Autor Tópico: Tenho medo de gastar 1 tostão  (Lida 50224 vezes)

Altar

  • Visitante
Tenho medo de gastar 1 tostão
« em: 16 de Janeiro de 2013, 23:02 »
Não sei se eu sou um medroso ou se alguns são aventureiros

Falo na compra de uma Scooter, nesta conjuntura de crise e de total incerteza quanto ao futuro

Eu sou FP, analista programador, a minha mulher é professora, somos ambos efectivos, os ordenados têm vindo a descer mas ainda chegam graças a Deus para viver, não é como antes, mas dão

Tenho 2 filhos, um de de 10 e outro de 14

Tenho um carro apenas, um Astra H 1.3 Cosmo de 5 portas, este é o meu único veículo de transporte

Precisava mesmo de comprar uma mota, porque é o mais barato, mas eu não consigo deixar de ter medo

Tenho até dinheiro para dar a pronto por um carro barato novo, tipo o Suzuki Alto de 9000 euros e ainda me sobra na poupança para ter alguma segurança, mais ainda me fica se optar por uma Scooter

Mas tenho medo de gastar 1 tostão da poupança, serei demasiado medroso ?

Eu e a minha mulher já tivemos um corte de 5% nos salários do tempo do Sócrates, agora mais os subsídios e mais a sobretaxa do IRS e os novos escalões

Em 2014 com o corte de 4 mil milhões pode também tocar aos FP

Daqui a 4/5 anos um dos meus filhos entra na faculdade com propinas para pagar de 1000 e tal euros, mais IMI, mais seguros do carro, etc...

Se tiver mais 1 veículo é mais despesa, cada vez que faço contas fico mesmo desanimado, tenho medo de gastar 1 tostão pelo menos enquanto não se vir 1 luz ao fundo do túnel - mas ela foi apagada ou retirada, podiam pelo menos ter substituído por uma LED

digam-me, sou eu que sou demasiado medroso ? não vos acontece o mesmo ? eu até evito comprar umas botas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:10 »
Não sei o que te diga, pois isso é uma decisão que te cabe inteiramente a ti, pois efectivamente o dinheiro é teu e deverás saber as prioridades que tens...nomeadamente os teus filhos.

Mas não és nenhum...e vou ser taxativo "medroso", bem pelo contrário! Estás a pesar os prós e os contras que é o que todos nós fazemos nestes tempos mais difíceis. Acho que fazes bem em pensar no assunto e reflectir.

Uma coisa te posso garantir a 100%: ganhas anos de vida se começares a andar de maxiscooter!
Não sou só eu que o digo. É toda esta família do CPM que o diz!  _pol_

Vais para o trabalho com outra cara e no final do dia quando voltares para casa, só de saberes que vais andar de maxi, ainda ficas melhor!

nsilva

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:17 »
O que eu tenho a dizer...
Imagina então o exemplo do meu pai:


Trabalhava no Tribunal de Sintra e vivemos em Campo de Ourique.
Usava o carro, gastava mais de 100€ em combustivel (Nissan Micra 1.0 16V)


Começou a ir de metro... A coisa melhorou, passou a ficar por cerca de 80€ o passe (aproximadamente)


Até que.... Foi ver a 125 ao Stand....
E disse para si próprio...
Porque não ? A mota paga-se a si própria em termos de consumos...
E assim foi, comprou e com o tempo poupámos bastante e ele ainda ganhou prazer.


Compre a maxiscooter companheiro, sei que estamos em crise... Mas aproveite agora, pois hoje está a 2000€ amanhã está a 4000€.


Vai poupar em muitos casos, mas também à que ser brando na condução para não pagar muito nas revisões.


Quanto à mota, também vai haver um Contra....
Quando a tiver, vamos organizar um evento, vamos batizá-la e depois não vai querer ficar em casa a ver os Videos dos Eventos.... Vai querer vir.


Compre.... Mas compre bem, e economize.


