Autor Tópico: Ralênti Alto???  (Lida 17035 vezes)

André Rocha

  • Visitante
Ralênti Alto???
« em: 12 de Dezembro de 2012, 00:27 »
Olá pessoal,

Como o tema indica a minha duvida hoje prende-se ao facto de eu ver o pessoal a falar em rotações da scooter (sym gts) a rondar as 1600 - 1800..
A verdade é que a minha "bichinha" tem como rotação de ralenti as 3000 rotações (talvez baixe para 2800 quando está mais quente)
gostava de saber a vossa opinião.. Será normal?

O "mecenico" disse: "parece que o relenti está um bocadinho alto.. mas não dá para afinar nas "injectadas"!!

Ajudem-me lá..

Abraço

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Ralênti Alto???
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2012, 00:41 »
Viva!

Porque não trocam a centralina?

A minha GTS quando está quente fica nas 1800rpms

Abraço ;)

Mensagem enviada do telemóvel.

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Ralênti Alto???
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2012, 09:43 »
Não sei se é coincidência ou não mas parece-me que desde que começou o tempo mais frio que o ralenti da minha Maxsym subiu também. A chatice é que agora ela não se "solta", estando quase sempre "engatada" e a tentar puxar, o que não me parece muito agradável.


Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Ralênti Alto???
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2012, 12:06 »
Olá pessoal,

Como o tema indica a minha duvida hoje prende-se ao facto de eu ver o pessoal a falar em rotações da scooter (sym gts) a rondar as 1600 - 1800..
A verdade é que a minha "bichinha" tem como rotação de ralenti as 3000 rotações (talvez baixe para 2800 quando está mais quente)
gostava de saber a vossa opinião.. Será normal?

O "mecenico" disse: "parece que o relenti está um bocadinho alto.. mas não dá para afinar nas "injectadas"!!

Ajudem-me lá..

Abraço
As rotações do ralentim estão especificadas no manual técnico das scooters, variam pouco entre marcas e cilindradas. Normalmente estão entre as 900 RPM e 2000 RPM não conheço nenhuma que esteja fora deste parametro.... _pensador_ ....qualquer valor que não se enquadre deve ser avaliado de modo a descobrir a causa.... _pensador_ ....A variação do ralentin pode ser provocada por avaria ou desafinação, no caso das injectadas normalmente é avaria, podendo ser afinação do cabo do acelerador.
Não gostei da resposta do mecânico, muito menos se é concessionário da marca... >:D ...esse problema precisa de ser visto com urgência porque se realmente o motor está a essas rotações além de aumentar o consumo está a provocar desgastes na transmissão que irão diminuir a sua vida util.
Se a mota está na garantia é mais uma razão para não perderes tempo.
Em relação ás rotações ficarem mais altas com o frio, é natural o aumento de até 200 rpm´s durante um curto espaço de tempo depois do arranque.
Ficamos a aguardar desenvolvimentos 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2012, 12:31 »
Essa conversa que as motos de injecção não têm afinação de rolantim é muito boa sim... já não é a primeira vez que a ouço...

No entanto tenho praticamente a certeza que no manual da X-Max vem la esplicito um sitiozinho na injecção que afina o rolantim...

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2012, 19:35 »
A roda nesta rotação não roda..
Por isso não deve estar a estragar a transmissão..
Eu não falei com o mecánico da empresa (que é vendedor da marca) Vou amanha ligar para o mecanico a ver o que ele me diz..
Obrigado a todos..

Depois digo qualquer coisa.

Abraço

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Ralênti Alto???
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2012, 13:53 »
Teria da andar, uma vez que a embreagem cola perto das 3000 r.m. assim sendo é correia ou embreagem gasta.
_pol_ _pol_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2012, 22:52 »
xiiiiiiiiiiiiiiiiiii  _policia_ _policia_ _policia_ _policia_ _policia_ _policia_ _policia_

Ainda é mais grave do que pensava??

A roda não anda (a da minha moto pelo menos).. Quando chega às 3200 ai sim, já roda...
Já falei com o mecanico e ele disse para passar lá para ver que pode ser o sensor, ou assim..
tem de ver..

