Autor Tópico: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!  (Lida 43892 vezes)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« em: 20 de Fevereiro de 2013, 12:25 »
Ontem fui de maxi pela 1ª vez à baixa de Lisboa, e no regresso subi a A5 após o viaduto.
A minha Burgman 125 completamente stock estabilizou nos 85km/h a subir...
Entretanto abrandei porque ia um carro na faixa do meio a cerca de 70km/h e não quis arriscar ir à faixa da esquerda.
Quando abrandei passou uma X-Max a todo o gás na faixa da esquerda... Valente! Hehe

Quanto dão as vossas?!

Abraços...  scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2013, 12:50 »
Conheço a zona por já lá ter passado umas 3 ou 4 vezes...mas de todas essas vezes foi sempre de carro.
No entanto e pelo que me recordo do mesmo...uma 125cc de origem (sem alterações  >:D) pouco mais conseguirá do que a velocidade que atingiste na Tua Burgman. Eventualmente poderá chegar aos 95Km/h, mas para uma 125 e posso falar porque eu já tive uma....parece-me que não será fácil muito mais naquele local.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2013, 12:59 »

Quando abrandei passou uma X-Max a todo o gás na faixa da esquerda... Valente! Hehe


Se calhar era uma Xmax 250  _Rolley_ (estou eu a divagar, e nao a afirmar)

Qualquer 125cc vai entre as velocidades 65kmh a 90kmh. de origem nenhuma deve conseguir andar mais que isso.

Claro, mediante peso, mediante o estado dos roletes e correia, e se tudo estiver a trabalhar convenientemente.

É normal para a burgmam ir nos 85kmh  _pol_ aquilo é uma subida do caneco, e se nao forem embalados, nao conseguem assim tao facilmente ganhar mais velocidade devido a inclinação.

Boas cruvas
 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

zcarvalho

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2013, 13:02 »
80, no conta quilometros...

E talvez seja relevante... 1.73m e 104 Kg...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 13:24 por zcarvalho »

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2013, 13:16 »
Se calhar era uma Xmax 250  _Rolley_ (estou eu a divagar, e nao a afirmar)

Qualquer 125cc vai entre as velocidades 65kmh a 90kmh. de origem nenhuma deve conseguir andar mais que isso.

Claro, mediante peso, mediante o estado dos roletes e correia, e se tudo estiver a trabalhar convenientemente.

É normal para a burgmam ir nos 85kmh  _pol_ aquilo é uma subida do caneco, e se nao forem embalados, nao conseguem assim tao facilmente ganhar mais velocidade devido a inclinação.

Boas cruvas

Sim esqueci-me de referir, actualmente estou em modo "bitoque" como eu costumo dizer...
Tenho 1,76m e peso 89kg (se calhar até já estou nos 90, mas prefiro não ver por causa da barreira psicológica)  _lol_

A Xmax não sei se era a 250, a única coisa que sei é que não tinha o escape de origem...  _Rolley_
Até pode ser uma 125 e o homem tê-la embalado antes da subida e meter-se à grande pela faixa da esquerda! Foi na altura que eu ia a 70 e ele devia de ir a uns 90/100 talvez...

scorpionnc

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro de 2013, 13:32 »
90 Km/h de velocimetro

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro de 2013, 13:58 »
Com os meus 90kgrs. chego ao cimo de Monsanto entre os 80/90 km/h.
Se não for embalada logo da Duarte Pacheco se for sózinho chego lá em cima perto dos 80Km/h, já se levar a esposa chega a 70km/h
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

rodrigues1

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:27 »
Vou experimentar um dia destes, com vento por trás  _Rolley_ depois digo.

Peso 83 kg com ossos e tudo  _lol_

BrianMay

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #8 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:29 »
a 2 a citycom chega ao topo a 70km/h, mas no outro dia à noite passou por mim uma pcx tb a dois e devia ir a uns 80 pelo menos

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 604
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:38 »
70 KM, com pendura e todo suado!!!!!!!!!!!!!! scooter_
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #10 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:39 »
Depende... do dia, da altura do ano, do vento, da carga, do número de pessoas, de tantos factores a que as 125cc estão sujeitas que nem sei.