Cumps

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:19 »
Aparece um dia numa turtulia do CPM e faz as perguntas todas e ai verás as maquinas e o ar feliz de toda a familia CPM em andar de scooter. A crise é para todos mas não é por isso que deixamos de ser felizes.
Aparece um dia  _pol_

scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

Altar

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:22 »

Uma coisa te posso garantir a 100%: ganhas anos de vida se começares a andar de maxiscooter!
Não sou só eu que o digo. É toda esta família do CPM que o diz!  _pol_

Vais para o trabalho com outra cara e no final do dia quando voltares para casa, só de saberes que vais andar de maxi, ainda ficas melhor!

isso sei eu, que é um prazer enorme, por isso tenho esta tentação em comprar mas tenho medo em gastar dinheiro

Queria comprar uma Kymco 300i ABS, que custa 4600 euros + 300 de documentos + capacete + blusão

Depois o seguro, tenho que pensar que me podem roubar a mota, são mais 300 euros por ano

todas estas despesas fazem-me pensar e tenho medo porque não sei o futuro, eu só consigo ver tudo negro

se fosse há 2 anos atrás quando eu tinha subsídios e etc....eu não estava assim, mas agora....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:37 »
Agora é que percebi que tens carta....

A escolha da Kymco 300 não é boa! É excelente.  _palmas_

Uma excelente maxiscooter sem dúvida e que tem aqui diários de bordo ilustrativos da boa base mecânica que possui.


Altar

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:40 »
Agora é que percebi que tens carta....

A escolha da Kymco 300 não é boa! É excelente.  _palmas_

Uma excelente maxiscooter sem dúvida e que tem aqui diários de bordo ilustrativos da boa base mecânica que possui.

aiiii....Sapiens....seu tentador, pareces Satanás :)

Licas

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:41 »
Meu caro, compreendo a tua preocupação.  :-? Aliás, acho que todos compreendemos. Mais do que nunca temos de pesar os prós e os contras dos investimentos que fazemos.

Tenho uma filha pequena, com quase cinco anos, olho para ela e não sei o que a espera...  _corado_ Hoje, ter um trabalho é visto como uma benção. O ordenado, esse encolhe contrariamente àquilo que eram todas as perspetivas numa progressão (ou estabilização) de carreira.  _thumbdown_

Acho que ninguém é indiferente aos tempos que correm e à incerteza quanto ao futuro.

Como já aqui referiram, a decisão de comprar ou não uma maxi é apenas tua. Posso contar-te por que razão decidi, em fevereiro de 2012 após cerca de 15 anos sem conduzir uma mota, deixar que o bichinho me mordesse novamente. _pol_ Foi uma decisão pensada, ponderada, discutida com contas em cima da mesa, pesando os prós e os contras. _pensador_

Mensalmente gastava para cima de €250 em transportes (táxis e metro). Demorava cerca de 40 a 45 minutos de casa ao trabalho, e vice-versa, e tinha de "gramar" com as greves. A isto acrescia ainda o dinheiro para a EMEL e gasolina nos dias em que tinha de usar o carro. Ou seja, uma pequena fortuna no fim do mês. _martelada_

Resisti ao longo de 15 anos em comprar uma mota por más experiências no passado com três grandes amigos meus...  :'( Um dia, da janela de minha casa, assisti a um acidente de viação no qual uma carrinha que se despistou e capotou acabou por apanhar um carro que a ultrapassava e o condutor do ligeiro faleceu. Nessa altura, pus-me a fazer contas. Afinal, o nosso destino está lá sempre e quando alguma coisa tiver de acontecer.. acontece.  _pensador_

No espaço de duas semanas adquiri uma Burgman 400, usada. Foi minha companheira durante seis meses. Decidi trocar. Comprei a minha fiel amiga em setembro e digo-te: só me arrependo de não ter sido corajosa mais cedo.  _palmas_

