Autor Tópico: A pensar comprar mota/scooter 125  (Lida 9102 vezes)

jotapsg

  • Visitante
A pensar comprar mota/scooter 125
« em: 19 de Março de 2013, 23:33 »
Boa noite companheiros!!
Antes de mais as minhas saudações a todos vós! Estou a pensar adquirir uma 125, mas não percebo nada do assunto!...  ;D tenho dúvidas quanto a uma scooter ou moto com mudanças tipo Enduro... faço por dia cerca de 50 kms mas também penso dar umas voltitas aos fins de semana.. Queria gastar pouco dinheiro, e há tanatas marcas e ofertas por aí.... Não me importo de comprar em 2ª mão, mas não tenho idéia nenhuma de um número razoável de kms que as máquinas aguentam! Será que há por aqui alguém com paciência suficiente para me ajudar!  :)
Abraço

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #1 em: 20 de Março de 2013, 00:11 »
Bem Vindo ao CPM

 _slb_

Membro CPM 4833

goncalo

  • Visitante
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #2 em: 20 de Março de 2013, 01:04 »
Antes de mais bem vindo jota.

Olha vou te dar a minha opinião!! se só fazes esses kms que dizes e para umas voltas ao fds acho que uma pcx(só para ti) era o suficiente pois é economica,bastante divertida e é honda(provas dadas) _pol_
Disse só para ti porque para 2 acho que não deve ser confortável para o outro ocupante devido ás dimensões do banco na parte traseira,é a minha opinião.
Eu tenho uma sym gts tb com provas dadas e que para uns passeios é mais confortavel,mais robusta e vais mais á vontade(tu e o outro passagueiro caso pretendas andar com alguem claro. É a minha opinião, mas garantidamente que vais ter bantantes mais, pois existem neste nosso clube companheiros com bastante mais experiencia do que eu nestas lides.

Desde já um abraço e que faças uma boa escolha

RCEu

  • Visitante
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #3 em: 20 de Março de 2013, 07:44 »
Tudo depende do trajecto, se inclui AE, se vais com mais alguém nas voltinhas, etc.


Tenta experimentar algumas para teres uma ideia e te sentires confortável. Depois de seleccionares um ou mais modelos, procura opiniões aqui no fórum na secção dos Diários de Bordo das marcas e modelos que escolheste.


Se preferires novas, aguarda porque já falta pouco para a exposiçao na FIL
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5910&Itemid=51


Abraço

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #4 em: 20 de Março de 2013, 09:22 »
A escolha de uma mota/scooter é algo que é muito pessoal. O que te aconselho a fazer, é testar os mais variados modelos que conseguires e veres com qual modelo se identifica mais contigo.
A meu ver, se vais fazer 50 kms diários, convém que a scooter tenha alguma protecção de vento, o que me parece que as scooters de menor dimensão,não tenham essa protecção.
Depois entre todas elas existem pormenores que podem ou não ter interesse para ti, espaço de carga debaixo do banco, tomada de isqueiro e USB, porta luvas, etc.
Outra coisa a ter em conta, é teres assistência próximo da área de residência ou de trabalho.

Depois de tomares a decisão sobre o modelo que vais adquirir, pesquisas o mercado. Quanto ao limite de kms que as scooters aguentam, depende de como as tratamos, eu tive uma SYM GTS, que a vendi com quase 24000kms e 0 problemas, vais ao tópico dos diários de bordo das várias marcas e lá já podes ter uma ideia do comportamento das nossas máquinas.



 scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 10:14 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #5 em: 20 de Março de 2013, 09:36 »
jotapsg, não pude deixar de reparar que és de Oeiras.
Gostava de te propor uma tertúlia para discussão do assunto :p
Há mais gente aqui de Oeiras que poderia participar.

A minha recomendação para o que pretendes é sem duvida uma scooter.
E nesse aspecto acho que o consenso geral aqui do forum é:
- Voltinhas curtas com pouca AE e a solo: PCX
- Voltas mais consideráveis, que incluam AE, com conforto e pendura: SYM GTS/Kymco Downtown/Daelim S2

Qualquer que seja a tua escolha, eu iria sempre para um usado.

Abraço e pensa seriamente na questão da tertúlia :)
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Feliz

  • Visitante
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #6 em: 20 de Março de 2013, 10:54 »
Viva  _pol_
Vou também deixar aqui o meu opinanço.

