Autor Tópico: Dúvida sobre o IUC  (Lida 12431 vezes)

Cromix

  • Visitante
Dúvida sobre o IUC
« em: 20 de Dezembro de 2012, 09:08 »
Boas companheiros,

No dia que comprei a mota, no stand disseram para esperar 20 ou 30 dias e ir pagar o IUC. Isto foi no dia 30-11-2012.

É certo que não passaram ainda 30 dias, mas não me aparece nada no portal das finanças.

Comentei com um colega, que me disse, isso só para o ano(fim de 2013) quando fizer 1 ano de matricula.

Quem esta certo?

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #1 em: 20 de Dezembro de 2012, 09:30 »
Se não engano-me tens 60 dias para o pagar. Teu amigo está absolutamente errado. O primeiro dono da minha SH à conta de informação igual teve de pagar 8€ e tal de selo e ....25€ de multa _Rolley_

E não mandam nenhum postal para casa. Tens de dirige-te às finanças. Ou entra no site (caso estejas registado) e vê se já aparece a moto em teu nome e consegues emitir recibo de pagamento que pode ser liquidado via MB.

Só lamento os ditos profissionais do ramo automóvel ao vender uma viatura não saber informar estes passos...enfim

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Cromix

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #2 em: 20 de Dezembro de 2012, 09:37 »
Se não engano-me tens 60 dias para o pagar. Teu amigo está absolutamente errado. O primeiro dono da minha SH à conta de informação igual teve de pagar 8€ e tal de selo e ....25€ de multa _Rolley_

E não mandam nenhum postal para casa. Tens de dirige-te às finanças. Ou entra no site (caso estejas registado) e vê se já aparece a moto em teu nome e consegues emitir recibo de pagamento que pode ser liquidado via MB.

Só lamento os ditos profissionais do ramo automóvel ao vender uma viatura não saber informar estes passos...enfim

Um abraço,

Obrigado pgomes :)  No stand informaram, mas como ainda não apareceu nada no site estava confuso e com esta informação errada que me estava a ser dada, lançada a duvida.

:)

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2012, 09:43 »
Vai então quanto antes a uma repartição de finanças e paga isso pois se esqueces em vez de 5€ e tal pagarás 30 e tal. O amigo Passos agradece esses esquecimentos...

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Cromix

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2012, 09:49 »
Não esta esquecido, mas ainda nem 30 dias passaram. Se para a semana não aparecer nada e como se aproxima dos 30 dias, dou um pulo nas finanças :)

Obrigadão.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #5 em: 20 de Dezembro de 2012, 10:30 »
A minha mota apareceu no site das finanças passados mais ou menos 60 dias.
Dá 2 meses e depois se não aparecer nada vai às finanças.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #6 em: 20 de Dezembro de 2012, 10:47 »
Boas Companheiro,
Como o Fantasma disse, o prazo são 90 dias, acontece muitas vezes a matricula não aparecer dentro do prazo, no site das finanças.
O que tens de fazer, caso não apareça, é dar um salto ás finanças com a declaração de circulação que te deram no stand e pedir para criar o veiculo em teu nome, isto antes dos tais 90 dias.
Grande abraço

Licas

  • Visitante
Dúvida sobre o IUC
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2012, 13:13 »
Ora nem mais. São 90 dias e no site das finanças tens de saber onde procurar. E não é no IUC. Tens de selecionar a opção pagar e depois IUC. Vê se aparece.
Eu bem procurei, consultei, esperei por uma notificação e nepias. Até fazer uma pesquisa no google e ter encontrado os passos a seguir. Acho que os coloquei no DB do emanuelp. Mas verifica a informação que te dei acima ;)


Loureiro

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #8 em: 23 de Dezembro de 2012, 11:35 »
Exactamente como escreveu a Licas!

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #9 em: 23 de Dezembro de 2012, 22:30 »
 Se foi o primeiro registo da mota, o prazo é de 90 dias
 Quando é emitido o Documento Único de Circulação é também registada nas Finanças                       Quando  receber o DUC em casa  o IUC já está a pagamento nas Finanças
As Finanças não avisam do pagamento
A multa são 25 euros
Digo isto por experiência própria

Licas

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2013, 21:58 »
Ora bem...
Decidi consultar o portal das finanças e ver os meus alertas. Verifiquei que tinha um alerta por incumprimento que indicava a falta de pagamento do IUC, com data de 3 de dezembro de 2012.

Mas, na verdade, quando faço consulta de IUC aparece que a situação está regularizada, paga, com data de 29 de novembro de 2012.

Não deveria ser altura de já terem atualizado a informação?!

Mau!

