Autor Tópico: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)  (Lida 138686 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #150 em: 26 de Março de 2013, 14:41 »
Resultado final deste teste: empate técnico!  _pensador_

Vamos ver se aparecem mais 2 ou 3 testes para se ter uma opinião mais formada e com um leque de diferentes condutores.

Mas pelo que li, tanto a C650GT como a Burgman 650 estão de parabéns, pois estão ali umas belas propostas!  _palmas_
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 14:44 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #151 em: 26 de Março de 2013, 15:44 »
Esta imagem está muito bem tirada no COMPARATIVO

De um lado uma Burgman um pouco mais larga e de aspecto ligeiramente mais musculado.
Do outro lado uma C650GT mais estreita e com um design mais futurista.

Gosto das duas e não me importava nada de ter uma na garagem.  _Rolley_

Desculpem a dimensão da imagem, mas assim ilustra melhor os detalhes destes dois modelos.  _pol_


« Última modificação: 26 de Março de 2013, 15:47 por Sapiens21 »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #152 em: 26 de Março de 2013, 16:53 »
Já li o comparativo e acho-o pouco objectivo. Chegar ao ponto de dizer que o espaço de carga da C650GT é menos utilizável que o da Burgman parece-me algo puxado e tendencioso.
Para além disso, basta ver alguns dos valores (de binário e de potência mas, também, os dos regimes a que esses valores - sobretudo, o do binário - são atingidos, conjugados com o maior peso da Burgman) para se perceber que a BMW é mecanicamente muito mais desenvolta, maior desenvoltura que tem que ter uma tradução prática que irá bem para além dos mais 15 kms/h que atinge em velocidade de ponta.
Escrever que a Burgman tem um 'poço' e falta de resposta por volta das 4500 rpm para, depois, concluir que é superior à C650GT na condução em estrada, só perdendo (e por um cabelo!) em auto-estrada, parece-me um enorme contra-senso, sobretudo porque também é escrito que o motor da C650GT tem umas reprises-canhão a partir dos 80-90 kms/h, sempre que rode acima das 4000 rpm e grande vivacidade a partir dos 60 kms/h, bem como é escrito que a C650GT tem uma estabilidade superior à da Burgman a alta e a média velocidade e é mais ágil a curvar e em espaços mais pequenos. Levando em consideração todos estes factores, fico sem perceber como pode a Burgman superiorizar-se em estrada à C650GT.  _pensador_
É mais pesada, é menos ágil, é mais lenta, é menos estável, é menos potente, tem menos binário disponível a todos os regimes...mas é superior em estrada. _confuso_
Estou, apenas, a raciocinar sobre o que li, pois ainda não guiei a Suzuki.
A avaliar pelos comentários feitos ao comportamento da embraiagem da BMW em cidade, quer-me parecer que a C650GT do ensaio padece dos mesmos problemas de que eu me queixava na eNGraçada. _Rolley_ _thumbdown_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #153 em: 26 de Março de 2013, 16:55 »
Grande foto destes dois pesos pesados!!!! _pol_
Belas damas as duas.
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #154 em: 26 de Março de 2013, 18:35 »
....... E claro,no final o resultado é um empate para não ferir suscetibilidades às marcas e assim,continuarem a receber o papel da publicidade de ambas e nós temos de comer tudo o que eles colocam no prato. _pensador_
Mas não me importava nada de ter qualquer delas e t€€mpo para grandes viagens.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

GUI650

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #155 em: 26 de Março de 2013, 19:14 »
Zeze.
Há coisas que só percebemos quando pessoalmente as podemos avaliar e comparar.
Da Burgman de 2013, não sei porque não conduzi nenhuma (a HM Motos disse-me que seria entregue no dia 1 ou 2 de Abril), mas se neste momento conduzires uma Burgman de 2012, percebes que há qualquer coisa de diferente relativamente à BMW que admito seja dificil de explicar.
Quanto ao design, acho a BMW mais actual, mais apurada. Aliás, a única parte que não gosto na BMW, é a traseira, não os farois, mas a distância enorme que existe entre a roda e a cava da roda, não sendo possível andar com aquela zona limpa face à grande distância.
A Suzuki é muito clássica e conservadora. Ou seja, é uma moto discreta como eu gosto.
E Zeze. Não te impressiones com mais 15 km/h de ponta. Esse é, na minha opinião, o parâmetro menos importante.  _convivio_

