Autor Tópico: Vamos apagar as luzes das Sym?  (Lida 33659 vezes)

André Rocha

  • Visitante
Vamos apagar as luzes das Sym?
« em: 06 de Janeiro de 2013, 19:58 »
Olá pessoal..

Lembrei-me de propor aqui no fórum um assunto que não sei se já foi falado..

Nós, os possuidores de "syms" ou "maxsyms", custa-nos (pelo menos a mim) ver aqueles leds lindos na frente da máquina, e ainda assim sermos obrigados (pela lei) a ligar as luzes de cruzamento..

O que eu estive a pensar era que podiamos fazer uma espécie de "abaixo assinado" online (já vi isso para uma causa qualquer) com o objectivo de deixar de ser obrigatório acender as luzes para as motos que possuam luzes diurnas como as nossas... Acredito que é para nossa segurança, mas não acredito que de dia as luzes de cruzamento sejam mais visiveis do que aqueles leds maravilhosos..
Eu até podia iniciar isso, mas não sei como se faz nem a quem deve ser dirigido.. Alguem "domina" a informática ou tem algum amigo que o faça? O que acham da ideia? Eu arranjava para aí 100 assinaturas..
Pensem nisso..

Abraço

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2013, 23:44 »
Viva companheiro
Tenho uma SYM e já aqui no forum já alertei que na lei tinhamos que utilizar os medios sempre ligados e que os leds não serviam,
Eu no meu caso faço marginal (não sei se conhece) todos os dias e faço pela fresca (levar com o nascer do sol de frente) da manhã e quando regresso já é noite e discordo por completo com o que deseja fazer,pois na Marginal circulam imensas motas e muitas syms e já tive uns quantos problemas com quem circulava só com o leds
Tenho um "amigo" _Zang_ _martelada_ que já nem foi uma nem duas que se esconde na minha traseira e quando lhe dá ganas de ultrapassar aparece do nada e bem sabe que a nossa visão dos espelhos não é a melhor faz se confundir ....já apanhei dois valentes sustos com o artista...na 1ª passei á frente na 2ª falei com ele no semaforo á frente e disse-lhe a titulo informativo que deveria vir com os médios ligados pelo menso á noite e a resposta foi literalmente "estou-me a cagar para isso e para a bófia"....resumindo isto á 3ª acredita que alguem vai ao chão!!!!

O porque os leds á noite misturam-se com as luzes dos restantes carros e motas que lá andam,já para não falar que para quem lá anda quer ser visto para não ter nenhum distraido....eu confesso que de manhã em dias de sol ando de máximos e por vezes com a ajuda dos 4 piscas...eu quero é que eles me vejam!!!! e estou-me cagando se me chamem menino ou não...tenho 2 putos para criar.

Para mim os leds são um brinco que temos nas nossas motas,andar de mota para mim é um prazer ,mas tenho todos os dias a noção que algo me pode acontecer e para evitar males menores faço-me para me ver e que me vejam.

Isto é apenas a minha opinião,mas não concordo com tal abaixo assinado,mas também não me sou fundamentalista para que não o façam!

Irei utizar os meus médios e maximos mesmo de dia e como já pensei colocar nos farois de nevoeiro uns leds tipo "INEM" ao carregar no pass uns leds fortes tipo ambulancia....mas isso está em estudo.... _Rolley_

Abraço
Marco Careca

sacg

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2013, 01:41 »
Estou de acordo com o M.Careca no meu caso de dia e em especial em cidade uso os máximos para terem a certeza que me vêm bem,  mesmo assim acho que por vezes (e como na GTS 300 que tive) não chegava acendia os de nevoeiro.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2013, 06:28 »
Viva companheiro
Tenho uma SYM e já aqui no forum já alertei que na lei tinhamos que utilizar os medios sempre ligados e que os leds não serviam,
Eu no meu caso faço marginal (não sei se conhece) todos os dias e faço pela fresca (levar com o nascer do sol de frente) da manhã e quando regresso já é noite e discordo por completo com o que deseja fazer,pois na Marginal circulam imensas motas e muitas syms e já tive uns quantos problemas com quem circulava só com o leds
Tenho um "amigo" _Zang_ _martelada_ que já nem foi uma nem duas que se esconde na minha traseira e quando lhe dá ganas de ultrapassar aparece do nada e bem sabe que a nossa visão dos espelhos não é a melhor faz se confundir ....já apanhei dois valentes sustos com o artista...na 1ª passei á frente na 2ª falei com ele no semaforo á frente e disse-lhe a titulo informativo que deveria vir com os médios ligados pelo menso á noite e a resposta foi literalmente "estou-me a cagar para isso e para a bófia"....resumindo isto á 3ª acredita que alguem vai ao chão!!!!

