Autor Tópico: Vibração na travagem  (Lida 12478 vezes)

GonçaloM

  • Visitante
Vibração na travagem
« em: 20 de Outubro de 2012, 15:10 »
Olá a todos,

Comprei a minha Sym à mais ou menos 3 semanas (em 2ª mão) e tenho notado que ao travar apenas com o travão da frente ela vibra muito, com o cbs também se nota mas muito menos.

Acontece a mais alguém ou já tenho um disco empenado??

Só tem 3600 km

Obrigado.

leites1985

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2012, 21:33 »
mas notas algum tipo de deficiencia na travagem?

seja pouca potencia ou travao esponjoso?

cumps

jl39idade

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2012, 21:41 »
Vai colocar um disco novo antes que tenhas uma ida ao tapete

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Vibração na travagem
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2012, 22:05 »
Olá Companheiro,
a maxi está na garantia? possivelmente será melhor passares na oficina para verificarem o que se poderá estar a passar com o travão. É possível que seja o disco dianteiro empenado, daí vibrar menos com a travagem combinada... mas também podem ser outras situações.
Boas curvas,


NunoM

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2012, 22:21 »
Poderá apenas ser uma questão de ferrares a bomba de travão dianteira. Pode ter ar no tubo de travão.
Verifica isso ou cristalização da pastilha (caso também faça barulho na travagem).

Ab


Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 791
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Vibração na travagem
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2012, 22:29 »
O meu forte não é a mecanica, mas aqui vai a explicação que me deram. Vale o que vale, vai à oficina para confirmar...

Eu tinha o mesmo "defeito" na minha GTS e fui à oficina e o que me explicaram foi o seguinte.

À frente parece tem duas pastilhas, uma que é activada pelo CBS (a tal travagem combinada) quando travamos com a manete esquerda e a outro que é activada em conjunto com a primeira quando travamos só com o da frente (manete direita).

O que me acontecei é que eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas. Quando utilizava o da frente, como ele utiliza as duas pastilhas e uma estava mais gasta que a outra, sentia a vibração de que falas.

Desde que comecei a utilizar os dois travões ao mesmo tempo esse problema desapareceu ao fim de algum tempo.

PS: Será que também utilizas essencialmente o travão do CBS??
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

GonçaloM

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2012, 23:10 »
Olá a todos,

Tentando responder a todos de uma só vez, sim a mota tá na garantia, é de Janeiro deste ano. Não noto diferenças nenhumas na travagem, já tive outra scooter e está trava bem melhor.

Sobre a questão do cbs, por acaso nem uso muito, sou mais utilizador no travão da frente.

Agora se o antigo utilizador usava basicamente o cbs essa por ser a "anomalia"..

Até porque pelo que tenho lido pelo fórum a gts é bastante fiável e acho que ter já um disco empenado com menos de 1 ano e menos de 4000 km é muito precoce.

Já agora alguém que seja das minhas bandas recomenda alguma oficina?
O antigo dono levava-a ao JPM.

Abraços e obrigado.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Vibração na travagem
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2012, 08:51 »
A JPM é nossa parceira, pelo que deverás ser muito bem servido lá!! _pol_


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Vibração na travagem
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2012, 15:29 »
Olá a todos,

Tentando responder a todos de uma só vez, sim a mota tá na garantia, é de Janeiro deste ano. Não noto diferenças nenhumas na travagem, já tive outra scooter e está trava bem melhor.

Sobre a questão do cbs, por acaso nem uso muito, sou mais utilizador no travão da frente.

Agora se o antigo utilizador usava basicamente o cbs essa por ser a "anomalia"..

Até porque pelo que tenho lido pelo fórum a gts é bastante fiável e acho que ter já um disco empenado com menos de 1 ano e menos de 4000 km é muito precoce.

Já agora alguém que seja das minhas bandas recomenda alguma oficina?
O antigo dono levava-a ao JPM.

Abraços e obrigado.

basta o antigo dono lhe ter dado uma boa lavagem ao disco quando ele ainda estava bem quente, e puff, aparece um empeno em menos de nada!

Abraço ;)
[/URL]

GonçaloM

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2012, 23:34 »
Pois não me lembrava disso!

Tenho de a levar ao Sô doutor!!

Obrigado a todos

Offline pcosta139

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 29
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Vibração na travagem
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2013, 16:34 »
A minha SYM GTS 125 tinha uma vibração no travão da frente, que já vinha desde o dia em que a comprei. Após 2400 km foram substituídos os discos e calces dos travões e ficou 5 estrelas. Não deixa de ser estranho que uma mota nova venha com um disco empenado!!!
Sym Gts 125i - 20.000km
Yamaha Xmax 300

GonçaloM

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #11 em: 22 de Janeiro de 2013, 21:38 »
Boas,

Peço desculpa pois não dei feed-back sobre este tema!