GUI650

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #156 em: 26 de Março de 2013, 19:21 »
Só mais uma curiosidade,
Não percebo a razão pela qual relativamente ao equipamento atribuem menos um ponto à Suzuki. Provavelmente para que empatem.  _Rolley_

daniel

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #157 em: 26 de Março de 2013, 19:52 »
Estive a ler o comparativo e apesar de a Burgman (maxi que desejo testar) ter sido bastante elogiada no tocante ao conforto, suavidade de transmissão e facilidade de condução em cidade, parâmetros que são para mim muito importantes, prefiro aguardar por outros testes, pois um só comparativo diz-me muito pouco e não consigo retirar daqui nenhuma conclusão.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #158 em: 26 de Março de 2013, 21:59 »
Considerando o facto do companheiro GUI650 ser profundo conhecedor das Burgmans 650 (teve 3) e ter comprado a C650GT (que vendeu muito recentemente) julgo que a sua opinião tem bastante valor e eu dou-lhe mais crédito do que os testes ou comparativos das revistas da especialidade...ainda que muitas sejam bastante conceituadas e me agrade bastante a sua leitura.
« Última modificação: 27 de Março de 2013, 00:20 por Sapiens21 »

Busas

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #159 em: 26 de Março de 2013, 22:17 »
Boas,

Nada como conduzir ambas...pois os pontos importantes para cada um normalmente são diferentes...estética aceleração, estabilidade etc...

A Burgman é um peso pesado..a BMW também o é...mas de outra maneira...

Tal como a BMW lançou a 1600 GT 6 cilindros, 160 CV, suspensão inteligente, stereo brutal, gadgets por todo o lado...no entanto a maioria prefere o rolar da Goldwing com muito menos CV muito mais peso e projeto bastante mais antigo...o feeling de condução é diferente...

cada um sabe de si... _pt_nestas questões muito pessoais!... scooter_

Abraços,

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #160 em: 27 de Março de 2013, 00:11 »
Zeze.
Há coisas que só percebemos quando pessoalmente as podemos avaliar e comparar.
Da Burgman de 2013, não sei porque não conduzi nenhuma (a HM Motos disse-me que seria entregue no dia 1 ou 2 de Abril), mas se neste momento conduzires uma Burgman de 2012, percebes que há qualquer coisa de diferente relativamente à BMW que admito seja dificil de explicar.
Quanto ao design, acho a BMW mais actual, mais apurada. Aliás, a única parte que não gosto na BMW, é a traseira, não os farois, mas a distância enorme que existe entre a roda e a cava da roda, não sendo possível andar com aquela zona limpa face à grande distância.
A Suzuki é muito clássica e conservadora. Ou seja, é uma moto discreta como eu gosto.
E Zeze. Não te impressiones com mais 15 km/h de ponta. Esse é, na minha opinião, o parâmetro menos importante.  _convivio_

Concordo em absoluto. Estou, de facto, muito curioso para experimentar a nova Burgman.
Os 15 kms/h de velocidade de ponta a mais não me impressionam por aí além, embora, no caso da C650GT, sejam bastante fáceis de alcançar e utilizar, assim haja estrada. Numa mota desta dimensão e peso, em viagens mais longas ou com mais extensão de AE, acaba por ser uma vantagem (relativamente ao limite de 160 kms/h da Burgman, que acho curto - deviam ser cerca de 170 kms/h). Aquilo a que me referi com mais ênfase foi às outras características todas que mencionei. É que, racionalmente, a soma dessas características dará vantagem em estrada à C650GT. Coisa diferente é o ensaiador dizer que a BMW faz tudo aquilo mas que ele gosta mais da Burgman. Mas, não é isso que ele escreve. Ele escreveu: a Burgman é melhor em estrada, vantagem Burgman.
Também não percebo porque é que vocês falam de um empate técnico. No teste (refiro-me ao texto, não às notas finais), a Burgman ganha em quase todos os aspectos e a conclusão é inequívoca: vantagem Burgman.

