Autor Tópico: Custo manutenções Honda SW-T400  (Lida 35607 vezes)

TwisteR

  • Visitante
Custo manutenções Honda SW-T400
« em: 18 de Fevereiro de 2013, 19:40 »
Companheiros,

Estando eu em processo (avançado! e em substituição da Daelim S3) de aquisição de uma SW-T400, hoje fui confrontado com custos de manutenção numa oficina que me fizeram caír o queixo.
Ao ver uma com 20000km, comentei que a revisão dos 24K deve ser dispendiosa (a fim de regatear o preço), ao que o responsável da oficina disse....

"Sim, a correia são 100 e tal, mas com os roletes, óleos, verificações, a coisa fica-lhe em 350. Mas nem é das revisões mais caras!"

Pessoalmente, e do que li, ando a contar com revisões intermédias de 120 a 150€, mas... +350??? _policia_

Algum companheiro me dá umas luzes?

Abraços e obrigado!
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 19:40 por TwisteR »

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2013, 19:46 »
Viva,

Disseram-me que a manutenção nem era cara, no entanto estou curioso para sabera realidade, ois também é uma scooter que me interessa, agora que vou tirar a carta.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2013, 19:52 »
Basta dar uma "volta" pelos tópicos das revisões das SW-T400, para verificar alguns valores, como por exemplo o que se segue:

Oficina: BRR Motos
Localidade: Barreiro
Necessidade de Marcação Prévia: Sim, como foi ao sabado marquei com 1 semana antes
Ano da Moto: 2007
Quilometragem da Moto: 18.665km
Tipo de Revisão: Dos 18000km
Preço Mão-de-Obra: 85,50€ (com iva)
Tempo Cobrado: 3h00m
Preço Material: 155,58€
Descritivo do Material: Filtro Oleo= 11,28€, Oleo repsol moto 4t 10w/40 sintetito emb 200ml x 2.2 (14,56€) = 32.03€, Punhos aquecidos (75,95€), kit lampadas night racer osram (36,32€), verificação geral da scooter (Limpeza filtro ar, limpeza filtro oleo-rede, folgas, pastinhas (têm de ser mudadas daqui a 3 a 4 mil) e pressão pneus).

Atendimento 5* - Marquei com 1 semana de antecedência, pois foi para fazer revisão ao Sabado e estão com muito trabalho.

Total: 241,08€ com iva
(sim... é um valor muito alto... mas assim fiz uma preparação para a revisão dos 24.000 que vai ser muito €)
 scooter_
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

alain

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2013, 19:53 »
Boas, pelo que sei, não por experiençia propria pq a minha só tem 6000km, a revisao mais cara é de 24 a 24 mil km, isto pq tem que levar a correia, um amigo meu fez a dos 24000 km, e levou, oleo, filtro, correia, rolletes, e pastilhas frente e traz e pagou 400 e tal.

TwisteR

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro de 2013, 20:02 »
@Branco,
Naturalmente que o tópico de revisões foi o primeiro ponto de partida. No entanto, só há um par de SW-T's por lá, e um enxame de PCX  _Rolley_
Daí que achei por bem criar este tópico a fim de ver esta questão esclarecida.


As revisões a cada 24000km são puxadas, mas acho o valor... para lá de puxado!  _reg_

Que oficinas se recomendam pela zona de Lisboa?

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2013, 20:14 »
A mim, nem sequer me passa pela cabeça pagar 400 euros pela revisão duma mota  _policia_

Mas, comparando com uma Yamaha, por exemplo, até nem é muito diferente  _pensador_

Já vi que sou eu que estou mal habituado com as minhas Chinesas (Taiwanesas)  _lool_

