Autor Tópico: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?  (Lida 21060 vezes)

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« em: 25 de Fevereiro de 2013, 10:50 »
Companheiros preciso de uma informação e pode ser que ja aqui tenha sido debatida.

Eu tenho um indentificador do carro e só esta registado como sendo do carro, se quizer andar com ele na mota posso o fazer ou terei de informar a via verde desse uso tambem na mota. Uma vez que a matricula em questão é só a do carro mas a conta é do mesmo  _Rolley_. Terei que informar a via verde que existe duas matriculas para aquele indentificador?

  scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

RavenMaster

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2013, 10:56 »
Ou compras um identificador que fica associado à mota (e aos descontos que ela tem direito) ou "compras" um viacard, que pode ficar associado a pessoa e/ou veículo, permitindo usufruir de descontos nas pontes e sem restrições de veículos (no caso da associação a pessoa claro).

sol

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro de 2013, 10:59 »
Ou compras um identificador que fica associado à mota (e aos descontos que ela tem direito) ou "compras" um viacard, que pode ficar associado a pessoa e/ou veículo, permitindo usufruir de descontos nas pontes e sem restrições de veículos (no caso da associação a pessoa claro).

mas a via card nao funciona na maioria das auto-estradas... logo só tens desconto (que eu conheça!!!!) na 25 de abril e vasco da gama  scooter_ scooter_

com via verde tens classe 5 em todo o lado

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro de 2013, 11:03 »
Obrigado pela ajuda companheiros   _convivio_ _convivio_

scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #4 em: 25 de Fevereiro de 2013, 11:15 »
Companheiro faísca66.
Um identificador Via Verde de categoria 1, apenas pode ser utilizado em viaturas da mesma categoria.
Se tiveres um ligeiro (cat. 1), um furgão ou alguns jipes (cat. 2) ou uma moto (cat. 5), apenas podes transferir cada identificador para viaturas da mesma categoria. Além disso, cada identificador está associado a uma matrícula, não a um indivíduo.
Se passares com esse identificador na maxi, cobram-te a passagem da viatura associada ao identificador e depois enviam para tua casa uma multa para pagares, por passares com a maxi sem um identificador válido.
Cuidado com esses gajos da Via Verde...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro de 2013, 11:17 »
Companheiro faísca66.
Um identificador Via Verde de categoria 1, apenas pode ser utilizado em viaturas da mesma categoria.
Se tiveres um ligeiro (cat. 1), um furgão ou alguns jipes (cat. 2) ou uma moto (cat. 5), apenas podes transferir cada identificador para viaturas da mesma categoria. Além disso, cada identificador está associado a uma matrícula, não a um indivíduo.
Se passares com esse identificador na maxi, cobram-te a passagem da viatura associada ao identificador e depois enviam para tua casa uma multa para pagares, por passares com a maxi sem um identificador válido.
Cuidado com esses gajos da Via Verde...

Obrigado

Eu prefiro mesmo estar de olho neles do que eles na minha maxi  _lol_ _lol_
Grande abraço

FAISCA66

RavenMaster

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2013, 14:11 »
mas a via card nao funciona na maioria das auto-estradas... logo só tens desconto (que eu conheça!!!!) na 25 de abril e vasco da gama  scooter_ scooter_

com via verde tens classe 5 em todo o lado

Eu escrevi descontos nas pontes... para quem não fizer outras AE diariamente, é uma opção :)
Se não estou em erro, o Viacard a meio do mês já vai nos 0,70€ por passagem ou algo assim. É fazer as contas como dizia o outro.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, 14:12 por RavenMaster »

sol

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2013, 14:14 »
Eu escrevi descontos nas pontes... para quem não fizer outras AE diariamente, é uma opção :)
Se não estou em erro, o Viacard a meio do mês já vai nos 0,70€ por passagem ou algo assim. É fazer as contas como dizia o outro.

sim sim! as tarifas cobradas aí sao iguais.. tanto via verde como viacard...

mas nas AE é bem diferente... sem via verde as motas pagam classe 1, com via verde pagam classe 5 (mt mais barato!!)

por isso faz-me bastante confusao ver diariamente pessoal na ponte a parar nas portagens (nao viacard/viaverde) e pagarem classe 1...