O porque os leds á noite misturam-se com as luzes dos restantes carros e motas que lá andam,já para não falar que para quem lá anda quer ser visto para não ter nenhum distraido....eu confesso que de manhã em dias de sol ando de máximos e por vezes com a ajuda dos 4 piscas...eu quero é que eles me vejam!!!! e estou-me cagando se me chamem menino ou não...tenho 2 putos para criar.

Para mim os leds são um brinco que temos nas nossas motas,andar de mota para mim é um prazer ,mas tenho todos os dias a noção que algo me pode acontecer e para evitar males menores faço-me para me ver e que me vejam.

Isto é apenas a minha opinião,mas não concordo com tal abaixo assinado,mas também não me sou fundamentalista para que não o façam!

Irei utizar os meus médios e maximos mesmo de dia e como já pensei colocar nos farois de nevoeiro uns leds tipo "INEM" ao carregar no pass uns leds fortes tipo ambulancia....mas isso está em estudo.... _Rolley_

Abraço
Marco Careca
_palmas_ _palmas_  Totalmente de acordo.
Quanto mais nos fizer-mos notar,maior será a nossa segurança _pensador_
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 09:13 »
Companheiro André

Acho que por aqui não te safas...

Eu também concordo que devemos andar com os médios ligados.
Como disse o Companheiro M. Careca, quanto mais nos fizermos notar melhor!

Acho que os LEDs não são nada visíveis comparado com as luzes.

Assim como também acho que devia ser obrigatório nos enlatados. Para se verem melhor e para além disso há para aí cores de carros que se confundem bem com a paisagem...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2013, 09:52 »

Se já com médios ligados somos abalroados pelos enlatados, e as vezes em situações que ate nos viam sem luz, mas mesmo assim acontecem graves acidentes.....

Partilho da mesma opiniao dos outros companheiros. Nunca desligar os médios, sejam ou não bonitos os led's de origem ou montados posteriormente (como ate já alguns enlatados andam). Partilho da opinião que os Enlatados tbm deveriam de andar com Luzes medias (ou de cruzamento como agora chamam) ligadas.

Se calhar o melhor até era as Motas, no seu geral, usarem tipo um pirilampo intermitente a mais, nem que fosse no K7 , algo assim tipo flash (nem que fossem os tais ledes a flinkar) para realçar que estávamos a passar....
Acham que assim ja nos vias melhor e se desviavam mais ??  _pensador_



 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boas curvas (sempre visiveis)
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2013, 10:31 »
Viva!

Concordo com a proposta do André.

Não confundir estar visível com veiculo prioritário. Parece-me que alguns companheiros pensam que andar de Maxi significa ter prioridade em todas as situações. Principalmente, quando está fila... Sendo um veículo prioritário deve assinalar a sua marcha o mais vísivel possível, nem que seja com um pirilampo no capacete!  _lol_

A verdade é que a Maxi não é um veículo prioritário. Tendo de cumprir as regras do código como os demais utentes da via!

Fico mesmo azeado quando me aparecem motards tipo central elétrica. Médios, máximos e nevoeiro ligadas e ainda buzinam!!!  _Zang_

Também gostariam que eu ligasse a central elétrica do enlatado e fosse uma viagem atrás de vocês. É que o enlatado dá mais luz que a Maxi. Assim podem ver o buraco atempadamente....  _Rolley_ _anjo_

Tudo requer bom senso. Mais importante que encandear os outros utentes da via é escolher posições em que sejamos vistos. Se mesmo assim não nos virem, um breve sinal de luzes resolve (ou quase!!!)....