Quando foi a revisão o disco foi substituído sem levantar qualquer tipo de problema. Ficou resolvido

 _pol_

André Rocha

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2013, 20:23 »
O meu forte não é a mecanica, mas aqui vai a explicação que me deram. Vale o que vale, vai à oficina para confirmar...

Eu tinha o mesmo "defeito" na minha GTS e fui à oficina e o que me explicaram foi o seguinte.

À frente parece tem duas pastilhas, uma que é activada pelo CBS (a tal travagem combinada) quando travamos com a manete esquerda e a outro que é activada em conjunto com a primeira quando travamos só com o da frente (manete direita).

O que me acontecei é que eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas. Quando utilizava o da frente, como ele utiliza as duas pastilhas e uma estava mais gasta que a outra, sentia a vibração de que falas.

Desde que comecei a utilizar os dois travões ao mesmo tempo esse problema desapareceu ao fim de algum tempo.

PS: Será que também utilizas essencialmente o travão do CBS??


Bem... Só vou comentar este comentário, porque, (embora não percebo nada de de mecânica) não posso concordar com o que está escrito.
Amigo luispdl.. ou percebeu mal a explicação do mecânico ou explicou-se mal...
Como disse não percebo nada de mecânica, mas de travões..... Alto aí que já não sou nenhum "inocente", porque quando há dois anos fiz uma charrete para o meu cavalo (égua) tive de entender bem como isso  funcionava...
Nada disso de "eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas"... Quando é aplicada força no travão ambas as pastilhas travam (senão era um terror).. É verdade que uma pastilha está "fixa" mas o travão tem um "jogo" que faz com que quando trava ambas as pastilhas funcionem.. É dificil explicar por escrito... Para entender esse "jogo" da pinça, (se já tem os calços há algum tempo) chegue junto da sua moto e empurre a pinça contra o disco (verá o óleo dos travões do depósito aumentar e entenderá como funciona o travão).. é graças a este "jogo" que as pastilhas (geralmente) rompem sempre certo...
O cbs é um tubo extra eu está ligado à pinça (não a um calço) só que é como se na saída da bomba de óleo do travão de trás existisse um "tê" que envia 80% do óleo para o travão de trás e 20 % do óleo para o travão da frente.. Quando travamos com a da frente, 100 % do óleo da frente vai para a frente..

O Companheiro GonçaloM claramente, na minha opinião tem um empeno no disco.. Isto pode acontecer facilmente por, por exemplo, nestes tempos de chuva usar muito bruscamente o travão, aquecendo-o, e depois passa num charco de água e... pufff... Fez-se o chocapic...

Vá a garantia, meta um disco novo e diga qualquer coisa...

Fortunato

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #13 em: 23 de Janeiro de 2013, 21:01 »
 _martelada_ _martelada_ _martelada_
A minha recentemente (há coisa de 100kms atrás) também começou a ter uma certa vibração no travão da frente, coisa pouca, mas agora já sei que tenho de antecipar a revisão dos 1000 kms e deixá-la na oficina, para se resolver isso rapidinho.
Este tempo também não ajuda nada. Eu também tenho mais tendência a travar com o da frente que com o outro.

GonçaloM

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #14 em: 23 de Janeiro de 2013, 22:46 »
Boas,

André obrigado pela explicação sobre o funcionamento do cbs, eu tinha mais ou menos essa ideia mas não tanto pormenorizada  ;D

Como já tinha referido acima o disco foi trocado, sem qualquer tipo de objecção.

