Autor Tópico: Lentes de contacto  (Lida 11158 vezes)

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Lentes de contacto
« em: 11 de Fevereiro de 2013, 23:59 »
Companheiros alguém tem experiência em utilizar lentes de contacto e a sua utilização em condução de maxi/moto  _pensador_
 Estou pensando em utilizar só para condução, porque com os óculos tenho sempre dificuldade, gostava de ouvir as vossas opiniões
 _convivio_
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 00:13 por horacioalgar »

André Rocha

  • Visitante
Re: Lentes de contacto
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2013, 00:28 »
Tem de ver se na carta de condução aparece alguma anotação especifica que "obriga" o uso de óculos...

fdesousa

  • Visitante
Re: Lentes de contacto
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2013, 01:13 »
Caro companheiro,


O uso de lentes de contacto deve ser orientado por medico oftalmologista ou no mínimo por um optometrista. Uma vez feita essa avaliação há que fazer testes de adaptação à imensa variedade de lentes existentes no mercado. Se o indivíduo evidenciar uma boa tolerância às lentes, pode usá- las em qualquer situação: condução de carro ou motos, desporto, incluindo  a natação ou mergulho, etc.etc.etc.
Digo isto por experiência própria , que as uso há já muitos anos e exprimentei muitos tipos de lentes: descartáveis ou não descartáveis , de uso mensal ou de uso diário. Garanto-lhe que para mim foi a maneira mais cómoda de corrigir o meu defeito de visão, sem interferir com quaisquer das minhas actividades profissionais ou de lazer. Já não sou novo ( 60) e já tenho necessidade de óculos para a visão de perto, como para ler ou escrever, mas raramente dispenso as lentes de contacto para o meu dia a dia de trabalho ( e a minha actividade exige visão minuciosa). Na condução  da máxi, nada melhor. Não atrapalha o uso do capacete, nem embaciam como as lentes dos óculos . Permitem, se desejarmos, o uso de óculos de sol normais. Eu diria que são só vantagens sobre o uso de óculos graduados. A única questão é nos adaptarmos bem e sobretudo seleccionarmos as que melhor se adaptam aos olhos de cada um de nós.
Espero possa ter ajudado alguma coisa.




Boas curvas e  cumprimentos





nd_oliveira

  • Visitante
Re: Lentes de contacto
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2013, 01:22 »
Uso lentes á bastantes anos (mensais) e não tive qualquer problema. Uso-as para tudo, trabalhar, conduzir o carro e a maxi, fazer BTT, natação, praia...

Deves sempre consultar um oftalmologistas para veres qual o melhor tipo de lente que se adapta a ti.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Lentes de contacto
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2013, 02:41 »
Faço minhas as palavras do companheiro FdeSousa e se as lentes próprias para cada pessoa forem limpas com produtos de qualidade comprovada,duram o tempo indicado pelo fabricante (desde que não haja utilizações em situações extremas o que pode provocar a sua inutilização precocemente )
Mas eu sou fan e uso-as e até me esqueço delas;Uma vez perdi uma a fazer BTT ( ia muito devagar num subidão ) e incrivelmente consegui recuperá-la no trilho ( devido ao tom tintado dela) e como levo sempre comigo o recipiente próprio com líquido limpeza, foi só limpar,colocar de novo e siga.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Lentes de contacto
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2013, 09:25 »
A minha mulher só vê vantagens na utilização de lentes de contacto.
Utiliza daquelas da Jonhson & Jonhson e tem estado satisfeitíssima.
Os óculos agora só os usa de vez em quando.

fdesousa

  • Visitante
Re: Lentes de contacto
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2013, 10:14 »
Só mais uma achega sobre o assunto.
Muitas vezes os problemas que surgem com as lentes de contacto são devidos aos líquidos de limpeza ou conservação (alergias, irritações oculares, etc). O uso de lentes descartáveis diárias resolve muito bem esse problema, sem que isso fique muito mais caro, pois poupa-se nos líquidos que deixam de ser necessários, e que não são baratos! Depois se for necessário limpar a lente a meio de  um dia, resolve-se isso com umas gotas de soro fisiológico, que é baratíssimo!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Lentes de contacto
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2013, 10:20 »
Nem mais fdesousa, precisamente!
Pesando os prós e os contras...também me parece que as descartáveis são superiores.
Algo me diz que estás na área fdesousa!  _pensador_  _pol_

