Autor Tópico: Manual do Bom Pendura  (Lida 35734 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Manual do Bom Pendura
« em: 21 de Dezembro de 2009, 23:09 »
A pedido de algumas famílias algarvias  ;) aqui vai:

Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor.

Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.

8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);

18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...

19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;

20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 18:15 por admin2 »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2009, 00:38 »
Excelente Cristina!!


proponho que este manual seja acrescentado pelas experiências dos (as) penduras do CPM e depois se torne tópico fixo.


 8)


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2009, 09:05 »
Concordo com o Ferro...
E vou colocar, se não te importas, no Fórum 125cc...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


ahlagos

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #3 em: 22 de Dezembro de 2009, 22:31 »
Obrigado Cristina! Eu e a pendura agradecemos.....

big_waves

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #4 em: 08 de Janeiro de 2010, 10:31 »
Obrigado cris tenho de por a minha pendura a ler isto  _pol_  _pol_

Offline Paty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 135
  • Localidade: Cacém
  • Marca: Sym
  • Modelo: Joyride 125 evo
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #5 em: 08 de Janeiro de 2010, 13:35 »
Ora,

aqui está um assunto, no qual sou entendida e do qual até me posso gabar, pois parece que sou uma boa pendura, pelo que diz o condutor, claro...

Relativamente ao "Manual" todos os pontos são importantes, mas sendo óbivios, não os vou comentar todos. Saliento apenas alguns, por entender que são de extrema importância.

O acompanhar a curva, quer junto ao corpo do pendura, quer encostado ao encosto ou top-case é sem dúvida colaborar para a estabilidade na condução. Nem me atrevo a não o fazer!!

O apoiar-me mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito, sempre o fiz por instinto, não sei se por me sentir mais segura, mas o facto é que resulta também na estabilidade da scooter.

"Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra." - Bem... nesta dei uma mega gargalhada! Nem no lugar de condutor chego com os pés ao chão! No lugar do pendura, então!... ;)

O juntar-me o mais possível ao corpo do condutor por causa da oscilação quando está vento, é outra coisa que também faço por instinto. O meu marido, até já me disse que quando está muito vento, prefere andar comigo na mota, porque sente mais estabilidade... será que foi alguma indirecta e me está a querer dizer que engordei?  _policia_

Mesmo que olhe para o conta quilómetros, não me manifesto, pelo menos nunca o fiz. A única manifestação que faço, e já tem sido útil, é apertar um bocadinho, com as mãos de lado (no rabo, claro que me aproveito da situação :) ) quando algum carro está a mudar de faixa ou a entrar ao nosso lado, demasiado perto, para ele perceber e percebe logo que temos alguém junto demais. Normalmente ele já sabe que se faço isso é para ele ver o que se passa.

E por norma, estou sempre atenta ao trajeto... mesmo assim, quando acontece  dar um saltinho no banco e ficar desajeitada, para me colocar bem novamente, espero por uma recta, levanto simultaneamente os pés das peseiras, apoio-me nas pegas, levanto o rabiosque e ajeito-me. As primeiras vezes que fiz isto, quando parávamos, perguntava-lhe sempre se o tinha desiquilibrado quando me ajeitei e a resposta era sempre a mesma: "não dei por nada!", portanto, percebi que posso continuar a fazê-lo sempre desta forma, que é também a mesma forma que uso para me chegar para a frente, quando o vento aperta e me colo a ele :D

Espero ter ajudado ;)


Rider

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2010, 20:17 »
Companheiros, quando paramos a mota, quem sai primeiro o pendura ou o condutor?
Caso seja o condutor, qual o procedimento a seguir, primeiro sai o pendura enquanto o condutor segura a moto ou colocamos o descanso lateral ou o central (neste caso ja custa pois existe o peso do pendura) e depois sai o pendura?
Obrigado.   ;)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2010, 00:03 »
Normalmente desmonta 1º o pendura e só depois o condutor, mas quem como eu não tem muita força, pode ser necessário apoiar a mota no descanso lateral, e assim pode sair 1º o condutor  _pol_


Colocar no descanso central com o pendura montado, não sei se é possível  _pensador_

samuelpsousa

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2011, 10:33 »
Olá,

Embora apergunta possa parecer um pouco descabida nunca andei com pendura nem a pendura andou de moto.

Nelson Bruno

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2011, 12:16 »
Bom companheiro, apesar de eu ter apenas 3 meses e 2800 Kms da Maria, eu também á poucos dias iniciei pequenas viagens com uma pendura.

Pareceu-me que voltei ao inicio, tremo bastante nos arranques e paragens...
Custa-me ainda imenso fazer as curvas mais apertadas e rotundas bem feitas...
Ainda não consigo passar pelos carros como sem pendura...