Abraços 

Offline eduardomeneses

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2011
  • Mensagens: 64
  • Localidade: Abrantes
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750
Re: Vibração na travagem
« Responder #15 em: 24 de Janeiro de 2013, 00:01 »
Então vejam o que está a acontecer com a minha Maxsym 400 i desde que a comprei e a carta que mandei para a SYM. Estou a aguardar resposta, desde 22 de Dezembro:
Mais uma vez estou a contactar-vos pelo fato da minha mota maxsym 400i, matrícula .......,  comprada na Alenmotos, em Ponte de Sôr, apresentar o mesmo problema (vibração ao travar com o travão de trás), que se verificou já por duas vezes, segundo podem confirmar.
 Como devem estar lembrados, por volta dos 500Kms, apresentei esta queixa e substituiram-me o disco esquerdo da frente.
 Passado algum tempo, por volta dos 5417 Kms, após me ter queixado novamente, mudaram-me os dois (2) discos à frente e a situação ficou resolvida.
 Agora, aos 9654 Kms estou-vos novamente a pôr o mesmo problema.
 Ou seja, como podem constatar, aos +/- 4000/5000 Kms a situação repete-se.
 E o que é que eu noto?
-Ao travar apenas com o travão da frente a travagem é "limpinha", ou seja não vibra.
-Ao travar com o travão de trás e mesmo com os dois ao mesmo tempo, há uma vibração na frente da mota, que causa bastante incómodo.
 Trata-se, portanto da mesma situação. E, tratando-se de travões, há que não brincar com isto.
 E como resolver? Isso não me cabe a mim dizer, mas posso dar algumas sugestões, que me parecem óbvias.
 Evidências:
1º-Tanto faz meter discos como não, volta tudo ao mesmo.
2º-Existe algo que faz empenar o disco esquerdo da frente, onde atua o travão de trás.
3º-No disco do travão da frente, lado direito, está tudo bem.
 Conclusão:
Há algo que provoca este problema ao fim de um tempo no disco de travão do lado esquerdo, depois de se acionar inúmeras vezes o travão de trás.
Poderá ser:
1º-Problema de desequilibrio na roda da frente (noto por vezes a descer e a uma determinada velocidade (60 Kms) um abanão no guiador da mota que desaparece quando aumento ou diminuo a velocidade.
2º-Ainda não se mexeu nas pastilhas e bomba de travões, que poderá estar a causar isto.
3º-Problema no sistema geral de travagem de travão de trás.
 De realçar que ando de mota com outros colegas que têm Maxsym 400i e não têm este problema. Portanto, esta mota tem um problema de fábrica que tem de ser resolvido antes que acabe a garantia.
E, na minha opinião, esta mota devia ser recolhida, para ser bem analisada.
Durante este tempo deveria ser disponibilidada outra mota igual enquanto durasse este situação.
 Resta-me aguardar pela solução definitiva desta situação, pois já estou cansado deste problema.
Mas resolvam-no de uma vez por todas, com a estratégia mais adequada.
Não com remendos.
Aguardo uma resposta vossa, rápida tanto quanto seja possível.
 
Os meus cumprimentos
 
Eduardo António Meneses Duarte

Proposta noutro email que mandei:

Depois de se já ter trocado o disco esquerdo 2 vezes e o da direita (travão da frente) uma vez, penso que se deveria optar por substituir:
 
-disco da frente esquerda novamente
-bomba de travão esquerda
-pastilhas à frente do lado esquerdo
-bomba de travão atrás
-disco de travão atrás
-pastilhas de trás
-Líquido de travões
 
Ou seja, seria uma substituição completa, tipo fábrica.

Aguardo resposta

André Rocha

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #16 em: 24 de Janeiro de 2013, 00:13 »
Boas,

André obrigado pela explicação sobre o funcionamento do cbs, eu tinha mais ou menos essa ideia mas não tanto pormenorizada  ;D

Como já tinha referido acima o disco foi trocado, sem qualquer tipo de objecção.

Abraços

Então já está resolvido? (pois.. só agora vi a data).. eheh.. Desculpem lá..

André Rocha

  • Visitante
Re: Vibração na travagem
« Responder #17 em: 24 de Janeiro de 2013, 00:29 »
Então vejam o que está a acontecer com a minha Maxsym 400 i desde que a comprei e a carta que mandei para a SYM. Estou a aguardar resposta, desde 22 de Dezembro:
Mais uma vez estou a contactar-vos pelo fato da minha mota maxsym 400i, matrícula .......,  comprada na Alenmotos, em Ponte de Sôr, apresentar o mesmo problema (vibração ao travar com o travão de trás), que se verificou já por duas vezes, segundo podem confirmar.
 Como devem estar lembrados, por volta dos 500Kms, apresentei esta queixa e substituiram-me o disco esquerdo da frente.
 Passado algum tempo, por volta dos 5417 Kms, após me ter queixado novamente, mudaram-me os dois (2) discos à frente e a situação ficou resolvida.
 Agora, aos 9654 Kms estou-vos novamente a pôr o mesmo problema.
 Ou seja, como podem constatar, aos +/- 4000/5000 Kms a situação repete-se.
 E o que é que eu noto?
-Ao travar apenas com o travão da frente a travagem é "limpinha", ou seja não vibra.
-Ao travar com o travão de trás e mesmo com os dois ao mesmo tempo, há uma vibração na frente da mota, que causa bastante incómodo.
 Trata-se, portanto da mesma situação. E, tratando-se de travões, há que não brincar com isto.
 E como resolver? Isso não me cabe a mim dizer, mas posso dar algumas sugestões, que me parecem óbvias.
 Evidências:
1º-Tanto faz meter discos como não, volta tudo ao mesmo.
2º-Existe algo que faz empenar o disco esquerdo da frente, onde atua o travão de trás.
3º-No disco do travão da frente, lado direito, está tudo bem.
 Conclusão:
Há algo que provoca este problema ao fim de um tempo no disco de travão do lado esquerdo, depois de se acionar inúmeras vezes o travão de trás.
Poderá ser:
1º-Problema de desequilibrio na roda da frente (noto por vezes a descer e a uma determinada velocidade (60 Kms) um abanão no guiador da mota que desaparece quando aumento ou diminuo a velocidade.
2º-Ainda não se mexeu nas pastilhas e bomba de travões, que poderá estar a causar isto.
3º-Problema no sistema geral de travagem de travão de trás.
 De realçar que ando de mota com outros colegas que têm Maxsym 400i e não têm este problema. Portanto, esta mota tem um problema de fábrica que tem de ser resolvido antes que acabe a garantia.
E, na minha opinião, esta mota devia ser recolhida, para ser bem analisada.
Durante este tempo deveria ser disponibilidada outra mota igual enquanto durasse este situação.
 Resta-me aguardar pela solução definitiva desta situação, pois já estou cansado deste problema.
Mas resolvam-no de uma vez por todas, com a estratégia mais adequada.
Não com remendos.
Aguardo uma resposta vossa, rápida tanto quanto seja possível.
 