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2012, 23:05 »
Já agora, quais os sintomas de problemas na embraiagem???

Abraço

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2012, 23:20 »
Teria da andar, uma vez que a embreagem cola perto das 3000 r.m. assim sendo é correia ou embreagem gasta.

Amigo rodrigues1.. Será que de forma básica me conseguia explicar o que é a embraiagem (e como se gasta) uma vez que sou um indouto nesta área??

Neste video
fico com a sensação que a moto só começa a andar às 3500 rpm, porque me diz que às 3000 a roda já devia andar??

Peço desculpa pela minha ignorancia

Abraço

Cromix

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2012, 09:55 »
Rodrigues es uma enciclopedia sobre a nova gts 125i.

Se me permites a questao, como fica neste momento o teu ralentim? O meu a quente esta um pouco acima das  2000rpm a frio nas 3000

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2


rodrigues1

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2012, 19:47 »
Citar
Olá pessoal,

Como o tema indica a minha duvida hoje prende-se ao facto de eu ver o pessoal a falar em rotações da scooter (sym gts) a rondar as 1600 - 1800..
A verdade é que a minha "bichinha" tem como rotação de ralenti as 3000 rotações (talvez baixe para 2800 quando está mais quente)
gostava de saber a vossa opinião.. Será normal?

O "mecenico" disse: "parece que o relenti está um bocadinho alto.. mas não dá para afinar nas "injectadas"!!

Ajudem-me lá..


As motos injectadas são afinadas por computador, por isso te dão essa resposta, algumas oficinas não têm essa ferramenta de diagnóstico porque nem todos os mecânicos sabem trabalhar com o rato.  _Rolley_






« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 19:56 por rodrigues1 »

rodrigues1

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2012, 19:54 »
Citar
Rodrigues es uma enciclopedia sobre a nova gts 125i.

Se me permites a questao, como fica neste momento o teu ralentim? O meu a quente esta um pouco acima das  2000rpm a frio nas 3000

Só tento ajudar a resolver problemas que já aconteceram comigo, não sou nenhum expert em motos, o meu lema é, se não sabes aprende, se sabes ensina.

E sim o ralenti está muito alto, mesmo com o tempo frio não devia passar dos 2000 a quente, vai a um mecânico que entenda de Injeção Eletrónica que ele afina o ralenti num instante.

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2012, 22:29 »
Só tento ajudar a resolver problemas que já aconteceram comigo, não sou nenhum expert em motos, o meu lema é, se não sabes aprende, se sabes ensina.

E sim o ralenti está muito alto, mesmo com o tempo frio não devia passar dos 2000 a quente, vai a um mecânico que entenda de Injeção Eletrónica que ele afina o ralenti num instante.

Exato, rodrigues.. E agradeço a opinião/sugestão.. É mesmo para isso que o forum serve... Não acredito que 99% dos comentários dos participantes seja dado por serem "experts" no "artigo" mas sim porque já lhes aconteceu ou têm um amigo que já teve um caso parecido.

Vou tentar descobrir se eles têm máquina quando eu lá fôr..

O companheiro "Pardal" em comentários anteriores disse isto: "esse problema precisa de ser visto com urgência porque se realmente o motor está a essas rotações além de aumentar o consumo está a provocar desgastes na transmissão que irão diminuir a sua vida util."... Quando fala no desgaste da transmissão, estava a referir-se à correia??
E o amigo rodrigues tambem fala no desgaste da embraiagem. o que é isso? Ou melhor, poderei vir a ter problemas daqui a um ano quando acabar a garantia devido ao ralenti estar muito alto??

Abraço

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Ralênti Alto???
« Responder #14 em: 15 de Dezembro de 2012, 00:23 »
Ver Funcionamento de variadaor AQUI
O ralentim alto provoca desgaste na embraiagem e respectiva campanula... _pensador_ ...também não dá saude oa resto dos componentes da transmissão/variador... _pensador_ ...os componentes são:
- Roletes
- Polis ( peças em aluminio que se desgastam )
- Embraiagem
- Campanula
- Correia
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

rodrigues1

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #15 em: 15 de Dezembro de 2012, 17:29 »
Citar
Exato, rodrigues.. E agradeço a opinião/sugestão.. É mesmo para isso que o forum serve... Não acredito que 99% dos comentários dos participantes seja dado por serem "experts" no "artigo" mas sim porque já lhes aconteceu ou têm um amigo que já teve um caso parecido.

