Autor Tópico: [GTS] Manual  (Lida 13398 vezes)

daniel

  • Visitante
[GTS] Manual
« em: 04 de Junho de 2010, 00:59 »
Viva, Estou quase a receber a minha mota, tudo indica que seja na segunda feira  _lool_, e gostava de já ir preparado, saber tudo sobre a mota, mas para isso precisava de um manual em português, porque o vendedor entregou-me já o manual, mas vem em Inglês técnico  _confuso_. Alguém tem conhecimento se existe algum na nossa lingua aqui pela net?
Obrigado  _pol_
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:39 por paufer »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS] Manual
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2010, 13:43 »
Os seus desejos são uma ordem!!!

Manual GTS125-250-300.

Também, podias googlar um bocadinho...  _Rolley_ _Rolley_

Fazes lembrar-me da minha pessoa durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2009...  _careta_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

jose lobo

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2010, 22:11 »
 _Zang_Acabo de comprar uma SYM 300 evo i ED qual é o meu espanto que o manual de fabrica vem em inglês e o de Português então chateiam os chineses por as instucções dos produtos vem em estrangeiro. Já chamei a atenção aos senhores da RED MOTO aveiro já falei com a JOMOTOS Pombal aonde a comprei e a resposta foi niqles. Os senhores do RED MOTO chamaram-me atenção sobre o manual que está no site da SYM. Alertei que o referido manual é desactualizado já é da 125 e 250 e tem permenores que nada tem haver com esta nova 300 i evo.Foi mecanico durante muitos anos e sempre gostei de ter os manuais das referidas maquinas para saber aonde mexer.Um abraço _polb_ _polb_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [GTS] Manual
« Responder #3 em: 24 de Junho de 2010, 22:20 »
A red Moto tem que resolver o problema... por lei têm que ter informação actualizada em português...  _policia_


jose lobo

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2010, 23:52 »
Penso que agora estou no local indicado para desabafar sobre o referido manual. Como proprietário de uma SYM GTS 300 i EVO ED acho de muito mau gosto a red moto S.A. introduzir no mercado portugues produtos só com o fim economisista pois todas as maquinas motos etc, devem de vir acompanhados com os manuais originais de fabrica em portugues.Quem nos vende as motos neste caso a JOMOTOS manda o problema para a Red MOTO estes por sua vez mandam-nos tirar do manual já desatualisado na internet da SYN. Além de ser um manual sobre a 125 e 250 penso que o pouco ingles que sei e vem no manual de fabrica da SYM nada tem haver com os modelos correntes. Por ex:preciso de acrescentar oleo no motor que oleo é que ela tem bp galp repsol que viscosidade 5w30 10w40 20w 50. Oleo dos travões dot 3 dot 4.Liquido de refrigeração qualquer liquido serve. Penso quem compra uma maquina e tem amor a ela estes pequenos promenores são o começo da vida dela. por isso que a malta foge destas marcas:SYM,KIMCO,ETC porque Honda,yamaha,kawasaki,suzuki,BMW ETC vem acompanhados com o manualsinho de fabrica em portugues e dai tirar-se as duvidas.Ex:caricato qual é a pressão indicada par os pneus da sym 125,250 e a 300 só com o condutor ou com acompanhante isto em bars ou psi medida metrica europeia?Quem me puder ajudar um grande bem haja. _palmas_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: [GTS] Manual
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2010, 00:10 »
Ex:caricato qual é a pressão indicada par os pneus da sym 125,250 e a 300 só com o condutor ou com acompanhante isto em bars ou psi medida metrica europeia?Quem me puder ajudar um grande bem haja. _palmas_

Vês o que vem no Manual e convertes conforme http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1507.msg15794#msg15794.

Achando que não se deva generalizar seja em que marca for, em mais de 100 membros registados que tem sym nunca ouvi dizer que não viesse o manual em Português. Por exemplo no meu caso veio.

Relativamente às unidades por acaso estás a cometer um erro comum, não são as unidades do Manual que estão "mal" mas sim as dos pontos de ar. O sistema de unidades oficial da UE é o sistema internacional de unidades onde a unidade de pressão é o N/m2, assim as unidades que vêm no manual, kgf/cm2, onde o kgf corresponde ao antigo sistema de unidades usado na Europa e o cm2 = 1x10^-4 m2 são muito mais próximos do sistema internacional (e europeu) do que o bar e o psi.
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 00:11 por RRufino »

jose lobo

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2010, 00:27 »
Muito obrigado amigo RRufino esclareceu-me o quanto precisava.Amigo veiga estou totalmente de acordo _palmas_
_____________________________________________________________________________________

Amigo Rrufino concerteza não é o munual da mota que recebeu mas um  simples manual muito sintetico sobre a mota e as restetivas revisões  isso tambem recebi e o livrinho que vem a ingles com a ferramenta da  mota todo fechadinho que vem de taiwan pois esse é que é  o verdadeiro  e devia acompanhar um em portugues como manda as normas da cee.Grande  abraço. _confuso_
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 21:01 por RRufino »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS] Manual
« Responder #7 em: 28 de Junho de 2010, 18:33 »
Caríssimo Veiga,

Limitei-me a reproduzir a informação constante no site do importador. Aqui (no fundo)

P.S. - Que grande salganhada. Dizem que é o manual da 300 e afinal é só da 125/250. Menos 1 ponto para a Red Moto  _polb_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZeLuz

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #8 em: 28 de Junho de 2010, 19:32 »
Provavelmente quando compraste a tua ainda não havia manuais da Evo...  _Rolley_

O manual que tenho é da EVO e tem especificações para a 300.

