Autor Tópico: Troco. Não troco...  (Lida 4449 vezes)

Virgílio

  • Visitante
Troco. Não troco...
« em: 21 de Dezembro de 2012, 23:54 »
Caríssimos:
Tenho uma suzuki Burgman 125 com um ano e estou a pensar trocar de mota. Tenho quase tudo acertado para adquirir uma Maxsym. Mas estou cheio de dúvidas (e nem estou a falar do dinheiro que perco por vender a burgman só com um ano). Naturalmente irei ganhar com performances, mas principalmente em relação ao conforto pois sofro um bocado de dores de costas. Se houver alguém que já experimentou as duas gostava que me ajudasse. A Maxsym absorve melhor as irregularidades que a burgman 125 que tenho?
Desde já agradeço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Troco. Não troco...
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2012, 00:11 »

Eu trocava  _Rolley_

So pelo facto de ser uma 400, demoras menos tempo a chegar a um destino. Só ai ja tens menos tempo sentado e com dores nas costas.

Todas as motas te fazem dores de costas. Todas as motas sao "proibidas/desaconselhadas" pelos medicos.
se uma faz mal, a outra nao faz bem. Sao as duas "iguais" para as costas.

Faz mesmo o que achas que deves fazer.

Boas festas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Troco. Não troco...
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2012, 00:18 »
Companheiro

Nunca experimentei a Buga 125, mas a minha opinião sobre a Maxsym é a que consta no meu -> DB <- em especial a parte que cito em baixo.

Antes da Maxsym tive uma GTS 125.

A suspensão de trás da Maxsym tem 5 níveis de amortecimento, mas tenho a certeza absoluta que não é a scooter mais confortável do mercado.

Depois de ontem ter feito uma viagem (Rota dos Templários) de 624kms, durante mais de 15 horas e porque a Maxsym atingiu o patamar dos 10000 kms (faz 6 meses dia 02 do próximo mês), resolvi atualizar este DB.

Vou fazê-lo em forma de avaliação da máquina:

Custos:

Revisão dos 1000 – oferta do concessionário.
Revisão dos 6000 – 29 euros.
Além das revisões, paguei 40€ por umas reparações após um acidente que tive.

Velocidade máxima:

Sozinho – 170 km/h
Com pendura – 160 km/h
Velocidade lida no velocímetro, em qualquer dos casos, ainda “dava” mais qualquer coisa, mas o meu medo, levou-me a não experimentar.

Acelerações/Recuperações:

Neste aspeto e não tendo termos de comparação na mesma cilindrada (venho de uma 125cc) estou completamente satisfeito.
Sai bem nos arranques, mantém velocidades de 120/130 (entre 5000/6000 rpm), com e sem pendura, independentemente da inclinação do terreno, nunca me deixou “atrapalhado” na altura de fazer uma ultrapassagem, quer seja em patamar ou a subir, quer vá sozinho, ou com pendura.

Consumos:

Sempre abaixo dos 4 L/100 (a maior parte dos abastecimentos cifra-se nos 3,7). Estes 10000 kms, em média, foram efetuados:
60% em auto estrada
30% em estradas nacionais
10% em cidade
80% das vezes, sem pendura. 

Conforto:

Depois das 15h e 624kms de ontem, tenho de concluir “é um verdadeiro sofá”, quer para condutor, quer para pendura.
Avaliação global de 0 a 20:
18 – não dou 20 porque, como já disse, não tenho termos de comparação com outras 400cc e acredito que haja melhores,  mas atendendo ao preço inicial e ao das manutenções……….

 
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, 07:35 por Branco »
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Troco. Não troco...
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2012, 00:03 »
Porque me parece pelo que escreveste que o problema não está no dinheiro...mas sim na dúvida sobre avançar ou não avançar, eu só posso dizer que sim, sem dúvida que deves avançar!

Vais ganhar muito mais emoção, segurança (principalmente se optares c/ABS) e porventura até conforto na nova MAxSym pois tem rodas maiores capazes de absorver as irregularidades com mais facilidade.

