Autor Tópico: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i  (Lida 49331 vezes)

rodrigues1

  • Visitante
Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« em: 18 de Março de 2013, 22:42 »
Este Domingo não me apeteceu sair de casa, e como não consigo estar parado, resolvi fazer eu a revisão á transmissão da minha GTS agora com 12.300 kms.

E se bem o pensei, mais depressa o fiz, já tinha mudado a vela, óleo do motor e transmissão e filtro do ar, só faltava mesmo a Transmissão.

Como me borrifei para a garantia, pensei que quanto mais depressa aprender a mexer na GTS, mais prática adquiro para de futuro me sentir mais á vontade na manutenção.

Já o tinha feito em Motas de caixa que tive, mas nunca em Scooter com CVT

Embora seja habilidoso, não me considero de forma alguma um mecânico de Motas, o vídeo que fiz serve apenas para demonstrar que com alguma habilidade poupamos muito dinheiro nas futuras revisões, e acima de tudo sei o material que ponho.

Como irão ver, é tudo material de origem, com 12300 kms e praticamente sem desgaste.



Abraço
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 10:29 por Rodrigues »

interceptor

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #1 em: 18 de Março de 2013, 22:54 »
excelente, muito esclarecedor _pol_

goncalo

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #2 em: 18 de Março de 2013, 23:03 »
Muitos parabens pelo bom video e pela partilha do conhecimento : ) _palmas_

Abraços

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #3 em: 18 de Março de 2013, 23:34 »
Além do gosto pelo campismo, estou a ver que temos aqui um habilidoso nas maxis.  _pol_

Gostei de ver o cuidado e a calma na execução de modo a que ficasse tudo bem registado e perceptível por parte de quem assistisse ao vídeo.
Muito boa partilha companheiro!  _pol_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #4 em: 18 de Março de 2013, 23:42 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ Já tenho mecânico,  _lol_ _lol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

André Rocha

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #5 em: 18 de Março de 2013, 23:49 »
Ah grande rodrigues...

É assim mesmo..

Gostei particularmente da chave "adaptada"...

Costuma-se dizer: Quem não tem cão....

luisfilipex

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #6 em: 19 de Março de 2013, 00:01 »
Excelente  _pol_

Tormentinha

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #7 em: 19 de Março de 2013, 11:27 »
Boas.

Bom post e muito bem explicadinho.... _pol_ apenas uma observação quando não temos a chave  dinamométrica poderemos sempre com 1 bom marcador de cor  _slb_  _lol_ ou outra bem visivel marcar a porca junto ao variador e embraiagem antes de a ter desapertado.pois quando for a altura do aperto temos sempre o ponto de referencia desde o ultimo aperto original.

 scooter_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #8 em: 19 de Março de 2013, 12:08 »
Citar
Boas.

Bom post e muito bem explicadinho....  apenas uma observação quando não temos a chave  dinamométrica poderemos sempre com 1 bom marcador de cor     ou outra bem visivel marcar a porca junto ao variador e embraiagem antes de a ter desapertado.pois quando for a altura do aperto temos sempre o ponto de referencia desde o ultimo aperto original.

Bem pensado companheiro, mas acontece que há sempre dilatação da rosca quando sujeita a esforço ao desapertar e nunca vai ficar no mesmo sítio depois de apertado.

Convém ter sempre uma chave Dinamométrica á mão, amanhã vou já comprar uma

Abraço


rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #9 em: 20 de Março de 2013, 12:17 »
Hoje fui a uma loja na ideia de comprar uma Chave Dinamométrica de 20 a 100 Nm no mínimo, e quando me pediram 70 aérios  _confuso_  foi direta para a prateleira outra vez, é muito caro para ser usada uma vez por ano.

Abraço
« Última modificação: 20 de Junho de 2014, 21:18 por Rodrigues »

Cromix

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #10 em: 20 de Março de 2013, 12:25 »
Hoje fui a uma loja na ideia de comprar uma Chave Dinamométrica de 20 a 100 Nm no mínimo, e quando me pediram 70 aérios  _confuso_  foi direta para a prateleira outra vez, é muito caro para ser usada uma vez por ano.

Então pensei no seguinte  _pensador_ 

Como a porca da poli mais pequena precisa de 8,5 a 10,5 Kgf-m ( considerando + ou - 9 Kgf-m dá 88 Nm ) e a maior 5 a 6 Kgf-m ( 56 Nm ) segundo o manual, vou arranjar um tubo de ferro com um metro de comprido que se adapte na chave de aperto normal e depois na ponta coloco os pesos respetivos, pode ser um bidão de 10 litros onde iremos vazar água até ter o peso que precisamos ou arranjar os pesos certos que se guardam apenas para essa função.

