Autor Tópico: Sym Maxsym - sintoma estranho  (Lida 12353 vezes)

Vitor Martins

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Sym Maxsym - sintoma estranho
« em: 22 de Abril de 2013, 13:22 »
Caros Companheiros,

Hoje aconteceu uma situação estranha com a minha Maxsym e gostava de saber a vossa opinião sobre o sucedido.
Ao pegar na moto hoje de manhã e como é habitual, coloquei-a a trabalhar para aquecer um pouco antes de iniciar a viagem.
Ao contrário dos outros dias hoje depois de a ter colocado a trabalhar à menos de um minuto fui chamado de urgência pelo que tive de desligar a moto novamente. Ao voltar também em menos de um minuto, afinal a situação não era tão urgente assim, tentei coloca-la a trabalhar novamente mas já não pegava, voltei a tentar e.... nada, até que á terceira foi de vez e voltou a pegar.
Lá iniciei a viagem, mas com a moto estranha, a vibrar muito mesmo após as 4000 rpm o motor com um trabalhar estranho e com um comportamento pouco expressivo se assim posso dizê-lo .....
Até que cheguei ao destino, tratei do que lá fui fazer et voila!!! ao pegar na moto novamente já não tinha nada era a minha moto novamente...
Seria alguma *coisa* entupida ou será da gasolina (98), a ultima vez que abasteci foi num sitio estranho onde só deve passar um carro por ano...
Podem ajudar?
Abraço

nunovascolopes

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #1 em: 22 de Abril de 2013, 13:49 »
Ja me aconteceu por uma ou duas vezes principalmente quando a tenho a trabalhar, desligo a, vou a topcase buscar qq coisa, e quando a volto a por a funcionar, tudo numa questao de segundos, noto que custa a pegar pois a rotacao da me a sensacao de ficar demasiado baixa. Nunca tive qq problema nem fiquei apeado, mas ja me aconteceu essa situacao por algumss vezes sim, mas so nessas condicoes que falei

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Vitor Martins

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2013, 13:53 »
Ja me aconteceu por uma ou duas vezes principalmente quando a tenho a trabalhar, desligo a, vou a topcase buscar qq coisa, e quando a volto a por a funcionar, tudo numa questao de segundos, noto que custa a pegar pois a rotacao da me a sensacao de ficar demasiado baixa. Nunca tive qq problema nem fiquei apeado, mas ja me aconteceu essa situacao por algumss vezes sim, mas so nessas condicoes que fale

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Obrigado Nuno,
Penso que o cenário foi idêntico..
Não fui à Top Case mas também demorei apenas uns segundos (poucos pois estava com pressa).
Abraço,

RCEu

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2013, 15:03 »
Na minha acontece o mesmo quando tenho de desligar enquanto está a aquecer. E a minha é uma Kymco.


Deve ser normal. Mas já agora gostava de ler a opinião dos companheiros mais experientes.


Offline B_Black

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2013, 16:06 »
A mim também me acontece se só pegar nela no dia seguinte. Custa a por a trabalhar e por vezes tenho de rodar o punho porque caso contrário não pega.
Parece que fica algo entupido. O César da Motobelas disse-me que quando não pega à primeira para rodar a chave 2 ou 3 vezes para o sistema ficar com pressão e depois já deveria trabalhar correctamente.  _thumbdown_
Na minha montada isto não resolve, só mesmo rodando o punho é que fica a trabalhar.
Pode ser que na Sym do companheiro este procedimento funcione.

Cumprimentos
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, 16:08 por B_Black »
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ZeZeZoom

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #5 em: 22 de Abril de 2013, 16:40 »
Tenho uma vaga recordação de me ter acontecido algo semelhante com a MaxSym que tive, justamente numa ocasião em que a desliguei e quis ligá-la muito pouco tempo depois. Achei muito estranho e perguntei-me que raio tinha eu feito de errado mas como, às tantas, a mota pegou novamente e arrancou como se nada tivesse sucedido, 'desliguei' disso...

Contudo, eu nunca deixo o motor a aquecer em ponto morto antes de arrancar; nunca o fiz em nenhuma das 3 motas que tive...

Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #6 em: 22 de Abril de 2013, 16:53 »
 _pol_ Olá amigo Vitor
acabei de ler o teu topico
e sobre isso não te posso ajudar
até porque por enquanto ainda tenho
a gts 300i e nunca me deu qualquer problema
comprei com 0Kms em setembro 2011 e já tem 22000Kms
mas aparece ao Domingo de manhã
em Vila Franca no Urban Plaza no pavilhão do cevadeiro
para beber café porque a maior parte do pessoal tem a maxsym
e já podes tirar todas as duvidas
e não é muito longe da tua casa
já agora onde é o teu mecanico?
tens em Vila Franca o luis tunning
que é craque e tem muito boa relação com o importador
aparece vais gostar
um abraço
Paulo J. Lopes
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, 16:58 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline José Bairrada

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2013, 20:36 »
Já me aconteceu.




 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

paulojvc

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #8 em: 22 de Abril de 2013, 20:51 »
É um vicio que se pega facilmente, ter a mota a trabalhar enquanto nos equipamos...mas e se começarem a pôr a trabalhar só na fase final, como por exemplo quando calçam as luvas? Por isso é que alguns fabricantes equiparam as Maxis com botões para aceder ao banco não necessitando assim de desligar a ignição... _careta_

Sim, eu sei que a Sym tem investido nesse capitulo mas em relação à Top Case só a Givi e num modelo especifico é que tem comando à distância para abrir a dita ;D

Só para dar uma achega, a minha Maxi enlatada já tem alguns anos e no manual refere que após colocar o motor em funcionamento, devemos logo seguir caminho _pol_

Offline Pardal

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #9 em: 22 de Abril de 2013, 22:17 »

Baseado nas minhas experiências.... _corado_

Esse comportamento é provocado porque a centralina é "enganada" pela situação de ligar e desligar e tornar a ligar, a centralina controla a quantidade de mistura (gasolina/ar) baseada em leituras de parâmetros tais como; temperatura do ar, temperatura do motor, posição do acelerador, pressão atmosférica, pressão da gasolina, quantidade de oxigénio no ar.
Assim, quando o motor começa a trabalhar os sensores enviam os valores para a centralina que faz a interpretação desses valores e afina a mistura do ar /gasolina e o avanço ( faisca na vela ) para essa situação, quando durante este processo se desliga a ignição e se torna a ligar, a centralina bloqueia.
O procedimento para que o motor pegue depois de uma situação destas é desligar a chave e tornar a ligar, ás vezes mais de uma vez para que se faça um reset.


Se estiver errado no meu raciocinio agradeço o contraditório para todos aprendermos,


XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline B_Black

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #10 em: 22 de Abril de 2013, 23:00 »
Sim, eu sei que a Sym tem investido nesse capitulo mas em relação à Top Case só a Givi e num modelo especifico é que tem comando à distância para abrir a dita ;D

Já existem vários modelos da Givi com este acessório. A minha Givi B47 também já pode ter instalado este mecanismo...  _careta_

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Offline José Paulo

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #11 em: 23 de Abril de 2013, 03:48 »
É Por isso é que alguns fabricantes equiparam as Maxis com botões para aceder ao banco não necessitando assim de desligar a ignição... _careta_


Isso são preciosismos supérfluos das  scooter_ Italianas  _careta_ _lol_ _lol_



Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

RCEu

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2013, 07:29 »
Baseado nas minhas experiências.... _corado_

Esse comportamento é provocado porque a centralina é "enganada" pela situação de ligar e desligar e tornar a ligar, a centralina controla a quantidade de mistura (gasolina/ar) baseada em leituras de parâmetros tais como; temperatura do ar, temperatura do motor, posição do acelerador, pressão atmosférica, pressão da gasolina, quantidade de oxigénio no ar.
Assim, quando o motor começa a trabalhar os sensores enviam os valores para a centralina que faz a interpretação desses valores e afina a mistura do ar /gasolina e o avanço ( faisca na vela ) para essa situação, quando durante este processo se desliga a ignição e se torna a ligar, a centralina bloqueia.
O procedimento para que o motor pegue depois de uma situação destas é desligar a chave e tornar a ligar, ás vezes mais de uma vez para que se faça um reset.


