Autor Tópico: Manual do Bom Pendura  (Lida 18988 vezes)

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Offline Curtinights

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #25 em: 26 de Agosto de 2014, 13:55 »
Muito bom tópico sem duvida.
Nos milhares de km que fiz durante os 16 anos em que andei de moto fazia-o quase sempre com a minha pendura que nas viagens mais longas adormecia, quer na DTR quer na Suzuki 500, é sempre bom levarmos um elástico daqueles para atar a bagagem para prendermos a pendura ao nosso corpo LOL.

Já agora só mais uma achega, alem de tudo o que foi dito e que ensinei aos meu filhos

1- Monta o condutor depois o pendura
2- o Pendura só monta com "ordem" do condutor
3- MUITO IMPORTANTE montar e desmontar da moto sempre pelo lado contrario ao escape.
4-Só desmonta da mota com "ordem" do Condutor
5- se monta pelo lado esquerdo, pé esquerdo no estribo, apoia nos ombros do condutor, alça a perna direita e senta.
se for pela direita é o inverso, pe direito no estribo etc...
Sergio Pedro Braz
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albertomssilva

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #26 em: 02 de Setembro de 2014, 11:41 »
muito bom. obrigado!

Offline jiujiman

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #27 em: 25 de Dezembro de 2014, 19:40 »
Muito bom obrigado
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

playerfoxinot

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #28 em: 22 de Setembro de 2015, 18:08 »
Ora bem como sou novo estas andanças, ainda não levei a ''minha pendura'' , mas estará para breve.

Uma questão, tendo eu uma pcx com um banco assim:


a pendura deve ir atras daquele pequeno encosto certo?

agarrada a mim e de costas firmes? é que se se encostar a mim pode correr o risco de bater capacete com capacete, não?

desculpem a chatice  :))

Offline Carlujo

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #29 em: 23 de Setembro de 2015, 11:52 »
Ora bem como sou novo estas andanças, ainda não levei a ''minha pendura'' , mas estará para breve.

Uma questão, tendo eu uma pcx com um banco assim:


a pendura deve ir atras daquele pequeno encosto certo?

agarrada a mim e de costas firmes? é que se se encostar a mim pode correr o risco de bater capacete com capacete, não?

desculpem a chatice  :))

Exatamente, a pendura tem que ir atrás desse encosto.
Se for muito junto a ti, prepara-te para levares "capacetadas" nas travagens, desacelerações... Pode ir um pouco mais atrás e agarrar-se às pegas laterais.
Eu, na minha maxi e na da minha esposa (Keeway Cityblade, muito idêntica à PCX), coloquei top-case com encosto. Além do espaço de carga aumentar imenso, é mais seguro e muito mais confortável para o pendura.
Espero ter ajudado.  _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2014) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
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playerfoxinot

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #30 em: 23 de Setembro de 2015, 16:57 »
o top case será compra no futuro.

ela ir agarrada as laterais ou seja, mais hirta,  não causa desiquilíbrio?

Offline EMNovo

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #31 em: 16 de Novembro de 2016, 15:04 »
o top case será compra no futuro.

ela ir agarrada as laterais ou seja, mais hirta,  não causa desiquilíbrio?

O meu filho começou a andar comigo há cerca de 3 semanas e desde o início que lhe disse para se agarrar às pegas laterais. Tem-se portado muito bem e não causa desequilíbrio.
Só a título de comparação, esta semana, pedi-lhe para se agarrar a mim em vez das pegas. Demos uma pequena volta e piorou para ambos: ele sentiu-se menos seguro e eu senti todos os puxões, empurrões e algumas capacetadas. Voltámos de imediato às pegas.
Eduardo Novo

salervav2014

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #32 em: 26 de Fevereiro de 2017, 00:01 »
Boas companheiros
De realçar um Optimo topico este Manual do bom pendura.
Verifiquei, que ao fim e ao cabo pela pouca experiência que tenho os parcos 4000km , e tavez praticamente metade
Com a minha pendura Céu,  as regras foram intuitivas,
Fizemos desde o inicio como mandam as regras.
Mas considero de grande valor todas as opinioes aqui partilhadas.
Unica coisa diferente é que ela se sente mais segura segurando nas cintas de aperto da cintura do meu blusao. E desde o inicio nao dou por ela a nao ser numa paragem e depois arrancar..
Muito Bom. Parabens a todos.
Boas voltas

Offline Vitor Silva

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Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #33 em: 09 de Janeiro de 2018, 18:29 »

Excelentes mandamentos! Para imprimir, encadernar e oferecer a minha pendura...que bem precisa!
Abraço. ..e boas passeatas?


A pedido de algumas famílias algarvias  ;) aqui vai:

Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor.

Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.

8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);

18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...

19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;

20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716