Autor Tópico: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS  (Lida 22336 vezes)

rodrigues1

  • Visitante
Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« em: 17 de Fevereiro de 2013, 19:55 »
Tenho lido que os Leds das GTS se apagam provocado pelo aquecimento dos Médios, e para prevenir essa dor de cabeça de trocar as óticas depois de acabar a garantia, fiz o seguinte:

Troquei a lâmpada dos médios por uma H11 com 68 Leds de alto brilho, ( Loja Xenon- Nacional entregam á cobrança ) e baixei a ótica dos máximos para o nível de médios.

Além de livrar os Leds do calor não violo a lei por não circular sem a ótica dos médios acesa até porque de cada vez que saio ando mais de seis horas seguidas durante o dia com o inevitável aquecimento.

Como a lâmpada de leds é insuficiente para iluminar a estrada, quando precisar de médios para circular entre os carros ou me atrasar um pouco e começar a escurecer, ligo os Máximos que ficaram como médios não encandeando ninguém.

Este alteração serve essencialmente para quem circula em Nacionais, onde raramente ligamos os máximos, os médios da GTS até são excelentes e chegam bem para quem circula de noite abaixo dos 100 kms hora.

Além de poupar a bateria porque ás vezes por esquecimento ligamos a Scooter com os médios ligados e como sabem só temos 8 amperes disponíveis para tudo, e com este Brico, ainda sobra carga para ligarmos um GPS ou outro extra ao isqueiro durante horas a fio. 

Uma Lâmpada de 55 w consome 4,5  amperes ficando apenas 3,5 amperes para o resto, stop, mínimos, piscas e pouco mais, por isso é que andamos com a GTS zarolha, para termos os dois médios ao mesmo tempo teria de ter uma bateria maior, um alternador maior, um consumo maior e iria perder potência devido ao alternador maior.

Existe outro método para poupar os Leds que é fazer vários furos de 1 mm na caixa dos Leds para sair o ar quente, eu já o fiz mas ainda não me deu tempo para verificar se resulta, por isso em vez de arriscar esperar para ver o efeito, fiz a alteração mencionada acima.

Pelo menos fica com duas soluções.

Sei que neste momento poucos se preocupam com esta falha da SYM em relação ao apaganço dos leds (que têm a obrigação de durar mais de 30.000 horas), porque ainda estão na garantia, e são obrigados a trocar a ótica mas,....e depois ? sai do nosso bolso e não são baratas.

Nota: Retifiquei os amperes da bateria da 125, são 8 e não 7 amperes,

Abraço

« Última modificação: 08 de Abril de 2013, 21:39 por rodrigues1 »

Cromix

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2013, 21:05 »
A minha GTS não é zarolha, não percebo o que querem dizer com esse termo :/

Offline RC2012

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Corroios
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 600i abs
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2013, 21:15 »
A minha é. _pol_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2013, 21:28 »
Citar
A minha GTS não é zarolha, não percebo o que querem dizer com esse termo :/

Obviamente que me referia ao modelo anterior, que só tem um médio, as de 2012 já vêm preparadas para dois médios acesos, e pelo que li no teu diário de bordo, pareceu-me que já tiveste problemas com os Leds e tens dois médios ou seja dupla dor de cabeça mais tarde.

Saliento que as novas GTS vêm com dois médios acesos porque os piscas são de leds, na anterior são Lâmpadas de filamento, ou seja pouparam o consumo na bateria num lado para colocar dois médios.

Não mexeram em mais nada a bateria continua com 8 amperes ( nas 125, nas 300 é de 10 amperes )
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013, 21:50 por rodrigues1 »

André Rocha

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:19 »
Rodrigues1...

Com todo o respeito....

Ganda maluco.....

Abraço

Mas a scooter do veiga tem 60 000 Km, e só fundiu um led... Mas mais vale prevenir que remediar...

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:20 »
 _pol_ _pol_ _pol_ Já estás batizado!! "Professor Pardal 2" além de vadio da estrada ainda
sabes inventar,  _palmas_ _palmas_  :)) :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:36 »
Olá companheiros

O problema não é o custo do Led, mas sim da ótica inteira, é que forma um conjunto fechado, por acaso até sei como abrir mas para evitar a trabalheira de retirar os Tupperwares da GTS optei por esta solução e até fica catita, a luz dos 68 leds de alto brilho brancos.