Os meus cumprimentos
 
Eduardo António Meneses Duarte

Proposta noutro email que mandei:

Depois de se já ter trocado o disco esquerdo 2 vezes e o da direita (travão da frente) uma vez, penso que se deveria optar por substituir:
 
-disco da frente esquerda novamente
-bomba de travão esquerda
-pastilhas à frente do lado esquerdo
-bomba de travão atrás
-disco de travão atrás
-pastilhas de trás
-Líquido de travões
 
Ou seja, seria uma substituição completa, tipo fábrica.

Aguardo resposta


E o que eles disseram???
Acho que há aí qualquer coisa que está a bater mal.. Para já é o pormenor de empenar os discos tanta vez.. (de certeza que tira o cadeado de disco antes de arrancar??  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_..... Tou a brincar) ---- Acho esquesito..
Será que a maxila está a fazer aquele "jogo" que expliquei na msg anterior? aperte-a contra o disco (para o óleo subir para o reservatório) e depois "jogue" com ela..
Ou será que o tubo do cbs que vai à frente está entupido e está a passar óleo "por fases"??
Não sei...

Mas está aí um bico de obra...

Espero que resolva rápidamente..

Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Vibração na travagem
« Responder #18 em: 11 de Fevereiro de 2013, 12:28 »

Bem... Só vou comentar este comentário, porque, (embora não percebo nada de de mecânica) não posso concordar com o que está escrito.
Amigo luispdl.. ou percebeu mal a explicação do mecânico ou explicou-se mal...
Como disse não percebo nada de mecânica, mas de travões..... Alto aí que já não sou nenhum "inocente", porque quando há dois anos fiz uma charrete para o meu cavalo (égua) tive de entender bem como isso  funcionava...
Nada disso de "eu só utilizava o travão esquerdo, o combinado com Cbs e portanto só gastava uma das pastilhas"... Quando é aplicada força no travão ambas as pastilhas travam (senão era um terror).. É verdade que uma pastilha está "fixa" mas o travão tem um "jogo" que faz com que quando trava ambas as pastilhas funcionem.. É dificil explicar por escrito... Para entender esse "jogo" da pinça, (se já tem os calços há algum tempo) chegue junto da sua moto e empurre a pinça contra o disco (verá o óleo dos travões do depósito aumentar e entenderá como funciona o travão).. é graças a este "jogo" que as pastilhas (geralmente) rompem sempre certo...
O cbs é um tubo extra eu está ligado à pinça (não a um calço) só que é como se na saída da bomba de óleo do travão de trás existisse um "tê" que envia 80% do óleo para o travão de trás e 20 % do óleo para o travão da frente.. Quando travamos com a da frente, 100 % do óleo da frente vai para a frente..

O Companheiro GonçaloM claramente, na minha opinião tem um empeno no disco.. Isto pode acontecer facilmente por, por exemplo, nestes tempos de chuva usar muito bruscamente o travão, aquecendo-o, e depois passa num charco de água e... pufff... Fez-se o chocapic...

Vá a garantia, meta um disco novo e diga qualquer coisa...


A GTS só activa um jogo de pastilhas. Por isso possui dois êmbolos. Num uso só com um travão a com alguns km, o desgaste do disco e da pastilha provoca sulcos que depois de pode tornar em vibrações mínimas. Mas estas vibrações passam logo mal as pastilhas acamam ao disco.


Abraço


Abraço
[/URL]