Autor Tópico: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc  (Lida 24789 vezes)

Eduardo Miguel

  • Visitante
Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« em: 11 de Dezembro de 2012, 11:01 »
Pessoal quem e que sabe onde se pode por a minha pcx 125 a andar bem e com power...  _mau_
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 12:14 por cristina »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Boas pessoal
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2012, 12:10 »
Boas companheiro.
Em qualquer stand eles fazem isso. Retomam a 125 e vendem 300 e 400, pela quantia que eles acharem bem.  _lol_

Agora um pouco mais a sério... pelo que tenho lido a PCX não é uma mota em que valha a pena investir muito para por a andar mais. É preferível trocar de mota. Mas com certeza alguém com mais experiência que eu te ira responder.

Eu andei ontem numa PCX de cortesia e fiquei impressionado tanto pela positiva (bom motor, ágil, económica) como pela negativa (baixa protecção aerodinâmica).

Cumprimentos.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

AlexMontenegro

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2013, 12:57 »
Boa tarde Eduardo,

Como sabes a vertente citadina da "nossa" PCX previlegia a potência e rapidez de arranque vs velocidade de ponta. Em todo o caso, poderás efetuar alterações ao nível do variador e dimensão do casquilho (velocidade de ponta), correia de transmissão entre o variador e embraiagem (arranque e velocidade resposta), troca de vela (resposta de acelerador), molas de embraiagem, pesos no variador original, escape e filtro de ar.

Existe em circulação uma PCX bem portuguesa com velocidade de ponta de 137Km/h  _careta_.

Busas

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2013, 13:31 »
Boas Alex,


PCX a marcar 137 km/h...a direito ?

Já é caso para afirmar que se trata de uma  PCXR... _convivio_


Abraços,

HugoVilar

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2013, 23:28 »
Boas.

Só com variador e escape J.Costa tens um aumento de velocidade de ponta razoável, notória melhoria nas recuperações e nota-se um aumento de força em subidas.  _pol_

Não escrevo com experiência própria, mas tenho lido bastante sobre o assunto e o feedback de companheiros que têm estes equipamentos montados é bastante positivo. Pessoalmente pondero (ou já ponderei, agora é garantido) a troca do variador e da correia, já o escape ainda vou pensar mais um pouco, não traz grande melhoria na performance, normalmente quem os coloca fá-lo pelo ronco de moto grande com que a "piquena" fica. Eu cá gosto do "silêncio" da PCX mas, começando a mexer, provavelmente vai-me custar a parar.  _lol_ Além disso o escape de origem não é propriamente bonito (gostos não se discutem).  _careta_

Há uma data de "melhorias" que se podem aplicar na PCX: variador, correia, escape, filtro de ar, vela e outras alterações bem mais "profundas". Mas aí vamos ter os consumos a aumentar proporcionalmente. Para mim o principal objetivo da compra da PCX, além do gozo de conduzir todos os dias esta pequena endiabrada, foi a poupança de combustível que, digo já, é brutal! Daí não estar a pensar em fazer grandes alterações, a tentação de andar sempre "a abrir" seria muito grande. Só gostaria mesmo que ela chegasse aos 120 para quando em auto-estrada, mas que mantivesse os consumos e a suavidade em velocidades moderadas.

Trocar por uma scooter de maior cilindrada não é solução, pelo menos para mim. Eu gosto da economia, da leveza, ligeireza e facilidade de condução da PCX. É paixão, mesmo!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2013, 23:39 »
É com alguma nostalgia que leio estes tópicos sobre a PCX.

Adorei a minha experiência de pouco mais de um ano com a PCX que comprei mesmo a fechar o ano 2011 e de facto em cidade é fantástica.

Adoro a máquina que tenho actualmente, mas se pudesse...tinha também a PCX exclusivamente para a cidade. É do melhor!  _convivio_

LuiZ

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2013, 07:35 »
É com alguma nostalgia que leio estes tópicos sobre a PCX.

Adorei a minha experiência de pouco mais de um ano com a PCX que comprei mesmo a fechar o ano 2011 e de facto em cidade é fantástica.

Adoro a máquina que tenho actualmente, mas se pudesse...tinha também a PCX exclusivamente para a cidade. É do melhor!  _convivio_

Boas!

Tenho alguma nostalgia também, afinal foi a minha primeira mota.

Aquelas pancadas nas costas é que n me deixam tantas saudades _martelada_

Abraço

HugoVilar

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2013, 11:34 »
Quanto às pancadas nas costas, não querendo fugir ao tema do tópico, há várias soluções. Eu provavelmente optarei por esta:



Muita gente poderá pensar: "para gastar esse dinheiro numa PCX, tinhas gasto logo na compra de uma scooter melhor um bocadinho".  _thumbdown_

Pois... E têm toda a razão. Mas já comprei a PCX e agora estou "agarrado", viciado, e não me vou desfazer dela tão cedo. Por isso, podendo melhorar performance e conforto, vou mesmo fazê-lo.  _pol_

Também só sinto pancada quando levo pendura, quando vou sozinho a suspensão porta-se bem. Mas sim, é algo a melhorar

E não falo mais de coisas "offtopic", prometo. Foi só para defender as PCXizes, coitadinhas, para não se desfazerem delas levianamente.  scooter_
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 11:40 por HugoVilar »

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2013, 12:00 »
A modificação em que sentirás mais melhorias pelo preço é sem dúvida um variador.

Tens 2 opções, trabalhar o variador original ou comprar um (polini, malossi, jcosta)

Sinceramente recomendo o polini, costumam ter performances superiores ao malossi, especialmente se for modificado no final das pistas dos roletes para aumentar um pouco a velocidade máxima.

O Jcosta a nível de performances é o melhor dos 3 no entanto a durabilidade deixa a desejar. Desde veios gripados, desgaste nos alvéolos dos "pesos" (supositórios)  :))  etc. Já para não falar do preço dos mesmos e da pouca durabilidade.

Filtro de ar (BMC ou DNA)

e escape... geralmente não dão muita potência em motores de origem mas associados a um variador e filtro de ar já fazem qualquer coisa. Pelo que tenho lido na net os LeoVince funcionam bem. O 4Road é melhor em rotações mais altas com a vantagem de ter um silenciador removível e o Granturismo funciona melhor em regimes médios.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2013, 18:40 »
cilindro YUMINASHI a 164cc

PCX a 140 - 150km/h muito bom _pol_

0 a 100km/h - 9s

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IXcndhq_JY8#!

HugoVilar

  • Visitante
Re: Dúvida sobre aumento de potência - PCX 125cc
« Responder #10 em: 06 de Junho de 2013, 23:45 »
140-150 numa PCX acho demais. Há a chata questão da segurança, não é moto desenhada para essa velocidade.

Para mim, bastavam os 120 reais, é mais do que suficiente, só para não dar o sono em auto-estrada.
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 23:59 por HugoVilar »