Autor Tópico: [GERAL] -DIY Abertura de portão de garagem  (Lida 5383 vezes)

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
[GERAL] -DIY Abertura de portão de garagem
« em: 01 de Março de 2013, 13:08 »
Viva, na anterior mota tinha um botão na carenagem ligada a um comando do portão da garagem alimentado pelos 12 volts do relógio da mota e sempre funcionou impecávelmente.

Na SH300 como não vi nenhum sitio que desse para furar sem estragar nada decidi meter mãos à obra e meter o botão de passing a accionar o comando. Fiz a brincadeira com cerca de 3 euros e passo a partilhar.

Tive a vantagem de que o meu comando funciona com pilhas de 12V logo foi só liga-lo aos médios da mota

Plano: Usar os 12V dos médios para alimentar o comando, e usar a luz de passing para accionar o relé e fechar o circuito do botão do comando. Um toque no passing acciona o botão do comando.

Custo: 3,8 euros





Proteger de àgua e salpicos... naquela zona da carenagem não apanha muita àgua no entanto convem proteger da humidade




Retirar os pinos da ficha do farol da frente e identicar a massa/médio e máximo e soldar lá os fios para não andar a cortar cablagem da mota.




Prender num sitio onde não mexa muito e proteger os fios com fita isoladora





Resultado (quase) final


« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:07 por M.Careca »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: DIY Abertura de portão de garagem
« Responder #1 em: 01 de Março de 2013, 13:13 »

Mais um belo brico  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Podes continuar com outros  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: DIY Abertura de portão de garagem
« Responder #2 em: 01 de Março de 2013, 13:35 »
Sim senhor, está aí um belo serviço!  _pol_

Aguardemos pelo resultado final  _convivio_

BrianMay

  • Visitante
Re: DIY Abertura de portão de garagem
« Responder #3 em: 01 de Março de 2013, 16:47 »
o meu está parecido, mas alimenta da pilha e tenho um segundo botão activado pelo pisca para abrir o segundo portão ;)

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: DIY Abertura de portão de garagem
« Responder #4 em: 01 de Março de 2013, 16:56 »
Acho que essa montagem tem um problema que é ficar sempre ligado o comando quando circulamos em máximos, por isso preferi a montagem efetuada pelo companheiro MJM, que só utiliza dois fios e o comando só funciona uma fracção de segundo mesmo quando temos os máximos acesos.... _pol_ ...em relação ao preço é práticamente o mesmo ou seja a soma do preço do comando com o preço da caixinha.... _pensador_ .....aqui o preço de 3,5€ não conta com o preço do comando que normalmente custa á volta de 15€
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: DIY Abertura de portão de garagem
« Responder #5 em: 01 de Março de 2013, 17:04 »
Os meus percursos são na grande maioria citadinos, logo raramente (ou nunca) circulo com máximos para mim isso seria grande problema.

No entanto este circuito apenas funciona se carregar no Passing. Se passar para máximos a alimentação dos médios é desligada, logo o comando não é alimentado.

A caixa do camarada MJM no meu caso não serve, porque o meu comando não funciona logo assim que é alimentado, demora cerca de 30 segundos até funcionar.

Uma solução que ponderei foi mandar vir uma caixa da Autoswitch. Acciona o comando com um toque duplo no passing

http://www.autoswitch.com
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 17:23 por sestevao »