Além de poupar os Leds da GTS poupo em Lâmpadas porque a Lâmpada de leds dura em média 50.000 horas  _pol_ e custa 10 euros

E quando tem de acontecer é sempre fora da garantia  _Rolley_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:44 »
Citar
Rodrigues1...

Com todo o respeito....

Ganda maluco.....

Abraço

Mas a scooter do veiga tem 60 000 Km, e só fundiu um led... Mas mais vale prevenir que remediar...

Pois, mas olha que já li aqui no fórum companheiros que já tiveram esse problema com scooters á pouco tempo

Podes chamar maluco á vontade, porque sou  _lol_ _lol_ _lol_

Abraço

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:47 »
Citar
    Já estás batizado!! "Professor Pardal 2" além de vadio da estrada ainda
sabes inventar,       

 _lol_ _lol_ _lol_

Aí pára, não estou a inventar nada, só alterei um bocadinho para poupar... _Rolley_

André Rocha

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2013, 22:49 »
Pois, mas olha que já li aqui no fórum companheiros que já tiveram esse problema com scooters á pouco tempo

Podes chamar maluco á vontade, porque sou  _lol_ _lol_ _lol_

Abraço

 _pol_ _pol_ _pol_

Há dias pensei em si..
Quando estava a tentar inventar uma forma de evitar o assalto à moto sem usar cadeado de disco..
Era colocar a moto no descanso central e fazer um furo para meter um aluquete que não deixe o descanso "fechar"...
Então pensei... "Isto é ideia para imitar o companheiro rodrigues"... eheh
Desculpe lá o Off topic...  _lol_ _lol_

Abraço

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2013, 23:00 »
Citar
Há dias pensei em si..
Quando estava a tentar inventar uma forma de evitar o assalto à moto sem usar cadeado de disco..
Era colocar a moto no descanso central e fazer um furo para meter um aluquete que não deixe o descanso "fechar"...
Então pensei... "Isto é ideia para imitar o companheiro rodrigues"... eheh
Desculpe lá o Off topic...   

Abraço

Boa  _pol_ não te esqueças de mostrar ao pessoal, boas ideias são sempre bem vindas  _lool_

Abraço

André Rocha

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2013, 23:30 »
Boa  _pol_ não te esqueças de mostrar ao pessoal, boas ideias são sempre bem vindas  _lool_

Abraço

Tive essa ideia mas na maxsym não sá muito jeito porque tem pouco espaço..
Vou ver outra forma...

Abraço

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2013, 09:29 »
Citar
Tive essa ideia mas na maxsym não sá muito jeito porque tem pouco espaço..
Vou ver outra forma...

Abraço

Pois é, qualquer invenção é 10% ideia e 90% trabalho, como dizia o saudoso Vasco Santana, + ou - ideias há muitas seu paler.......  _lol_ _lol_ _lol_ o resto é suor

Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro de 2013, 14:23 »
Tenho lido que os Leds das GTS se apagam provocado pelo aquecimento dos Médios, e para prevenir essa dor de cabeça de trocar as óticas depois de acabar a garantia, fiz o seguinte:

Troquei a lâmpada dos médios por uma H11 com 68 Leds de alto brilho, ( Loja Xenon- Nacional entregam á cobrança ) e baixei a ótica dos máximos para o nível de médios.

Além de livrar os Leds do calor não violo a lei por não circular sem a ótica dos médios acesa até porque de cada vez que saio ando mais de seis horas seguidas durante o dia com o inevitável aquecimento.

Como a lâmpada de leds é insuficiente para iluminar a estrada, quando precisar de médios para circular entre os carros ou me atrasar um pouco e começar a escurecer, ligo os Máximos que ficaram como médios não encandeando ninguém.

Este alteração serve essencialmente para quem circula em Nacionais, onde raramente ligamos os máximos, os médios da GTS até são excelentes e chegam bem para quem circula de noite abaixo dos 100 kms hora.

Além de poupar a bateria porque ás vezes por esquecimento ligamos a Scooter com os médios ligados e como sabem só temos 8 amperes disponíveis para tudo, e com este Brico, ainda sobra carga para ligarmos um GPS ou outro extra ao isqueiro durante horas a fio. 

Uma Lâmpada de 55 w consome 4,5  amperes ficando apenas 3,5 amperes para o resto, stop, mínimos, piscas e pouco mais, por isso é que andamos com a GTS zarolha, para termos os dois médios ao mesmo tempo teria de ter uma bateria maior, um alternador maior, um consumo maior e iria perder potência devido ao alternador maior.