Hoje em dia posso dizer-te que por mês gasto muito menos de metade dos € que gastava quando estava apeada. Poupo.  _pol_
Passo mais tempo com a minha família por que a mobilidade é totalmente diferente: demoro 10 a 15 minutos no percurso de casa para o trabalho e vice-versa. Ganho. (por curiosidade lê este relato http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13779.0_pol_
Conheci uma grande família que se chama CPM em que tudo, ou quase tudo, é desculpa para evento e convívio. Ganho.  _pol_

Se tenho medo em andar de mota?! Sim, tenho.  _confuso_ Mas isso é bom... Impede-me de ter uma coisa que se chama demasiada confiança e permite que esteja muito atenta quando me sento em cima dela.  _careta_

Não me posso esquecer que tenho uma família para sustentar, uma criança de quase cinco anos que preciso de acompanhar :)  _anjo_

Aparece num dos nossos encontros. Pesa os prós e os contras. E... vive :)  _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #8 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:42 »
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Bem pelo contrário, só quero o teu bem e que te sintas satisfeito com a compra que fizeres!  _pol_


Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #9 em: 16 de Janeiro de 2013, 23:48 »
Meu caro, compreendo a tua preocupação.  :-? Aliás, acho que todos compreendemos. Mais do que nunca temos de pesar os prós e os contras dos investimentos que fazemos.

Tenho uma filha pequena, com quase cinco anos, olho para ela e não sei o que a espera...  _corado_ Hoje, ter um trabalho é visto como uma benção. O ordenado, esse encolhe contrariamente àquilo que eram todas as perspetivas numa progressão (ou estabilização) de carreira.  _thumbdown_

Acho que ninguém é indiferente aos tempos que correm e à incerteza quanto ao futuro.

Como já aqui referiram, a decisão de comprar ou não uma maxi é apenas tua. Posso contar-te por que razão decidi, em fevereiro de 2012 após cerca de 15 anos sem conduzir uma mota, deixar que o bichinho me mordesse novamente. _pol_ Foi uma decisão pensada, ponderada, discutida com contas em cima da mesa, pesando os prós e os contras. _pensador_

Mensalmente gastava para cima de €250 em transportes (táxis e metro). Demorava cerca de 40 a 45 minutos de casa ao trabalho, e vice-versa, e tinha de "gramar" com as greves. A isto acrescia ainda o dinheiro para a EMEL e gasolina nos dias em que tinha de usar o carro. Ou seja, uma pequena fortuna no fim do mês. _martelada_

Resisti ao longo de 15 anos em comprar uma mota por más experiências no passado com três grandes amigos meus...  :'( Um dia, da janela de minha casa, assisti a um acidente de viação no qual uma carrinha que se despistou e capotou acabou por apanhar um carro que a ultrapassava e o condutor do ligeiro faleceu. Nessa altura, pus-me a fazer contas. Afinal, o nosso destino está lá sempre e quando alguma coisa tiver de acontecer.. acontece.  _pensador_

No espaço de duas semanas adquiri uma Burgman 400, usada. Foi minha companheira durante seis meses. Decidi trocar. Comprei a minha fiel amiga em setembro e digo-te: só me arrependo de não ter sido corajosa mais cedo.  _palmas_

Hoje em dia posso dizer-te que por mês gasto muito menos de metade dos € que gastava quando estava apeada. Poupo.  _pol_
Passo mais tempo com a minha família por que a mobilidade é totalmente diferente: demoro 10 a 15 minutos no percurso de casa para o trabalho e vice-versa. Ganho. (por curiosidade lê este relato http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13779.0_pol_
Conheci uma grande família que se chama CPM em que tudo, ou quase tudo, é desculpa para evento e convívio. Ganho.  _pol_

Se tenho medo em andar de mota?! Sim, tenho.  _confuso_ Mas isso é bom... Impede-me de ter uma coisa que se chama demasiada confiança e permite que esteja muito atenta quando me sento em cima dela.  _careta_