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:20 »
Licas.
Se tiveres um registo correto e atualizado no portal das finanças tens acesso
neste caso à situação atual dos veiculos.
Ao contrario do que diz o companheiro Antonio Ferreira,serás avisada para o teu Mail que tens este
ou aquele imposto para pagar tal como acontece com a validação ou receção do IRS.
Tenho o meu Nº de Tm e EMail declarado  no portal,e tenho recebido sempre alertas das finanças a avisar que tenho este ou aquele imposto para pagar,ou se a declaração de  IRS foi validada ou não.
Cumprimentos
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Licas

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #12 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:26 »
Licas.
Se tiveres um registo correto e atualizado no portal das finanças tens acesso
neste caso à situação atual dos veiculos.
Ao contrario do que diz o companheiro Antonio Ferreira,serás avisada para o teu Mail que tens este
ou aquele imposto para pagar tal como acontece com a validação ou receção do IRS.
Tenho o meu Nº de Tm e EMail declarado  no portal,e tenho recebido sempre alertas das finanças a avisar que tenho este ou aquele imposto para pagar,ou se a declaração de  IRS foi validada ou não.
Cumprimentos


Não é bem assim.
Tenho tudo atualizado e apesar de receber constantemente as notificações por causa de faturas, IMI e afins, nunca recebi nenhuma notificação por causa do pagamento do IUC da MaxSym. Recebi por causa da Burgman, em maio de 2012, mas não da MaxSym.

E o problema que se coloca agora é: efetuei o pagamento a 29 de novembro de 2012 do IUC da MaxSym, que estava a pagamento até 3 de dezembro de 2012. Apesar de na consulta ao IUC aparecer como pago, tenho um alerta nos meus serviços que consta como incumprimento do pagamento desse mesmo IUC.

Tenho comprovativo guardado, claro, mas mesmo assim, da forma como isto anda, até tenho medo! A informação não deveria estar sincronizada?

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #13 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:32 »

Não é bem assim.
Tenho tudo atualizado e apesar de receber constantemente as notificações por causa de faturas, IMI e afins, nunca recebi nenhuma notificação por causa do pagamento do IUC da MaxSym. Recebi por causa da Burgman, em maio de 2012, mas não da MaxSym.

E o problema que se coloca agora é: efetuei o pagamento a 29 de novembro de 2012 do IUC da MaxSym, que estava a pagamento até 3 de dezembro de 2012. Apesar de na consulta ao IUC aparecer como pago, tenho um alerta nos meus serviços que consta como incumprimento do pagamento desse mesmo IUC.

Tenho comprovativo guardado, claro, mas mesmo assim, da forma como isto anda, até tenho medo! A informação não deveria estar sincronizada?
"
Ótimo. Não há que ter medo.
Eu nesse caso, para ficar descansado dirigia-me  a uma repartição de Finanças para corrigir essa situação.
A "Bota tem que bater com a perdigota
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 22:35 por Xquim »
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Licas

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #14 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:36 »
"
Ótimo. Não há que ter medo.
Eu nesse caso, para ficar descansado dirigia-me  a uma repartição de Finanças para corrigir essa situação.
A "Bota tem que bater com a perdigota

 _pol_

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2009
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #15 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:37 »
Hoje recebi os documentos da minha flecha (Certificado de Matricula) foi rápido  _pensador_ _pensador_ a chegar, demorou 28 dias desde que a comprei. E já foi ver no portal das finanças se ja estava a pagamento o IUC, e não é que os Srs das finanças agora parece que já não perdem muito tempo como se fala a colocaram o pagamento, o meu já lá está, mas como a data limite é até dia 08\04, vão ter de esperar mais uns dias.



Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #16 em: 07 de Fevereiro de 2013, 23:13 »
Licas,
O IUC em falta é o da Maxsym? Tens a certeza?
Poderá ser o da Burgman.
Conseguirás confirmar a matricula a que diz respeito o imposto em falta, alegadamente.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Licas

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #17 em: 07 de Fevereiro de 2013, 23:17 »
Licas,
O IUC em falta é o da Maxsym? Tens a certeza?
Poderá ser o da Burgman.
Conseguirás confirmar a matricula a que diz respeito o imposto em falta, alegadamente.

Já confirmei. É da MaxSym.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #18 em: 07 de Fevereiro de 2013, 23:19 »
Então fica descansada. Por vezes demora a desaparecer, ou a assumir que está pago.
Guarda o comprovativo religiosamente!
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Jsantos

  • Visitante
Re: Dúvida sobre o IUC
« Responder #19 em: 08 de Fevereiro de 2013, 10:05 »
Companheiros,
Guardem bem os comprovativos de pagamento do IUC, em especial os pagamentos de multas (por pagamento do IUC fora de prazo). Estão a aparecer duplicados dessas multas e sem o comprovativo do respectivo pagamento a coisa pode complicar-se.
Cumprimentos