Nota: Já pensaram em vez de irem com a central elétrica ligada usarem um colete refletor??? Se calhar faz o mesmo efeito e não incomodam os outros.  _Rolley_

Eu ando só com os leds ligados, durante o dia.
Não M. Careca! Não era eu que ia na marginal.  _careta_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

RCEu

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2013, 10:45 »
Companheiro André

Acho que por aqui não te safas...

Eu também concordo que devemos andar com os médios ligados.
Como disse o Companheiro M. Careca, quanto mais nos fizermos notar melhor!

Acho que os LEDs não são nada visíveis comparado com as luzes.

Assim como também acho que devia ser obrigatório nos enlatados. Para se verem melhor e para além disso há para aí cores de carros que se confundem bem com a paisagem...


E está tudo dito...  _pol_
Quem é que vai conseguir mudar uma lei que existe e foi muito bem aplicada à mais de 25 anos. Tanto assim foi que nos dias que correm os automóveis novos já vêm com iluminação de dia.
A questão é que nos carros são leds de alto brilho (SMD) e nas scooters isso não acontece.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2013, 11:38 »
Quando falei de sermos bem visíveis, é na questão de..... respeitar sempre a lei !!

Sermos vistos, e bem vistos nas ultrapassagens (dentro da Lei) que fazemos. Sempre feitas na maior segurança, quer para nós quer para os outros automobilistas/motociclistas/etc todos !

Sermos vistos em rotundas, mas principalmente em entroncamentos e cruzamentos!!

Um colete reflector, não nos faz ficar visível de dia a levar com o Sol nos olhos, principalmente quando queres ultrapassar um veiculo em andamento (dentro da Lei e normas) com a segurança toda possível. O Colete só é bem visível de noite, foi para isso que foi inventado, embora hoje em dia tenha outros usos. (nao estou a dizer para nao andarem com...)

Os Veículos que circulam a tua frente somente te vêm se tiveres umas boas luzes (não quer dizer que elas estejam a provocar encadeamento) mas so pelo simples facto de estarem ligadas ja somos vistos. Só falta mesmo o bom censo que já se falou, para que haja respeito mutuo entre todos.
Se nao existe respeito por alguns Motociclistas, não existe mesmo nenhum respeito da parte dos Automobilistas!

Quando disse que deveríamos ter luzes cintilantes e brilhantes e ter luzes intermitentes a mais, evidente que estava a brincar! mas que as vezes fazem falta fazem ! Há "camursos" que não respeitam ninguém, ate te atiram os enlatados para cima se for preciso.

Era preciso Educar Muito Bem todas as Pessoas à nascença o que era ter bom censo  _Rolley_


Andem como andarem, andem na Lei, respeitem os outros, isso já é meio caminho andado !!

Boas curvas
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 11:41 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2013, 12:27 »
Companheiro André

Acho que por aqui não te safas...

Eu também concordo que devemos andar com os médios ligados.
Como disse o Companheiro M. Careca, quanto mais nos fizermos notar melhor!

Acho que os LEDs não são nada visíveis comparado com as luzes.

Assim como também acho que devia ser obrigatório nos enlatados. Para se verem melhor e para além disso há para aí cores de carros que se confundem bem com a paisagem...

 _pol_ Também tou nessa  _palmas_
Acho que todas deviam ser como a minha que anda sempre com os médios ligados quer eu queira quer não queira  _Rolley_
Se precisar de fugir à  _policia_ à noite dava jeito  _corado_  _pensador_ apaga-las  >:D (brincadeira)
Boas curvas sempre bem visiveis!!!
 scooter_
 _pt_
 _slb_
 _slb_
 _slb_  _slb_  _slb_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

marco flash

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2013, 12:50 »
 _slb_ _slb_ Mestre André, pensa que com uma óptica acesa  vês ao longe um parceiro montado numa Sym, companheiro de montada e de costumes podes assim preparar-te para ocumprimentar com mais tempo...  _slb_ _slb_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2013, 13:49 »
O que muitos não sabem é que o companheiro André não sabe o que é uma cidade, nem um cruzamento, circula sempre pelo campo _lol_ _lol_ por aquelas estradas onde tem o gado por companhia e o cheirinho a flores.

É verdade ou não companheiro ? podes desmentir-me ?