O que o _AXE_ referiu também faz toda a diferença, estado da correia, dos roletes, do filtro.
São motas com 125cc, todos os factores influênciam, principalmente a subir.

Factores mais importantes (não relacionados com a mecanica da mota):
- vento e direcção do vento;
- 1 ou duas pessoas.

Minha experîência pessoal:
Com os roletes actuais, e sem embalar, 80kh (+ ou -)
Com outras configurações, já cheguei lá a cima a 95kh

@MIGMATA
Não é suposto ires a correr ao lado, mas em cima da mota!, vais ver que suas menos.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 604
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #11 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:41 »
@MIGMATA
Não é suposto ires a correr ao lado, mas em cima da mota!, vais ver que suas menos.
[/quote]

Essa gostei  _lol_ _lol_ _lol_
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #12 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:54 »
Essa subida, eu faço todos os dias (e também faço a descida, de manhã). Também faço a rampa dos cabos Ávila todos os dias, nos dois sentidos e, com frequência, 3 vezes ao dia.
Quando tive a 125cc, nunca subi a rampa de Monsanto, pois sempre achei muito pouco atractiva  _Rolley_ _thumbdown_ a ideia de sentir a mota a perder velocidade à medida que a subida se desenrola. scooter_
Uma scooter 125cc, sem artilhanços, só com o condutor (tendo este um peso não superior a 85 kgs), mesmo que bem embalada a partir do viaduto Duarte Pacheco, não consegue chegar ao topo da rampa a uma velocidade superior a 80 kms reais...e é se o vento não estiver de frente e não aparecer nenhum carro a atrapalhar a progressão durante a subida. Aliás, a scooter 125cc tem de estar muito bem afinada e ter um bom motor para conseguir chegar ao topo da rampa a mais de 75 kms/h reais. Mesmo que venha a marcar 120 kms/h no final do viaduto (o que já é uma excelente velocidade para uma scooter 125cc), ao fim dos primeiros 250 metros da rampa já deverá ter descido para os 90 kms/h de velocímetro...e a velocidade vai descer ainda mais até ao topo da rampa. scooter_ Não há milagres.
Actualmente, com a C650GT, eu passo pelas 125cc com uma diferença de velocidade impressionante e tanto maior é a diferença quanto mais próximo do topo da rampa se der a ultrapassagem. Isto, mesmo que eu, nessa altura, circule a 100-110 kms/h.
Obviamente, não há comparação entre a capacidade de uma 650cc e a de uma 125cc para subir a rampa de Monsanto (Por isso, nunca a subi de 125cc :P). Fiz a referência à diferença de velocidades porque ela é muito significativa; já por mais de uma vez, ao procurar a faixa da direita para ultrapassar carros que vão 'a pastelar' rampa acima, me deparei subitamente  com scooters 125cc nessa faixa da direita e tive de reduzir rapidamente a velocidade por ter sido surpreendido pela rapidez com que me aproximei delas. Quando se segue a 100-120 kms/h e nos surge à frente uma mota a 60-70 kms/h, a velocidade de aproximação é surpreendentemente grande _confuso_ e o tempo...curto. _Rolley_ Se for um carro a subir a rampa aos mesmos 60-70 kms/h, porque o seu tamanho é bem maior que o de uma mota, a diferença de velocidades não me apanha tão 'desprevenido'.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 15:00 por ZeZeZoom »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #13 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:57 »
@MIGMATA
Não é suposto ires a correr ao lado, mas em cima da mota!, vais ver que suas menos.


