Autor Tópico: Curiosidade no consumo de óleo  (Lida 8994 vezes)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Curiosidade no consumo de óleo
« em: 25 de Janeiro de 2013, 22:27 »
A minha Mota estava a consumir muito óleo (+- 1,5l cada 3000km)pouca gasolina(2,8l/100km) desde Agosto até Dezembro.
Agora deixou praticamente de gastar óleo acrescentei entre muda +-4dl e o consumo de gasolina aumentou para 3,8l. O tipo de condução mantém-se os percursos também, não foi mexida mecanicamente,não mudei de marcas de óleo/gasolina....tudo na mesma.
Obs: não há vestígios de gasolina no óleo.
Se a alguém já sucedeu semelhante coisa comente, se não comente na mesma.
A mota é a Honda Cn250
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2013, 21:49 »
Isso é muitíssimo estranho. Eu li bem????

Disseste que a tua Cn250 consumia 1,5L de óleo a cada 3000Km?  _pensador_

Efectivamente o título que colocaste é uma curiosidade. Desconheço a razão, mas é de facto estranho pois se dissesses que eram 1,5L em 10000Km era menos estranho, mas ainda assim  _Rolley_

Que marca de óleo é que tinha? Daqueles de supermercado ou de marca conceituada?

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2013, 21:27 »
Pois é leste muito bem!
Não houve alterações  e deixou de gastar e o óleo é continente 9€.
O 1,5 aos 10000 é o que está a gastar agora e estou todo satisfeito, mas sempre me disseram que este motor consome. A que tive que comprar para peças, o motor está com a biela partida por falta de óleo.......portanto, acredito.
Agora o consumo também aumentar  de forma tão significativa também é estranho e sem perdas pelo menos visíveis. Continua a desenvolver bem e tem potência.
Poderia ser algum segmento que prendeu e agora se soltou, não sei. Nem nunca ouvi nenhuma situação destas.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2013, 22:18 »
Eu estou como tu companheiro, nunca ouvi falar de tal coisa e penso que é a primeira vez que tenho conhecimento de um consumo de óleo assim como relataste.
No entanto, o que interessa é que, fosse qual fosse a causa, ficou resolvido por si só e tens aí máquina para muito mais!  _palmas_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2013, 13:11 »
válvulas, caro amigo.

A abertura das válvulas influencia o consumo de gasolina e de óleo. É a única explicação que vejo para isso. Tive um problema semelhante de excesso de consumo de óleo, não eram as válvulas era o respiro do cárter entupido.
Mas a abertura das válvulas estava e esteve nas minhas opções.
Outra coisa, com um consumo tao exagerado de óleo podes ter criado, o que se chama carvão (não me lembro do nome disto) no assento das válvulas, que acabou por tapar a folga que tinhas no assento das válvulas, inibindo assim o consumo, mas como elas ja não abrem bem aumenta o consumo da gasolina. Isto pode ser visto quando afinares as válvulas.
A historia do segmento é verídica e já aconteceu a muita boa gente, mas o que estranho e o subir o consumo de gasolina.
Outra coisa...... podes andar com a mota mais fria (termostato prendeu a meio) o que diminui a temperatura de funcionamento da mota (aumentando o consumo) diminuindo o de óleo porque não aquece tanto e diminui a fluidez. (se fazes poucos km de seguida esta é a melhor opção).





Abraço

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 13:23 por nunompires »
[/URL]

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2013, 17:46 »
válvulas, caro amigo.

A abertura das válvulas influencia o consumo de gasolina e de óleo. É a única explicação que vejo para isso. Tive um problema semelhante de excesso de consumo de óleo, não eram as válvulas era o respiro do cárter entupido.
Mas a abertura das válvulas estava e esteve nas minhas opções.
Outra coisa, com um consumo tao exagerado de óleo podes ter criado, o que se chama carvão (não me lembro do nome disto) no assento das válvulas, que acabou por tapar a folga que tinhas no assento das válvulas, inibindo assim o consumo, mas como elas ja não abrem bem aumenta o consumo da gasolina. Isto pode ser visto quando afinares as válvulas.
A historia do segmento é verídica e já aconteceu a muita boa gente, mas o que estranho e o subir o consumo de gasolina.

Abraço


Também, já pensei que era altura de afinar válvulas, já percorri cerca de 25000km sem mecher em nada, pelo que se calhar está na altura.
Obrigado pela dica, que confirma o que eu também desconfiava, vou já ver o tubo de respiro do cárter, aproveito e limpo o carburador.

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013, 20:46 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #6 em: 28 de Março de 2013, 22:05 »
Como se mantém tudo igual, vou ao mecânico.
Depois dou notícias.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

power-full

  • Visitante
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #7 em: 12 de Agosto de 2013, 08:45 »
boas .. eu trabalhei em conjunto com a moto-sado ou honda sabo uma coisa assim..lol

é que esses motor vinham montados nos kart´s.... o que nos acontecia com muita frequencia era o oleo desaparecer para o filtro de ar.. e muitas das veses o kart comia o oleo.. cheguei a desmontar motores para ver seguementos ..etc etc e nada nunca consegui aporar esse dito consumo.. mas como estavamos com a honda estavamos bem.. fizemos o que nos pediram.. e foi uma coisa muito simples meter oleo castrol 20w50 que é um pouco estranho no nosso pais... mas é verdade ate á data o consumo de oleo a nao ser por desgaste de seguementos etc etc .. nunca mais apareceu!! outra coisa é teres de mudar de 5 em 5 mil km.. porque depois disso o oleo começa a fugir..lol









se precisares do manual de peças do motor diz que eu devo ter algures pelo pc..lol

ou podes ver na minha pagina do bikepics

http://www.bikepics.com/members/power-full/07cn250/

power-full

  • Visitante
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #8 em: 12 de Agosto de 2013, 08:47 »

Também, já pensei que era altura de afinar válvulas, já percorri cerca de 25000km sem mecher em nada, pelo que se calhar está na altura.
Obrigado pela dica, que confirma o que eu também desconfiava, vou já ver o tubo de respiro do cárter, aproveito e limpo o carburador.

a afinaçao disso é simples e dos motores mais facies que conheço ate aos dias de oje.. nao é preciso desmontar nada..lol
 apenas motor quente e desapertar 2 parafusos e ja esta..lol

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Curiosidade no consumo de óleo
« Responder #9 em: 01 de Novembro de 2013, 21:37 »
a afinaçao disso é simples e dos motores mais facies que conheço ate aos dias de oje.. nao é preciso desmontar nada..lol
 apenas motor quente e desapertar 2 parafusos e ja esta..lol


Obrigado companheiro. só agora vi a ajuda prestada.
Atenção aos radares! Eles andem aí!