Não me posso esquecer que tenho uma família para sustentar, uma criança de quase cinco anos que preciso de acompanhar :)  _anjo_

Aparece num dos nossos encontros. Pesa os prós e os contras. E... vive :)  _convivio_

Companheiro Altar, todos nos somos "suspeitos" ou se quiseres juízes em causa própria ...  _anjo_
mas que dizer mais?!... depois desta argumentação que subscrevo... a decisão final é sempre tua  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Jorge Bernardo

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2013, 00:07 »
Eu costumo dizer que sou um Motarde por só ter adquirido uma scooter quando me reformei.( que pena não ter sido mais cedo......)
Mas a verdade é que me tem dado uma grande satisfação, até porque não tinha carta e seis meses depois da aquisição da 125 fui a correr tira-la para poder comprar uma mais potente para fazer umas passeatas em maior segurança, especialmente nas ultrapassagens.
Ao meu filho disse sempre para ele pensar em tudo menos em motos, hoje já ele comprou uma para se deslocar para o trabalho e poupar tempo e dinheiro, vai e vem mais satisfeito, não paga parqueamentos, não tem greves dos transportes e ainda pode dar umas voltas aos fins de semana com os amigos dos foruns.
Portanto não hesites, vale a pena o esforço nem que seja só para passares a andar mais satisfeito e vais ver que quando estiveres a andar de  scooter_ até esqueces a Troica.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2013, 00:23 »
..... _palmas_ _palmas_
Subscrevo na totalidade o que os companheiros Drifterx e Jorge Bernardo escreveram, é isto mesmo e vale bem a pena o investimento e os novos amigos que se fazem então não tem preço!!
1 grande abraço e + 1 vez obrg. aos companheiros que me deram os parabêns pela recente aquisição da minha menina. Em relação à Xmax 125 comprei-a nova ( e devia ter comprado em 2ªmão pois elas duram para caraças, é ver a do amigo José ) com a Tmax já foi compra em 2ªmão e não estou nada arrependido, antes pelo contrário.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2013, 00:39 »
A verdade é que este tipo de coisas (motas, scooters...) compra-se com 10% de cabeça e 90% de coração...

Independentemente disso, vais poupar dinheiro sem duvida. Para além disso, vai-te dar um gozo do caraças...  _lool_

Cromix

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2013, 00:46 »
Boa noite Altar,

Esse medo, acho que todos temos/tivemos.

Uns quando pensamos em comprar a primeira scooter, ou quando pensamos no upgrade... Enfim é o estado da carteira nos dias de hoje.

Quando comecei a pensar na solução scooter(em agosto) estava como tu, fiz contas e acabei por ver que é um investimento que se paga a si mesmo. No entanto há riscos, como qualquer investimento e não falo só no riscos de andar de mota.

Nenhum de nós te pode dizer vai em frente e corre os riscos(poder até podemos, mas não é logico) pois és tu e a tua família que tem de medir os pros e contras como estas a fazer agora.

A satisfação e o gozo de andar de mota, esse é a verdade, é fantastico. O CPM é fantastico e algo de diferente

Não es medroso, mas sim tens medo de gastar um tostão, como qualquer um nos dias que correm.

Wane

  • Visitante
Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2013, 01:00 »
A minha opinião é que a Mota vale bem o investimento, acredita vais poupar bastante ao fim do mês, desde que tenho a minha scooter é só meter gasolina e andar.

Claro que pelo meio existem despesas como a revisão de 6 em 6.000km. E despesas de material capacete, casaco, luvas, impermeavel, mascara para o frio etc. Mas isto sao despesas que fazes uma vez e te duram uma data de anos se tiveres cuidado.