1 Kgf-m quer dizer: Um Kilograma Força por metro, ou seja uma chave com um metro de comprido terá de exercer um kilo de força na ponta da chave na horizontal em relação á porca, quando já não descer mais está apertado  _pol_

Como alguns manuais só especificam Nm de Torque usa-se a conversão para Kgf-m ou seja 9,807 Nm = 1 Kgf.m, por exemplo 50 Nm : 9.807 = 5 Kgf-m ( 5 Kg por metro de comprimento da chave.

Só compensa o investimento numa chave dinamométrica se for usada muitas vezes, a que custa 70 € é de 20 a 100 Nm chegando a custar muito mais consoante os Nm

Tudo o que escrevi foi em função de pesquisas na Net, não sou engenheiro  _Rolley_

Abraço

O Lidl volta não volta, tem as mesmas por 40-50€

Barradas

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #11 em: 20 de Março de 2013, 19:27 »
Grande mecânico.
Quando houver outro evento ja temos o mecânico de serviço _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _mau_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #12 em: 20 de Março de 2013, 19:52 »
Citar
Grande mecânico.
Quando houver outro evento ja temos o mecânico de serviço 

Nem penses....quero dormir descansado  _lol_ _lol_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #13 em: 22 de Março de 2013, 12:10 »
Como nunca gostei de brincar em serviço, hoje comprei uma chave dinamométrica nova.

Dá perfeitamente para o que quero, tem um torque de 19 a 110 Nm, o suficiente para todas as peças da GTS

Um vizinho aqui mesmo ao lado é mecânico da Mercedes á muitos anos e tem uma oficina ao lado da casa, na qual trabalha de noite e fins de semana,  como não gosto de pedir ( nem que me peçam )  _Rolley_ ferramentas profissionais, ontem fui falar com ele e perguntei qual a importância dos apertos com a Chave Dinamométrica.

Resposta:
Se o local da porca está sujeito a dilatação devido ao calor e não for apertado segundo as normas do construtor pode ocasionar empenos no eixo da Polie se for apertado demasiado, e se for apertado com pouca força cria folga depois de arrefecer.

Pode inclusive saltar a porca por desgaste da rosca devido ao aperto demasiado, se o eixo resistir primeiro ao empeno.

Em zonas frias não necessita de chave.

Falei nas porcas das rodas dos carros que são apertadas até mais não, disse que não há problema por que o calor é distribuido por 4 ou mais porcas.

Fiquei a pensar no assunto e lá foram mais uns aérios
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 09:35 por Rodrigues1 »

interceptor

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #14 em: 22 de Março de 2013, 13:24 »
Rodrigues quanto é que custou a chave?

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #15 em: 22 de Março de 2013, 15:08 »
Citar
Rodrigues quanto é que custou a chave?

Custa 89,00 € mas ficou em 75,65 €  com desconto de 15% onde normalmente compro as ferramentas.

Sem dúvida que fez a diferença, como apertei as Polies a olho, antes de desapertar para voltar a apertar com a chave  marquei a posição da porca com um marcador e depois de apertar com a chave dinamométrica nenhuma coincidiu com a marca.

Ficaram ambas antes da marca ou seja tinha apertado demais as duas porcas.

Faz-me confusão ver apertar com chave pneumática, também tenho uma e tem 4 calibrações dependendo apenas do tamanho da porca, desconheço se existem com escala em Nm.

Nunca andaria descansado, o investimento será amortizado brevemente, até porque tenho mais dois carros e duas Bikes, vai ser usada mais vezes de certeza.

Abraço



« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 19:10 por rodrigues1 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #16 em: 23 de Março de 2013, 17:12 »
Custa 89,00 € mas ficou em 75,65 €  com desconto de 15% onde normalmente compro as ferramentas.

Já ouvi falar por diversas vezes na chave dinanométrica, mas sem dúvida que nunca me passou pela cabeça que o preço andasse nessa ordem de valores. MAs se dizes que o investimento será amortizado, tanto melhor!
Sobre as respostas que te foram dadas pelo teu vizinho, nota-se que está no ramo certo e faz todo o sentido aquilo que te disse!  _pol_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #17 em: 23 de Março de 2013, 20:18 »
Citar
Já ouvi falar por diversas vezes na chave dinanométrica, mas sem dúvida que nunca me passou pela cabeça que o preço andasse nessa ordem de valores. MAs se dizes que o investimento será amortizado, tanto melhor!
Sobre as respostas que te foram dadas pelo teu vizinho, nota-se que está no ramo certo e faz todo o sentido aquilo que te disse!

E é das mais baratas, quanto mais Torque mais cara fica, tem chaves a 400 €

Vi algumas no Olx e Ebay mais em conta mas tive receio que viessem desequilibradas.

Vai ser um bom investimento, porque além da GTS, brevemente os meus dois carros vão começar a dar mais problemas, já mudei o Radiador, Alternador que foi difícil porque tive de elevar um pouco o motor devido ás tubagens do ar condicionado, e sou eu que mudo o óleo e o líquido de refrigeração, etc etc....e com um mecânico aqui mesmo ao lado  _Rolley_

Mas faço isso porque gosto, quando criança desmontava tudo só para ver como funcionava, o pior era a montar tudo outra vez  _lol_

Ao dar o torque recomendado sei que estou a contribuir para a longevidade do material o que é sempre positivo.