Só mais uma achega sobre o assunto.
Muitas vezes os problemas que surgem com as lentes de contacto são devidos aos líquidos de limpeza ou conservação (alergias, irritações oculares, etc). O uso de lentes descartáveis diárias resolve muito bem esse problema, sem que isso fique muito mais caro, pois poupa-se nos líquidos que deixam de ser necessários, e que não são baratos! Depois se for necessário limpar a lente a meio de  um dia, resolve-se isso com umas gotas de soro fisiológico, que é baratíssimo!

fdesousa

  • Visitante
Re: Lentes de contacto
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2013, 12:36 »
Algo me diz que estás na área fdesousa!  _pensador_ _pol_

Tenho ligações à medicina, mas não na área de oftalmologia!!
Sobre lentes de contacto apenas o ponto de vista de utilizador há nnn anos (já nem sei quantos!!!)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Lentes de contacto
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2013, 13:02 »
Infelizmente nem todos os olhos toleram bem as lentes  _thumbdown_
As últimas que usei foram as de uso mensal (silicone-hidrogel), ou seja que é suposto colocar e só tirar ao fim de 30 dias, mas nos meus olhos, ao fim de 8 a 10 horas já não se aguentavam.
A lubrificação era de tal forma insuficiebte que não havia gotas que resolvesse, mas ainda assim era melhor solução do que os óculos. A única coisa que não fazia com lentes era ir ao banho na praia ou na piscina.
Felizmente em 2007 tive oportunidade de fazer uma cirurgia refractiva por lasik, e deixei de usar óculos, embora a pdi já me esteja a exigir novamente óculos na condução nocturna, pelo menos agora tenho visão idêntica nos 2 olhos que antes não tinha  _pol_

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Lentes de contacto
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro de 2013, 13:25 »
Eu também já usei lentes de contacto, mas não me dei lá muito bem.
Experimentei de todos os tipos, mas sentia sempre lá aquele corpo estranho nos olhos.
As que apesar de tudo funcionaram melhor foram as lentes diárias, mas mesmo assim passadas 4 a 5 horas começava a ficar com os olhos irritados.

As últimas que usei foram as de uso mensal (silicone-hidrogel), ou seja que é suposto colocar e só tirar ao fim de 30 dias, mas nos meus olhos, ao fim de 8 a 10 horas já não se aguentavam.
Ficar com as lentes nos olhos 30 dias?!?!  _confuso_
Dessas nunca tinha ouvido falar... tens a certeza que era para por e so tirar ao fim de 30 dias??
As lentes mensais que eu tive, eram mensais mas tinha de as tirar todos os dias para dormir...
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Lentes de contacto
« Responder #11 em: 12 de Fevereiro de 2013, 13:34 »
Eu também tinha que as tirar todos os dias, mas sãopróprias para crianças e velhotes que têm dificuldades no manuseio  _pol_
 
Editado: eram, estas
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 13:51 por cristina »

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Lentes de contacto
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2013, 23:16 »
Viva, fico agradecido por terem respondido e com conhecimento no assunto, pois todos os dias faço uso das maxis 60km diários e como tál tenho de conduzir com óculos progressivos e como nem todos os óculos se adaptam aos capacetes e isso incomoda-me, eu á cerca de um mês troquei de lentes e não consigo me adaptar, porque começo a ver turvo e quando tenho que virar a cabeça nos cruzamentos vejo desfocado, que por vezes sou obrigado a conduzir sem óculos, eu na semana passada fui ao medico oftalmologista e fiz–lhe a pergunta do uso de lentes e ele disse-me que podia usar e ir a uma casa de óculos, mas não me deu mais nenhuma informação e eu fiquei na duvida? Daí eu tentar saber mais informações junto dos companheiros. Quando dizem que existe descartáveis e não descartáveis, qual a experiência em cada uma delas  _pensador_
Um abraço
 _convivio_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Lentes de contacto
« Responder #13 em: 13 de Fevereiro de 2013, 14:03 »
Horácio, as descartáveis são melhores em todos os aspectos: são mais higiénicas, menos arriscadas em termos de possíveis inflamações/infecções, são mais evoluídas, mais testadas, e no fim, até nem são assim tão mais caras  _pol_
MAS, tem que ser um profissional, médico ou optometrista a analisar o teu caso, pois não há 2 casos iguais, e só perante uma análise convreta dos teus olhos é que um profissional pode decidir a melhor escolha!
Só para teres uma ideia, na minha família quase todos têm miopia grave (8, 18, 21,... dioptrias, só para dar 1 ou 2 exemplos) e astigmatismo, e tenho uma prima que usa lentes anuais á mais de 20 anos, a minha irmã usou semi-rígidas muito tempo, eu usei semi-rígidas pouco tempo e silicone-hidrogel durante 2 ou 3 anos, mas enquanto elas sempre conseguiram usar tóricas (que corrigem também o astigmatismo) eu tive sempre que prescindir da correcção do astigmantismo, porque o meu olho direito fazis rodar a lente  _confuso_ e no caso da lente tóprica, a posição é importante  >:D
 