Agora nao penses que as vantagens sao só os consumos, como os outros companheiros disseram, ganhas em tempo, nao apanhas transito, nao pagas para estacionar, cabe em qualquer lado a moto, nao tens de levar com ninguém nos transportes públicos, nao tens de tar preocupado em sair do trabalho a x horas por causa do transito, nem acordar mais cedo, tens também o facto de saíres ao fim do dia cansado, e queres ir para casa nao tens de tar a espera em filas...

E para mim a mais importante a LIBERDADE que ganhas, e isso é inexplicável, conduzir uma moto é das melhores sensações que podemos ter nesta vida , para mim é uma paixão.

Pensa bem e faz a escolha certa, lembra-te que a vida é curta e devemos aproveitar todos os momentos.


AMonteiro

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #15 em: 17 de Janeiro de 2013, 08:35 »
Eu por exemplo ate Abril(2012) ia a pé para o trabalho,de um momento para outro começo a ter que fazer 46 km todos os dias,o passe têm um preço enorme e como trabalho por turnos tinha que levar muitas vezes o carro,era gastar € 2x.

Eu tambem dizia que as motos eram boas debaixo do c.......... dos outros. _corado_ _corado_

Tambem ponderei,informei-me e decidi comprar uma  scooter_,e estou bastante satisfeito com a escolha,só tenho pena(como diz a Licas)de não ter comprado á mais tempo.

Boas curvas scooter_ _pt_ _slb_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #16 em: 17 de Janeiro de 2013, 09:29 »
Eu tbm vou dar a minha opiniao.

Primeiro tenho a dizer-te que sempre tive mota, excepto durante um periodo de 4 a 5 anos pq os medicos proibiram-me de o poder fazer. Já tenho uma protese numa hérnia discal, e tenho outra a doer e a fazer estragos....mas adiante.

Entretanto dou comigo em pleno transito, dias, meses a fio a fazer um percurso de 8km em mais de meia hora e a gastar por mês mais de 120€ de gasolina. Digo-te tbm que no transito as dores tbm eram bastantes, o para arranca é o pior.

Andei a namorar umas Scooters, e digo Scooters pq é o que me satisfaz, ja nao quero velocidade, quero conforto e espaço de carga para meter capacetes e casacos no verao. E andei a fazer uns testes drives com umas Maxis. inscrevi-me nos foruns todos, e tal,  e decidi nao gastar tanto dinheiro em motas/scooters....tinha pensado em gastar somente 2000€.

Ia comprar uma 50cc, para ir para o trabalho e poupar dinheiro, éra o bastante !!
Mas infelizmente comprei somente uma 125cc, gosto imenso da maquina, leva-me onde quero ir sem problemas, mas para mim que sou encartado faz anos e que sempre tive Motos acima de 500cc faz muita confusao agora esta 125cc. Mas vai dando para os passeios e tudo o resto.

Tenho uma filha com 12 anos, e a Resingona (minha mulher) tem uma filha que vive connosco agora com 18 anos, sao um pouco mais velhas que os teus, e por causa disso mesmo nao pode despachar o carro, tenho um carro parado e uma MAXI.

O carro só anda quando precisamos ir todos a algum lado, por isso nao me desfiz dele. Está Velho e precisava de um novo, em compensaçao comprei uma Maxi nova, e por borrice minha somente comprei uma 125cc e acredita que so em tempo perdido no transito com a maxi, recuperei anos de vida. Levanto-me meia hora depois do que me levantada antes, e chego a casa 1h antes do que chegava antes. Estou mais tempo com a familia e isso tambem é importante!!

Posso te dizer tbm que, os passeios com o pessoal do CPM faz-nos gastar ais um pouco de gasolina, mas aquelas pequenas horas que estamos todos na cavaqueira, faz esquecer esses problemas todos da Troika, problemas de tarbalho, problemas quee todos temos no dia a dia. Praticamente passeamos e confraternizamos todos em "Familia" porque nos faz bem, e nao queremos outra coisa senao aliviar o stress!

Se adquirires uma Maxi, e essa DownTown é impecavel, eu é que tentava esperar pelos modelos que estao prestes a sair no mercado. mas se adquirires vais ver que nao te arrependes em nada, vai poupar dinheiro nela, e vais er que ela propria se pagará a ela mesma, peloas horas de descanso, pelo proprio consumo que fazes contrabalançando o gasto do enlatado, mas somente tu, e só tu mesmo é que podes decidir isso.

Ha que tenha uma maxi pelo prazer, ha quem tenha pelo conforto, ha quem tenha para baixar consumos, ha quem tenha para dar as escapadelas ao fds, ha quem tenha so por que sim. Se juntares tudo isto, ou a maior parte destes argomentos, entao verás que nao queres mesmo outra coisa.

Ha um lema de uns companheiros que diz....
De enlatado vez a paisagem, de Maxi fazes parte dela... Acredita que é mesmo isto !!!

Boas curvas
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 10:08 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

scorpionnc

  • Visitante
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #17 em: 17 de Janeiro de 2013, 10:05 »
Para além do que foi dito, vou-te dar o meu exemplo do dia a dia, e sem fazer contas aos €s que poupo. Até Agosto eu pegava no enlatado, seguia até Lisboa, parava o carro num dos poucos sítios sem parquímetro e apanha o metro, sai do metro e anda 10 a 15 minutos para o trabalho e no fim do dia fazia o mesmo no sentido inverso. O meu horário faz com que o transito não fosse problema. No entanto mesmo assim, ganho uma hora por dia para estar com a família. Mais ao fim do dia depois de um dia puxado de trabalho seguia a pé sempre a pensar no trabalho e nos aborrecimentos do dia, entrava no metro e esses pensamentos estavam lá, no carro idem, chegava a casa ainda com esse peso em cima. Agora quando chego ao pé da Maxi e a ponho a trabalhar e de seguida começo a equipar-me para vir embora, todo desaparece, a sensação de liberdade e libertação não tem preço. Chego a casa fresco e disponivel na totalidade para a família, isto a a 2ª Família que ganhei aqui no CPM, são para mim os ganhos mais importantes que o andar de Maxi me deu, e não os troco por nada.

A decisão é tua, nos somos todos parciais na nossa opinião, mas somos parciais porque sabemos o ganhamos com o andar de Maxi, nem todos ganhamos o mesmo, mas todos sentimos que ganhamos. Quando começares a andar vais perceber do que estamos a falar.
 scooter_ scooter_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Offline eNerGética

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2012
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Odivelas
  • "If you dream it, you can do it!"
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #18 em: 17 de Janeiro de 2013, 10:08 »
Este é o espírito do CPM, por isso e muito mais é que tenho orgulho em pertencer a esta nobre família!!

Subscrevo quase tudo o que li aqui!!

Apesar de termos feito um upgrade para a CBF600, as scooters continuarão a ser a minha paixão!!!

A economia, o conforto, a segurança e o prazer superam tudo!!! Acho que vale bem o investimento, mesmo em tempos de crise!!!

Beijos

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #19 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:16 »
Andar de Maxi Scooter (ou de mota em geral) é um estilo de vida.
Há quem o abrace por completo, como eu que ando o ano todo faço sol ou faça chuva, e há quem apenas tenha uma para andar quando está bom tempo.
Na 1ª situação terás a maior economia possível e a maxi pagar-se-á a ela mesma muito mais rápido, mas não é um estilo de vida para toda a gente.
A 2ª situação pode, em alguns casos, não ser economicamente compensador (embora seja sempre emocionalmente compensador!), porque se neste mau tempo acabares por levar o carro metade das vezes, vais gastar é ainda mais...

Como existe a preocupação com o futuro e tens a "responsabilidade extra" de teres filhos, eu se calhar olharia mais para o mercado das usadas.
Encontras ótimos negocios, sem gastar tanto dinheiro.

De qualquer das maneiras desejo-te o melhor para o futuro e estarei(emos) disponivel(eis) para ajudar na escolha, se decidires de facto avançar para a compra.