Está em inglês mas não me faz comichão nenhuma, estou mais que habituado a manuais técnicos em inglês... até prefiro para não ler certas bacoradas...  _lol_

É este: http://www.sym.com.tw/admin/upload/download_e/dnfile/GTS.pdf

ZeLuz

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #9 em: 28 de Junho de 2010, 20:20 »
Com a quantidade de informação que existe na net, implicar porque têm no site o manual desactualizado são "peanuts".  _lol_ _lol_

Desde que a máquina se porte à altura e não me falhem com a assistência... por mim até podem pôr o manual em chinês...  _Rolley_ _Rolley_

Sinceramente acho que é assunto que não merece qualquer dispêndio de energia...  _martelada_  ... e há que seleccionar aquilo com que reclamamos senão quando tivermos uma reclamação a sério, a resposta não vai ser a melhor... pelo menos boa vontade para isso vai haver pouca...  _Zang_ 

PS: opinião meramente pessoal.

TOG

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #10 em: 28 de Junho de 2010, 21:58 »
O manual da Daelim também não tem Português  _martelada_ só espanhol e inglês, o que é contra a lei  _reg_

Ja sei, off-topic  _Rolley_
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 21:58 por TOG »

ZeLuz

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #11 em: 29 de Junho de 2010, 00:13 »
Pois...desta vou discordar contigo!

Estás no teu direito e eu respeito a tua posição.  _pol_

Não se trata de ser a marca A ou B, como referi antes, é meramente a minha opinião pessoal.  _careta_

Também já reclamei por me entregarem um frigorífico com instruções só em... ROMENO!!!!  _Zang_  Por outro lado nem sequer folhei o manual do meu Peugeot... até pode estar em eslovaco que nem sei...  _lol_ _lol_

PESSOALMENTE, como informático estou habituado a manuais não-portugueses e a pesquisar na net a informação que necessito, por isso é problema que não ME preocupa. Pessoalmente, repito. Se outros têm essa necessidade e acham que o devem fazer acho muito bem que o façam.  _pol_

Dogdivine

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #12 em: 13 de Julho de 2010, 10:45 »
olha quando comprei a minha deram-me um manual em PT, mas muito fraquito, o essencial e tirei o manual em inglês do site da SYM de twain e digo-vos é bem melhor e não faz mal a ninguem dar uma vista de olhos, de qq maneira se forem ao site portugues da Sym tb têm lá o dito manual em PT...   scooter_boa leitura.

Isabel

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #13 em: 29 de Julho de 2010, 23:21 »
Quanto a manuais em portugues para a SYM 300 GTS, sabem o que a red moto me respondeu hoje a um e-mail que lhes enviei e pedir o dito cujo?
Para não deturpar a coisa aqui vai a transcrição:

"Em resposta ao V/ e-mail, vimos por este meio informar que o manual em
Portugues é diferente do "original" impresso em inglês devido às normas da
marca para Portugal.

Os dados colocados no manual em Portugues são os necessários para que o
utilizador usufrua correctamente do veículo e descreve as variadas funções
do mesmo. Quaisquer outras informações poderão ser solicitadas aos
concessionários da marca."


É preciso não ter vergonha para se responder assim a um pedido de envio do manual em portuges.
Alguem sabe a que entidade nos podemos queixar?




Dogdivine

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #14 em: 29 de Julho de 2010, 23:24 »
sinceramente acho que é tempo perdido,  _Rolley_de qq forma penso que é á ASAE
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
Av. Conde de Valbom, 98
1069-185 Lisboa
Tel. 217 983 600.
Fax: 217 983 654.
Email: correio.asae@asae.pt
se não for eles logo te informam onde te deves dirigir ...

 _pol_ aperta com eles
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:39 por paufer »

NFreitas

  • Visitante
Re: [GTS] Manual
« Responder #15 em: 03 de Agosto de 2010, 00:30 »
Para a Sym GTS 125 EVO e para outras Sym, ouvi falar que além do Manual que vem com a moto, existe também um Service Manual.

Alguém o tem ou já ouviu falar!?

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: [GTS] Manual
« Responder #16 em: 03 de Agosto de 2010, 00:35 »
Viva, vê aqui

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=187.0

Apesar de ser para a GTS250 grande parte do que lá está escrito aplica-se à tua máquina.