Autor Tópico: Tremideira na MaxSym 400  (Lida 15374 vezes)

Carlos Sousa

  • Visitante
Tremideira na MaxSym 400
« em: 15 de Janeiro de 2013, 01:05 »
Caros companheiros tenho andado desaparecido, mas já vou com 19 mil km na minha "menina". Gostaria de colocar uma questão aos companheiros que também têm uma Sym 400. A minha entre as 3.500 e as 4.000 rot/min trepida muito. Antes das 3.500 e depois das 4.000 a tremideira desaparece. Eu sei que as monocilindricas são um pouco tremidinhas. Não é defeito é feitio!!!! E nas vossa como é? Agradecia os vossos comentários! Abraço e boas voltas.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 01:16 por Pardal »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2013, 09:09 »
Caro amigo, é exactamente assim, mas eu diria mais entre as 3.000 e as 4.000 rpm.

Um abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2013, 09:13 »
É como dizes, não é defeito é feitio.

Acho que com Roletes, como o Branco colocou, as vibtações diminuem.


Só notaste as vibrações agora aos 19000kms?




 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Tremideira na MaxSym 400
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2013, 16:34 »
Olá

A minha está precisamente com a mesma kilometragem, ou seja +/- 19000.

Desde os 12000, altura em que mudei para roletes de 13gr, as  trepidações desapareceram, mas até essa altura também notava, mas nada de muito grave................. uma ligeira trepidação!!
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #4 em: 15 de Janeiro de 2013, 16:53 »
De que local te parece que venha essa tremideira?
Acontece numa faixa alargada de rotações/velocidade, ou a partir de um determinado ponto mais específico?
Passou a fazer isso recentemente ou sempre fez e agora é que notas mais?

Desculpa tanta pergunta, mas é para perceber se dá para identificar o problema e também permitir que os restantes companheiros com este modelo possam descrever o que sentem nas suas e comparar com exactidão essa questão.

Carlos Sousa

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2013, 16:59 »
Caros amigos obrigado pelas vossas opiniões. Na realidade ela sempre tremeu um pouco o que é natural. No entanto sinto que a tremideira aumentou nos últimos 1500 km. e sempre na faixa entre os 3.200/3.500 e as 4.000 rot/min. Lembrei-me que também poderá ser da aproximação da necessidade da mudança da correia! Será? A tremideira sinto-a fundamentalmente no guiador e no para-brisas. Meus caros de mecânica não percebo nada! Estou tentado a mudar os roletes como fez o companheiro Branco, mas só depois do fim da garantia, para não haver surpresas. Um abraço e obrigado.

André Rocha

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:41 »
Caros amigos obrigado pelas vossas opiniões. Na realidade ela sempre tremeu um pouco o que é natural. No entanto sinto que a tremideira aumentou nos últimos 1500 km. e sempre na faixa entre os 3.200/3.500 e as 4.000 rot/min. Lembrei-me que também poderá ser da aproximação da necessidade da mudança da correia! Será? A tremideira sinto-a fundamentalmente no guiador e no para-brisas. Meus caros de mecânica não percebo nada! Estou tentado a mudar os roletes como fez o companheiro Branco, mas só depois do fim da garantia, para não haver surpresas. Um abraço e obrigado.

Não percebo quase nada de mecanica, mas quase que posso garantir que a correia não faz tremer o guiador e a viseira..
Abraço

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:47 »
já verificaste o estado dos pneus?
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Cromix

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:49 »
Não pode ser o disco da frente empenado?

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:58 »
já verificaste o estado dos pneus?

Pneus... _pensador_ ...não pode ser porque a mota treme parada... _pensador_ ...e  está mais que provado que tremideiras nas 400 monocilindricas, nessas rotações sentem-se no ecrã e nos punhos,  a solução para melhorar é montar roletes Dr. Pulley.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2013, 00:21 »
Sim, talvez os roletes mudem a sensação que sentes no guiador e no ecrã na faixa de rotações que mencionas. Se no início não fazia tanto e agora passou a fazer, os roletes poderão aliviar esses sintomas.

Sobre a correia, não me parece!
Sobre os pneus, quando aparentam bom estado, não quer dizer tudo e um desgaste não uniforme poderia efectivamente causar vibração no guiador.  _pensador_
Passa com ela no mecânico pois podem ser várias as causas.


Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #11 em: 19 de Janeiro de 2013, 11:37 »
Esta questão da tremideira, que apareceu logo no lançamento das maxsym 400, já foi reportada ao fabricante, há bastante tempo, desconheço se já haverá algum feedback, mas sei que não é nada de preocupante, é isso sim, desconfortável.
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Carlos Sousa

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #12 em: 19 de Janeiro de 2013, 23:18 »
Obrigado companheiros pelas vossos contributos. Abraço e boas voltas.

Carlos Faria

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2013, 23:40 »
Infelizmente essa tremideira é normal neste modelo, derivado ao sistema de transmissão bastante longo. E ao facto de a embraiagem desembraiar muito cedo por volta das 2500 rpm, nessa faixa de rotações (entre as 3000 rpm e as 4000 rpm) as vibrações do motor são transmitidas ao quadro.
 _pt_

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #14 em: 20 de Janeiro de 2013, 01:08 »
Tente ver os pneus, as pressões,  _pensador_ porque eu na minha Tmax não podia largar as mãos do guiador,  _thumbdown_ e ao mudar o pneu da frente, para Metzeler desapareceu completamente, poderá ser alguma deformação de fabrico do pneu  _pensador_  _convivio_

André Rocha

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #15 em: 27 de Janeiro de 2013, 11:50 »
Infelizmente essa tremideira é normal neste modelo, derivado ao sistema de transmissão bastante longo. E ao facto de a embraiagem desembraiar muito cedo por volta das 2500 rpm, nessa faixa de rotações (entre as 3000 rpm e as 4000 rpm) as vibrações do motor são transmitidas ao quadro.
 _pt_

Carlos, dá para explicar o que é " sistema de transmissão bastante longo"??

Abraço

Carlos Faria

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #16 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:30 »
Carlos, dá para explicar o que é " sistema de transmissão bastante longo"??

Abraço

Refiro-me à desmultiplicação do sistema de transmissão, isto é, velocidades elevadas com pouca rotação do motor.
Até às 4000 rpm sente-se a trepidação do motor e os solavancos do sistema de tansmissão scooter_, (algo do género, os roletes deslizam para o exterior com a força centrífuga, o motor perde rotação, os roletes voltam atrás, o motor volta a ganhar rotação, os roletes voltam a impulsionar o sistema e assim sucessivamente).
 _convivio_

André Rocha

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #17 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:33 »
Refiro-me à desmultiplicação do sistema de transmissão, isto é, velocidades elevadas com pouca rotação do motor.
Até às 4000 rpm sente-se a trepidação do motor e os solavancos do sistema de tansmissão scooter_, (algo do género, os roletes deslizam para o exterior com a força centrífuga, o motor perde rotação, os roletes voltam atrás, o motor volta a ganhar rotação, os roletes voltam a impulsionar o sistema e assim sucessivamente).
 _convivio_

Isso traz vantagens na duração do motor, mas desvantagens na trepidação.. Mas nota-se assim taaaaaaanto??

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #18 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:35 »
Isso não é defeito, é feitio.  _lol_

Nota-se um pouco, mas nada de especial, acho que os roletes de 13gramas, diminuem e muito essa vibração.



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

André Rocha

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #19 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:37 »
Isso não é defeito, é feitio.  _lol_

Nota-se um pouco, mas nada de especial, acho que os roletes de 13gramas, diminuem e muito essa vibração.



 scooter_ scooter_ scooter_


Já que fala nisso .... Isso é o quê?? São mais pesados ou mais leves que os originais? O motor perde rendimento? danifica alguma coisa a longo tempo?
são os tais Dr. pulley?

Carlos Faria

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #20 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:45 »
Isso traz vantagens na duração do motor, mas desvantagens na trepidação.. Mas nota-se assim taaaaaaanto??

Ainda ontem fui dar uma volta com pessoal cá do norte, pela serra D'Arga, a subir com pouca velocidade e com dois ocupantes torna-se mesmo irritante esta vibração.
Subidas e circular a baixa velocidade (cidade por ex.) é irritante e desconfortável, já auto-estradas ou nacionais fazer viagens com uma velocidade cruzeiro razoável é uma maravilha.
Os roletes de origem pesam 18 gramas.