Conclusão:

Voltei ao inicio a andar devagarinho, com muito cuidado e aprender a conduzir a Maria...

 _careta_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2011, 12:28 »
Viva!

Confiança

O pendura tem de sentir confiança.
Confiança na máquina. Não pode estar a pensar se vai rebentar o pneu, se vão em frente na curva, se vão bater no enlatado....
Confiança no condutor. Se o condutor inclina a máquina em curva é porque sente que a pode inclinar. O pendura deve seguir o mesmo movimento.

Descontracção

Ter um pendura firme e hirto, não dá!!! O pendura quer-se flexível e em harmonia perfeita com a máquina. Os três (máquina, condutor e pendura) deverão funcionar como só um corpo. O pior que pode acontecer é termos uma força contrária ao movimento, nomeadamente se a curva é para a esquerda e o pendura inclinar-se para a direita!!

Tive uma pendura que me agarrou na zona dos rins e puxava-me a camisola para a esquerda se a curva fosse para a esquerda e vice-versa. Eu parecia uma marioneta!!! Sem dúvida hilariante mas nada funcional....

Atenção

O pendura deverá ir com atenção à condução de forma a se preparar para o próximo movimento. Com a experiência isto já sai naturalmente.

No inicio, sempre que travava levava uma carolada da minha pendura... Também é necessário aprender a segurar o corpo!!!

Prazer

Sem dúvida que este é o ponto mais importante. Se o pendura não sente prazer em viajar de Maxi, será sempre um sofrimento qualquer viagem.

É normal nas primeiras viagens sentir-se desconfortável, com os kms e experiência este desconforto vai-se transformando em prazer. Há quem nunca chegue a este estado....

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2011, 12:43 »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2011, 14:47 »
O 'manual' de que a Cristina deu o link é muito útil e contém as informações essenciais.
Como uma das principais razões k me levaram a comprar a minha SYM 125 Evo foi, justamente, transportar os meus filhos aos e dos treinos deles, esta informação interessou-me.
Por outro lado, como não tinha qualquer experiência de conduzir motas quando comprei a minha, em Julho de 2011 (excepção feita a uma Maxi Puch que conduzi há mais de 30 anos  :o), talvez o meu contributo seja relevante. Porquê? Porque, apesar de só agora ir começar a transportar os meus rapazes de forma mais regular, entretanto já os levei como penduras vezes suficientes para ter uma ideia das diferenças entre conduzir com e sem pendura. Então, comigo é assim:
- o pendura monta depois e desmonta a Roncinante antes do condutor;
- o pendura não deve ir demasiado descontraído (como o meu filho mais velho), pois, à primeira travagem mais brusca, acerta uma cabeçada com o capacete dele no capacete do pai; _martelada_
- o pendura deve apresentar uma postura corporal relativamente descontraída, de forma a deixar-se transportar, procurando que o seu corpo constitua uma massa com movimentos idênticos, na forma e no tempo, aos do condutor e da mota (e não como o meu rapaz mais novo, nas suas primeiras vezes, que parecia um pinheiro plantado atrás de mim, de tão hirto que ia); _polb_
- o pendura, pelo seu peso, agrava as dificuldades de progressão da mota nas condições de circulação em que esta mais dificuldades tem (por exemplo, uma 125 cc, numa subida, se levar pendura, é muito mais lenta) e torna a direcção da mota substancialmente mais leve, circunstâncias que o condutor deve ter sempre presentes; 
- o pendura deve ir quietinho, pois os seus movimentos influenciam muito negativamente a condução, já que os seus efeitos são transmitidos (à mota e ao condutor) como que amplificados. Por isso, o pendura deve sentar-se no banco da forma mais confortável possível e fazer todos os ajustes necessários para encontrar a melhor posição com a mota ainda parada, nunca em movimento (como fazia o meu filho mais novo até eu chamar a atenção  _Zang_). Se tiver necessidade absoluta de se movimentar no banco com a mota em movimento, o pendura deve apoiar-se o mais possível nas peseiras antes de dar ao rabinho  _Rolley_, por forma a disfarçar o mais possível a sua movimentação.
E pronto, o que considero essencial está dito. Embora tudo isto já tenha sido escrito por outros membros, pareceu-me relevante dar conta da minha própria experiência, por ser também a de um motard  scooter_ (??) muito recente.

samuelpsousa

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2011, 22:20 »
Olá,

Muito obrigado a todos os que responderam.
Vou ler com atenção e tentar passar a mensagem á pendura.


sin_laden

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2011, 04:29 »
Manual óptimo, vou tentar passar aos penduras que levar, para não estar perto de cair como me aconteceu na primeira vez que tentei levar alguém na minha Marisa Cruz.

Su Salvador

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2012, 13:13 »
 Muito interessante mesmo!!!