Não te importando o facto de perderes algum dinheiro com a venda da Burgman 125, podes crer que vais para uma classe diferente de maxi e, ao contrário da circulação em cidade, na estrada vais notar bem a diferença!  _pol_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Troco. Não troco...
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2012, 15:52 »
Passar duma 125 para uma 400cc é sempre bem melhor, avança sem medos.
AbraçoKota
 
Membro CPM nº5

nsilva

  • Visitante
Re: Troco. Não troco...
« Responder #5 em: 23 de Dezembro de 2012, 17:54 »
Sim , avance com força e sem medos ! Mas cuidado com o punho...




paulofr

  • Visitante
Re: Troco. Não troco...
« Responder #6 em: 23 de Dezembro de 2012, 19:36 »
É dar-lhe a fundo. _pol_ scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Troco. Não troco...
« Responder #7 em: 25 de Dezembro de 2012, 02:08 »
Depois dos "YES You Can" para a mudança se efectuar....já decidiste Virgílio???

Sempre vai haver mudança para a 400cc?  _lool_

Virgílio

  • Visitante
Re: Troco. Não troco...
« Responder #8 em: 25 de Dezembro de 2012, 18:33 »
Caríssimos:

Desde já agradeço as vossas respostas.
Ainda estou indeciso, principalmente pelo facto de perder algum dinheiro com a 125, e depois por outra indecisão. Estou entre a nova GTS 300i  e a Maxsym 400. Sei, obviamente que a 400 é outra mota, a vários níveis. De qualquer forma não gostaria de perder algumas coisas que tenho agora e que com rigor me levaram a adquirir a 125, como os consumos e a sua agilidade em cidade (pesa apenas 150Kg). Para ser honesto e para a utilização que dou à 125, em para aí 80% das vezes, o motor chega bem. Utililizo-a para ir para o trabalho, sendo cada deslocação de 4km's. Mas... e como acontece a qualquer um de nós e é legítimo, quero mais. Aliás, gostaria de ter mais. Principalmente para alguns passeios extra trabalho. Sim porque um veículo destes serve e muito para além da sua natureza puramente utilitária.
Portanto a dúvida está essencialmente aqui, por um lado, a nova 300, que não chega a 180 Kg, gasta praticamente o mesmo que a minha, cerca de 3,5 l e com 30 cv já consigo fazer o que a minha não permite, principalmente ao nível das ultrapasagens nas nacionais. Por outro lado, a 400 que é uma mota diferente, mais potente, mais cilindrada... mais mais cara ( e aqui os mil euros de diferença são importantes... enfim são quase sempre). Aliado ao facto de ser mais pesada, cerca de 220 Kg já com gasolina, o que me parece algo pesada para a essência da condução que faço, praticamente citadina.
Bem, mas nada ainda está decidido, tempo para pensar é o que não me falta, contando, como é óbvio com a vossa ajuda.
Grande abraço,
Virgílio Gonçalves

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Troco. Não troco...
« Responder #9 em: 26 de Dezembro de 2012, 12:58 »
Companheiro, há 3 meses atrás estava nessa mesma situação.
Comprei a GTS 300i e não me arrependo.
Nunca me faltou potência para fazer as ultrapassagens e faz-se viagens espectaculares.
Os consumos são os que vês no meu DB.
Só há uma circunstancia em que me lembro da Maxsym... quando ando com pendura. Não que a mota não se safe bem. Já fiz viagens a 140 com pendura sem problema. Mas as vezes as recuperações com pendura demoram um bocadinho mais.
Mas de resto estou super satisfeito e acho que fiz a compra ideal para mim. Para os percursos que faço se tivesse a Maxsym, seria desperdiçar gasolina e os tais 1000€ que falas...
No fim de contas acho que se resume ao quanto queres gastar. Eu se tivesse os trocos necessários tinha a Maxsym ou até a BMW C650, mas como não tenho acho que a GTS é a mota ideal para mim.
Abraço.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...