 Vai a um optometrista! em quase todas as ópticas há um  _pol_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Lentes de contacto
« Responder #14 em: 13 de Fevereiro de 2013, 16:37 »
Se querem um optometrista de qualidade em lentes de contacto, vão à OMB (antigo Centro Delgado Espinosa) no Marquês de Pombal (nº1, penso) - 3º andar.

Para lentes de contacto não conheço melhor.

Eu usei lentes de contacto desde os 9 anos de idade até aos 30 e muitos, até que fiz a operação à miopia.
Usei rígidas, semi-rígidas e hidrófilas (na altura chamadas de gelatinosas).

Abraços.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Lentes de contacto
« Responder #15 em: 13 de Fevereiro de 2013, 23:55 »
Horácio, as descartáveis são melhores em todos os aspectos: são mais higiénicas, menos arriscadas em termos de possíveis inflamações/infecções, são mais evoluídas, mais testadas, e no fim, até nem são assim tão mais caras  _pol_
MAS, tem que ser um profissional, médico ou optometrista a analisar o teu caso, pois não há 2 casos iguais, e só perante uma análise convreta dos teus olhos é que um profissional pode decidir a melhor escolha!
Só para teres uma ideia, na minha família quase todos têm miopia grave (8, 18, 21,... dioptrias, só para dar 1 ou 2 exemplos) e astigmatismo, e tenho uma prima que usa lentes anuais á mais de 20 anos, a minha irmã usou semi-rígidas muito tempo, eu usei semi-rígidas pouco tempo e silicone-hidrogel durante 2 ou 3 anos, mas enquanto elas sempre conseguiram usar tóricas (que corrigem também o astigmatismo) eu tive sempre que prescindir da correcção do astigmantismo, porque o meu olho direito fazis rodar a lente  _confuso_ e no caso da lente tóprica, a posição é importante  >:D
 
 Vai a um optometrista! em quase todas as ópticas há um  _pol_

Viva Cristina, essas descartáveis são diárias?  _pensador_


Se querem um optometrista de qualidade em lentes de contacto, vão à OMB (antigo Centro Delgado Espinosa) no Marquês de Pombal (nº1, penso) - 3º andar.

Para lentes de contacto não conheço melhor.

Eu usei lentes de contacto desde os 9 anos de idade até aos 30 e muitos, até que fiz a operação à miopia.
Usei rígidas, semi-rígidas e hidrófilas (na altura chamadas de gelatinosas).

Abraços.

Viva Pianoman, pois eu vou ter que ver uma casa aqui pelo Algarve, mas também gostava que fosse alguém de confiança, porque isto de mexer com a visão é algo muito delicado  _convivio_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Lentes de contacto
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2013, 13:07 »
Viva Cristina, essas descartáveis são diárias?  _pensador_


Há pelo menos diárias, semanais, quinzenais e mensais, mas um optometrista esclarece todas essas dúvidas  _pol_

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Lentes de contacto
« Responder #17 em: 15 de Fevereiro de 2013, 03:36 »

Há pelo menos diárias, semanais, quinzenais e mensais, mas um optometrista esclarece todas essas dúvidas  _pol_

 _pol_

Ok vou me informar com optometrista  _pol_  _convivio_