Vou tentar descobrir se eles têm máquina quando eu lá fôr..

O companheiro "Pardal" em comentários anteriores disse isto: "esse problema precisa de ser visto com urgência porque se realmente o motor está a essas rotações além de aumentar o consumo está a provocar desgastes na transmissão que irão diminuir a sua vida util."... Quando fala no desgaste da transmissão, estava a referir-se à correia??
E o amigo rodrigues tambem fala no desgaste da embraiagem. o que é isso? Ou melhor, poderei vir a ter problemas daqui a um ano quando acabar a garantia devido ao ralenti estar muito alto??

Olá André
Pelo pouco que sei, e com o devido respeito pela opinião do companheiro Pardal, que tem uma Maxi 400 que arrancam ás 3000 r.m, o facto de o ralenti estar a 3000, algo se passa com a afinação do cabo de acelerador, ou erro no ECU ( centralina ) trata de ver isso o mais breve possível, o normal é 1800.

Sim, realmente disse que podia haver desgaste na embreagem pelo facto de estar nas 3000 r.m. Peço desculpa pelo meu lapso,  _martelada_ as GTS 125i só arrancam ás 3300 r.m. +ou- portanto nas 3000 r.m. está quase no limite da embreagem começar a colar.

Só havia desgaste se estando parado num sinal e estares a travar ao mesmo tempo que a embreagem cola, ou seja a scooter quer andar e tu não deixas .

O facto do ralenti estar nas 3000 r.m. nas GTS 125i não cria desgaste na embreagem porque só cola nas 3300 + ou - , até essa rotação a transmissão está desligada ou seja, em ponto morto, se estiveres parado muito tempo em sinais, gasta mais combustível, correia e polis, porque estão sempre em movimento, menos a embreagem que só arranca perto das 3300 r.m.

A embreagem é centrífuga, procura na net ou youtube por variadores de scooter para teres uma ideia como funciona.
Procura um Mecânico que tenha a ferramenta de diagnóstico computorizada, se não for cabo preso ou mal afinado, só por computador te afinam o ralenti em condições

Ainda hoje fui dar uma volta até á beira mar, estava fresco e o ralenti da GTS 125i manteve-se nas 1800 r.m.  _lool_

Só para terminar, se ao colocares o descanso central e ligares motor e a roda não andar a embreagem ainda não sofre.

Espero que resolvas esse problema o mais rápido possível, é muito incomodativo estar parado num sinal com a scooter acelerada., já passei por isso e sei o que é!!! _thumbdown_


André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #16 em: 16 de Dezembro de 2012, 14:57 »
Olá André
Pelo pouco que sei, e com o devido respeito pela opinião do companheiro Pardal, que tem uma Maxi 400 que arrancam ás 3000 r.m, o facto de o ralenti estar a 3000, algo se passa com a afinação do cabo de acelerador, ou erro no ECU ( centralina ) trata de ver isso o mais breve possível, o normal é 1800.

Sim, realmente disse que podia haver desgaste na embreagem pelo facto de estar nas 3000 r.m. Peço desculpa pelo meu lapso,  _martelada_ as GTS 125i só arrancam ás 3300 r.m. +ou- portanto nas 3000 r.m. está quase no limite da embreagem começar a colar.

Só havia desgaste se estando parado num sinal e estares a travar ao mesmo tempo que a embreagem cola, ou seja a scooter quer andar e tu não deixas .

O facto do ralenti estar nas 3000 r.m. nas GTS 125i não cria desgaste na embreagem porque só cola nas 3300 + ou - , até essa rotação a transmissão está desligada ou seja, em ponto morto, se estiveres parado muito tempo em sinais, gasta mais combustível, correia e polis, porque estão sempre em movimento, menos a embreagem que só arranca perto das 3300 r.m.

