Autor Tópico: Troca da correia  (Lida 18386 vezes)

nunoneiva

  • Visitante
Troca da correia
« em: 27 de Fevereiro de 2013, 10:13 »
Boas pessoal,

A semana passada, com 16.500km, fiz a revisão no JBMotos e trocaram a correia, os roletes e o variador foi desmontado e as peças lavadas com gasolina.

Quando peguei na mota fiquei logo com a sensação que a mota não acelerava como antes, apesar de até ter ganho alguma vel. ponta, mas pensei ser devido à correia ainda não ter acamado no variador, ou algo do género.

Ao ralenti está nas 2000rpm. Em terreno plano, começa a mover-se às 4000rpm, mas só às 5000rpm é que ganha alguma aceleração. Se estiver parada e acelerar a fundo, as rotações sobem logo para as 7500rpm até atingir a vel. máxima.

Não me parece normal este comportamento. Como é que as vossas se comportam? De que forma poderá ser corrigido?

Cump.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Troca da correia
« Responder #1 em: 27 de Fevereiro de 2013, 11:38 »

Como é que se comportava antes ???

O relantim, nao tem nada a ver com o variador  _Rolley_

Falando do variador....

- Antes arrancava a que rotaçao?
- Movia-se a que rotaçao?
- A que rotaçao ia ate a velocidade maxima ?
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Troca da correia
« Responder #2 em: 27 de Fevereiro de 2013, 12:50 »
Os sintomas descritos parece-me estarem relacionados com o peso dos roletes.
Ou seja, podem ter montado roletes com peso diferente do original.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Troca da correia
« Responder #3 em: 27 de Fevereiro de 2013, 13:07 »
A minha está na mesma...

Foram trocados aos 27mil e desde então a perder força,no arranque e nas subidas.

Falei com um companheiro nosso que tem uma igual á minha ele logo se disponibilizou a irmos dar uma volta para experimentar....e confirmou-se _pensador_ ...mais um vez OBRIGADO CCM!! _pol_ _pol_ _convivio_


Falei com a oficina e deixei-a lá hoje para verem o que se passa.....até ao momento ainda não tenho feedback nenhum,mas assim que souber dou novidades

Os sintomas descritos parece-me estarem relacionados com o peso dos roletes.
Ou seja, podem ter montado roletes com peso diferente do original.

Tambem questionei essa hipotese na oficina,e disseram-me que só existe uma ref. de roletes(origem) para GTS....agora resta saber se são iguais aos que saem de fabrica.
Tem uma substituição de peça no catálogo,mas isso não me parece que seja....vamos ver _pensador_ _Rolley_
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, 13:10 por M.Careca »

nunoneiva

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro de 2013, 13:28 »
Como é que se comportava antes ???

O relantim, nao tem nada a ver com o variador  _Rolley_

Falando do variador....

- Antes arrancava a que rotaçao?
- Movia-se a que rotaçao?
- A que rotaçao ia ate a velocidade maxima ?

Não sei ao certo, mas a rotação era mais baixa pois era necessário rodar menos o punho. Subir a velocidade com o motor nas 7500rpm parece-me excessivo. No arranque noto perfeitamente que a correia agarra menos.

Alguém com uma sym gts 125i podia fazer a experiência para comparar as rpm?
 
Cump.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Troca da correia
« Responder #5 em: 27 de Fevereiro de 2013, 14:55 »
Viva!

M. Careca, não tens de agradecer. Só fui ter contigo para beber um café grátis....  _anjo_

Pensavas que tinha sido porquê???   _lol_

A minha GTS com a correia com 10 000kms e roletes de origem anda mais (no arranque e até às 7000rpms) que a GTS do M. Careca com a correia, roletes e variador novo!!!!  _pensador_

O ponto que encontro em comum com a GTS do nunoneiva é que em ambas foi trocado o variador!!! Para além dos roletes e correia. Não será que estes variadores venham com algum defeito????  _pensador_

Há um conjunto de possibilidades que podem estar a provocar o menor desempenho das vossas GTS.
Aconselho a levarem-nas à oficina e eles que descubram o problema.

nunoneiva, arrancar às 7500rpms não é normal. O arranque começa mais cedo. Por volta das 4500/5000 rpms.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

rodrigues1

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #6 em: 27 de Fevereiro de 2013, 15:35 »
Citar
arrancar às 7500rpms não é normal. O arranque começa mais cedo. Por volta das 4500/5000 rpms.

