vou dar-te o exemplo numa Tmax 500, que é o que eu conheço!
TESTE
1-Yamaha Tmax 500 com, variador JCosta Evo2R, Filtro BMC, Akra Racing Line, RapidBike III
2-Yamaha Tmax 500 com, variador JCosta Evo2R, Filtro BMC, Akra Racing Line
em relação ao 1- tinha acoplado um botão com 2 mapeamentos diferentes e notava-se a diferença entre eles! realmente a moto ficava mais rápida e sentia-se isso! para melhor afinação é necessário um banco de ensaio (permite puxar a moto em mais 1000rpm).
preço da brincadeira - 700€ aproximadamente
em relação ao 2- a diferença para a Tmax 1- não justifica os 700€ pedidos!
com a aplicação do Variador, aí sim é brutal o poder de aceleração, vale o investimento
o Powercommander V (Fuel and Ignition) para a Tmax fica em mais ou menos 500€ tem já uma série de mapas feitos de fábrica. é só aplicar, sendo possível tirar mais partido dele em banco de ensaio! Não esperem milagres
Conclusão: justifica-se a aplicação de um PC ou RapidBike no caso de a moto ter umas transformações valentes de motor, no caso da Tmax (cilindro 560cc da Malossi, colectores, cabeça do motor rebaixada, carretos, etc...)
...em relação á 125cc penso não haver justificação para tal! só se primeiro trabalhares no motor, cilindro 180 e vai por aí fora...a fiabilidade pode ficar comprometida e os consumos disparam em flecha