Eu nas minhas primeiras voltas como pendura _polb_ fui um desastre.
Nas curvas fazia exatamente o contrario da regra, ou seja, o Luis inclinava a Cementina para a direita e eu inclinava-me
Para a esquerda _corado_ Ainda teimava com ele que assim é que devia ser para equilibrar...eu nunca tinha andado de mota
mas tinha a mania  _Rolley_
Agora que conduzo sei mesmo o que define um bom de um mau pendura, a minha filha mais velha quase que dança a salsa
la atrás, sobe sem avisar e quase sai em andamento, confia demasiado em mim e de vez em quando tem de levar um berro _mau_
Muito bom topico sem duvida, vou imprimir as regras e esfregar o papel naquela cara gira de adolescente com a mania  _reg_

Ramos

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #16 em: 25 de Abril de 2012, 18:10 »
Excelentes dicas  _palmas_ obrigado Cristina e Companheiros  _palmas_ vou obrigar a minha pendura a lêr  _pol_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Manual do Bom Pendura
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2013, 08:49 »
Obrigado Crstina,

Mais uma boa ajuda para quem como eu se está ainiciar nestas lides.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Zapman

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #18 em: 22 de Março de 2013, 21:31 »
Grande "post".

Extremamente útil... _pol_

Vaporeon

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #19 em: 22 de Março de 2013, 21:45 »
Realmente bom post, nunca tinha lido estas regras, contudo a minha esposa (maioritariamente a minha pendura nos tempos em que tinha a Keeway TX125) ela sempre fazia as coisas bem,tirando as cabecadas com o capacete as vezes nas travagens mais bruscas...

Muitos deviam ler este topico  _pt_

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #20 em: 03 de Dezembro de 2013, 16:18 »
Tópico muito útil,  _palmas_principalmente para quem está a começar, como eu, e provavelmente vai já começar a andar com pendura.

Obrigada scooter_

Algarvia40

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #21 em: 06 de Dezembro de 2013, 14:55 »
Os meus parabéns a quem postou este tópico!!! Excelente!  _pol_ _pol_ _pol_

Já agora no que toca a pendura, já o fui ( pouquissímas vezes) e detesto sê-lo!!

1º sou mais alta que o meu marido ( questões de cm) mas que faz diferença a quem anda atrás

2º ele detesta andar comigo de pendura ( hihih diz que estou pesada )

3º cada 1 tem a sua maxi

Agora no que toca a quem anda connosco de pendura, no meu caso são os meus filhos, mais a rapariga, que é a minha "co-piloto" em quase, senão todas, as saídas na maxi. é como se não desse por ela....e parece que toda a curta vida ( 15 anos) andou de moto. Quem já a viu comigo e costuma andar atrás em passeios, diz que tem uma sintonia perfeita com a condutora. Apenas ainda não consegue é evitar algumas "cabeçadas" que me dá, por vezes quando tenho de travar e ela não repara.

Em relação ao descer e subir, todos eles ( são 3 filhos) já sabem a regra do mesmo....pergunta sempre se pode, tanto descer como subir, além de que, para as duas situações eu chego-me à frente do banco, e eles já sabem que é para......

Nas situações de vento, acompanham muito bem a condutora. O que mais dizer sobre?!?! Mais uma vez excelente tópico e acho que as vou imprimir....hehehe nem que seja para posteriores penduras!!! :)

Offline RogerNeto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Lagoa - Algarve
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 750
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2013, 18:55 »
 Bom Post. _palmas_  _palmas_  _palmas_

Posso-me gabar de ter uma boa pendura, é como se fosse sozinho, para subir ou descer mete-me a mãozinha no ombro, dá um apertãozinho e já sei pés bem firmes no chão, que ela vai montar ou desmontar. Sempre muito atenta aos outros que circulam, sejam enlatados duas rodas ou peões.

Mesmo assim vou alertá-la para ler este tópico, nunca é demais.

Cumps.
R.Neto
Sym GTS125i CBS de 30/12/2011 a 01/02/2014 com 23.713,6Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 400 L03-1/02/2014 a 16/10/2015, com 29.531Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 650 Z Exec. 0Km 21/10/2015 a 26/08/2021, foram 69.180Km de prazer.
Honda Forza 750, 0Km 26/08/2021

Blackpanther

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #23 em: 17 de Março de 2014, 23:56 »
Mto bom mesmo...a brincar a brincar mas informação fundamental para quem anda à pendura!   _palmas_ _palmas_ _palmas_

Morgas

  • Visitante
Re: Manual do Bom Pendura
« Responder #24 em: 01 de Agosto de 2014, 22:34 »
Obrigado Cristina tenho de por a minha cara metade a ler isto.  _lol_
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 23:38 por M.Careca »