Arranque ás 4500/5000 rpm  numa GTS 125 também não me parece bem  _pensador_ a minha 125i arranca nas 3000 e pouco, com tudo de origem e 12000 kms.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Troca da correia
« Responder #7 em: 27 de Fevereiro de 2013, 15:44 »
Viva!

Sim,  às 3000 e pouco já roda a roda no descanso central. Em plano não arrancas antes das 4500rpms.

Estou a falar numa condução normal.. ..

Abraço ;)

Abraço ;)

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

rodrigues1

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #8 em: 27 de Fevereiro de 2013, 15:51 »
Citar
Viva!

Sim,  às 3000 e pouco já roda a roda no descanso central. Em plano não arrancas antes das 4500rpms.

Estou a falar numa condução normal..

És capaz de ter razão  _pol_ porque na altura que se arranca temos os olhos na estrada e não no velocímetro  _Rolley_ seja como for vou tomar atenção a esse pormenor.

Abraço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Troca da correia
« Responder #9 em: 27 de Fevereiro de 2013, 15:56 »
Isto de variadores e afins .....tem muito que se diga...basta 1 ou 2mm para terem comportamentos completamente diferentes !!

Só falta saber, se o variador que tem nao precisa de uma anilha que não foi metida, ou pelo contrario meteram uma anilha que antes não tinha.
Há variadores que tem uma anilha para fazer uma certa expansão e diminuir as rotações. Rotaçoes mais baixas, menos cavalos, menos potencia etc etc etc ... (a tentar explicar assim muito em resumo)

Na questão do arranque ..... deve "engatar" apartir das 3500rpm em condições normais !!

Com outros variadores que não são de origem, podem só "engatar" as 4500rpm ou só perto das 5000rpm


Companheiros, tal como diz o CCm, verificava com a oficina e queixava-me disso, referia que tbm ha mais casos, eles que vissem efectivamente se nao será algum defeito das curvaturas dos variadores ou simplesmente será as correias que tem medidas diferentes que das originais !! Basta tbm as medidas da correias serem 1mm mais finas !!

Espero que resolvam isso.....mas na minha opiniao é que se nao perdem muita "força" nas subidas e se em condiçoes normais, fazem as mesmas velocidades maximas que faziam, nao é um problemas assim tao grave. Apenas será 2 ou 3gr a mais no jogo de roletes em demasia.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Troca da correia
« Responder #10 em: 27 de Fevereiro de 2013, 22:44 »
Pois já a tenho...
..... assim que lá cheguei á oficina , me disseram "vai dar uma volta com ela para testares!"....e assim fiz e logo no arranque vi que estava diferente...testei subidas,ultrapassagens,"on-off" no meio do transito e em velocidade maxima em recta e a descer _pol_ ....voltou ao que era!!! scooter_

Assim que lá regressei me foi explicado o que tinha acontecido:

A quando da troca do variador e roletes ,2 deles foram colocados incorrectamente(no seu sentido de rotação) e estavam a "comer" as laterais "onde trabalham"no variador e os 2 roletes tambem estavam desgastados num dos lados...

A oficina admitiu logo o erro!!!, e substituiu as peças sem qualquer tipo de custos _pol_

Independentemente de caros,bons ou maus ,para mim o profissionalismo demostra-se nestas alturas é admitir os erros quando eles acontecem....(errar é humano e ninguem está livre de lhe acontecer)...e para mim um bom profissional é também admitir e se confrontar com um erro seu.
Continuo a confiar na oficina e até a data só me têm me dado provas disso mesmo....só tenho pena é que a partir de sexta feira deixe de ser concessionário oficial SYM e passe a ser sub-agente :( ,e passará a exclusividade da Honda ....mas irei lá na mesma!

