Olá a todos,Tentando responder a todos de uma só vez, sim a mota tá na garantia, é de Janeiro deste ano. Não noto diferenças nenhumas na travagem, já tive outra scooter e está trava bem melhor.Sobre a questão do cbs, por acaso nem uso muito, sou mais utilizador no travão da frente.Agora se o antigo utilizador usava basicamente o cbs essa por ser a "anomalia".. Até porque pelo que tenho lido pelo fórum a gts é bastante fiável e acho que ter já um disco empenado com menos de 1 ano e menos de 4000 km é muito precoce.Já agora alguém que seja das minhas bandas recomenda alguma oficina?O antigo dono levava-a ao JPM.Abraços e obrigado.
O meu forte não é a mecanica, mas aqui vai a explicação que me deram. Vale o que vale, vai à oficina para confirmar...Eu tinha o mesmo "defeito" na minha GTS e fui à oficina e o que me explicaram foi o seguinte.À frente parece tem duas pastilhas, uma que é activada pelo CBS (a tal travagem combinada) quando travamos com a manete esquerda e a outro que é activada em conjunto com a primeira quando travamos só com o da frente (manete direita).O que me acontecei é que eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas. Quando utilizava o da frente, como ele utiliza as duas pastilhas e uma estava mais gasta que a outra, sentia a vibração de que falas.Desde que comecei a utilizar os dois travões ao mesmo tempo esse problema desapareceu ao fim de algum tempo.PS: Será que também utilizas essencialmente o travão do CBS??
Boas,André obrigado pela explicação sobre o funcionamento do cbs, eu tinha mais ou menos essa ideia mas não tanto pormenorizada Como já tinha referido acima o disco foi trocado, sem qualquer tipo de objecção.Abraços
Então vejam o que está a acontecer com a minha Maxsym 400 i desde que a comprei e a carta que mandei para a SYM. Estou a aguardar resposta, desde 22 de Dezembro:Mais uma vez estou a contactar-vos pelo fato da minha mota maxsym 400i, matrícula ......., comprada na Alenmotos, em Ponte de Sôr, apresentar o mesmo problema (vibração ao travar com o travão de trás), que se verificou já por duas vezes, segundo podem confirmar. Como devem estar lembrados, por volta dos 500Kms, apresentei esta queixa e substituiram-me o disco esquerdo da frente. Passado algum tempo, por volta dos 5417 Kms, após me ter queixado novamente, mudaram-me os dois (2) discos à frente e a situação ficou resolvida. Agora, aos 9654 Kms estou-vos novamente a pôr o mesmo problema. Ou seja, como podem constatar, aos +/- 4000/5000 Kms a situação repete-se. E o que é que eu noto?-Ao travar apenas com o travão da frente a travagem é "limpinha", ou seja não vibra.-Ao travar com o travão de trás e mesmo com os dois ao mesmo tempo, há uma vibração na frente da mota, que causa bastante incómodo. Trata-se, portanto da mesma situação. E, tratando-se de travões, há que não brincar com isto. E como resolver? Isso não me cabe a mim dizer, mas posso dar algumas sugestões, que me parecem óbvias. Evidências:1º-Tanto faz meter discos como não, volta tudo ao mesmo.2º-Existe algo que faz empenar o disco esquerdo da frente, onde atua o travão de trás.3º-No disco do travão da frente, lado direito, está tudo bem. Conclusão:Há algo que provoca este problema ao fim de um tempo no disco de travão do lado esquerdo, depois de se acionar inúmeras vezes o travão de trás.Poderá ser:1º-Problema de desequilibrio na roda da frente (noto por vezes a descer e a uma determinada velocidade (60 Kms) um abanão no guiador da mota que desaparece quando aumento ou diminuo a velocidade.2º-Ainda não se mexeu nas pastilhas e bomba de travões, que poderá estar a causar isto.3º-Problema no sistema geral de travagem de travão de trás. De realçar que ando de mota com outros colegas que têm Maxsym 400i e não têm este problema. Portanto, esta mota tem um problema de fábrica que tem de ser resolvido antes que acabe a garantia.E, na minha opinião, esta mota devia ser recolhida, para ser bem analisada. Durante este tempo deveria ser disponibilidada outra mota igual enquanto durasse este situação. Resta-me aguardar pela solução definitiva desta situação, pois já estou cansado deste problema.Mas resolvam-no de uma vez por todas, com a estratégia mais adequada.Não com remendos.Aguardo uma resposta vossa, rápida tanto quanto seja possível. Os meus cumprimentos Eduardo António Meneses DuarteProposta noutro email que mandei:Depois de se já ter trocado o disco esquerdo 2 vezes e o da direita (travão da frente) uma vez, penso que se deveria optar por substituir: -disco da frente esquerda novamente-bomba de travão esquerda-pastilhas à frente do lado esquerdo-bomba de travão atrás-disco de travão atrás-pastilhas de trás-Líquido de travões Ou seja, seria uma substituição completa, tipo fábrica.Aguardo resposta
Bem... Só vou comentar este comentário, porque, (embora não percebo nada de de mecânica) não posso concordar com o que está escrito.Amigo luispdl.. ou percebeu mal a explicação do mecânico ou explicou-se mal...Como disse não percebo nada de mecânica, mas de travões..... Alto aí que já não sou nenhum "inocente", porque quando há dois anos fiz uma charrete para o meu cavalo (égua) tive de entender bem como isso funcionava...Nada disso de "eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas"... Quando é aplicada força no travão ambas as pastilhas travam (senão era um terror).. É verdade que uma pastilha está "fixa" mas o travão tem um "jogo" que faz com que quando trava ambas as pastilhas funcionem.. É dificil explicar por escrito... Para entender esse "jogo" da pinça, (se já tem os calços há algum tempo) chegue junto da sua moto e empurre a pinça contra o disco (verá o óleo dos travões do depósito aumentar e entenderá como funciona o travão).. é graças a este "jogo" que as pastilhas (geralmente) rompem sempre certo...O cbs é um tubo extra eu está ligado à pinça (não a um calço) só que é como se na saída da bomba de óleo do travão de trás existisse um "tê" que envia 80% do óleo para o travão de trás e 20 % do óleo para o travão da frente.. Quando travamos com a da frente, 100 % do óleo da frente vai para a frente..O Companheiro GonçaloM claramente, na minha opinião tem um empeno no disco.. Isto pode acontecer facilmente por, por exemplo, nestes tempos de chuva usar muito bruscamente o travão, aquecendo-o, e depois passa num charco de água e... pufff... Fez-se o chocapic...Vá a garantia, meta um disco novo e diga qualquer coisa...