Autor Tópico: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)  (Lida 139076 vezes)

scorpionnc

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #75 em: 28 de Fevereiro de 2013, 19:49 »
Mais algum material de leitura para os interessados http://www.lerepairedesmotards.com/essais/scooters/suzuki-burgman-650-abs.php

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #76 em: 28 de Fevereiro de 2013, 20:12 »
O primeiro teste que fala de consumos.
Neste caso e numa situação de percurso misto (cidade/estrada) e em plenos testes, conseguiu a média de 5,2L/100Km.
O peso, do qual já tanto se falou é de 275kg, porém não referem se é o peso a seco, se é em ordem de marcha (com todos os fluídos e reserva de combustível). De qualquer forma é descrita a enorme facilidade na conduação.....aqui, digo eu, deve-se em grande parte ao banco estar numa posição que abarca um leque de condutores variado.

Quando é que a scooter-station se pronuncia??!!!... _Rolley_


Mais algum material de leitura para os interessados http://www.lerepairedesmotards.com/essais/scooters/suzuki-burgman-650-abs.php

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #77 em: 28 de Fevereiro de 2013, 21:25 »
 _pensador_  _pensador_
Quem sabe? Talvez...  _Rolley_  _Rolley_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #78 em: 28 de Fevereiro de 2013, 21:59 »
Os testes estão a aparecer em catadupa...e aqui já mencionam 250Kg a seco!

Publicado pela ScooterLife Espanhola este teste que abarca diversas áreas desta mega-maxi: http://www.scooterlife.es/suzuki-burgman-650-2013-primera-prueba/

Vejam só as diferenças...mais do que se pensa quando estão lado a lado!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 22:01 por Sapiens21 »

daniel

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #79 em: 28 de Fevereiro de 2013, 22:35 »
http://www.moto-station.com/moto-station_live.php?id=723#.US_aPzDgQuQ

Parece que a mala não é "grande espingarda"  :-?
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 22:49 por daniel »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 22:41 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #81 em: 28 de Fevereiro de 2013, 22:49 »
Finalmente...a Scooter-station já tem online o seu teste!

http://www.scooter-station.com/Suzuki-Burgman-650-ABS-Executive-2013.html

Este é para mim o teste mais fiável de todos. Tem pessoal muito conhecedor deste mundo das 2 rodas e com uma isenção e descrições que têm feito deste site um verdadeiro guia para muitos compradores! Mas a paixão que o Rodrigues fala também conta...  _pol_
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 22:52 por Sapiens21 »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #82 em: 01 de Março de 2013, 00:23 »
Prefiro os ensaios da scooter_infos. São mais completos.
Algumas notas deste ensaio da scooter-station:
277 kgs com tudo atestado.
Continua a mostrar alguma imprecisão da direcção acima dos 120 kms/h. A direcção fica muito leve e a mota mostra um comportamento 'tipo salsicha'. _confuso_
A capacidade de carga debaixo do assento diminuiu 6 litros relativamente ao modelo precedente.
Novamente a crítica ao excesso de comandos no punho esquerdo e ao efeito travão-motor excessivo no modo Power.
A protecção de escape (cromada, horrível, na minha opinião) é em plástico. _thumbdown_
Elogio ao trabalho das suspensões, embora seja fácil fazer roçar o descanso central no chão, a curvar.
Quanto à protecção aerodinâmica, é considerada excelente para as pernas (será seguramente melhor que a da BMW C650GT) e muito boa para a cabeça e ombros.
A travagem é algo esponjosa, mas eficaz e resistente à fadiga. O ABS é melhorável, pois a traseira solta-se (bloqueia) muito facilmente.
O conforto e o agrado de condução mantêm-se como os pontos fortes da Burgman 650.

joao vieira

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #83 em: 01 de Março de 2013, 00:23 »
Gostei de ler todas as opiniões dos companheiros e também aprender alguma coisa. Contudo apenas me vou referir no que achei menos certo que foi em relaçao aos consumos, pois como sabem em qualquer revista sobre modelos nunca publicam os consumos como se faz nos carros onde estes são mais uniformes, nas motas os consumos diferem imenso consoante o tipo de condução, eu posso dizer que nos meus passeios que tenho feito a acompanhar o nosso companheiro José na x-max 125, e conferido por outros companheiros, eu costumo fazer média de 3,4 l, e talvez não seja a melhor porque por vezes devido á pouca velocidade me obriga a ir em 4ª e 5ª velocidade quando poderia ir em 6ª. Portanto os consumos depende muito de como queremos andar e das ultrapassagens que queremos fazer. Quanto ao novo modelo de 2013 acho muito mais bonito mas tem apenas uma funçao comercial porque o produto é práticamente o mesmo e o motor penso que igual, mas tambem o mesmo acontece com os carros. Agora também dou outra opinião que para os passeios que faço, com os nossos companheiros durante a semana conhecidos pelos vadios, estou a utilizar totalmente apenas a X-MAX 250, que me está a dar mais gozo, e fez com que já vendesse a PCX - 125 da qual tb gostava pela sua leveza. Para quando faço viagens longas e não em grupo , o que raramente acontece, então vou na Buga.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #84 em: 01 de Março de 2013, 00:43 »
Grande João Vieira, assim é que dá mesmo gozo,ter uma menina para a "pequena vadiagem" e a matulona para as Viagens + longínquas.....tivesse eu garagem e no meu caso,teria sido: Xmax 125 + Tmax500.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #85 em: 01 de Março de 2013, 03:30 »
Amigo José Eduardo.

Algumas correcções: o peso da Burgman 650 andará pelos 269 kgs  _martelada_.
Algumas citações: revista "fórmula Scooting, Enero de 2013" e passo a citar " el motor da BMW C650 GT és completamente nuevo, fabricado por Kymco bajo especificaciones BMW. Mui potente y con buen par, cubica 647 cc y és el mismo que en el Sport".
Que fique claro que o meu comentário anterior, não pretende ser provocatório e muito menos com o objectivo de entrar em confrontos de egos ou pilinhas, foi apenas o resultado da leitura de algumas revistas espanholas. Nunca pretendi por em causa a satisfação que o meu companheiro ZeZeZoom deve ter com a sua BMW, satisfação que com certeza eu também teria se fosse a minha escolha.

Um abraço  _convivio_

Calipolense
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #86 em: 01 de Março de 2013, 10:25 »
Carlos, está tudo bem, nenhum equívoco entre nós.  _convivio_
Quem está equivocada é a revista Fórmula Scooting que citas, na medida em que a Kymco não fabrica o motor da BMW C650GT (ou C600Sport), nem nunca fabricou motores para a BMW.
As duas marcas têm, há anos, uma joint-venture em que, basicamente, a Kymco aluga espaço (que tem de sobra) numa das suas fábricas, para a BMW aí instalar uma linha de montagem/fabrico de motores. Tudo é BMW - desde a concepção até à montagem, passando pelo fabrico - menos o espaço e a Kymco não tem acesso às especificações dos motores que a BMW aí fabrica. Tem acesso, contudo, às especificações da linha de montagem, que é/foi instalada pela Kymco de acordo com as especificações e sob supervisão da BMW. Especificações da linha de montagem que a Kymco já adoptou, na medida em que o entendeu, nas suas próprias linhas de montagem.
Nada disto é verdadeiramente importante, eu é que tenho a mania do rigor e da precisão. _corado_

Quanto ao peso da Burgman 650, só coloquei o que está no teste da scooter-station. Mas, se eles dizem que é de 277 kgs com tudo cheio e o depósito de combustível leva 15 litros, como é que o peso (a seco) pode andar pelos 269 kgs? _pensador_ _confuso_
De qualquer modo, tenho para mim que para a Suzuki fazer tanto 'segredo' dos valores de peso, potência, binário e consumos da nova Burgman 650 é porque eles não são mais favoráveis do que os da BMW C650GT.
Também retirei do teste da scooter-station que o binário máximo da Burgman é de 62nM; o da C650GT é de 66. O da MaxSym é de 30. (Creio que foi esta diferença - brutal - que mais me impressionou quando fiz o test ride à C650GT).

Estou cada vez mais curioso relativamente à nova Burgman 650 e acho a tonalidade deste cinza absolutamente deliciosa. Parece seda. _pol_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #87 em: 01 de Março de 2013, 11:19 »
fora de contexto, mas para ajudar

Já agora para elucidar os companheiros, quem projectou, pensou, desenhou os motores da C600/650GT foram os engenheiros da BMW Motorrad na Alemanha em Berlim, inclusive onde são feitas/montadas as novas scooters, mas os motores quem os fabrica é a Kymco em Taiwan que tem uma larga experiência no fabrico de motores para Mega scooters e tem também uma fábrica com grande capacidade de produção

em relação á nova Burgman 650 vamos esperar pela FIL pelo menos para olhar e sentar na máquina :)) :))


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #88 em: 01 de Março de 2013, 13:04 »

Sabem, nós somos uma fabrica com uma linha de montagem que produz mais de 500mil unidades por ano (ou mais), mas arranjamos e montamos uma linha tbm para vocês usarem como quiserem, é só dizerem!
Nós próprios não temos engenheiros como os vossos, nos ate podemos aprender a fazer scooters convosco, acho ate que  nunca fizemos scooters por isso não temos as experiência que vocês tem.
Esteja a vontade.....
Sirvam-se que a moça é limpinha .....


As coisas que se dizem e especulam ......  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #89 em: 01 de Março de 2013, 13:40 »
fora de contexto, mas para ajudar

Já agora para elucidar os companheiros, quem projectou, pensou, desenhou os motores da C600/650GT foram os engenheiros da BMW Motorrad na Alemanha em Berlim, inclusive onde são feitas/montadas as novas scooters, mas os motores quem os fabrica é a Kymco em Taiwan que tem uma larga experiência no fabrico de motores para Mega scooters e tem também uma fábrica com grande capacidade de produção

em relação á nova Burgman 650 vamos esperar pela FIL pelo menos para olhar e sentar na máquina :)) :))

Panda: podes esclarecer onde recolheste essa informação, por favor?
Estou curioso, pois tudo o que li - e li, em várias línguas, muitas declarações de vários responsáveis da BMW Motorrad, em especial do responsável máximo pelas novas maxiscooters - vai no sentido de a Kymco não fabricar os motores das BMW e nem ter acesso às respectivas especificações. Quero saber quem me engana. _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #90 em: 01 de Março de 2013, 13:49 »
 _Rolley_ Já vai por aqui um pouco de off-topic...mas acho que não deve haver problema.

Companheiro Zé, tenho a certeza que quando souberes de algum stand na tua zona que tenha uma das novas Bugas 650 para test-drive, serás....se não o primeiro, provavelmente um dos primeiros _pol_

Quem sabe até compras uma.... _Rolley_  _careta_ _careta_ _careta_ _careta_ Por acaso gostava amigo Zé!  _pol_  _convivio_

Ficarei a aguardar um ensaio à Zé Eduardo e queremos tudo detalhado  _reg_  _careta_ _careta_
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 14:08 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #91 em: 01 de Março de 2013, 14:23 »
Pelo andar da conversa (e ao contrário do que pensei anteriormente).....talvez fosse melhor abrir-se um tópico com esta questão, pois já existe matéria suficiente para tal! Até seria interessante esse tópico.
Mas pronto, é só a minha opinião _corado_. É que aqui o assunto é outro e de outra marca.  :-\
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 14:25 por Sapiens21 »

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #92 em: 01 de Março de 2013, 14:28 »
companheiros atenção que este tópico é da Burgman650...  _reg_  ;)
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #93 em: 01 de Março de 2013, 15:27 »
Boas!
Quanto á nova Burgman 2013, gostei do que vi... principalmente a traseira que está muito bem conseguida!  _palmas_
Copiada, inspirada noutro(s) modelo(s)? é relativo do meu ponto de vista... afinal quem inventou quem?
Quanto aos consumos da burgman?! o assunto é discutível e nem tão pouco podem ser comparativos... no meu caso, quem os faz sou eu e não a máquina!!!!  _Rolley_
Se estivesse preocupado com os consumos, ficava-me pela Kymco DT125, afinal tudo tem um preço...
Já agora e em jeito de curiosidade e informação, a minha Burgman faz uma média de 4,5l que considero bastante aceitável tendo em conta o peso de marcha e os itinerários que normalmente utilizo.
Em suma, para trocar a minha K9, o novo modelo da Burgman teria de ser totalmente revolucionário! para já gosto dela assim...  _pol_
Cumps!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #94 em: 02 de Março de 2013, 00:29 »
Finalmente consegui descortinar porque é que uns falavam de 275Kg (completamente atestada) e outros de 277Kg (completamente atestada).

A resposta está neste artigo publicado ontem e que menciona de facto o óbvio...e nem sei como não me lembrei disto antes. Trata-se do peso da versão Standard e da versão Executive, ou seja, existe uma diferença de 2Kg entre as duas. O peso a seco deverá situar-se pelos 255Kg aprox.


O artigo: http://www.moto-net.com/actualites-motos-5202-Essais-et-Tests-TEST-Essai-Suzuki-Burgman-650-2013-:-service-maximum-!.html

A ficha técnica: http://www.moto-net.com/actualites-motos-p4-5202-Essais-et-Tests-TEST-Fiche-technique-et-commerciale-Burgman-650-2013.html
« Última modificação: 02 de Março de 2013, 00:32 por Sapiens21 »

daniel

  • Visitante

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #96 em: 02 de Março de 2013, 20:29 »
Estou um pouco espantado com a quantidade de testes que apareceram na internet nos últimos 3/4 dias.

Este teste italiano (local onde decorreu a apresentação oficial aos jornalistas vindos de todo o mundo), faz também uma descrição das sensações vividas aos comandos deste modelo que, provavelmente se irá manter inalterado por vários anos, à semelhança do sucedido com a sua predecessora.

O teste original aqui: Teste Original e aqui traduzido no Google Chrome: Teste Traduzido



« Última modificação: 02 de Março de 2013, 20:31 por Sapiens21 »

daniel

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #97 em: 03 de Março de 2013, 19:42 »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #98 em: 03 de Março de 2013, 22:15 »
Mais um ensaio  _palmas_

http://www.motor-infos.tv/video-744-suzuki-burgman-650-2013-la-valeur-sure-reste-dans-le-coup.html

Este sim, o ensaio que eu estava à espera, pois os ensaios da scooter_infos são, para mim, os melhores e mais objectivos de todos.
Aqui vai a minha tradução para Português deste ensaio:
Ensaio Suzuki Burgman 650 (2013) (tradução da scooter_infos)

Aqueles que esperavam uma Burgman 650 revista de uma ponta à outra talvez tenham ficado desiludidos mas, chegados de uma volta de 250 kms ao guiador do novo modelo 2013, tomámos consciência de que a base existente era suficientemente boa para que melhoramentos de detalhe lhe bastem para se manter em jogo, maugrado a nova concorrência bávara no segmento das maxi-GT.
Sejamos francos: quando descobrimos a nova Burgman 650 no salão de Colónia e depois de lermos o reduzido dossier de imprensa que a apresentava, expressámos algumas dúvidas quanto à possibilidade de este veículo de 10 anos de idade manter a sua posição face àquele que acordou do seu torpor a categoria maxi-GT em 2012, a BMW C650GT. Pareceu-nos, com efeito, que a Suzuki, ao contentar-se no global com um redesenho estético, talvez não se tivesse dado completamente conta das performances da sua nova concorrente.
Depois, convidados para ir a Roma ao lançamento à imprensa, percebemos que o trabalho de melhoramento abrangeu uma multiplicidade de aspectos. Além disso, pudémos rolar em todas as condições, em cidade, em via rápida e em estradas de montanha. Balanço: nunca se deve subestimar um construtor japonês como a Suzuki. Mesmo com meios limitados, devido à conjuntura, os seus engenheiros sabem muito bem o que fazem...
Qualidades a afinar
Sob a direcção de Etusji Kato, pai da Burgman 650 de 2002 (e também project leader da Hayabusa 1300 e da V-Strom 650), a equipa encarregada da renovação interrogou um quadro representativo dos 83000 compradores do modelo em todo o mundo, nomeadamente em Itália, França e Estados Unidos, onde foi feito o essencial das vendas. O resultado indicou-lhes o caminho: a Burgman 650 é apreciada pelo seu conforto, a facilidade de condução e os seus aspectos práticos; as críticas dirigiam-se essencialmente às linhas ultrapassadas e às reacções da transmissão robotizada SECVT, exclusividade que a Suzuki fez questão de conservar. Espantosamente, não foram reportadas críticas dirigidas ao comportamento 'ligeiramente flutuante' a alta velocidade...
O mesmo, em mais bonito
Visualmente, não era muito difícil rejuvenescer o estilo da antiga Burgman, francamente desactualizado. A equipa de Kohinata, designer das Hayabusa 2008 e Gladius 2009 conseguiu-o, mantendo a fidelidade ao espírito das linhas originais. O conjunto ganhou em sofisticação, em finura e em personalidade, ao passo que os acabamentos progrediram, com os plásticos negros em número limitado, em benefício de um maior número de peças pintadas (tampa do porta luvas, por exemplo).
Agrada-nos particularmente que tenha sido conservada a potente óptica dupla simultânea, à qual se juntam agora duas pequenas luzes de posição a díodos, melhorando a visibilidade no trânsito.
Tal como a frente, a traseira ficou nitidamente mais elegante, graças a um novo desenho. Em contrapartida, o volume de carga perdeu 6 litros (agora, tem 50 litros), mas ainda conseguimos lá colocar dois capacetes integrais sem dificuldade. Mais lamentável, em nossa opinião, é que a Suzuki não tenha considerado necessário rever a ergonomia dos comandos no guiador, em particular a dos punhos aquecidos (versão Executive), claramente menos bem integrada que na BMW.
Bem actual
Do mesmo modo que a versão antecedente mostrava orgulhosamente o seu excesso de peso (era a mais pesada das maxi-scooters), a actual versão não deixa adivinhar que nos aprestamos a montar um belo bebé de 277 kgs, com todos os atestos feitos (peso sem alterações, e 275 kgs para a versão Genuine sem sistemas de aquecimento e sem encosto para o passageiro). Montá-la é agora facilitado por um assento mais estreito e por recortes bastante largos (nas plataformas para os pés), que permitem colocar os pés no solo sem dificuldade. Agora colocado em baixo, à esquerda do assento, o travão de parque manipula-se como o de um automóvel.
Uma olhada à instrumentação antes de  enfrentar a frenética circulação romana e é sem lamentações que constatamos o desaparecimento da instrumentação totalmente numérica típica dos anos 80. De volta estão as duas agulhas tradicionais para o taquímetro e o conta-rotações, de um lado e outro de um écran que agora informa sobre o consumo médio e o nível de óleo. Sinal dos tempos, uma pequena planta verde acender-se-á sempre que adoptemos uma condução 'eco-responsável'...
Que à vontade em cidade!
Por agora, concentremo-nos na ultrapassagem das filas de trânsito tentando não bater com os retrovisores, largos como anteriormente. Quer na versão Genuine, quer na versão Executive, eles recolhem electricamente quando accionado um botão no lado esquerdo do guiador. Em condições de tráfico denso e difícil, a Burgman 650 brilha pelo seu à vontade. A direcção é de uma ligeireza insuspeita, o equilíbrio a baixa velocidade é espantoso, permitindo passar pelos engarrafamentos com uma facilidade desconcertante, mesmo com um passageiro à pendura.
Frequentemente criticada pela sua rugosidade e por uma inércia sensível em caso de necessidade súbita de potência, a transmissão foi profundamente revista: novas regulações do SECVT, novo material dos discos da embraiagem e novos rolamentos de esferas na cremalheira da relação final. Tudo isto se combina para oferecer agora uma excelente suavidade e uma reactividade acrescida, ainda que um ligeiro atraso na resposta seja notado por vezes, sem ser incomodativo. Em contrapartida, parece-nos que as acelerações foram tornadas um pouco mais lineares, sendo que os valores de performances se mantêm idênticos (55,7 cavalos e 62Nm aos mesmos regimes); contudo, um ligeiro coice no rabo pode sentir-se por volta das 5500 rotações, quebrando com prazer a linearidade deste bicilíndrico em linha.
Graças a um trabalho efectuado nas molas das válvulas, nos segmentos dos pistões e na injecção electrónica,  a Suzuki afirma ter conseguido diminuir o consumo médio em 15%, o que dá 4,7 l /100 kms em ciclo normalisado. O que corresponderá à realidade, se nos fiarmos nos nossos dados mais recentes relativos à versão antecedente (5,4 l / 100 kms).
Drive, Power ou modo manual
Nas vias rápidas que nos levam à região montanhosa de Tolfa, com o CVT em modo Drive (posição por defeito), os 55 cavalos bastam na maior parte das circunstâncias e transportam-nos até 170 kms/h, com uma sonoridade viril mas suficientemente discreta. Contudo, não é raro – sobretudo com pendura – que desejemos ter acelerações mais vigorosas para fazer uma ultrapassagem. Nesses casos, bastará premir o botão Power no punho esquerdo e o regime de rotações sobe instantâneamente cerca de 1800 rotações, permitindo obter uma potência mais franca. Completada a manobra, voltamos ao modo Drive premindo o mesmo botão, com o que o travão motor, particularidade desta transmissão SECVT, será suficiente para reduzir a velocidade de entrada nas curvas, pois a manutenção da transmissão no modo Power torna o efeito travão motor demasiado presente e gera alguns solavancos.
Nas partes sinuosas, também podemos divertir-nos a utilizar o modo manual para explorar ao máximo as capacidades do motor. As cinco relações passam-se para cima e para baixo no punho esquerdo, o que exige alguma destreza. Um dispositivo impede os sub-regimes, mas não os sobre-regimes. Conhecemos quem retire um prazer malandro a vexar os proprietários de motas desportivas, por se terem tornado mestres na utilização deste modo manual na antiga Burgman...
Diabolicamente eficaz nas partes sinuosas
Inalterada, a ciclística (o quadro) continua a proporcionar grande facilidade de condução. O trem da frente coloca-se à vista e permite improvisar em curva, limitado apenas pela reduzida distância ao solo. A falta de rigidez constatada a alta velocidade, acima de 140 kms/h (a frente parece separar-se da traseira), anuncia progressivamente os limites que não devemos ultrapassar, embora sem impedir a obtenção de um grande prazer de condução nas partes sinuosas, pois a suspensão aguenta a cadência sem reclamar.
Agora, a Burgman disponibiliza ABS de série na duas versões, Genuine e Executive. Uma antiblocagem Bosch, em substituição da Nissin (unidade mais compacta e mais leve 55%), que actua agora sobre discos flutuantes. Sem travagem combinada frente/traseira, o ABS é demasiado sensível na traseira e também à frente em mau piso, em condução desportiva. Em contrapartida, a potência e o feeling dão inteira satisfação, tal como a aderência dos Bridgestone Battlax de 15 polegas à frente e 14 atrás.
A sua grande força: o conforto!
Durante este percurso, a Burgman espantou-nos pelo seu conforto. O que teria acontecido igualmente com a versão precedente, pois as suspensões não evoluíram. Seja sobre o empedrado de Roma ou nas estradas de montanha degradadas pelo gelo, nada perturba o condutor ao guiador deste tapete rolante. Os limites dos amortecedores começam a aparecer a dois, o que não impediu o nosso passageiro operador de câmara de elogiar várias vezes o lugar do pendura (encosto para o pendura disponível unicamente na versão Executive).
A ergonomia do posto de condução é muito bem pensada, com apoio lombar regulável em profundidade, e a proximidade das esquinas do tablier com os joelhos nunca se mostrou incómoda. Notámos, no entanto, que a protecção contra o vento é menor do que a da anterior versão ao nível das mãos e, sobretudo, das pernas (deflectores laterais em opção). O pára-brisas gera menos pressão sobre as costas em posição alta (regulação eléctrica nas versões Genuine e Executive), posição alta que nos permite olhar sobre a viseira. Os punhos e assentos aquecidos são exclusivos da versão Executive.
Conclusão
Após estes 250 kms, estamos seguros do futuro da Burgman 650. Dubitativos que estávamos sobre a pertinência dos retoques introduzidos (na mota) quando a concorrência começa a aparecer no segmento das maxi-GT de mais de 500cc, sentimos um grande prazer ao percorrer Roma e sua região ao guiador da nova ponta de lança da gama scooter da Suzuki. Judiciosamente retocada, muito atraente, a Burgman mantém-se um monumento de polivalência permitindo enfrentar todos os tipos de trajecto conjugando, quase sempre, conforto e facilidade. Apenas lamentamos que o estilo mais refinado se pague com um volume de carga revisto em baixa. É pena, igualmente, que a Suzuki não tenha considerado necessário rever a ciclística para oferecer a mesma estabilidade a alta velocidade que a sua concorrente bávara. Mas, a Burgman manterá a vantagem do preço e tem provas dadas quanto à sua fiabilidade ao longo do tempo, argumento que pesa aos olhos dos utilizadores intensivos.
Mais: Estilo e acabamentos; Conforto geral para condutor e passageiro; Facilidade de condução e equilíbrio; Transmissão CVT mais suave e reactiva.
Menos: Falta de rigidez a alta velocidade; ABS sensível; Mala mais pequena (- 10 litros); Distância ao solo.
Motor: 8/10
Ciclística: 9/10
Estética: 9/10
Equipamento: 9/10
Velocidade máxima: 170 kms/h
Diâmetro de brecagem: 4870 mm
Consumo médio: 5 l / 100 kms
Autonomia: 300 km
Nota final: 8,8/10

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #99 em: 03 de Março de 2013, 22:22 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Estas palmas são para ti Zé.  _pol_
Obrigado pela tradução.

Efectivamente a scooter-infos (é francesa como a scooter-station) fez um teste muito completo a este modelo.
De qualquer forma irei aguardar o teu próprio teste a esta máquina.  :))
Este novo modelo terá certamente coisas boas e outras menos boas, mas não deixa de ser uma maxi-touring digna de respeito e admiração em todo o mundo.