Autor Tópico: Cartão de Emergência do Motociclista  (Lida 25233 vezes)

power_of_night

  • Visitante
Cartão de Emergência do Motociclista
« em: 06 de Dezembro de 2012, 18:40 »
Cartão de Emergência do Motociclista

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista

Vale a pena ler... não sei se é o local mais indicado...

power_of_night

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2012, 20:11 »
Obrigado pela correcção..

texugo12

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2013, 15:16 »
Ai vai o link com o cartão e com os autocolantes para imprimirem e colocarem nos capacetes.....quem quiser,claro  ;)

https://docs.google.com/file/d/0B0NFPypYB5v3cTlmSk5IYldkMUU/edit?pli=1


Boas curvas
 :)

aclm

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2013, 17:17 »
Não sabia que tal existia...  _corado_ Poderá ser muito útil, vou tratar de pôr no meu capacete  _pol_

thanks

Offline barcas

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Charneca Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: R 1200 RT
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:45 »
excelente
Honda SH 300, Honda SW 400. Suzuki B650, BMW R 1200 RT

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:51 »
Excelente ideia.  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2013, 19:27 »
Uma ideia muito util.
Acho estranho é guardar dentro do capacete!!!!  _pensador_

Não seria melhor colar na mota um tócoloante e ter um cartão na carteira?

Temos tantos cartoes na carteira inuteis este seria possivelmente tão importante como o BI ou NIF

scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 641
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2013, 19:47 »
Uma ideia muito util.
Acho estranho é guardar dentro do capacete!!!!  _pensador_

Não seria melhor colar na mota um tócoloante e ter um cartão na carteira?

Temos tantos cartoes na carteira inuteis este seria possivelmente tão importante como o BI ou NIF

scooter_ scooter_ scooter_

completamente de acordo com a sua opiniao !  _palmas_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

texugo12

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2013, 11:10 »
Uma ideia muito util.
Acho estranho é guardar dentro do capacete!!!!  _pensador_

Não seria melhor colar na mota um tócoloante e ter um cartão na carteira?

Temos tantos cartoes na carteira inuteis este seria possivelmente tão importante como o BI ou NIF

scooter_ scooter_ scooter_

....ou nos dois sítios,autocolante no capacete,moto  e dois cartões,um na carteira e outro dentro do capacete......

boas curvas
 :)

pjvreis

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2013, 16:12 »
Postei esta informação há minutos no meu Facebook e vinha aqui agora colocá-la ...mas já cheguei atrasado  _pol_

Excelente iniciativa esta que partiu de dois ilustres desconhecidos!

Quanto ao local onde colocar o cartão...bem ou mal foi definido no interior do capacete e é assim que deverá continuar...acho eu! Pelo menos assim as equipas do INEM sabem onde procurar o dito cartão e vão lá direto!
 

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2013, 18:19 »
 _convivio_ boas companheiros
não sei quem teve a ideia de guardar o cartão
dentro do capacete mas então e nas situações
em que o pessoal do inem tem duvidas da fratura
na cabeça e não tira o capacete e ate existem
alguns capacetes que têm que ser cortados no hospital
um abraço
paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

texugo12

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2013, 18:46 »
_convivio_ boas companheiros
não sei quem teve a ideia de guardar o cartão
dentro do capacete mas então e nas situações
em que o pessoal do inem tem duvidas da fratura
na cabeça e não tira o capacete e ate existem
alguns capacetes que têm que ser cortados no hospital
um abraço
paulo J. Lopes

Podemos sempre andar com o cartão naquelas naquelas carteiras de usar ao pescoço....(aquelas dos passes).


Boas curvas
 :)

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2013, 20:15 »
O capacete nas situações de trauma é sempre retirado excepto se houver algum objecto empalado. Pois quando a vitima é colocada em plano duro com capacete o pescoço não mantêm uma posição neutra que permita estabilizar correctamente a cervical. Estas guidelines de manter o capacete já são muito antigas e já não são usadas há vários anos.
As equipas de emergências não receberam qualquer indicação sobre a localização deste cartão, eu tenho o meu na carteira.
Nos acidentes o importante é verificar os pontos de impacto que estão apresentados no capacete, para se saber quais foram os mecanismos de trauma e as lesões que poderão surgir.
A identificação da vitima / antecedentes pessoais / hábitos farmacológicos são secundários.

Cumprimentos a todos
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:44 »
 
As equipas de emergência jogarão sempre pelo seguro (e ainda bem, na minha opinião). Nunca irão tomar qualquer decisão crucial baseada num qualquer cartão que encontrem junto a alguém acidentado, mesmo que esteja no interior do capacete (e se o capacete é emprestado?).