MAJESTY 400 ABS
Oficina: MOTOBELAS
Localidade: Belas
Necessidade de Marcação Prévia: Não, no entanto deve marcar se necessitar de mota de subtituição.
Ano da Moto: 2010
Quilometragem da Moto: 20.800 km
Tipo de Revisão: Dos 20.000 km Conforme Manual em 6-3 a 6-6.   
- Substituição dos óleos, filtro de oleo, filtros de ar. correia de transmissão, vela de ignição. 
- Limpeza do filtro da transmissão, toda a transmissão, roletes, embraiagem. 
- Lubrificação de rolamentos da direcção, cabos de acelerador e de travão de parque, manetes de travão, descansos.
- Verificação de apertos de bornes eléctricos, eixos das rodas, carenagem, desgaste de pastilhas, folga de acelerador. - Lavagem/Limpeza completa com WD40.
Preço Mão-de-Obra:
Tempo Cobrado:
Preço Total: 317 € iva incluido ( Preço total com desconto CPM )
Descritivo do Material: Óleo semi sintético 15W40 - 2 litros; Filtro de oleo; Vela; Filtro de ar da Esq. e da Dir.; correia de transmissão; massa de lubrificação; WD 40.
   
 Nota:Desta vez tive scooter de substituição.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 20:19 por Branco »
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro de 2013, 21:55 »
A minha 1ª sw sempre foi á marca e pagava á volta dos 120€ e na dos 6000 fiquei com historia para contar...
É por essa e por outras que esta não vai á marca 
Gastei 40€ e dá para duas revisões, quando for a da correia vou a uma certa oficina e muda só a correia, óleo de travões é outra coisa que não arrisco, de resto garanto-vos que tem uma manutenção preventiva acessível tecnicamente.
Por ex. mudar o filtro de ar, para muita gente deve ser uma dor de cabeça ! onde é que ele está??  até fazer a 1ª vez...
peças? também há cá fora.
em caso de avaria é outra coisa.

vou brevemente fazer a dos 13.000 depois coloco fotos (se me lembrar de as tirar)

Uma curiosidade: faz revisão de 6 em 6 mil certo?
Então se a 1ª é aos 1000 porque motivo a 2ª é aos 6000 e não aos 7000? (1000+6000=7000) 
E está á venda  _Rolley_



Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Offline pcruz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Benagil , Lagoa
  • Marca: BMW
  • Modelo: GS 850
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2013, 22:25 »
Boas
Apenas posso falar pela minha experiência e, nunca tive uma revisão desse valor com a minha SW400, que a nível de peças será muito idêntica, senão em algum material igual.
Comprei a minha mota usada, com cerca de 6000 km; a 1ª vez ainda foi a um representante da Honda -  revisão dos 12.000 kms, foram 197 euros,  fiquei  logo vacinado.
Depois pesquisando na net, comecei eu a fazer as revisões, não sou mecânico, mas no site http://www.silverwing400.it/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=6&Itemid=83, aprende-se muito;   ainda hoje lhe  mudei o óleo e filtro -36.644 kms.
Mas vamos ao que te interessa:
Correia transmissão      79.90 euros;
Velas denso iridium IUH24 cerca de 30 euros;
Rolettes Dr. Pulley e deslizantes 64.50 euros;
Pastilhas Brembo    fte               cerca de 19 euros
Pastilhas Brembo  Tras              cerca de 19 euros
Filtro óleo                                    cerca  de  7 euros.
Tb já lhe mudei filtro de ar para um K&N,  mas fiz burrice pois comprei cá.
Isto são tudo valores entregues à porta de casa.
Depois é veres o plano de manutenção da scooter e a nível pastilhas é ter-se cuidado em verificar-se o desgaste.
Sobre a scooter já muito se falou, mas eu com a minha estou muito satisfeito.
Qualquer coisa diz
Boas Curvas
Paulo Cruz

interceptor

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2013, 22:36 »
Em paises como espanha e a italia é muito comum serem os proprietarios a fazerem as revisões da sua mota, por cá parece-me que alguns proprietarios já se vão aventurando e fazendo eles proprios a manutenção...

A lei das 125 foi um balão de oxigenio para muitos concessionarios, as vendas e as revisões ajudaram a manter as portas abertas mas para mim custa-me imenso ter de pagar 50€ por uma revisão onde apenas se substitui o oleo...

FanFan

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2013, 09:16 »
Boas,

A revisão dos 12.000 Kms feita na Honda custou-me 77,00 €. E não me recordo bem quanto custou a revisão dos 6000 Kms mas julgo ter sido pelos 60,00 €. Julgo que não foge muito do custo das restantes marcas...

A revisão dos 24.000 Kms ... pois vou poupando até lá umas moedas de 2,00 €  _pensador_.

Boas curvas

 _slb_ _slb_

ricarvicente

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2013, 09:32 »
Boas!

A minha está a chegar aos 24.000.. Será q devo de ficar com medo?

Tenho ido à CC Motos na Portela em Sintra, e os preços do q já lá fiz foram agradáveis.  Depois digo qt é q me vai a custar a dita revisão, faltam 500 km..

Boas curvas!

DIMAN

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2013, 09:46 »
Companheiros, não se deixem enganar, a menos que gostem de dar dinheiro às oficinas.

Volto aqui a dizer:

A revisão das SW-T e Silverwings (400 e 600) é a cada 12.000 km.
Vão ver o Manual da Honda - é isso que conta em termos de garantia.

Essa história da revisão dos 6.000 é treta das oficinas para sacar dinheiro.

De resto um pequeno comentário - se eu tivesse que pagar isso por cada revisão vendia logo a moto ao fim de um ano (livra).

A SW-T tem uma mecânica simples - qualquer um com o mínimo de ferramenta e conhecimentos a faz.

E outra coisa - esse motor os problemas que eventualmente tenha aparecem até aos 6.000 km.

Se não aparecer nada até aos 6.000 km, podem mandar o concessionário "ir dar uma curva".

Se se souberem "mexer" na internet, nos forums estrangeiros, a revisão grande dos 24.000 vai custar cerca de 150 Euros em peças e óleo e não mais - o resto é mão de obra.


lferro

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2013, 10:15 »
Bem aqui vai a revisão mais cara que fiz na altura a minha SW-T 400, isto porque faz parte a mudança da correia.

Oficina: Motorway (Agente Honda)
Localidade: Campolide-Lisboa
Marcação Prévia: Sim (pode ser via telefone ou e-mail), têm mota de substituição
Ano da Moto: 2009
Quilometragem da Moto: 23.983 km
Tipo de Revisão: 24.000 km

Preço Mão-de-Obra:
28,00€ x 2h = 56,00€

Preço Material:
Belt Drive (correia) - 123,02€
O-Ring 35.5x3 (NOK) - 2,05€
Filtro Óleo - 9,17€
Vela (CR8EH9) NGK - 2 x 8,52€ = 17,04€
Óleo Semi-sintético 4T 10W30 - 2,5l x 14,23€ = 35,57€
Material miúdo e limpeza - 2,95€

Total - 245,80€ + 56,53€ (IVA) = 302,33€

Mas normalmente as outras andava nesses valores  dos 120€.

Um abraço

Manhas

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #13 em: 19 de Fevereiro de 2013, 11:22 »
Companheiro TwisteR,
 
Caso pretendas fazer a revisão representante da Honda, sugiro que ligues para uns quantos para pedires orçamento (ou estimativa) da revisão. Vais à página da Honda e consultas os contactos dos vários concesionários.
Digo-te isto porque fiz há umas semanas a revisão oficial dos 8.000 km da minha PCX num representante da Honda em Alenquer, que me custou € 33,79. Em Lisboa pediam-me certa de € 70 pela mesma revisão.

TwisteR

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #14 em: 19 de Fevereiro de 2013, 20:21 »
Agradeço a todos o feedback prestado.

Eu sou totalmente contra as revisões na marca. Nunca as fiz, a menos para cumprir garantias. E honestamente, é apenas para atender a esse cumprimento que abri este tópico.

Com os km que faço, a revisão dos 24000km deverá já ser fora da garantia, e por essa altura devo pagar um almoço a um companheiro mais prestável e experiente para me guiar no processo. Gosto de meter as "mãos na massa", mas o medo de fazer borrada (com M grande) é sempre significativo.

Curioso não deixa de ser ler que as revisões oscilam entre os 70 e os 130€, o que é o dobro!
Normalmente as oficinas em Lisboa aproveitam-se da localização, e isso inflacciona os preços.  _Rolley_

Quanto às revisões serem a cada 12000km e não a cada 6000km, discordo.
Lendo o manual, embora as actividades de manutenção sejam de limpezas e verificação, as mesmas têm que ser levadas com a periodicidade recomendada pelo fabricante, sob pena de ser negada a garantia. Dentro dos 2 anos, será conveniente cumprir!

Pode não fazer sentido, mas se está no papel...  _reg_ _martelada_

paulojvc

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #15 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:00 »
Há um pormenor que muitos não estarão atentos...o manual manda trocar a correia a cada 24 mil mas um mecânico honesto dir-vos-á o estado dela e garantidamente que ela dura bem mais do que essa quilometragem... _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #16 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:04 »
Ora nem mais PauloJvc...disseste uma grande verdade, até porque tenho conhecimento de um colega que fez praticamente 30.000Km com a correia de origem. Verdade seja dita trocou-a na altura certa pois estava mesmo a precisar.
A forma de se conduzir, os percursos usados habitualmente e um bocado de sorte podem elevar bastante a vida útil de uma correia.

Há um pormenor que muitos não estarão atentos...o manual manda trocar a correia a cada 24 mil mas um mecânico honesto dir-vos-á o estado dela e garantidamente que ela dura bem mais do que essa quilometragem... _Rolley_

paulojvc

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #17 em: 19 de Fevereiro de 2013, 23:06 »
E se a trocou com 30 mil e estava a precisar...conheço casos com bem mais do que isso _Rolley_

Mas lá está, depende de vários factores _pensador_

DIMAN

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #18 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:13 »
40.000 KM para quem quiser acreditar.
(desde que não andem a fazer arranques nem a sacar cavalos)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #19 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:45 »
40.000 KM para quem quiser acreditar.
(desde que não andem a fazer arranques nem a sacar cavalos)

confirmo 40000kms _pol_ só que nos 2 casos que conheço, andam sempre a prego >:D >:D

quando tinha a minha SW na revisão dos 24000 gastei no concessionário oficial Honda 250€ em Leiria _Rolley_ _Rolley_

caracol

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #20 em: 20 de Fevereiro de 2013, 14:46 »
Boas...

Como ainda não fiz nenhuma revisão e o ex-dono da minha SW fez a revisão dos 24000, não posso ainda dar o meu contributo em relação ao preço..

Em relação à correia, sou da opinião que a sua durabilidade deve ter um bocado a ver com a condução, até porque no caso específico da SW T400 existe um sensor que mede a correia e avisa quando a correia precisa de ser mudada (pelo menos foi o que me venderam no stand!! :).

Boas revisões
Caracol

miguel alonso

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #21 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:26 »
Boas...

Como ainda não fiz nenhuma revisão e o ex-dono da minha SW fez a revisão dos 24000, não posso ainda dar o meu contributo em relação ao preço..

Em relação à correia, sou da opinião que a sua durabilidade deve ter um bocado a ver com a condução, até porque no caso específico da SW T400 existe um sensor que mede a correia e avisa quando a correia precisa de ser mudada (pelo menos foi o que me venderam no stand!! :).

Boas revisões
Caracol

Não é sensor, é uma luz avisadora sempre que  completa 24.000 kms.

TwisteR

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #22 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:39 »
Por aqui http://www.silverwing600.com/t889-v-matic-service-light diz-se que há alguma inteligência por trás dessa luz (são medidas as rotações para aferir o desgaste).
Há algum fundo de verdade nisto?

caracol

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #23 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:43 »
Não é sensor, é uma luz avisadora sempre que  completa 24.000 kms.

Deve ser algo mais que isso, porque a minha SW tem agora 28200km (correia mudada aos 24000) e há pouco tempo acendeu essa luz ... na oficina disseram-me que foi um "lapso" do sensor que mede a correia, porque a correia é mesmo nova!!!



TwisteR

  • Visitante
Re: Custo manutenções Honda SW-T400
« Responder #24 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:45 »
Ok, confirma-se parte do thread do outro fórum...
Em acelerações mais bruscas, há falsos alarmes...  scooter_