No meu caso pessoal, já tive algumas mota (desde vespas a 600cc), mas desde que fui pai à 3 anos atrás, vendi a minha XJ600, pois deixei de ter disponibilidade para ela e era só gastar em selo e seguro pra tar na garagem!
Mas como este "bichinho" é malvado e não nos larga scooter_ e com a gaiata já maiorzinha, voltei a pensar no assunto das 2 rodas, Mas... já estava decidido por uma Scooter.
Porquê?
já vinha lendo algumas coisas sobre estas "máquinas" e foram-me despertando cada vez mais o interesse. e pesquisando na internet, encontrei este forum espectacular a todos os niveis, onde consolidei a minha ideia inicial.
As Scooter´s têm um estilo de condução completamente diferente as ditas motas, mas isso para mim era um ponto a favor.
- Gosto da sensação de apenas enrrolar punho e vamos embora  scooter_ não ter de me "preocupar" com mudanças e ponto morto sempre que se para.
- Muito confortável, quer para condutor quer especialmente para a pendura, que enconstada a uma top case, é como ir a passear de sofá.
- Grande capacidade de arrumação, que duplica com a top case, o que é ótimo para passeios, pois onde quer que vás, chegas e arrumas facilmente 2 capacetes integrais, 2 blusões, luvas, etc e vais passear muito mais à vontade.
- Muito práticas e rápidas em cidade/circuitos urbanos, mas alto "nostálgico"/limitado se andares muito em IC ou AE. mas atenção, se a ideia é circular entre os 80 e 100km/h, então cumprem muito bem a função e até gozas as viagens.     
- O factor economia é ótimo e é comum aos 2 modelos (scooter e moto c/mudanças) ambas 125cc.
- Têm força "suficiente" para te levar a qualquer lado, seja sozinho ou pendura, claro está, que com as limitações de uma 125cc, mas como disse atrás, se não há preocupação de andar depressa, chega muito bem.
- E dá um prazer fenomenal conduzir estas máquinas.

Não sei o que mais te dizer.
Parece que são só pontos positivos não é? mas claro que tem os seus pontos menos bons que, a meu ver é apenas a limitação em termos de força e velocidade de ponta, mas para isso existem as 300cc 400cc e por aí a fora.

Como alguns companheiros já referiram, tens de analisar a tua situação e ver qual a utilização que lhe darás mais frequentemente, tipo de percursos, com ou sem pendura, muita ou pouca carga (mochilas, pastas, portateis, proteções, etc)...

Quantos aos modelos... Estou completamente de acordo com o que já foi dito pelo companheiro emanuel.
Estes modelos podem ser encontrados nos sites de vendas de usados mais comuns como stand virtual, Olx, Custo Justo, Sapo, etc,
Penso que por pouco mais de 2000€ encontras muitas soluções dentro destes modelos, que deverão ter 2 ou 3 anos no máx e concerteza que encontras algumas com poucos km´s. (7000-15000)
Quanto aos km´s, como já foi referido atrás, é uma questão de sorte e de o anterior dono ter sido cuidadoso com ela, acho que todos somos. _Rolley_  com  25000 podem estar em ótimo estado  _pol_

Vai andando e lendo por cá, concerteza que daqui a 1 mês, já tens uma opinião formada e estarás a apresentar a "menina" aqui à malta ;)

Boa sorte  _pol_

 

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #7 em: 20 de Março de 2013, 12:22 »
jotapsg, não pude deixar de reparar que és de Oeiras.
Gostava de te propor uma tertúlia para discussão do assunto :p
Há mais gente aqui de Oeiras que poderia participar.


Abraço e pensa seriamente na questão da tertúlia :)


Isso é para hoje ou amanhã????  _convivio_ _convivio_ _lol_ _lol_

jotapsg

  • Visitante
Tertúlia de Oeiras
« Responder #8 em: 20 de Março de 2013, 19:55 »
Alinho nessa da tertúlia, sim senhor!... Uma boa conversa com amigos, a opinião de peritos, é sempre bem vinda! Estou disposto e disponível para isso, mas preciso da vossa ajuda porque sou novato nestas andanças do site!... :)
Abraço

jotapsg

  • Visitante
Re: A pensar comprar mota/scooter 125
« Responder #9 em: 20 de Março de 2013, 19:57 »
Obrigado pelas vossas opiniões companheiros!!! Vou ter bastante em que pensar... :) mas tenho, graças a vós, bons pontos de partida para análise!.. :)
Abraço