Existe outro método para poupar os Leds que é fazer vários furos de 1 mm na caixa dos Leds para sair o ar quente, eu já o fiz mas ainda não me deu tempo para verificar se resulta, por isso em vez de arriscar esperar para ver o efeito, fiz a alteração mencionada acima.

Pelo menos fica com duas soluções.

Sei que neste momento poucos se preocupam com esta falha da SYM em relação ao apaganço dos leds (que têm a obrigação de durar mais de 30.000 horas), porque ainda estão na garantia, e são obrigados a trocar a ótica mas,....e depois ? sai do nosso bolso e não são baratas.

Nota: Retifiquei os amperes da bateria da 125, são 8 e não 7 amperes,

Abraço


Uma solução melhor e definitiva passa por abrir a óptica, (não e tão difícil como isso ) e meter um dissipador de calor nos leds.

O que acontece é que eles fundem mesmo, por excesso de calor vindo dos médios. Isso pode ser colmatado com um simples dissipador de calor. O Audi R8 por exemplo trás dissipadores de calor nos faróis.
A minha Gts não sofre desse problema, felizmente.  Mas a culpa disto é da SYM que já deveria a muito mandar as ópticas com dissipador de calor nos leds, já que os meteu tão próximos do médio.
Mas se alguém me arranjar uma foto de um farol da GTS por detrás para eu verificar uma coisa, talvez ainda tenha uma ideia ainda mais simples.

Abraço
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 14:36 por nunompires »
[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro de 2013, 14:43 »
Citar
Uma solução melhor e definitiva passa por abrir a óptica, (não e tão difícil como isso ) e meter um dissipador de calor nos leds.

O que acontece é que eles fundem mesmo, por excesso de calor vindo dos médios. Isso pode ser colmatado com um simples dissipador de calor. O Audi R8 por exemplo trás dissipadores de calor nos faróis.
A minha Gts não sofre desse problema, felizmente.  Mas a culpa disto é da SYM que já deveria a muito mandar as ópticas com dissipador de calor nos leds, já que os meteu tão próximos do médio.

Concordo contigo Nuno, mas sabes que nem todos têm jeito para mudar uma Lâmpada quanto mais para o Brico a que te referes, eu até tenho jeito e ferramentas para tudo, mas como raramente ando de noite optei por esta solução mais simples, de forma a que possa ser feito pela maioria dos habilidosos.

Depois da garantia vou desmontar tudo e arranjar uma solução permanente, incluindo o isolamento dos Leds ou um dissipador de calor, tipo barras de alumínio coladas por cima da ótica ou onde der mais jeito.

Por agora fica assim.  _pol_

Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #15 em: 18 de Fevereiro de 2013, 14:52 »
Diz -me uma coisa! a tua óptica é totalmente fechada? ou tem respiro como a da GTS mãe?


A Gts mãe tem 3 respiro, não é totalmente fechada. Eu brevemente v ou mudar a caixa de direcção, ja tenho as peças, vou ter que desmontar a parte frontal e depois posto as fotos para verem como é a minha optica.
Pois pode ser a solução para muitos de vocês, é que se não tiverem respiro na óptica se adaptarem o sistema que vem na óptica da Sónia ficam com o problema resolvido


Abraço

[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #16 em: 18 de Fevereiro de 2013, 14:57 »
Totalmente fechada como uma ostra,  _Rolley_ só respira pelo casquilho da Lâmpada e mal....

Aguardo a tua solução

Obrigado

Abraço
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 16:22 por rodrigues1 »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #17 em: 18 de Fevereiro de 2013, 15:04 »
Então a minha solução é óptima, baixo custo, e super simples.

Quando vires as fotos do farol da Ciclope, vais entender tudo o que te disse. Sábado já devo mudar a caixa de direcção  e tiro as fotos e vais entender tudo.


Abraço
[/URL]

Cromix

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #18 em: 18 de Fevereiro de 2013, 15:20 »
Então a minha solução é óptima, baixo custo, e super simples.

Quando vires as fotos do farol da Ciclope, vais entender tudo o que te disse. Sábado já devo mudar a caixa de direcção  e tiro as fotos e vais entender tudo.


Abraço

Depois mete aqui, porque é algo que a ser o problema sistemático da minha, vou exigir que seja feito ao abrigo da garantia!

André Rocha

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #19 em: 18 de Fevereiro de 2013, 18:38 »

Uma solução melhor e definitiva passa por abrir a óptica, (não e tão difícil como isso ) e meter um dissipador de calor nos leds.