A ideia até pode ser boa, mas haverá sempre o risco não desprezável de o cartão ser encontrado junto a alguém que não o próprio (a versão disponibilizada nem sequer contempla a colocação de uma fotografia, ou do número do BI, por exemplo, para poder ser confrontado com o BI que por sua vez possui uma fotografia). Perante esse risco acho que nenhuma equipa do INEM (ou outra) vai utilizar a informação do cartão.

Se alguém do fórum tiver conhecimentos pode sempre perguntar a alguém do INEM o que acha da iniciativa mas, para já, estou, infelizmente, muito céptico.





Cromix

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:46 »
 
As equipas de emergência jogarão sempre pelo seguro (e ainda bem, na minha opinião). Nunca irão tomar qualquer decisão crucial baseada num qualquer cartão que encontrem junto a alguém acidentado, mesmo que esteja no interior do capacete (e se o capacete é emprestado?).

A ideia até pode ser boa, mas haverá sempre o risco não desprezável de o cartão ser encontrado junto a alguém que não o próprio (a versão disponibilizada nem sequer contempla a colocação de uma fotografia, ou do número do BI, por exemplo, para poder ser confrontado com o BI que por sua vez possui uma fotografia). Perante esse risco acho que nenhuma equipa do INEM (ou outra) vai utilizar a informação do cartão.

Se alguém do fórum tiver conhecimentos pode sempre perguntar a alguém do INEM o que acha da iniciativa mas, para já, estou, infelizmente, muito céptico.

Companheiro, se seguir o link inicial(facebook) vera que já houve resposta/abertura do INEM sobre a iniciativa, e foi de todo POSITIVA!

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #15 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:05 »
 
É verdade, Cromix. Parece que já há reacção do INEM. Eu só tinha utilizado o link do google e não o do facebook. Vamos então esperar pelos desenvolvimentos do assunto para ver no que dá.
 


Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #16 em: 10 de Janeiro de 2013, 23:00 »
Eu sou funcionário do INEM, trabalho na rua (ambulância), sou TAE e garanto que nenhuma informação foi transmitida pelos canais oficiais do instituto no sentido dos operacionais tomarem em consideração qualquer informação contida neste cartão. O cartão apenas o uso como forma de contactarem a minha esposa caso me aconteça alguma coisa.
No caso de dar assistência a algum motociclista inconsciente e que tenha apenas este cartão como identificação eu vou dar entrada na unidade hospitalar como desconhecido, pois o cartão não tem qualquer validade pois não é emitido por nenhum organismo oficial e poderá induzir em erro as autoridades policiais. Legalmente nem o passe é considerado válido para efeitos de identificação.
Nenhum médico/enfermeiro irá efectuar procedimentos numa vitima com base neste cartão...
Se confirmarem na página oficial do facebook do INEM não existe qualquer referência a este cartão e apenas existe um like da instituição a esta iniciativa... De facto é boa mas ainda precisa ser melhorada e poderá no futuro ser uniformizada para todos os procedimentos no pré-hospitalar.
Eu como profissional nesta área não me vou basear apenas neste cartão pois posso ser induzido em erro ou até mesmo ser acusado de ter transmitido dados errados às equipas médicas.
Posteriormente poderei contactar o gabinete de comunicação e imagem da instituição para a qual trabalho no sentido de obter mais informações sobre o suposto apoio a esta iniciativa.

Boas curvas a todos   scooter_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

texugo12

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #17 em: 10 de Janeiro de 2013, 23:07 »
 
As equipas de emergência jogarão sempre pelo seguro (e ainda bem, na minha opinião). Nunca irão tomar qualquer decisão crucial baseada num qualquer cartão que encontrem junto a alguém acidentado, mesmo que esteja no interior do capacete (e se o capacete é emprestado?).

A ideia até pode ser boa, mas haverá sempre o risco não desprezável de o cartão ser encontrado junto a alguém que não o próprio (a versão disponibilizada nem sequer contempla a colocação de uma fotografia, ou do número do BI, por exemplo, para poder ser confrontado com o BI que por sua vez possui uma fotografia). Perante esse risco acho que nenhuma equipa do INEM (ou outra) vai utilizar a informação do cartão.

Se alguém do fórum tiver conhecimentos pode sempre perguntar a alguém do INEM o que acha da iniciativa mas, para já, estou, infelizmente, muito céptico.