RavenMaster

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2013, 14:17 »
Igual não é..




sol

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro de 2013, 14:19 »
Igual não é..


iguais entre os metedos de pagamento viaverde / viacard - nao os manuais

RavenMaster

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro de 2013, 14:31 »
iguais entre os metedos de pagamento viaverde / viacard - nao os manuais

sol, eu respondi ao teu comentário

Citar
sim sim! as tarifas cobradas aí sao iguais.. tanto via verde como viacard...
vê os dados acima  ;)

Cromix

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2013, 19:05 »
Na Ponte Vasco da Gama nem o Via-carda nem a Via-Verde tem desconto significativo.

Não existe Classe 5 na passagem da PVG!!! _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro de 2013, 08:24 »
Via Verde vai passar a ser o sistema único de cobrança de portagens

A empresa pública, junto com Brisa, Ascendi e Cap Gemini, prepara um estudo para generalizar o uso da Via Verde para cobrança electrónica de portagens.
O sistema de cobrança electrónica Via Verde deverá passar a ser de utilização única e universal nas auto-estradas nacionais. O Diário Económico sabe que a Estradas de Portugal (EP), a Brisa (principal accionista da via Verde, com 60% do capital social), a Ascendi e a consultora internacional Cap Gemini estão já a elaborar um plano para a crescente introdução do sistema de cobrança de portagens Via Verde nas auto-estradas portuguesas, tentando assim reduzir custos e a burocracia inerente ao serviço de cobrança das portagens.
O anterior Governo de José Sócrates optou por introduzir um novo dispositivo electrónico de cobrança de portagens com a instalação de pórticos nas antigas concessionárias SCUT (sem cobrança ao utilizador), mas o actual Governo considera que esta não é a solução mais eficaz ou menos dispendiosa.

RavenMaster

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro de 2013, 13:10 »
Na Ponte Vasco da Gama nem o Via-carda nem a Via-Verde tem desconto significativo.

Não existe Classe 5 na passagem da PVG!!! _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

O viacard dá 5% de desconto nas horas e ponta e 10% fora destas.
Menos 0,13€ por dia durante um mês é dinheiro :)


Cromix

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro de 2013, 13:23 »
O viacard dá 5% de desconto nas horas e ponta e 10% fora destas.
Menos 0,13€ por dia durante um mês é dinheiro :)

Sim é, mas comparado ao desconto de classe 5, são quase "peanuts"... Ainda tenho fé que em breve passe a ser classe 5 na PVG. Dado que as scutts também vão passar a ter.

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #15 em: 09 de Junho de 2013, 16:02 »
Sim é, mas comparado ao desconto de classe 5, são quase "peanuts"... Ainda tenho fé que em breve passe a ser classe 5 na PVG. Dado que as scutts também vão passar a ter.
o mira amaral ñ deixa ter desconto
e se quiseres ir discutir com ele leva um lenço, que o homem é só gafanhotos espuma da boca e tem um mau halito terrivel  _martelada_
e foi com estas armas que o homem chegou onde chegou!  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
pagas com os teus impostos a ponta a peso de ouro, ainda pagas cara passares por ela e sem desconto. _reg_ _reg_
é o poder do gafanhoto da baba e do mau halito.  _lol_ _lol_ _lol_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Cromix

  • Visitante
Re: Utilizar Identificador Via Verde do carro na mota?
« Responder #16 em: 23 de Julho de 2014, 17:47 »
Deixo o meu relato que vale o que vale:
Tenho via verde na mota montado numa... gaveta lá de casa.
Há vários anos que passo na ponte 25 Abril sempre sem identificador. Até hoje, nada. Nem carta a avisar para mudar de pilha, ou para "entrar em contacto com a Via-verde", nada.
Curiosamente, cerca de 3/4 das passagens na ponte não aparecem no extracto, ou seja, desconto de 75%.
Na maioria das vezes não há nem luz verde, nem amarela.
Este sistema é totalmente automatizado/informatizado e aparentemente está cheio de "bugs"
Eu faço coleção de "avisos" da via verde, o pessoal da loja das picoas até já me conhece, isto porque metade das vezes, na PVG da amarelo, e a cada 3 ou 4 amarelos cai um mail para la ir...