Abraço.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #20 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:51 »
Companheiro Altar, então já decidiste em avançar na compra e gastar 1 tostão?

Gostava de saber se os inúmeros conselhos deram resultado na tua decisão!  ;D

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #21 em: 17 de Janeiro de 2013, 13:38 »
Companheiro

Após ler com atenção todas as opiniões, todas elas têm o seu quê de verdadeiro.  _palmas_
Numas fala mais o coração; noutras fala mais a razão.    _pensador_
Vou dar-lhe a minha modesta opinião que, vale aquilo que vale.

Se a sua perspectiva for meramente economicista, fará cálculos como eu fiz:

Consumo      Preço   Média   100 Km   1000 Km         
   Gasolina    1,654      3          4,96      49,62         
   Diesel       1,474     5,2         7,66     76,65   27,03 de poupança em 1.100 Km (para mim 1 mês de deslocações p/trabalho)                                           

Manutenção
Scooter 1,000 Km   - 6,000 Km - 12,000 Km - 18,000 Km - 24,000Km 30,000Km        ?
Carro                                                                                                   30,000Km     350 €

Estes foram alguns dos cálculos que fiz.

Se a sua perspectiva não for meramente economicista poderá fazer uma grelha, neste género:

                                            Vantagens         
                                        Carro    Scooter     
Consumo                                           _pol_ (mas menos do que pensava)     
Manutenção                         _pol_       
Seguro                                               _pol_
Impostos                                            _pol_
Prazer                                  _pol_       _pol_(depende)   
Estacionamento                                  _pol_
Tempo Deslocação                              _pol_   
Liberdade                                            _pol_ 
União com o Ambiente                        _pol_   
Poupança Tempo                                _pol_             
Segurança                            _pol_
...

O Companheiro, se quiser, pode dar continuidade a esta grelha e chegará certamente a uma conclusão, que será a sua.    _lool_
Espero ter contribuído de algum modo para que a sua decisão seja a melhor possível.  _pol_

Paulo Renato
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 13:39 por Paulo Renato Ferreira »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #22 em: 17 de Janeiro de 2013, 13:56 »
..... Se o companheiro que está com dúvidas,fizer +- 10000 Kms por ano, a diferença no consumo em relação ao diesel já dá quase para esbater as diferenças na manutenção carro-versus-scooter e todos os outros fatores positivos (que muito bem enumerou em relação  scooter_ ) irão ficar + em evidência, mas reconheço, que a parte económica nem sempre é muito favoravel para as scooters pois a tendência é para se fazer + e + Kms tal o vício com que se fica e as tertúlias e as viagens + vadiagens, etc..
Espero que no final prevaleça a vontade de se juntar a esta família CPM e desta vez numa bela 125 ( para poupar + ) ou 300/400 para todo o serviço.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #23 em: 17 de Janeiro de 2013, 14:30 »
Viva!

Isto estar a decidir o que fazer com o dinheiro dos outros é muito fácil!!!!  _Rolley_

Adiante....

Existe uma frase que de certa forma me norteia: QUEM MUITO PENSA NO FUTURO ACABA POR PERDER O PRESENTE.

Temos de pensar no futuro. Não devemos é ser escravos dele!!!!  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Tenho medo de gastar 1 tostão
« Responder #24 em: 17 de Janeiro de 2013, 14:47 »
Viva!

Isto estar a decidir o que fazer com o dinheiro dos outros é muito fácil!!!!  _Rolley_

Adiante....

Existe uma frase que de certa forma me norteia: QUEM MUITO PENSA NO FUTURO ACABA POR PERDER O PRESENTE.

Temos de pensar no futuro. Não devemos é ser escravos dele!!!!  _pol_
 Abraço ;)

---------------------
 _palmas_  _palmas_  _palmas_  _palmas_ _pol_  _pol_  _pol_

O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...