MÉDIOS SEMPRE

Abraço








nsilva

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2013, 13:54 »
Boas,


Na minha opinião acho que os médios devem ser sempre usados ! De forma a termos uma "segurança" de que os outros nos vêem...


Sendo que os LEDS são os "mínimos" da mota, ou seja é só uma luzinha de presença, uma luz que faz a mota ser reconhecida mais nada... Pois isso já se trata de design :D


Leds, médios , tudo o que possa ser feito para sermos vistos eu aprovo.

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:11 »
Assino o M.careca
Guerreiro

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2013, 15:26 »
Em Lisboa nem com strobs se safam, eu que o diga...  _reg_  _policia_ , normalmente só vêem estas luzes à noite devido ao reflexo que produzem, de dia as luzes brancas dos máximos intermitentes têm mais efeito nos condutores. Os condutores dos enlatados normalmente andam com os vidros todos fechados, música alta e muitos deles nem sabem para que servem os espelhos ou piscas. O melhor mesmo é nós redobrarmos toda a nossa atenção e antecipar o movimento dos outros.
Eu uso tudo o que a lei obriga e só me falta arranjar um colete reflector todo catita para vestir por cima do casaco.   _careta_
Mesmo que a lei fosse alterada eu continuaria a circular de médios acesos durante o dia.

Boas curvas a todos.  scooter_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

André Rocha

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #15 em: 07 de Janeiro de 2013, 21:14 »
O que muitos não sabem é que o companheiro André não sabe o que é uma cidade, nem um cruzamento, circula sempre pelo campo _lol_ _lol_ por aquelas estradas onde tem o gado por companhia e o cheirinho a flores.

É verdade ou não companheiro ? podes desmentir-me ?

MÉDIOS SEMPRE

Abraço

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

É quase isso companheiro rodrigues1...

Provavelmente foi um pouco egoista... Não levei em conta a vossa condução pela cidade que, acredito bem que seja "de medo"...
Mas acho que não perceberam um aspecto...
Eu não disse para assinarmos para proibir o uso dos médios..
Eu propus não ser obrigatório.. Depois se alguem quiser (ou achar necessário/indispensável) devem fazê-lo, mas sem estar ao obrigado pela lei, entendem??
Eu acho (pelo menos parece-me) que ao longe, de dia, as luzes de médios têm exatamente o "mesmo grau de visibilidade" que os leds (acho que muitos concordarão porque até mesmo falaram que andam com os máximos ligados)

Por exemplo, é obrigatório ligar os médios nas auto-estradas quando andamos de carro?? Não... Mas sempre que eu ando faço questão de as ligar.. Para ser bem visto.. mas para isso não preciso de uma lei mas sim, dois palmos de testa...

Os leds são de facto a "marca registada" da sym, e se existem, é porque em algum país elas cumprem a mesma função que, no nosso, as luzes diurnas, por isso pensei em propor isso...

Mas pelo visto nada feito... eheh

Unico conselho para quem não sabe o que é a cidade (como diz o amigo rodrigues1): Cuidem de vocês e tenham cuidado - convosco e com os outros..

Abraço

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #16 em: 07 de Janeiro de 2013, 22:47 »
Eu acho (pelo menos parece-me) que ao longe, de dia, as luzes de médios têm exatamente o "mesmo grau de visibilidade" que os leds (acho que muitos concordarão porque até mesmo falaram que andam com os máximos ligados)


Companheiro André
Mais uma vez discordo com esta sua opinião ,longe mesmo de os leds se verem tão bem como os médios em dia como de noite....e digo por experiencia propria do meu dia dia como já referi.Ainda hoje  uma PCX colocou-se mesmo a trás de mim(noite) e eu com os meus minis espelhos do chines estava a ver as luzes dele...bem sabe que os nossos espelhos retrovisores a visão traseira é uma bela treta...para não dizer pior _careta_ _corado_

Eu disse que utilizo os máximos (sim utilizo!) mas só quando vou ao nascer do sol e levo com ele mesmo de frente,há pequenos troços na marginal que nessa altura se consegue ver poucos metros á frente e para que os outros me vejam(pois tambem vão encandiados pela frente) faço-me ver assim aos retrovisores dos restantes da via e peço que os outros o façam tambem a trás de mim...bem sei qq dia pode-me calhar  _policia_ ,mas é como me sinto mais seguro e prefiro arriscar uma multa a uma queda.