Quanto ao 'rabo alçado' da C650GT, reconheço que gosto bastante do efeito estético, não tanto das consequências da inexistência de 'bacalhau': os veículos que circulem atrás, em piso molhado, têm direito a banho de spray e as costas do pendura também (mesmo com o encosto do pendura que coloquei na eNGraçada).

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #161 em: 27 de Março de 2013, 09:31 »
Também não percebo porque é que vocês falam de um empate técnico. No teste (refiro-me ao texto, não às notas finais), a Burgman ganha em quase todos os aspectos e a conclusão é inequívoca: vantagem Burgman.

Fui eu que falei no empate técnico apenas e só devido ao resultado Final do teste.
Também percebi que a vantagem neste comparativo, pela descrição dada e pelo sugestivo título em notas finais "Avantage Burgman", pendeu para a nova Burgman, mas quis fazer referência à pontuação final que ditou um empate.
Em baixo transcrevo as notas atribuídas por parâmetros avaliados:

Suzuki Burgman 650
LA NOTE (sur 5)
Moteur   4
Comportement   4
Style   4
Prix   4
Equipement   4
TOTAL   20/25

BMW C650GT
LA NOTE (sur 5)
Moteur   4
Comportement   4
Style   4
Prix   3
Equipement   5
TOTAL   20/25

S800

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #162 em: 27 de Março de 2013, 11:02 »
Esta imagem está muito bem tirada no COMPARATIVO



Dois tanques. Em minha opinião, demasiado peso, conforto, cilindrada, cavalos, gadgets, filtros, euros.
Mas ainda bem que existem, se há coisa aborrecida é a "ditadura do gosto".  _convivio_

GUI650

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #163 em: 27 de Março de 2013, 11:29 »
Considerando o facto do companheiro GUI650 ser profundo conhecedor das Burgmans 650 (teve 3) e ter comprado a C650GT (que vendeu muito recentemente) julgo que a sua opinião tem bastante valor e eu dou-lhe mais crédito do que os testes ou comparativos das revistas da especialidade...ainda que muitas sejam bastante conceituadas e me agrade bastante a sua leitura.
Muito obrigado Sapiens21  _pol_
Acredita que me preocupo ser o mais rigoroso e verdadeiro nos meus comentários. E se alguém me perguntar a minha opinião sobre os aspectos positivos ou negativos de cada uma das motos, serei absolutamente imparcial.
No entanto, gostaria de esclarecer que a BMW foi para mim uma deceção, porque tinha uma referência muito forte, a Burgman, e não esperava que a BMW construisse uma concorrente que não fosse susbtancialmente melhor. Agora para quem nunca teve uma Burgman e compre de início uma BMW, eventualmente ficará contente.  8)

GUI650

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #164 em: 27 de Março de 2013, 11:48 »
Concordo em absoluto. Estou, de facto, muito curioso para experimentar a nova Burgman.
Os 15 kms/h de velocidade de ponta a mais não me impressionam por aí além, embora, no caso da C650GT, sejam bastante fáceis de alcançar e utilizar, assim haja estrada. Numa mota desta dimensão e peso, em viagens mais longas ou com mais extensão de AE, acaba por ser uma vantagem (relativamente ao limite de 160 kms/h da Burgman, que acho curto - deviam ser cerca de 170 kms/h). Aquilo a que me referi com mais ênfase foi às outras características todas que mencionei. É que, racionalmente, a soma dessas características dará vantagem em estrada à C650GT. Coisa diferente é o ensaiador dizer que a BMW faz tudo aquilo mas que ele gosta mais da Burgman. Mas, não é isso que ele escreve. Ele escreveu: a Burgman é melhor em estrada, vantagem Burgman.
Também não percebo porque é que vocês falam de um empate técnico. No teste (refiro-me ao texto, não às notas finais), a Burgman ganha em quase todos os aspectos e a conclusão é inequívoca: vantagem Burgman.

Quanto ao 'rabo alçado' da C650GT, reconheço que gosto bastante do efeito estético, não tanto das consequências da inexistência de 'bacalhau': os veículos que circulem atrás, em piso molhado, têm direito a banho de spray e as costas do pendura também (mesmo com o encosto do pendura que coloquei na eNGraçada).