Citar
No Ebay encontram-se umas usadas em bom estado e preco, por exemplo esta foi vendida por 21£:


http://www.ebay.co.uk/itm/151012598521?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649


Geralmente as melhores para trabalhar com a mecanica das Maxi sao as com encaixe de 1/2 polegada 

Companheiro não consegui ver qual o Torque,  _pensador_  da chave, pelo preço deve ser fraquinha, uma chave Micrométrica consegue ser mais cara que uma Dinamométrica, chegam a custar 300 € com torque de apenas 5 a 25 Nm, chegando aos Mil e tal € são usadas para apertos milimétricos de precisão, daí o nome da Chave

A minha é de 1/2 polegada. e veio com adaptador para 3/8 ( oferecido ) _pol_

Não confundam Milimétrica com Dinamométrica  _careta_

Abraço

Ps: Desculpem o lapso, é ao contrário ( A minha é de 3/8 polegada. e veio com adaptador para 1/2 ( oferecido )
« Última modificação: 06 de Março de 2014, 11:13 por Rodrigues1 »

Cromix

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #18 em: 23 de Março de 2013, 21:01 »

Companheiro não consegui ver qual o Torque,  _pensador_  da chave, pelo preço deve ser fraquinha, uma chave Micrométrica consegue ser mais cara que uma Dinamométrica, chegam a custar 300 € com torque de apenas 5 a 25 Nm, chegando aos Mil e tal € são usadas para apertos milimétricos de precisão, daí o nome da Chave

A minha é de 1/2 polegada. e veio com adaptador para 3/8 ( oferecido ) _pol_

Não confundam Milimétrica com Dinamométrica  _careta_

Abraço

Aqui vai mais info: Draper 30357 Micrometer Adjustment Torque Wrench

Esta é nova, e não parece assim tão fraquinha.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #19 em: 23 de Março de 2013, 21:28 »
Citar
Aqui vai mais info: Draper 30357 Micrometer Adjustment Torque Wrench

Esta é nova, e não parece assim tão fraquinha.

Concordo contigo Cromix, pode haver mais em conta, falta os portes para 1 Kilo, mas se tiveres problemas com a chave como fazes ? devolves sem pagar os portes ?

A marca também conta, procura preços da marca Macfer
« Última modificação: 23 de Março de 2013, 22:32 por rodrigues1 »

Cromix

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #20 em: 23 de Março de 2013, 21:33 »
Concordo contigo Cromix, pode haver mais em conta, falta os portes para 1 Kilo, mas se tiveres problemas com a chave como fazes ? devolves sem pagar os portes ?

A marca também conta.

A entrega é gratuita dado que é uma enconmenda superior 25£. Se tiveres problemas com a chave tens as mesmas soluções que tens a comprar numa loja.

Compro imensas coisas do amazon, das que tive problemas, resolveram sem stress. E sem custos extras.

E por 36€, uma chave com qualidade para usar 2 ou 3 vezes ao ano, nova, com garantia. Parece-me bem :)

Vaporeon

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #21 em: 23 de Março de 2013, 21:38 »
Ou entao fazem como eu,compram onde comprei e voltarei a ir comprar e ele nunca me levou mao de obra cara...pode estar 2 horas de volta dela ou um dia que so me leva 4 euros  _pt_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #22 em: 23 de Março de 2013, 21:42 »
Citar
A entrega é gratuita dado que é uma enconmenda superior 25£. Se tiveres problemas com a chave tens as mesmas soluções que tens a comprar numa loja.

Compro imensas coisas do amazon, das que tive problemas, resolveram sem stress. E sem custos extras.

E por 36€, uma chave com qualidade para usar 2 ou 3 vezes ao ano, nova, com garantia. Parece-me bem

E não vou usar só 2 a 3 vezes por ano, como afirmei atrás, tenho mais dois carros e possívelmente vai ser usada mais vezes

Sempre desconfiei de ferramentas baratas.

No entanto agradeço as sugestões apresentadas  _pol_

Abraço

« Última modificação: 01 de Março de 2014, 09:36 por Rodrigues1 »

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #23 em: 20 de Fevereiro de 2014, 15:19 »
Excelente video!!!!  E é bom para demonstrar o funcionamento da transmissão para quem nunca viu!  _palmas_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
« Responder #24 em: 20 de Fevereiro de 2014, 16:30 »
Excelente video!!!!  E é bom para demonstrar o funcionamento da transmissão para quem nunca viu!  _palmas_

Que video ???

Eu não consigo ver nada ....diz


Este vídeo está indisponível.

Pedimos desculpa.


 _Zang_ _Zang_ _Zang_

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....