O que acontece é que eles fundem mesmo, por excesso de calor vindo dos médios. Isso pode ser colmatado com um simples dissipador de calor. O Audi R8 por exemplo trás dissipadores de calor nos faróis.
A minha Gts não sofre desse problema, felizmente.  Mas a culpa disto é da SYM que já deveria a muito mandar as ópticas com dissipador de calor nos leds, já que os meteu tão próximos do médio.
Mas se alguém me arranjar uma foto de um farol da GTS por detrás para eu verificar uma coisa, talvez ainda tenha uma ideia ainda mais simples.

Abraço

Uma pergunta de inocente... "abrir a ótica" depois não vai acarretar problemas de humidade no interior da ótica??

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #20 em: 19 de Fevereiro de 2013, 13:16 »
Sem querer menosprezar a ajuda do companheiro Nuno, que muito aprecio, gosto de ler os seus DB, mas estamos a falar de duas GTS diferentes.

A GTS do Nuno tem uma ótica central que me parece mais fácil retirar, enquanto que, e falo pela minha, as GTS de duas óticas com leds por cima é muito complicado tirar as óticas, terá de se retirar os espelhos, o vidro e por último a carenagem frontal, porque as óticas estão fixadas na carenagem, inclusive estão presas uma á outra por uma peça metálica, que impede a vibração.

Só sei que demorei duas horas e a trabalhar depressa para desmontar tudo, tenho pena de ter eliminado as fotos da Câmara sem querer só ficou uma como podem ver no link abaixo, mas cheguei a desmontar tudo, dá trabalho  _Rolley_

E o pior é a montagem, andar á procura de onde é um determinado parafuso, temos de coordenar tudo em cima de uma bancada.

Tem parafusos que na desmontagem da carenagem estão por baixo a fixar outra secção e ao montar não nos podemos esquecer deles, pela ordem inversa, senão chegamos ao destino montados em cima do quadro  _lol_

Ou seja a carenagem terá sempre de ser desmontada de cima para baixo porque está montada tipo telha, a peça superior fica sempre em cima da inferior por causa da chuva.

É só parafusos  _careta_

 https://lh4.googleusercontent.com/-Meq2FwlmzI0/USJo4UeluZE/AAAAAAAAAew/NZHYt8xFRoc/s315-c/CarenagemGTS



E a da Ciclope é igual!
O farol esta simplesmente encaixado e aparafusado a carenagem.

Abraço
[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #21 em: 19 de Fevereiro de 2013, 16:14 »
Citar
E a da Ciclope é igual!
O farol esta simplesmente encaixado e aparafusado a carenagem.

Abraço

Aguardo a tua solução Nuno, mas se tiver de alterar as óticas só o farei depois da garantia que acaba em Setembro deste ano, aí sim vou retirar tudo outra vez e optar pela melhor solução.

Não pretendo vender a GTS por isso vou alterar á vontade sem preocupação de desvalorização. aliás se ficar melhor até valoriza mais creio eu. _pol_

Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #22 em: 24 de Fevereiro de 2013, 12:01 »
Afinal são 4
3 Por cima do médio:




Um Por cima do máximo, que tive o cuidado de retirar para vos mostrar,







Abraço
[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #23 em: 24 de Fevereiro de 2013, 17:49 »
Agradeço o trabalho que tiveste Nuno, de facto a ideia de colocar respiradores em cotovelo virados para baixo, é boa, só voltando a desmontar tudo é que vejo o espaço disponível, quando desmontei a carenagem tirei fotos de tudo e eu burro eliminei a pasta onde tinha guardado as fotos sem querer  _martelada_ agora não me lembro bem como é, mas fica a sugestão para ver assim que puder  _pol_ essas peças encontram-se numa loja de canalização.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como poupar os Leds (mínimos) das GTS
« Responder #24 em: 24 de Fevereiro de 2013, 17:52 »
Agradeço o trabalho que tiveste Nuno, de facto a ideia de colocar respiradores em cotovelo virados para baixo, é boa, só voltando a desmontar tudo é que vejo o espaço disponível, quando desmontei a carenagem tirei fotos de tudo e eu burro eliminei a pasta onde tinha guardado as fotos sem querer  _martelada_ agora não me lembro bem como é, mas fica a sugestão para ver assim que puder  _pol_ essas peças encontram-se numa loja de canalização.

A minha vinha de origem assim, ressalva para o facto de os cotovelos estarem acima do encaixe da lâmpada, que lhes da mais protecção para as humidades e para os pós.

Abraço
[/URL]