Zeze, três questões.
Duvido que a Burgman só dê 160 km/h, porque as que tive atingiam a velocidade real de 173 e eu, no mostrador, verifiquei por várias vezes 195 km/h. Mas como não experimentei a nova e fizeram algumas alterações na dinâmica (alterações essas que me fazem prever que dê mais velocidade e não menos face à diminuição de atrito), reservo a opinião para quando tiver três ou quatro mil kilometros percorridos.
Quanto à distância da roda à cava da roda, o que me aborrecia não era se burrifava os veículos que vinham atrás. O que me chateava é que gostava da moto limpa, toda ela andava uma beleza, mas a cava da roda estava sempre suja (ainda por cima a cava é preta, como sabes). Mas isto não é um defeito, é apenas um pormenor pessoal.
Por fim, não penses que ficas com uma opinião acertada se andares uma hora com a Burgman ou com qualquer outra moto. De qualquer modo, um facto é inquestionável. Lê tudo o que tenha artigos sobre a Burgman, e só encontras boas referências, com excepção de que a Suzuki não alterava nada, e a sociedade mercantil necessita de coisas novas para se entusiasmar. Eu próprio só adquiri a BMW, porque estava farto do modelo antiquado durante 10 anos, sem qualquer alteração estética.  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #165 em: 27 de Março de 2013, 12:12 »
Este vídeo é só para picar o companheiro Panda!  _careta_ _careta_ _careta_

VER AQUI O DUELO - TMAXvsBURGMAN

Limpinho

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #166 em: 27 de Março de 2013, 12:31 »
Não tenho preferência por nenhum dos modelos.. gosto de ambos.

Mas parece que a Tmax desacelera no fim.

Cumps

Este vídeo é só para picar o companheiro Panda!  _careta_ _careta_ _careta_

VER AQUI O DUELO - TMAXvsBURGMAN

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #167 em: 27 de Março de 2013, 12:35 »
A mim dá-me a ideia de que o tipo da T-Max nem sequer acelerou a fundo. Mas, a perspectiva apresentada também não é a melhor. _pensador_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #168 em: 27 de Março de 2013, 12:47 »
Este vídeo é só para picar o companheiro Panda!  _careta_ _careta_ _careta_

VER AQUI O DUELO - TMAXvsBURGMAN

 >:D >:D

até as 125 passam por mim _Rolley_ _Rolley_ levo com cada aviadela :)) :))

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #169 em: 27 de Março de 2013, 13:23 »
O meu maior problema é com as 50cc. _careta_ scooter_ Passam por onde eu não ouso sequer fazer passar a minha. _Rolley_ As 125cc muito estreitinhas também me dão umas coças valentes, com a agravante, relativamente às 50cc, de andarem bem mais.
Isto de andar de paquiderme no meio do trânsito tem destas coisas... _careta_ _Rolley_

Repito o que já escrevi antes: os leds de posição da nova Burgman são muito bem esgalhados e estão muito bem colocados, até do ponto de vista estético. _pol_ No comparativo, o ensaiador escreve que ajudam a iluminar as bermas (melhor dizendo, as áreas laterais mais próximas da mota).
Refere, também, o quão eficientes são os leds da BMW, mas diz que são uma opção. Curiosamente, depois, leva-os em consideração nos aspectos do equipamento (para aumentar 1 ponto a pontuação) e no aspecto do preço (para diminuir 1 ponto a pontuação). :o Vá lá perceber-se estes critérios.

Relativamente ao equipamento, creio que a razão de a C650GT ter mais 1 ponto que a Burgman se prende com o facto de o ensaiador considerar os comandos da BMW muito mais funcionais e bem integrados do que os da Burgman, que ele diz que são os mesmos das versões anteriores, que são muito mais difíceis/menos práticos de accionar e que são muito menos ergonómicos (o que me parece óbvio) e bem integrados (o que também é óbvio) do que os da BMW.
Além disso, o jornalista escreve que a viseira da C650GT proporciona bastante mais e melhor protecção do capacete e dos ombros do que a viseira da Burgman. A este propósito, acho errado que, num comparativo de maxiscooters desta dimensão, a questão da protecção aerodinâmica proporcionada não seja objecto de pontuação autónoma  _thumbdown_ (ainda que essa pontuação pudesse vir a ser idêntica para ambas, já que a Burgman parece proporcionar mais protecção para os pés e canelas do que a C650GT). A meu ver, este é um dos aspectos essenciais de qualquer maxiscooter, ainda mais relevante quando se trata de modelos com grandes pretensões turísticas como estes dois.

