisto algo parecido com isto perco tempo a tentar perceber do que se trata?afinal,qualquer dia andamos todos iguais.


E eu ainda sou do tempo das tais tiras reflectoras no capacete e ainda os reflectores nas rodas/raios das cinquentinhas..... _lol_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #41 em: 25 de Março de 2013, 16:49 »

E eu ainda sou do tempo das tais tiras reflectoras no capacete e ainda os reflectores nas rodas/raios das cinquentinhas..... _lol_
Tambem eu _lol_
Como vêem, Portugal está 20 anos a frente da França neste campo da segurança passiva!

Eu não concordo com o uso de reflectores. 
Esta lei visa proteger os motociclistas dos automobilistas que andam distraídos e que não vêem a mota, os médios ligados.... enfim não vêem um boi a frente porque estão na lua! Estes automobilistas distraídos são um perigo para todos, para motociclistas, ciclistas, peões, árvores, etc....  E é esta a origem do problema, é necessário exigir mais atenção e responsabilidade dos automobilistas e não apenas atenuar as consequências da ausência das mesmas. Se passamos entre os carros na fila de transito e vemos pessoas a ler o jornal, a fazer a barba, maquilhagem, comer, etc então percebemos que nada é feito para evitar que isto aconteça. E quando algo é feito, como aquela situação em que o policia multou uma senhora que fazia a maquilhagem enquanto estava na fila de transito, ficamos indignados e vamos fazer queixinhas para o Facebook.
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 16:51 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #42 em: 25 de Março de 2013, 21:55 »
Eu comprei um colete reflector na Caparica Peles por 21.90€ (com desconto CPM) e apresenta uma boa qualidade de fabrico, tem inclusive bolsos interiores para carteira, telemóvel e mais algumas coisas.
Aproveitei e cosi o emblema CPM no colete, ficou logo personalizado.  _pol_

http://www.caparicapeles.pt/catalogo_inside.php?redir=1&ref=1374&f=6&sf=12

Assim os senhores dos enlatados mais distraídos conseguem-me ver melhor no escuro.   :))
Ainda ponderei arranjar um colete igual à da GNR em que o material é em rede assim secava melhor em caso de apanhar chuva, mas ficava mais caro.

Cumprimentos  scooter_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #43 em: 25 de Março de 2013, 22:33 »
Eu comprei um colete reflector na Caparica Peles por 21.90€ (com desconto CPM) e apresenta uma boa qualidade de fabrico, tem inclusive bolsos interiores para carteira, telemóvel e mais algumas coisas.
Aproveitei e cosi o emblema CPM no colete, ficou logo personalizado.  _pol_
http://www.caparicapeles.pt/catalogo_inside.php?redir=1&ref=1374&f=6&sf=12

Agora fiquei baralhado...  _confuso_
Fizam-te um desconto de 10 cêntimos?! É que o preço que está no link que colocaste são 22€!
Algo deve estar errado...  _pensador_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #44 em: 25 de Março de 2013, 22:45 »
Agora fiquei baralhado...  _confuso_
Fizam-te um desconto de 10 cêntimos?! É que o preço que está no link que colocaste são 22€!
Algo deve estar errado...  _pensador_

Ando todo trocado  _careta_  _lol_
Foi 20.90€ com desconto no valor de 1.10€.  _pol_

Mesmo que o desconto fosse de apenas 0.10€ já dava para uma gorila, ainda ficava a ganhar...  _lol_


Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Busas

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #45 em: 25 de Março de 2013, 22:57 »
Boas,

Discordo completamente desta medida e espero honestamente que não seja aplicada em PT.

Se quiser andar fluorescente visto o colete e atiro me ao mar ali em Peniche á noite...bela pescaria de Carapaus se vai fazer... _confuso_

As motos já andam com os médios acesos para nos verem bem...os blusões por norma já possuem faixas embora de dimensão reduzida para efectuarem o efeito de visibilidade reforçada.

Algumas Maxis já possuem Leds inclusivé para reforçar a sua presença agora andar sempre pronto a trocar o pneu ao próximo não me pareçe muito viável...

Mais a sério..como em França vai ser levantado o limite dos 100 CV em todas as motos eles tinham que arranjar mais uma forma de "trancar a paciência dos motociclistas"...

As formas actuais de fazer notar a presença de uma Maxi ou moto na via pública julgo ser suficiente para a grande maioria, sendo que a nossa melhor segurança é...esperar sempre...o inesperado e estar sempre atento em qualquer circunstância...lugar ou velocidade que se circule...

Abraços,

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #46 em: 25 de Março de 2013, 23:21 »
Se quiser andar fluorescente visto o colete e atiro me ao mar ali em Peniche á noite...bela pescaria de Carapaus se vai fazer... _confuso_

Aí o colete não serve de nada, porque é reflector e não é salva-vidas, nesse caso aconselho aqueles que antigamente estavam por baixo dos assentos dos cacilheiros...  _lol_ _lol_ _lol_


Eu acho que só deve de usar quem quer e não ser uma obrigação imposta por lei.

Cumprimentos  _slb_

« Última modificação: 25 de Março de 2013, 23:24 por B_Black »
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i