Não acredito que ninguem com mota apanhe 7 kms de fila e fique parado na mesma, eu como disse vou com luzes com o que tiver mediante as circustancias pode ser com 4 piscas,maximos ou a apitar(e não é para pedir passagem) ,pois não vou tipo Inem vou no meio dos enlatados e só quero que me vejam,se não tiver espaço paro e espero sem qq problema.

Companheiro André é apenas a minha opinião pela a minha experiencia  não nada contra si _convivio_ cada um tem direito a sua e esta é a minha

Abraço
Marco Careca

nunomta

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #17 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:49 »
CONCORDO plenamente com o B-BLACK,pois ja me aconteceu alguns condutores de veiculos ligeiros, estarem de entrada na faixa de rodagem por onde vou a circular tranquilamente, se meterem simplesmente á papo seco, sem pisca nem nada e por vezes fico desconfiado que até nos vem,mas como é mota é como se penssassem,aguenta se não tu é que vais ao tapete. Por isso tambem partilho da opiniao  segurança acima de tudo. Boas curvas em segurança pa todos.  scooter_ _palmas_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #18 em: 08 de Janeiro de 2013, 08:54 »
Companheiro André. eu compreendo o teu objetivo, que era anularem a obrigação de circularmos com os médios acesos, cada um é senhor do seu corpo e faz o que entender, se eu por exemplo quiser bater com a cabeça contra uma parede vou preso por isso ? ( talvez me internem num Manicómio,) _lol_ mas não me podem multar.

André, eu também detesto viver rodeado de regras e Leis, algumas só para nos lixarem, mas como sabes, alguns Povos são de tal forma anárquicos que se não existissem leis, ( algumas parecem inúteis mas não são ), nem imaginas o que seria.

Circular sem médios pode ser fatal porque uma mota vista pelos retrovisores pode ficar por momentos escondida pelos ângulos mortos de um veículo, por exemplo os pilares das portas, por isso convém chamarmos a atenção aos mais distraídos antecipadamente antes de uma ultrapassagem, ( está provado que os veículos escuros têm mais acidentes ) por falta de visibilidade.

Não te esqueças que não somos só nós que sofremos fisicamente as consequências pelos erros que cometemos, a nossa Família e Amigos involuntariamente também sofrem com a nossa dor, e eu confesso que é mais a pensar neles que tenho o máximo cuidado, pode parecer absurdo, mas gosto de sair para passear e ver nos olhos dos familiares a confiança que têm em mim.

Caro André, esquece a estética das luzes e circula de forma a que te vejam bem, principalmente se a tua scooter for de cor Preta.

Aprendi um truque muito simples que nunca falha é olhar para os espelhos retrovisores do veículo que circula á minha frente e verificar se o condutor está a olhar para mim, se estiver a falar ao telemóvel leva com os máximos  _Rolley_

Abraço e acima de tudo diverte-te com a tua  scooter_

RCEu

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #19 em: 08 de Janeiro de 2013, 09:00 »


Aprendi um truque muito simples que nunca falha é olhar para os espelhos retrovisores do veículo que circula á minha frente e verificar se o condutor está a olhar para mim, se estiver a falar ao telemóvel leva com os máximos  _Rolley_



Ou a enviarem mensagens  _Zang_


Mas dá perfeitamente para perceber se vão distraídos ou a dar atenção a outro veículo  _pol_

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #20 em: 08 de Janeiro de 2013, 12:07 »
Por exemplo, é obrigatório ligar os médios nas auto-estradas quando andamos de carro?? Não... Mas sempre que eu ando faço questão de as ligar.. Para ser bem visto.. mas para isso não preciso de uma lei mas sim, dois palmos de testa...


Companheiro,

Confesso que depois de ter lido o que acima escreveu até fiquei supreendido, pois o companheiro adopta uma medida correcta quando anda de carro independentemente de ser obrigatório ou não, e defende que não seja obrigatório para as motas.... ainda para mais por uma questão de estética ....!

Eu de carro sempre fiz também questão de andar de médios ligados principalmente não para melhorar a nossa visibilidade mas para como bem o Nuno aqui disse
 
Na minha opinião acho que os médios devem ser sempre usados ! De forma a termos uma "segurança" de que os outros nos vêem...
Leds, médios , tudo o que possa ser feito para sermos vistos eu aprovo.
.