Essa gostei  _lol_ _lol_ _lol_

E quanto é que o Miguel atinge, em velocidade, a subir a rampa dos cabos Ávila, a puxar por uma BMW C650GT (a meias comigo)? _lol_ _careta_

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #14 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:22 »
Essa subida, eu faço todos os dias (e também faço a descida, de manhã). Também faço a rampa dos cabos Ávila todos os dias, nos dois sentidos e, com frequência, 3 vezes ao dia.
Quando tive a 125cc, nunca subi a rampa de Monsanto, pois sempre achei muito pouco atractiva  _Rolley_ _thumbdown_ a ideia de sentir a mota a perder velocidade à medida que a subida se desenrola. scooter_
Uma scooter 125cc, sem artilhanços, só com o condutor (tendo este um peso não superior a 85 kgs), mesmo que bem embalada a partir do viaduto Duarte Pacheco, não consegue chegar ao topo da rampa a uma velocidade superior a 80 kms reais...e é se o vento não estiver de frente e não aparecer nenhum carro a atrapalhar a progressão durante a subida. Aliás, a scooter 125cc tem de estar muito bem afinada e ter um bom motor para conseguir chegar ao topo da rampa a mais de 75 kms/h reais. Mesmo que venha a marcar 120 kms/h no final do viaduto (o que já é uma excelente velocidade para uma scooter 125cc), ao fim dos primeiros 250 metros da rampa já deverá ter descido para os 90 kms/h de velocímetro...e a velocidade vai descer ainda mais até ao topo da rampa. scooter_ Não há milagres.
Actualmente, com a C650GT, eu passo pelas 125cc com uma diferença de velocidade impressionante e tanto maior é a diferença quanto mais próximo do topo da rampa se der a ultrapassagem. Isto, mesmo que eu, nessa altura, circule a 100-110 kms/h.
Obviamente, não há comparação entre a capacidade de uma 650cc e a de uma 125cc para subir a rampa de Monsanto (Por isso, nunca a subi de 125cc :P). Fiz a referência à diferença de velocidades porque ela é muito significativa; já por mais de uma vez, ao procurar a faixa da direita para ultrapassar carros que vão 'a pastelar' rampa acima, me deparei subitamente  com scooters 125cc nessa faixa da direita e tive de reduzir rapidamente a velocidade por ter sido surpreendido pela rapidez com que me aproximei delas. Quando se segue a 100-120 kms/h e nos surge à frente uma mota a 60-70 kms/h, a velocidade de aproximação é surpreendentemente grande _confuso_ e o tempo...curto. _Rolley_ Se for um carro a subir a rampa aos mesmos 60-70 kms/h, porque o seu tamanho é bem maior que o de uma mota, a diferença de velocidades não me apanha tão 'desprevenido'.

Isso é o mesmo que comparar um Ferrari com um Fiat Uno...  _lol_

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #15 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:25 »
Sozinho marca 80 Kms/h pelo GPS vai a 73 mais coisa menos coisa.
Aquilo é durinho _Rolley_

scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #16 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:33 »
Isso do real vou tirar as teimas quando chegar este suporte que mandei vir:

http://www.ebay.com.au/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=170903963658&ssPageName=ADME:L:OC:GB:3160

Mas já meti um programa tipo odometro por GPS no meu android que, entre outras coisas, regista a velocidade máxima.
Meti o telemóvel dentro do bolso e dei entre os 100 e os 105 de ponteiro nesse dia e no tal programa a velocidade máxima registada foi de 98km/h, portanto o erro (no caso da Burgman) não deverá ser muito significativo... Digo eu...  8)
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 15:34 por quico »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #17 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:49 »
Atenção quico: como saberás, o diferencial entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real tende a aumentar à medida que a velocidade aumenta (isto soa um bocado pleonástico, mas percebe-se a ideia) ;).
Acima dos 100 kms/h de velocímetro, numa 125cc, acredito que as discrepâncias aumentem exponencialmente.
Se for uma MaxSym, aquilo (o ponteiro do velocímetro) dá uns saltos consideráveis, por vezes de 10 a 15 kms/h. _confuso_ O velocímetro da MaxSym é muito pouco preciso, mas é uma grande máquina. _pol_

