Autor Tópico: Velas de Iridium (ngk)  (Lida 8354 vezes)

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Velas de Iridium (ngk)
« em: 24 de Maio de 2010, 12:21 »
Caros Companheiros,

Com a criação do presente tópico, pretende-se obter opiniões/experiências de companheiros que colocaram velas de Iridium nas suas scooters (motor 4 tempos), no sentido de se pronunciarem sobre a sua mais-valia associada ao custo, ou seja, custo/benefício.

Um abraço
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 21:47 por Tourister »
Atentamente

Tourister

sacg

  • Visitante
Re: Velas Iridium
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2010, 14:10 »
   Tenho uma para pôr na SYmsonite desde que a comprei mas ainda não lha pus , na altura li que para além de uma maior vida da mesma , a grande diferença seria na quantidade e qualidade da faisca produzida .Ora numa monocilindrica isso faz toda a diferença, mas no entanto ando com ela em suplente ainda não me deu para a pôr ,logo se verá se vale a pena quando deixar de ter perguiça e coloca-la _Rolley_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Velas Iridium
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2010, 22:04 »
   Tenho uma para pôr na SYmsonite desde que a comprei mas ainda não lha pus , na altura li que para além de uma maior vida da mesma , a grande diferença seria na quantidade e qualidade da faisca produzida .Ora numa monocilindrica isso faz toda a diferença, mas no entanto ando com ela em suplente ainda não me deu para a pôr ,logo se verá se vale a pena quando deixar de ter perguiça e coloca-la _Rolley_

Pelos testes que tenho visto a unica coisa que ganhas e na durabilidade da vela, de resto e sopas........  _lol_
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Velas Iridium
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2010, 09:12 »
também penso que em motores de baixa cilindrada e potência isso deva acontecer....duram mais, mas também são mais caras, ou seja, vai tudo dar ao mesmo!

Baixa e alta cilindrada, a melhoria na faisca e coisa minima que aumenta a explosão em 00001 %, por isso nada significativo. Maior duração, maior custo, vai dar tudo ao mesmo.
[/URL]

sacg

  • Visitante
Re: Velas de Iridium (ngk)
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2010, 11:00 »
   Isso não é bem assim ,as vantagens são consideráveis essencialmente em motores como os nossos ,monocilindicos, em que não pode haver falhas .
   Vejamos o que se passa :  Iridium

Melhora na combustão através da melhor ignibilidade

A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.

 
Eletrodo central com 2 degraus

A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.

Redução da voltagem requerida

O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.
 
 
 

Fated

  • Visitante
Re: Velas de Iridium (ngk)
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2010, 12:52 »
Ora aqui está um tópico interessante. Teoricamente faz sentido, de qualquer forma existem vários testemunhos pela internet fora de pessoas que usam e notaram diferença na troca, assim de repente lembro-me uma pessoa com uma XR 125, que notou diferenças. Agora há uma coisa, existem relatos de problemas nas motas com injecção, só em algumas, mas por exemplo algumas Harleys de injecção não se dão bem com as velas de iridium. Eu sempre quis testar na cbf 125 mas como era de injecção sempre tive receio, agora na Nexus devo mandar vir do ebay, pois apesar de ser de injecção ja vi vendedores a vender como especificas para o modelo da minha, ou seja já deve ter sido testada nela.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Velas de Iridium (ngk)
« Responder #6 em: 29 de Agosto de 2010, 20:30 »
Ora aqui está um tópico interessante. Teoricamente faz sentido, de qualquer forma existem vários testemunhos pela internet fora de pessoas que usam e notaram diferença na troca, assim de repente lembro-me uma pessoa com uma XR 125, que notou diferenças. Agora há uma coisa, existem relatos de problemas nas motas com injecção, só em algumas, mas por exemplo algumas Harleys de injecção não se dão bem com as velas de iridium. Eu sempre quis testar na cbf 125 mas como era de injecção sempre tive receio, agora na Nexus devo mandar vir do ebay, pois apesar de ser de injecção ja vi vendedores a vender como especificas para o modelo da minha, ou seja já deve ter sido testada nela.

A maior parte são efeitos psicologicos, ate porque o que eu vi foi uma artigo cientifico que metia a prova as normais vs as Iridium, e nao é so importante nas monocilindricas, um motor com 4, não achas que trabalhará mal se um cilindro estiver off? Eu acho que sim ate porque ja tive um carro a trabalhar a 3 cilindros , por avaria no cabo das velas. _pol_
[/URL]

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Velas de Iridium (ngk)
« Responder #7 em: 25 de Setembro de 2016, 18:00 »
Eu costumo usar pela sua melhor qualidade.
Nas scooters que usei nao testei so a vela ,tinha mais coisas para melhorar a sua respiração,queima ,escape tudo dava uma diferença em acelaraçao bem melhor e aqui sim testei com outra scooter igual com condutor mais leve que eu ,mesmos km,gasolina,etc.
Sao opinioes ,ha quem sinta alguma coisa e ha quem nao sinta nada ,depende do espirito... _anjo_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Velas de Iridium (ngk)
« Responder #8 em: 26 de Setembro de 2016, 11:13 »
Isto j+a foi discutido até à exaustão por aqui.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,5307.0.html

A minha conclusão:

Quanto a Iridium/Normal o dilema é fácil:
Se a vela tem bom acesso e é fácil mudar, ponham a normal.
Se é necessário desmontar meia mota, ponham a de Iridium que dura muito mais.