No cartão tem sitio para colocar a foto do motociclista,companheiro é onde esta a imagem do capacete.

boas curvas
 :)

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #18 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:38 »
Eu sou funcionário do INEM, trabalho na rua (ambulância), sou TAE e garanto que nenhuma informação foi transmitida pelos canais oficiais do instituto no sentido dos operacionais tomarem em consideração qualquer informação contida neste cartão. O cartão apenas o uso como forma de contactarem a minha esposa caso me aconteça alguma coisa.
No caso de dar assistência a algum motociclista inconsciente e que tenha apenas este cartão como identificação eu vou dar entrada na unidade hospitalar como desconhecido, pois o cartão não tem qualquer validade pois não é emitido por nenhum organismo oficial e poderá induzir em erro as autoridades policiais. Legalmente nem o passe é considerado válido para efeitos de identificação.
Nenhum médico/enfermeiro irá efectuar procedimentos numa vitima com base neste cartão...
Se confirmarem na página oficial do facebook do INEM não existe qualquer referência a este cartão e apenas existe um like da instituição a esta iniciativa... De facto é boa mas ainda precisa ser melhorada e poderá no futuro ser uniformizada para todos os procedimentos no pré-hospitalar.
Eu como profissional nesta área não me vou basear apenas neste cartão pois posso ser induzido em erro ou até mesmo ser acusado de ter transmitido dados errados às equipas médicas.
Posteriormente poderei contactar o gabinete de comunicação e imagem da instituição para a qual trabalho no sentido de obter mais informações sobre o suposto apoio a esta iniciativa.

Boas curvas a todos   scooter_

Pois é ... agora já não sei o que hei-de fazer. O melhor é mesmo não ter nenhum acidente  _lol_ _lol_
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Licas

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #19 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:42 »
O INEM já "aderiu" ao cartão. A informação pode ser consultada aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=510522672326152&set=a.510522392326180.122114.153270831384673&type=1&theater

Eu já imprimi o meu e apesar de não lhe ter colocado nenhuma fotografia, já está dentro do capacete. Falta-me apenas ver se consigo imprimir em vinil o outro autocolante para colocar no exterior.

Cromix

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #20 em: 18 de Janeiro de 2013, 21:47 »
O INEM já "aderiu" ao cartão. A informação pode ser consultada aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=510522672326152&set=a.510522392326180.122114.153270831384673&type=1&theater

Eu já imprimi o meu e apesar de não lhe ter colocado nenhuma fotografia, já está dentro do capacete. Falta-me apenas ver se consigo imprimir em vinil o outro autocolante para colocar no exterior.

Licas depois diz se consegues e onde e custo sfv.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #21 em: 18 de Janeiro de 2013, 22:22 »
Concordo com o companheiro B Black
Eu nunca arriscaria fazer uma transfusão de sangue baseado numa informação não oficial.
Considero mais útil o cartão de utente trazer o nosso tipo de sangue assim como a foto, visto ser um documento oficial.

Cromix

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #22 em: 18 de Janeiro de 2013, 22:24 »
Concordo com o companheiro B Black
Eu nunca arriscaria fazer uma transfusão de sangue baseado numa informação não oficial.
Considero mais útil o cartão de utente trazer o nosso tipo de sangue assim como a foto, visto ser um documento oficial.

Rodrigues1, o companheiro B Black já esta desatualizado, como podes ver no link que a Licas deixou, o INEM publicou na sua pagina oficial o cartão,forma como preencher, e o credito a sua ideia, tal como o cartão ter o LOGOTIPO do INEM.

Que mais é preciso para ser "oficial"?

rodrigues1

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #23 em: 18 de Janeiro de 2013, 22:50 »
O cartão pode ser oficial, os dados que somos nós a por é que não é oficial

Cromix

  • Visitante
Re: Cartão de Emergência do Motociclista
« Responder #24 em: 18 de Janeiro de 2013, 23:00 »
O cartão pode ser oficial, os dados que somos nós a por é que não é oficial

Não consigo perceber o que queres dizer... Dado que és tu a preencher os dados do TEU cartão porque razão irias por dados errados ou incorrectos no TEU cartão? Sim podes ter emprestado o capacete, mas basta olharem para o cartão com a foto e ver que não é a mesma pessoa.

É a melhor coisa do mundo? Pode até não ser, mas é uma ideia fantástica, um projecto brilhante e com pernas para andar.

Não se faz transfusoes nem com a pessoa a dizer conscientemente o tipo de sangue... Há análises para isso.

Estamos aqui a falar de entraves e a levantar problemas que sinceramente são "conversa da treta", há possibilidades de melhorar, façam sugestões para os seus criadores. Se até uma entidade como o INEM mostra o seu apoio e diz que é uma excelente ideia...


Cumprimentos,