A embreagem é centrífuga, procura na net ou youtube por variadores de scooter para teres uma ideia como funciona.
Procura um Mecânico que tenha a ferramenta de diagnóstico computorizada, se não for cabo preso ou mal afinado, só por computador te afinam o ralenti em condições

Ainda hoje fui dar uma volta até á beira mar, estava fresco e o ralenti da GTS 125i manteve-se nas 1800 r.m.  _lool_

Só para terminar, se ao colocares o descanso central e ligares motor e a roda não andar a embreagem ainda não sofre.

Espero que resolvas esse problema o mais rápido possível, é muito incomodativo estar parado num sinal com a scooter acelerada., já passei por isso e sei o que é!!! _thumbdown_

Obrigado rodrigues pela explicação... Incomodativo não é muito (sincramente) porque com o ralenti alto  nunca senti a scooter a fazer aquele.... como hei-se explicar.. (é como aqueles condutores dos enlatados que arrancam com o acelerador no máximo sem deixar a embraiagem, tás a ver?? eheh) como a moto está a 3000 rotações, é só acelerar e aí está ela em andamento.. Mas se desgasta as peças.... vou ver isso no sábado..
A verdade é que eu não sabia.. Só que tenho vindo a ler e o pessoal fala em ralentis por voltas das 1000-2000... eu pensei.. eh lá.. alguma coisa se passa..
A minha sorte é que eu ando em estradas "rurais" e é raro parar (não há cá semáforos)... eheh

Obrigado

Abraço


rodrigues1

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #17 em: 17 de Dezembro de 2012, 15:42 »
Mas tem cuidado ao andar no meio dos carros, como tens pouca margem de folga no acelerador, assim que rodas o punho um milimetro que seja estás em cima do enlatado.

Referia-me a ser incomodativo pelo barulho que faz ao estar acelerado, quando andei assim e parei ao lado de um enlatado vi-o fechar o vidro.  _lol_

Com que então estradas rurais.. _pensador_ aquelas com cheiro a estrume ?  _lol_

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #18 em: 17 de Dezembro de 2012, 19:01 »
Mas tem cuidado ao andar no meio dos carros, como tens pouca margem de folga no acelerador, assim que rodas o punho um milimetro que seja estás em cima do enlatado.

Referia-me a ser incomodativo pelo barulho que faz ao estar acelerado, quando andei assim e parei ao lado de um enlatado vi-o fechar o vidro.  _lol_

Com que então estradas rurais.. _pensador_ aquelas com cheiro a estrume ?  _lol_

eheh... ei.. tambem nem tanto... Na póvoa de lanhoso não há estrume.. Eu só estou ao lado dos enlatados, por breves segundos.. os suficientes para ultrapassar.. ahahah  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #19 em: 17 de Dezembro de 2012, 19:21 »
Companheiro André
Nas próximas férias em Agosto vou visitar a Família que tenho no Minho, perto de Braga, este verão andei por Trás-os-Montes.

De certeza que irei fazer uma visita ao meu amigo se estiver por aí em Agosto. _pol_

Até lá, trate do Ralenti  _careta_

Abraço


André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #20 em: 17 de Dezembro de 2012, 21:31 »
Companheiro André
Nas próximas férias em Agosto vou visitar a Família que tenho no Minho, perto de Braga, este verão andei por Trás-os-Montes.

De certeza que irei fazer uma visita ao meu amigo se estiver por aí em Agosto. _pol_

Até lá, trate do Ralenti  _careta_

Abraço

Muito bem, se eu andar por aqui... eheh..
já falei à bocado com "o stand" e já marquei para sábado.. Vou ver tambem se meto a correia nova porque sinto muita trepidação (penso que já está muito larga).. há que aproveitar a garantia....

André Rocha

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #21 em: 06 de Janeiro de 2013, 20:05 »
Problema resolvido..... Vendi a moto..  _careta_ _careta_ _careta_ _careta_

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralênti Alto???
« Responder #22 em: 07 de Setembro de 2013, 18:50 »
Pede no concessionário para veriicar a afinação das válvulas poderá estar aí a inconformidade.
estes motores são de afinação de válvulas manual.

Espero ter ajudado.

Abraço