Como realçou o Drifter X, o que mais me impressiona nas 125cc, quando por elas passo no alto de Monsanto, é a sensação de que aqueles motores, naquela zona da rampa, estão no limite da asfixia: não dão nem mais um bocadinho; estão 'a morrer'.
Mas, também, vocês já alguma vez ponderaram a dimensão do cilindro de um motor com 125cc? E já perceberam quão espantoso é o rendimento que se extrai de um motor tão pequenino? _confuso_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #18 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:53 »
90 Km/h de velocimetro

Com a minha S3 também

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #19 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:58 »
Atenção quico: como saberás, o diferencial entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real tende a aumentar à medida que a velocidade aumenta (isto soa um bocado pleonástico, mas percebe-se a ideia) ;).
Acima dos 100 kms/h de velocímetro, numa 125cc, acredito que as discrepâncias aumentem exponencialmente.
Se for uma MaxSym, aquilo (o ponteiro do velocímetro) dá uns saltos consideráveis, por vezes de 10 a 15 kms/h. _confuso_ O velocímetro da MaxSym é muito pouco preciso, mas é uma grande máquina. _pol_

Como realçou o Drifter X, o que mais me impressiona nas 125cc, quando por elas passo no alto de Monsanto, é a sensação de que aqueles motores, naquela zona da rampa, estão no limite da asfixia: não dão nem mais um bocadinho; estão 'a morrer'.
Mas, também, vocês já alguma vez ponderaram a dimensão do cilindro de um motor com 125cc? E já perceberam quão espantoso é o rendimento que se extrai de um motor tão pequenino? _confuso_

Hoje se quando sair não estiver de chuva vou testar isso...  :))

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #20 em: 20 de Fevereiro de 2013, 16:01 »
É verdade...é espantodo como conseguem por vezes verdadeiros brilharetes até nos arranques, pois são capazes de deixar tudo e todos lá para trás.

E já perceberam quão espantoso é o rendimento que se extrai de um motor tão pequenino? _confuso_

Offline ncgts125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 252
  • Localidade: Odivelas
  • Nasceu o bichinho...
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #21 em: 20 de Fevereiro de 2013, 16:07 »
Boas tardes!

Sózinho: 50 kms / hora
Com pendura: 50 kms / hora

Abraços

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #22 em: 20 de Fevereiro de 2013, 16:34 »
Boas tardes!

Sózinho: 50 kms / hora
Com pendura: 50 kms / hora

Abraços

Pronto, Nuno! Agora é que a minha prosa ficou arrasada. _careta_ Uma scooter que anda o mesmo, com ou sem pendura... _lol_
E, já agora: em qual das situações é que gasta menos? _careta_ _lol_

Offline ncgts125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 252
  • Localidade: Odivelas
  • Nasceu o bichinho...
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #23 em: 20 de Fevereiro de 2013, 16:38 »
Eu explico...

Sózinho: 50 kms / hora
Com pendura: 50 kms / hora...

Trata-se do limite de velocidade dentro das localidades... penso que se aprende quando se tira a carta... e eu cumpro SEMPRE os limites... mas ela também não anda muito mais...  _Rolley_

Abraço

RCEu

  • Visitante
Re: A quanto sobem o viaduto Duarte Pacheco nas vossas 125?!
« Responder #24 em: 20 de Fevereiro de 2013, 16:42 »
Eu explico...

Sózinho: 50 kms / hora
Com pendura: 50 kms / hora...

Trata-se do limite de velocidade dentro das localidades... penso que se aprende quando se tira a carta... e eu cumpro SEMPRE os limites... mas ela também não anda muito mais...  _Rolley_

Abraço

Mas ali, sendo já auto estrada podes ir a 120Km/h. Isto se a CBF conseguir dar essa velocidade  _careta_


Verifica na foto http://goo.gl/maps/VaUZI
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 16:45 por Élio »