Autor Tópico: Sym não é Suzuki e vice versa!  (Lida 15482 vezes)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Sym não é Suzuki e vice versa!
« em: 03 de Janeiro de 2013, 11:26 »
Sym não é Suzuki e vice versa!

houve-se dizer que a Sym é a linha branca da Suzuki, etc... isto é a mais pura das mentiras!

quem me conseguir provar que a Suzuki tem alguma coisa a ver com a Sym, pago um café!

o que acontece em Portugal é o mesmo distribuidor de ambas as marcas e por isso a confusão, mas com nomes diferentes, Veículos Casal S.A. e Red Moto

A 1 de Janeiro de 2002, foi concluído a aquisição de 100% do capital de Veículos Casal pela holding Belga Alcopa passando a empresa a designar-se por sociedade anónima, Veículos Casal, S.A.

Alcopa distribui, através da Moteo as marcas Sym, Suzuki, Peugeot scooters, Piaggio, Vespa, Aprilia, Gilera entre outras para alguns mercados na Europa

... e agora fico á espera que me provem que o desenho, os componentes, etc... são os mesmos e que a Suzuki ou Sym é a mesma coisa!

Este tipo de equações/afirmações só acontece em Portugal!

basta pesquisar na Internet _Rolley_

http://www.globalsuzuki.com/

http://www.sym.com.tw/eng/

não voltem a afirmar que a Sym é a linha branca da Suzuki e já agora... não tem nada a ver uma com a outra _Rolley_ _Rolley_

a não ser que em PT o distribuidor é o mesmo _convivio_

pedroareias

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:13 »
É conveniente dizer isso para muitos concessionários. A confusão interessa a muita gente. É como na pintura: "agora só é permitida pintura à base de água"...

A mentira em Portugal, desde que plausível, cola muito bem. Convém é arranjar uma história: "a Sym tem componentes Suzuki, é como a Skoda e a VW, aliás agora as Suzuki são feitas na mesma fábrica... era o filho do Michio Suzuki que tinha nascido em Taiwan e só encontrou o pai passados 50 anos blah, blah, blah.". "Até há quem diga que, por causa da tragédia familiar, a Sym é a Audi da Suzuki, a Suzuki deixa os melhores materiais para a Sym porque o Michio ficou com peso na consciência em 1970"

As pessoas até gostam de ter uma história plausível, sórdida e ... completamente falsa... para contar.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 12:16 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:23 »
Pois eu confesso humildemente que tinha essa ideia e que a informação me foi dada aquando da aquisição da minha primeira scooter (uma SYM Fiddle), comprada em concessionário oficial da marca e representante também da Suzuki.

Obrigado pelo esclarecimento Panda, esta era uma dúvida que tinha à bastante tempo e que me havia sido "vendida" quando na altura comprei a Sym. Pelo que percebi e é extensível a outros fóruns, existe muita gente a quem foi dada essa informação errada.  _pensador_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:24 »
matematicamente:
[SYM=Suzuki]=mito urbano
:)) :))


Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:27 »
Sobre estas marcas é errado dizer que são próximas ou primas uma da outra.
São marcas distintas com implantação muito forte no mercado asiático. A Sym é menos conhecida em  Portugal por enquanto, na Ásia é o que mais vende..
Como diz o companheiro Panda o que é comum é o distribuidor.
 _pt_  _scp_  scooter_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:31 »
Ainda se a confusão fosse entre a SYM e a Honda, poderia perceber-se melhor: é que a SYM aproveitou as instalações criadas pela Honda durante a ocupação japonesa da Formosa.

S800

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2013, 15:02 »
Realmente não há ligação entre a SYM e a Suzuki, mas instalou-se essa ideia errada não só porque a distribuição cá faz-se pela mesma via, como os concessionários Suzuki têm sempre SYM também. E em parte também porque a Suzuki há muito que está desaparecida (cá) dos segmentos mais baixos em scooters (ou pelo menos não investe nas vendas de 125cc  e « 200cc por ex.), razão pela qual os concessionários parecem ir "puxando" para as Sym. Desconheço se existe alguma "instrução" nesse sentido, mas acho que é mesmo uma particularidade do nosso mercado.

Quanto à SYM chegou a fazer motos inteiras para a Honda (Cub). Tal como a Kymco penso que ainda faz hoje (ou fazia) para a BMW (G450).

davide

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2013, 15:04 »
Ainda se a confusão fosse entre a SYM e a Honda, poderia perceber-se melhor: é que a SYM aproveitou as instalações criadas pela Honda durante a ocupação japonesa da Formosa.

A SYM teve uma joint-venture com a Honda entre 1962 e 2002, para a produção de motas.

Podem ver a história aqui.

Carreta

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #8 em: 03 de Janeiro de 2013, 20:43 »
Obrigado por acabarem com esse "mito",eu também andava a comentar/"enganar" toda a gente com essa história  _Rolley_


Abraço!

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #9 em: 03 de Janeiro de 2013, 22:26 »
Pois como sou novo nestas andanças das scooters, sempre ouvi dizer que a Sym tinha uma "parceria estratégica a nível dos distribuidores/importadores" da Suzuki.

Mas não estou a ver MESMO que a Suzuki com a quota de mercado mundial que tem, deixásse passar "esta ideia, sem mais nem menos"
A Suzuki SABE o que se passa com os distribuidores/importadores e se não se mexeu, é porque o "produto SYM e não só _Rolley_ " é bem aceite pelo consumidor e trás também uma mais valia à empresa nipónica.

Só um exemplo:
http://www.scootdr.co.za/sales/sym/

Sinceramente "essa de ser um produto branco" _lol_ _lol_ _lol_

Abraços _convivio_


ant68

  • Visitante
Re: Sym não é Suzuki e vice versa!
« Responder #10 em: 03 de Janeiro de 2013, 23:20 »
Pois com isto tudo é mais do que razoavel dizer que a SYM tem muitos anos de experiencia de produção e está com muita qualidade de motores e toda a mecanica. Eu que sempre tive Hondas (deuville e 2 VFR) estou muito satisfeito com as prestações da minha maxsym tanto em ciclistica como de motor.
Pelo que tenho lido afinal são as famosas Burgman que deram alguns problemas (suspensão) etc.
18000Km de prazer e sem problemas na Sym.(Viva as Sym C _palmas_hinesas/Taiwan)