Em alguns países é obrigatório para todos os veículos, e creio que existe já uma proposta de alteração à lei para passar a ser obrigatório creio que pelo menos os mínimos.

Posso lhe dizer como exemplo que já uma vez alguém numa passadeira onde entrou sem olhar se vinha alguém, que vinha literalmente no mundo da lua, de repente voltou à terra porque uma coisa lhe despertou a atenção....os médios que eu tinha ligados....a pessoa em questão simpaticamente ainda me alertou que eu trazia as luzes ligadas...ao que eu respondi....que ainda bem....pois se por acaso eu viesse também um pouco distraído e sem luzes nem ela me via nem eu a ela com as consequências previsíveis.

Digo muita vez que faria muito bem que se incluísse nas regras da estrada as regras de navegação marítima  (ou aérea), onde mais importante do que ver é ser ou fazer por ser visto.

Abraço e Boas Curvas...... scooter_ scooter_ scooter_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #21 em: 08 de Janeiro de 2013, 12:24 »
Por coincidência hoje fui na GTSempre buscar dois Franguinhos assados a Bucelas e mesmo ao sair de casa um vizinho que ia a passar com o filhote deve ter 10 anitos apontou para os médios e disse em tom de troça, JÁ É DIA

Quando o vir logo já lhe explico, agora vou comer o frango... _lool_

Luzes sempre (ganda melga )

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #22 em: 08 de Janeiro de 2013, 12:34 »

Por coincidência hoje fui na GTSempre buscar dois Franguinhos assados a Bucelas ............. agora vou comer o frango... _lool_


....Vê la mas é se arranjas uma Tertulia de Frangos Assados.....isso é que era  _lool_

ganda off-topic ......mas tinha de ser  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Foquinha

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #23 em: 08 de Janeiro de 2013, 15:53 »
Qto a esta de circular de luzes médias ligadas no enlatado, certo dia na à frente do CC Vasco da Gama estando parado num semáforo, fui abordado por agente da PSP a informar-me que tinha as luzes ligadas. Gentilmente respondi que sim, que estavam ligadas e que sempre q circulava na via pública por norma andavam ligadas. A resposta foi um Ah de espanto e siga caminho.

André Rocha

  • Visitante
Re: Vamos apagar as luzes das Sym?
« Responder #24 em: 08 de Janeiro de 2013, 21:28 »


Companheiro André é apenas a minha opinião pela a minha experiencia  não nada contra si _convivio_ cada um tem direito a sua e esta é a minha

Abraço
Marco Careca

Nada disso companheiro..
O forum é mesmo para isso.. Cada um dá a sua opinião, e, se "abrem" um tema é para trocar ideias, e até mesmo (como o caso) ouvir a opinião de quem já tem muitos quilómetros "nas mãos" em cima das duas rodas e humildemente aceitar que de facto apagar as luzes não será (de todo) uma decisão sensata..


CONCORDO plenamente com o B-BLACK,pois ja me aconteceu alguns condutores de veiculos ligeiros, estarem de entrada na faixa de rodagem por onde vou a circular tranquilamente, se meterem simplesmente á papo seco, sem pisca nem nada e por vezes fico desconfiado que até nos vem,mas como é mota é como se penssassem,aguenta se não tu é que vais ao tapete. Por isso tambem partilho da opiniao  segurança acima de tudo. Boas curvas em segurança pa todos.  scooter_ _palmas_

Companheiro nunomta... Então isso não é por ter ou não a luz acesa mas sim por estupidez e falta de civismo tão comummente demonstrada por muitos portugueses...

Muito bem companheiros, fiquei esclarecido... A maxsym vai andar sempre de luzes ligadas...
Sim, a minha bichinha já está na garagem à espera que eu conclua a carta..
Ainda não tive tempo de tirar fotos, quando o fizer, postarei para vocês darem o vosso "aval"... Mas uma coisa digo-vos: ela é linda, linda, linda.. Acreditem..

Fiquem bem....

Abraço...

ah, e liguem sempre as luzes das vossas  scooter_.. eheh