Este jornalista parece-me algo incoerente e, além disso, parcial. Fiquei com a sensação de que o indivíduo não conseguiu disfarçar a sua predilecção pela Burgman (predilecção que poderá ser totalmente justificada e é legítima num plano estritamente pessoal, mas que me parece que devia ser deixada de fora do texto do ensaio). Também, é certo que uma C650GT com uma embraiagem recalcitrante não é o melhor cartão de visita para a BMW, mais a mais na disputa com uma concorrente em que a suavidade de funcionamento terá sido desenvolvida até ao limite.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #170 em: 27 de Março de 2013, 13:44 »
 _lol_ _lol_ _lol_ Sim, realmente é perceptível que o condutor da T-Max não se está a empenhar.
Eu antes de postar o vídeo percebi logo isso mesmo, mas como já disse...era mesmo só para picar o companheiro Panda que respondeu à maneira e percebeu o meu intuito de brincadeira!   _palmas_ _pol_

GUI650

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #171 em: 27 de Março de 2013, 15:40 »
Já que falamos de curiosidades, um pormenor:
Na Burgman, o vidro frontal sobe na totalidade em 1 segundo e todo por igual; Na BMW, o vidro total sobe em 2 ou mais segundos e, por vezes (na minha acontecia), ficava torto, porque o que o faz subir são dois braços independentes onde um deles sobe um pouco mais que o outro.
Pois é.  _pensador_Há muitos pormenores nas diferenças que permitem as pessoas ter preferências.  _pol_

Busas

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #172 em: 27 de Março de 2013, 15:44 »
boas Gui650'


Ui.... _Zang_ golpe baixo... _confuso_

UiUi...agora é que vão ser elas... _pt_ _pt_ scooter_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #173 em: 27 de Março de 2013, 16:18 »
Já que falamos de curiosidades, um pormenor:
Na Burgman, o vidro frontal sobe na totalidade em 1 segundo e todo por igual; Na BMW, o vidro total sobe em 2 ou mais segundos e, por vezes (na minha acontecia), ficava torto, porque o que o faz subir são dois braços independentes onde um deles sobe um pouco mais que o outro.
Pois é.  _pensador_Há muitos pormenores nas diferenças que permitem as pessoas ter preferências.  _pol_

A viseira da minha nunca (até agora...) ficou torta, ao subir ou ao descer. Isso que relatas não será normal e muito menos é aceitável. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer... _pensador_
Demora bem mais de 2 segundos a subir da posição mais baixa para a mais alta; creio que serão, pelo menos, 5 segundos. Agrada-me a velocidade do movimento, porque me permite escolher com precisão o ponto em que a quero deixar.
No caso da Burgman, o jornalista queixa-se de que a rapidez do mecanismo afecta a precisão com que se escolhe a altura da viseira (embora ele diga que a coloca sempre na posição mais elevada); também refere que a viseira da Burgman, por ser demasiado vertical, cria uma sensação de confinamento do condutor (diz que fica estampado contra a viseira a maiores velocidades  :o), o que não sucede na BMW, que tem a viseira menos vertical e mais alta.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #174 em: 27 de Março de 2013, 16:57 »
Ui.... _Zang_ golpe baixo... _confuso_

UiUi...agora é que vão ser elas... _pt_ _pt_ scooter_

 _lol_ _lol_ _lol_ O que eu estou a gostar deste tópico....

Este Busas também gosta de picar. Não sou só eu, mas é no sentido salutar, entenda-se.  ;)

O que vale é que o ambiente aqui é excelente e disso não há qualquer dúvida! _palmas_

« Última modificação: 27 de Março de 2013, 17:01 por Sapiens21 »