Em relação ao problema do companheiro nunoneiva ...os sintomas (como descreveu) são identicos,mas o que não quer dizer que seja o mesmo problema,mas agora já tem algo com que possa confrontar mais em concreto na sua oficina.

 scooter_ scooter_ scooter_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Troca da correia
« Responder #11 em: 27 de Fevereiro de 2013, 23:57 »

Pois...nada de grave  _pol_

Agora é voltares a fazer outro picanço  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Troca da correia
« Responder #12 em: 28 de Fevereiro de 2013, 10:16 »

Agora é voltares a fazer outro picanço  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

 _careta_ _lol_

Tenho a impressão que foi espigar a minha _Rolley_ _Rolley_...com mais uns ccs.. _Rolley_ _lol_ _lol_

Joao Bernardo

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #13 em: 01 de Março de 2013, 21:40 »
O botas passou a ser exclusivo Honda?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Troca da correia
« Responder #14 em: 02 de Março de 2013, 01:14 »
Boas pessoal,

A semana passada, com 16.500km, fiz a revisão no JBMotos e trocaram a correia, os roletes e o variador foi desmontado e as peças lavadas com gasolina.

Quando peguei na mota fiquei logo com a sensação que a mota não acelerava como antes, apesar de até ter ganho alguma vel. ponta, mas pensei ser devido à correia ainda não ter acamado no variador, ou algo do género.

Ao ralenti está nas 2000rpm. Em terreno plano, começa a mover-se às 4000rpm, mas só às 5000rpm é que ganha alguma aceleração. Se estiver parada e acelerar a fundo, as rotações sobem logo para as 7500rpm até atingir a vel. máxima.

Não me parece normal este comportamento. Como é que as vossas se comportam? De que forma poderá ser corrigido?

Cump.


A gasolina deixa gordura, não terás a correia a derrapar?


Abraço

[/URL]

nunoneiva

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #15 em: 05 de Março de 2013, 20:21 »
Boas Nuno Pires,

Pois não sei, espero que seja apenas isso.

Cump.

nunoneiva

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #16 em: 28 de Abril de 2013, 14:59 »
Boas pessoal,

Finalmente responderam por e-mail à minha reclamação e lá fui à JBMOTOS para verificarem a montagem do variador e roletes. Quando lá cheguei, expliquei a situação ao chefe da oficina que fez um test drive à mota e confirmou que estava com falta de força em baixas rotações.
Aguardei um pouco e desta vez fui atendido por um mecânico diferente, que me pareceu mais competente que o anterior. As peças foram todas desmontadas e segundo ele não havia desgaste fora do normal, no entanto ele notou que aquelas peças que são atuadas pela força centrífuga e agarram no variador estavam um pouco presas, pelo que esteve a oleá-las para que passassem a trabalhar em condições. Depois montou tudo, o chefe da oficina foi testá-la e confirmou que já estava a puxar em condições como deveria.

Depois pergunto-lhe se posso então ir-me embora com a mota e ele diz que falta pagar... quando vêm com a fatura relativa ao pagamento de 90min. de mão-de-obra, digo que não acho correto porque apenas estiveram a retificar uma situação que não ficou em condições na revisão que lá fiz!
Entretanto chamam o chefe, que diz que tenho que pagar, porque segundo ele a última revisão foi bem feita e eles não são a Santa Casa da Misericórdia, etc, etc e tinha que pagar para sair com a mota.

Ainda troquei uns argumentos com ele mas para não me chatear mais lá paguei e de seguida expus a situação no livro de reclamações a solicitar a devolução do dinheiro que me obrigaram a pagar para repor a mota com as performances originais, após uma montagem mal efetuada.

Acho lamentável o comportamento da JBMOTOS. Fica à vossa consideração.

Cump.

yoshi

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #17 em: 03 de Maio de 2013, 23:30 »
Boas. Isso foi muito mau . Eu nao pagava. Era menino para la deixar a mota . Pedia o livro de reclamaçoes.

Certamente tens a factura da revisao anterior . O problema estava directamente relacionado com a manutençao feita anteriormente , logo so tinham que assumir . Isso demostra imoralidade e falta de etica da casa . Mosta tambem ganancia. O cliente aí nao é o mais importante  . Tinham que ouvir das que os caes nao gostam.  Quando nao assumimos a responsabilidade dos nossos actos, nao podemos ter grande caracter. Enfim.... ganharam mais um cliente . ja te estou a ver a la voltar :)

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Troca da correia
« Responder #18 em: 04 de Maio de 2013, 00:02 »

 os roletes e o variador foi desmontado e as peças lavadas com gasolina

Lavar roletes com gasolina ??????  _martelada_

Pois é amigo este pareçe-me que foi o primeiro erro.

E o segundo foi terem cobrado a mão de obra para resolver um erro criado por eles.

Abraços
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Troca da correia
« Responder #19 em: 05 de Maio de 2013, 19:19 »
leva-va logo aqueles variadores jcosta ou dr.ñ sei das quantas que faz milagres. _careta_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Troca da correia
« Responder #20 em: 05 de Maio de 2013, 23:12 »
Estao a ver sao so xicos espertos nas oficinas ,com todos estes relatos e mais alguns reforço a minha posiçao de ser anti oficina ,no meu caso sei mexer bem no variador e so deixo mexer se ouver algum defeito pq de resto "dediquem -se a pesca seus abutres das oficinas e aprendam a trabalhar e acima de tudo SEJAM PROFISSIONAIS."
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

sol

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #21 em: 09 de Maio de 2013, 11:32 »
LOL

nem comento... e é melhor eu nem falar acerca desses senhores... (ha um topico aberto por mim sobre a minha experiencia nesse "stand")  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

PS. salvo erro... as revisões tambêm têm garantia....  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 12:29 por sol »

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Troca da correia
« Responder #22 em: 09 de Maio de 2013, 20:16 »
Pois...
No JBMotas, este tipo de situações são constantes  :o para ele, apesar de vender as 3 marcas, Yamaha, Suzuki e Sym, só a Yamaha é bom e os clientes merecem um pouco de mais atenção  :-\
O Serviço da oficina é péssimo, quando perguntamos acerca dos descontos da parceria com o CPM, a resposta é que não têm acordo com ninguém. Se temos o azar de ter algum problema na mota, seja por uma revisão mal feita, defeito dentro da garantia, etc, etc... As respostas são sempre as mesmas...
- A mota é mesmo assim, é aselhice nossa... ou então, PAGA que a garantia não cobre.
Tenho ouvido companheiros a queixarem-se de verdadeiras barbaridades que já ouviram por lá, e o mais grave, maior parte das vezes vêm da boca do dono... Coisas do tipo:
"A Sym para mim é uma dor de cabeça, não me rende nada na oficina..." como eu ouvi varias vezes quando ia ás revisões e via que era a despachar.
Ou como um Companheiro que comprou lá uma Sym Wolf e no dia que foi levantar a mota, o Botas lhe desejou boa sorte por ele não ter escolhido a Yamaha, aquilo só dava problemas !!!
Só acho estranho, é os importadores que têm conhecimento destas situações, não fazerem nada...
Companheiro Nuno, eu mandava o e-mail para a Sym a pedir explicações... Não deixava ficar assim.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 08:40 por Paulo Pessoa »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Troca da correia
« Responder #23 em: 09 de Maio de 2013, 21:17 »
Acho que os importadores nao devem ter conhecimento dessas coisas porque se tivessem conhecimento esses Srs ficavam sem a representacao ,foi assim que por exemplo a automar em cascais fexou ,a santogal de alcoitao havia de ser o mesmo etc,etc
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Troca da correia
« Responder #24 em: 15 de Maio de 2013, 20:14 »
O assunto deste tópico é troca de correia.. _pensador_ ...e como tenho cá em casa um Sym gts 300 de 2013, e como o preço da correia foi postado aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12574.msg215427#new fiquei incrédulo com o valor +- 200€ comecei a procurar e realmente só encontrei preços acima de 200€.... _martelada_ ....

As medidas da correia são 902x23,4x28 .....nunca tinha visto uma correia com a uma "grossura" tão grande, para esta cilindrada e mesmo para as 600 esta medida não ultrapassa os 15mm.
Na euro correias em Lisboa não têm, nem parecida.... _Zang_

A referència original é: 1B01L3A01
 
« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 20:17 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km