André Rocha

  • Visitante
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #21 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:47 »
Ainda ontem fui dar uma volta com pessoal cá do norte, pela serra D'Arga, a subir com pouca velocidade e com dois ocupantes torna-se mesmo irritante esta vibração.
Subidas e circular a baixa velocidade (cidade por ex.) é irritante e desconfortável, já auto-estradas ou nacionais fazer viagens com uma velocidade cruzeiro razoável é uma maravilha.
Os roletes de origem pesam 18 gramas.

Temos um empate de opiniões...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Quando tirar a carta tenho de tirar as minhas próprias conclusões...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #22 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:47 »
Bom, então após 20 kms (10 em AE - VFXira / Alverca - e regresso pela estrada nacional)..................... opinião:

Arranque - ás mesmas rotações (+/- 2250) e não noto muita diferença na aceleração, noto é que deixou de vibrar, sente-se o motor a trabalhar debaixo de nós, mas parou a leve tremideira no arranque.

Após inicia a marcha - até aos 40 km/h, a única diferença é que não vibra como vibrava, ficou com uma suavidade que eu não conhecia. A coisa mais parecida que conheço, é o arranque da SW T 400 (muito suave).

A partir dos 40 km/h - O meu pensamento: "meus Deus, que mota é esta?", bem quando enrolo o punho, o "disparo é automático", o conta rotações dispara e o velocímetro acompanha.

Em AE, pude verificar que para as mesmas velocidades que praticava anteriormente, rolo com as rpms um pouco acima: dantes, para 110 km/h = 5000 rpms, agora 5250; para 120 km/h = 5500, agora 5750 e por aí fora até aos 140 km/h que foi a velocidade máxima hoje (estava vento e algum trânsito) velocidade atingida antes das 7000 rpms.   

O poder de aceleração entre os 60 km/h e os 140 é impressionante (atenção que estou a comparar com esta mesma mota com os roletes de origem e não com uma "RR"), quando se enrola o punho, sente-se no corpo a mota a "sair", dantes também se notava, mas demorava uns segundos, agora é imediato. Experimentei várias vezes: baixar aos 60 e depois subir até 140, via a traseira dos carros a aproximarem-se como nunca tinha visto até agora.

Na nacional, notei que quando circulo a 40/50 km/h, dantes quando enrolava e desenrolava o punho, por muito suavemente que o fizesse, de acordo com o andamento do trânsito, notava no corpo essas acelerações e desacelerações. Agora, não se nota nada, o movimento do punho não se reflecte nos "esticões" como se reflectia anteriormente, se enrolar muito, por exemplo, para ultrapassar, a mota sai que nem um tiro mas com suavidade (não sei explicar melhor). 

O contra deste último cenário, será à aproximação de uma curva, onde dantes bastava desacelerar, agora seguramente será necessário travar.

A subir e com pendura ainda não deu para testar.

E pronto, para os 1ºs 20 kms não tenho mais nada a acrescentar.

Noto muita suavidade e um poder de aceleração brutal, depois de estar em andamento, porque no arranque não noto grande diferença.

Provavelmente os consumos irão subir porque para circular à velocidade que circulava anteriormente, tenho de ir com as rpms um pouco mais altas (cerca de 250), logo se vê. Hoje atestei e fez 245 kms com 9 litros +/- 3,8L aos 100kms. Vamos ver o próximo atesto.

E podes ler todo o diário de bordo, que ficas com uma melhor noção do que é a Maxsym.  _pol_ _pol_





 scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 00:49 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #23 em: 05 de Fevereiro de 2013, 02:03 »
Sempre notei que entre as 3500 e 4000 rotações aparecia uma trepidação, sentida principalmente no ecrã. Falei ao meu mecãnico e depois da conversa normal das monocilíndricas resolvi colocar umas anilhas nos apoios do ecrã. O resultado foi animador pois o incómodo baixou substancialmente.
Um abraço.
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Tremideira na MaxSym 400
« Responder #24 em: 05 de Fevereiro de 2013, 17:48 »
Os roletes de origem pesam 18 gramas.

Atenção companheiro. Os roletes de origem pesam 15 (quinze) gramas, e não 18.

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD