Autor Tópico: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)  (Lida 138684 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« em: 01 de Janeiro de 2013, 15:56 »
Um dos mais importantes lançamentos para o ano de 2013 no que toca às maxi-scooters é a nova Suzuki Burgman 650.

É uma marca que tem um currículo invejável nesta categoria...vou-lhe chamar Maxi-Touring e este modelo em particular tem conseguido alcançar um vastíssimo grupo de admiradores e defensores acérrimos espalhados pelo Mundo. E com alguma razão, diga-se, porque até à recém chegada BMW C650GT, poucas eram as que se lhe chegavam!

Agora com a investida da BMW neste campo, a Suzuki prepara-se para responder com o seu vasto Know-How e com a melhor tecnologia japonesa actualmente ao dispôr.

A previsão de saída no mercado português aponta para o mês de Março e os preços poderão situar-se proximos da actual, o que significa bastante menos do que a nova concorrente.
Este é o preço anunciado pela Suzuki Motorrad (em Portugal teremos de acrescentar qualquer coisa  ;D):
a Executive são 10.490€
e a versão Z - 10.190€

Estou curioso de saber o resultado dos comparativos que farão aquando da chegada ao mercado, pois os gadgets que terá são muitos e esta Suzuki Burgman 650 (2013) foi bastante modificada, ficando mais económica em relação ao modelo anterior (a Suzuki afirma que é 15% mais eficiente), além disso outros itens também receberam modificações como uma ergonomia nova e estilo atualizado.
Na minha opinião pessoal, não é uma revolução no design, é sim uma estudada actualização para a continuidade de forma a não romper com uma fórmula de sucesso internacional.










|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2013, 16:11 »
Caros amigos, não sei se é de mim, mas quando olho para ela (exterior), vejo imediatamente uma Maxsym 400... mas melhor!

Está muito muito porreira... mas para mim muito grande tambem...

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2013, 16:32 »
A mota está bonita, mas falta-lhe...a classe que a BMW C650GT possui a rodos (embora eu seja suspeito).
A traseira é uma imitação, para pior, da MaxSym. A linha geral (silhueta e, até, a frente) segue a da MaxSym. Será que o gabinete de design a que a Suzuki recorreu é o mesmo a que a SYM recorre (italiano)?
O painel de instrumentos é bonito.
Se somarmos mais uns euros aos preços anunciados para a Alemanha, estamos em cima do preço da versão básica da C650GT.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2013, 17:26 »
A mota está bonita, mas falta-lhe...a classe que a BMW C650GT possui a rodos (embora eu seja suspeito).
A traseira é uma imitação, para pior, da MaxSym. A linha geral (silhueta e, até, a frente) segue a da MaxSym. Será que o gabinete de design a que a Suzuki recorreu é o mesmo a que a SYM recorre (italiano)?
O painel de instrumentos é bonito.
Se somarmos mais uns euros aos preços anunciados para a Alemanha, estamos em cima do preço da versão básica da C650GT.

Va lá, não sou só eu...

De facto a vista lateral, a distancia entre a roda de trás enquadrada com o escape e a traseira da moto, é tal e qual a da MaxSym... e da vista traseira, a parde de trás, é tal e qual sim...

Já na parte da frente, não é tao igual, mas ainda assim as medidas e a "inclinação" á estrada, é uma copia da Maxsym...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2013, 23:16 »
Se restringirmos a apreciação do modelo unicamente no campo estético e somente nesse tocante, então eu realmente concordo que haja parecenças com a MaxSym....

Mas, e isto é apenas a minha opinião, julgo que terminam aí as semelhanças (estética), pois a partir de aí estamos a falar de campeonatos diferentes!
« Última modificação: 08 de Março de 2016, 11:13 por Sapiens21 »

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2013, 12:41 »
Mais algumas FOTOS da máquina...
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

rui.goncalves

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2013, 13:03 »
De facto a nova burgman tem muitas semelhancas a maxsym, mas na minha opiniao continua a ser a rainha das scooters de turismo. penso que as bmw estao mais numa vertente desportiva...tipo tmax 530, aprilia 850 etc...penso que e comparar uma pan european com uma cbr 1000 ou assim

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2013, 14:53 »
De facto a nova burgman tem muitas semelhancas a maxsym, mas na minha opiniao continua a ser a rainha das scooters de turismo. penso que as bmw estao mais numa vertente desportiva...tipo tmax 530, aprilia 850 etc...penso que e comparar uma pan european com uma cbr 1000 ou assim


Está tudo dito ......... _pol_.....samos 2  _lol_ _lol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #8 em: 02 de Janeiro de 2013, 15:27 »
Quanto mais olho para ela, mais a acho parecida com a MaxSym (o que é bom sinal, a meu ver, pois a MaxSym é muito bonita).
Não sei se a SYM e a Suzuki são do mesmo grupo, suponho que não. Se forem, a Suzuki nem teria que desenvolver um chassis para a nova Burgman, bastar-lhe-ia adaptar o da MaxSym, que tem uma ciclística excelente. Depois de ver a 'radiografia' do chassis desta nova Burgman, gostava de ver idêntica imagem do quadro da MaxSym, para tirar dúvidas. _pensador_ _Rolley_
Seja como for, aquele painel lateral traseiro com uma linha ascendente, o formato da traseira, do(s) assento(s), o formato global da frente, o porta luvas horizontal por baixo do guiador são elementos de design (e não só) que me sugerem uma aproximação muito grande e evidente entre estas duas motas. Demasiado evidente se, porventura, não houver um quadro da MaxSym (ainda que adaptado) por debaixo das roupas da nova Burgman.
De resto, a MaxSym tem uma das melhores ciclísticas do mercado e a melhor de todas as 400 em comercialização.
Discordo da opinião do Rui Gonçalves, pois, para combater as melhores scooter desportivas, a BMW lançou a C600Sport. Para combater a Suzuki Burgman 650, a BMW lançou a C650GT. Esta nova Burgman é a resposta da Suzuki à BMW C650GT, que lhe roubou o trono de melhor maxiscooter de grande turismo (o que não foi um enorme feito, já que a Suzuki Burgman 650 ainda em comercialização tem uma carreira bem extensa, estando já um pouco 'gasta', a meu ver, sem deixar de ser um bom produto).

rui.goncalves

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #9 em: 02 de Janeiro de 2013, 15:50 »
Eu considero, não tanto pelas cilindradas nem talvez pela própria nervosidade da mota mas sim pelo seu design, já para não falar da capacidade de carga, a posição de condução da c650 GT ou até mesmo da Sport, não digo que seja desconfortável, mas na minha opinião assemelha-se mais a uma tmax, ou por exemplo à gilera gp 800 entre outras...a posição da burgman é literalmente um sofá, como por exemplo a X9 500 (a melhor máquina...lolol...é a minha), já para não falar que tem uma das melhores coisas, a caixa semi-automática, o que possibilita outros tipos de condução...

Virgílio

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2013, 17:00 »
Dentro daquilo que gostamos, esta nova Burgman 650 é obviamente um topo e gama. Se será melhor que a BMW 650? Bem aqui só o tempo o dirá, é deixá-la sair e, depois, passado algum tempo aferir as reais capacidades de cada uma.
No entanto há algo que podemos constatar desde já e que é uma mais valia, a caixa de velocidades e o peso final, cerca de 14kg a menos que a BMW.
Agora há aqui uma evidência inequívoca, pelo menos no mercado Português. É que BMW é BMW.
Relativamente ao facto da Sym ser do  mesmo grupo da Suzuki, sinceramente desconheço. O que sabemos é que no nosso País, o importador é o mesmo (mas fiquei curioso. Será que há aqui alguém que tenha um real conhecimento desta situação?).

rui.goncalves

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2013, 17:23 »
Sim Virgilio, de facto só o tempo o dirá até agora a suzuki  Burgman deu provas de que é uma máquina para qualquer condição, apesar de alguns problemas que deu na caixa nos primeiros modelos (Na minha opinião como foi a 1ª mota que teve tal caixa de velocidades, acho normalissimo que tenha acontecido), nunca se esquecam que os motores BMW na gama das motas, nunca foram conhecidos pela sua fiabilidade, claro que nestes ultimos anos mudaram e bastante dando provas de que estão muito melhores, aliás entre os melhores...

Mas continuo a conhecer motards com mais de 30 anos em cima de motos que o dizem, BMW em moto, não nunca...Penso que é devido a estes motores iniciais...Eu não me importaria...lolol.


jc_eos

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #12 em: 02 de Janeiro de 2013, 22:10 »

 Boas,
 
 A meu ver esta nova Burgman 650 deriva técnicamente da Maxsym. Se olharmos com atenção, são bem parecidas e as soluções mecânicas dispostas precisamente nos mesmos locais...a geometria da mota é igual...enfim, a Suzuki deve ter feito um acordo com a SYM para usar a base da Maxsym e depois adaptá-la à sua maneira. Se assim for, acho que a Suzuki foi muito inteligente. A Maxsym é uma excelente base...a todos os niveis!

 Cumpts,
 JC

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #13 em: 02 de Janeiro de 2013, 22:26 »
A SYM não é nem nunca foi do grupo suzuki.
Esta burgman é a rainha das maxiscooters na verdadeira essência da maxiscooter (e com extras apetecíveis). _pol_
 Ainda a bmw andava a fazer motores manhosos para aviões, já a suzuki produzia motos utilitárias percursoras das atuais scooters. :)) sinceramente não percebo a celeuma em torno da bmw no caso das scooters: não tem provas dadas, não inovou nada, não tem uma gama diversificada... Enfim gostos não se discutem...
Abraços!
 _convivio_


rui.goncalves

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #14 em: 02 de Janeiro de 2013, 22:36 »
Ferro sou da mesma opinião

Mas efectivamente os motores BMW estão cada vez a dar mais provas de que melhoraram e bastante, queiramos ver por exemplo o caso das novas GS, RT,ETC... e não é por nada que neste momento é das marcas mais vendidas no mercado automóvel e cada vez mais nas motas...o problema é quando temos um problema, ai comecem a preparar os cheques..lol


ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #15 em: 02 de Janeiro de 2013, 23:37 »
Boas,
 
 A meu ver esta nova Burgman 650 deriva técnicamente da Maxsym. Se olharmos com atenção, são bem parecidas e as soluções mecânicas dispostas precisamente nos mesmos locais...a geometria da mota é igual...enfim, a Suzuki deve ter feito um acordo com a SYM para usar a base da Maxsym e depois adaptá-la à sua maneira. Se assim for, acho que a Suzuki foi muito inteligente. A Maxsym é uma excelente base...a todos os niveis!

 Cumpts,
 JC

Concordo em absoluto. Por isso escrevi, antes, que gostava de ver a 'radiografia' do quadro da MaxSym. Não esqueçamos que o quadro da MaxSym foi concebido e desenvolvido para albergar um motor (monocilíndrico) de 600cc que, por apresentar demasiadas vibrações, nunca chegou a ser produzido e comercializado.
Também já escrevi (mas não foi neste tópico) que, com a nova Burgman, a Suzuki iria tentar fazer a diferença no equipamento complementar (acessórios, gadgets, chamem-lhe o que quiserem), pois já o modelo actualmente em comercialização está pejado de equipamento.
As fotos que o Apra nos disponibilizou confirmam uma mota bonita, bem equipada e...muito parecida com a MaxSym, numa versão bastante mais bem acabada e mais luxuosa.
Posso afirmar, por experiência própria, que a posição de condução da C650GT é bem confortável e prática. O condutor tem espaço com fartura, nunca vai encolhido, mesmo que tenha 2 metros de altura. Acho, até, que é demasiado, sobretudo para quem tiver menos de 1,75 metros porque, nesse caso, não conseguirá tirar o melhor proveito do apoio dorsal (que, na Suzuki, parece ser regulável, o que na C650GT só sucede se se comprar um assento opcional).
A BMW lançou-se agora no segmento das maxiscooter e, pelo menos com a GT, parece ter conseguido marcar uma posição, pois, de acordo com todos os testes que li (e, acreditem, foram muitos, em várias línguas), apesar de não inovar (excepto ao nível da transmissão por corrente em banho de óleo) - o que não me parece uma má opção da marca, pelo contrário - apresenta uma mota com mais espaço de carga debaixo do banco que a actual Burgman 650 e que todos os ensaios classificam como superior a esta e como a nova rainha das maxiscooter de grande turismo.
E, Ferro, para uma marca que se lançou agora no segmento das maxiscooter, não me parece que a BMW tenha entrado mal - atendendo, até, a que apontou ao segmento mais elevado. Provavelmente, nunca haverá scooters BMW com cilindradas abaixo dos 400cc. Quanto à experiência das marcas (BMW e Suzuki) em termos de concepção e fabrico de motas, suponho que não vale a pena adiantar muita coisa e que, no actual estado da arte, o passado (que não tem nada de vergonhoso para a BMW, antes pelo contrário) contará muito pouco. O que é certo é que a BMW é a marca de motas que mais tem crescido, em termos de vendas, nos dois últimos anos - e já vai tendo uma gama bem variada.
De qualquer modo, num tópico sobre a nova Burgman, não me parece que haja necessidade de defender a BMW (o que, em si mesmo, já é um bom indicador - ou seja, a BMW veio, de facto, perturbar a ordem estabelecida no segmento das maxiscooter de alta cilindrada).
Espero sinceramente que a nova Burgman (com ou sem o quadro da MaxSym) seja um sucesso comercial, pois a concorrência é uma coisa muito bonita e tende a favorecer o consumidor, que somos todos nós. Mal seria que uma marca com os pergaminhos da Suzuki ficasse inerte a ver a BMW (ou outra marca concorrente) a roubar-lhe os clientes deste segmento e o prestígio comercial inerente.
A nova Suzuki Burgman TEM DE SER uma excelente máquina....e espero que o seja.
 


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #16 em: 03 de Janeiro de 2013, 00:03 »
Após ler as palavras do companheiro Zezezoom, pouco restará a acrescentar senao um video promocional da nova BUGA  http://www.youtube.com/watch?v=ljGdE-JFCCY#
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 01:41 por Pardal »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #17 em: 03 de Janeiro de 2013, 00:21 »
Nâo consigo ver o vídeo... :'(

Licas

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #18 em: 03 de Janeiro de 2013, 00:38 »
Nâo consigo ver o vídeo... :'(

Tenta este link:

:)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #19 em: 03 de Janeiro de 2013, 00:46 »
Tenta este link:

:)

Que bela Rainha,  _palmas_ _palmas_
Obrigado Licas
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #20 em: 03 de Janeiro de 2013, 02:09 »
Ferro sou da mesma opinião

Mas efectivamente os motores BMW estão cada vez a dar mais provas de que melhoraram e bastante, queiramos ver por exemplo o caso das novas GS, RT,ETC... e não é por nada que neste momento é das marcas mais vendidas no mercado automóvel e cada vez mais nas motas...o problema é quando temos um problema, ai comecem a preparar os cheques..lol
Estamos a falar de scooters e não de  motores bmw que não equipam nenhuma scooter.
É claro que a comparação entre a scooter Suzuki Burgman 650 e outra qualquer scooter só pode ser feita como exercicio académico.
A comparação com a c650gt....... _pensador_ ...... só pela aproximação das cilindradas, não consigo imaginar alguém a ter dúvidas na escolha.
 
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline pcruz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Benagil , Lagoa
  • Marca: BMW
  • Modelo: GS 850
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #21 em: 03 de Janeiro de 2013, 08:40 »
Muito bonita, para muitos -para mim tb-, continuará a ser a Rainha na sua classe.
Qt a ter algumas parecenças com outras , quantas vezes se vê um carro ao longe e parece  ser uma determinada marca e modelo, e ao perto é outro, derivado a determinados pormenores serem idênticos, talvez os tuneis de vento ajudem a uniformizar.
Qt às vendas todos nós sabemos que ás vezes, o que se vende mais não é o melhor, contribuindo muito para isso o marketing, estar na moda etc.

Finalizando, não me importava de ter uma na garagem.

Cont. Bom Ano e Boas Curvas
 scooter_ scooter_
Paulo Cruz

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #22 em: 03 de Janeiro de 2013, 09:24 »
É claro que a comparação entre a scooter Suzuki Burgman 650 e outra qualquer scooter só pode ser feita como exercicio académico.

Discordo totalmente. E nem sequer consigo alcançar os fundamentos desta afirmação. Não há nada de incomparável, seja maxiscooter, mota, automóvel, bicicleta, cavalo, cão, escadote, alicate, doce de abóbora, vinho...Cada vez mais a concorrência entre marcas impede que um qualquer produto, seja qual for, se afirme no mercado sem que a concorrência o confronte com outros comparáveis. Melhores, piores, iguais, mas...comparáveis.

A comparação com a c650gt....... _pensador_ ...... só pela aproximação das cilindradas, não consigo imaginar alguém a ter dúvidas na escolha.

Exactamente.
Eu não tive dúvidas nenhuma na escolha. Nem sequer quis saber como seria a nova Burgman, conhecendo a actual (que considero um bom produto, testado e comprovado, só que...não me atrai). Gostos são gostos...não se discutem.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #23 em: 03 de Janeiro de 2013, 10:25 »
O vídeo está excelente. _palmas_

O equipamento completo e diversificado e a qualidade suzuki fazem a diferença. Não tenho dúvidas que esta é a melhor maxi, para o mototouring (passeios em longa distância) com pendura e bagagem, pois deverá ser o expoente máximo do conforto, segurança e fiabilidade.
Repararam na posição do travão de estacionamento? Devem de ter colocado ali para libertar espaço nos punhos e no painel frontal...
Para quem procura parecenças com outras maxis, não acham que o parte frontal faz lembrar a X-max?




Em branco é uma beleza... ;)



Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: A nova Suzuki Burgman 650 (Março/2013)
« Responder #24 em: 03 de Janeiro de 2013, 10:37 »
Para se comparar chassis entre MaxSYM e Burgman 650 2013:

MaxSYM:


Fonte: http://superbike.my/shop/3043a-rea-000-2/

Suzuki Burgman 650 2013


Parece ser muito diferente... _pensador_