Se estiver errado no meu raciocinio agradeço o contraditório para todos aprendermos,




Isto é exactamente o que eu acho e já falei... só não fui capaz de explicar de forma tão técnica  _corado_  Mas se acelerar um bocadinho o sintoma pára de imediato e fica a aquecer normalmente.

Vitor Martins

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #13 em: 23 de Abril de 2013, 08:10 »
Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos amigos _palmas_
Fiquei mais descansado pois parece-me, segundo as vossas palavras, uma situação normal.
Caro Pardal, não percebendo nada de mecânica acho que faz todo o sentido o seu comentário _pol_
Abraço  a todos,

sacg

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2013, 18:58 »
Baseado nas minhas experiências.... _corado_

Esse comportamento é provocado porque a centralina é "enganada" pela situação de ligar e desligar e tornar a ligar, a centralina controla a quantidade de mistura (gasolina/ar) baseada em leituras de parâmetros tais como; temperatura do ar, temperatura do motor, posição do acelerador, pressão atmosférica, pressão da gasolina, quantidade de oxigénio no ar.
Assim, quando o motor começa a trabalhar os sensores enviam os valores para a centralina que faz a interpretação desses valores e afina a mistura do ar /gasolina e o avanço ( faisca na vela ) para essa situação, quando durante este processo se desliga a ignição e se torna a ligar, a centralina bloqueia.
O procedimento para que o motor pegue depois de uma situação destas é desligar a chave e tornar a ligar, ás vezes mais de uma vez para que se faça um reset.


Se estiver errado no meu raciocinio agradeço o contraditório para todos aprendermos,
 

 Tudo explicadinho e como deve ser . Não sei se acontece com todas mas estou em crer que será tudo o mesmo , claro que as que têm carburador isso não se aplica. _pol_

Manuel Tiagos

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #15 em: 29 de Agosto de 2013, 13:41 »
sou novinho neste forum, porque acabei de comprar uma Sym GTS 300i. Tantas foram as duvidas na escolha, que acabei por comprar a Sym com um novo motor (F4) 30cavalinhos. Tanto escolhi, que acabou por me calhar a fava do bolo rei. Detetei na minha Scooter com 100Km, os sintomas estranhos que falam. O motor depois de quente, ao ser desligado e voltar a ligar minutos depois, no meu caso foi deslocar-me ao multibanco, não pegou. Aguardei 5 ou 10 miunutos e lá funcionou. Não me vou alongar em mais pormenores, para não ser massudo. Porque os sintomas, são em tudo idênticos aos descritos pelos vários utilizadores. Vou centra-me mais na analogia do problema sem ideia da solução. Quanto á explicação do Pardal é de considerar, mas ficam questões por responder. Não tenho conhecimento se este problema, aconteça só nas scooter koreanas. Mais, nem todas as scooters, tanto da Sym como da Kymco apresentem os mesmos sintomas,  logo a explicação da centralina, ar/mistura e bloqueamento da centralina, não justificam o mau funcionamento. O aquecimento dos componentes eletricos, derivados do calor do motor, possibilitaram o mau contato dos terminais. Dou o exemplo, uma placa electrónica aquece pelo seu funcionamento, quando um desses pontos é mal soldado, a solda derrete e o ponto  scooter_faz mau contato, logo existem funcionalidade que não funcionam. Outra das possibilidades que já li algures, antes de ter comprado a scooter, os quais relatam o mesmo assunto, residia na rotação do motor, para resolver o assunto, bastava aumentar a rotação no ralanti, para que esse problema ficasse resolvido. julgo ser Este o problema. Haverá outra ideias..? Quanto á minha GTS, saiu da oficina há 3 dias e até ao momento não falhou. Segundo o mecânico não detetou qualquer anomalia, mas fez pequenas afinações entre elas na injecção, palpita-me que tenha sido no aumento do ralanti. Mas o segredo é alma do negócio.
Boas curvas rapazes e cuidado com os outros

TwisteR

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #16 em: 30 de Agosto de 2013, 08:18 »
Tenho uma vaga ideia de me ter acontecido algo semelhante na SW-T (não custava a pegar mas notou-se algum "engasgar" nas rotações, com instabilidade no ponteiro).
E - no explendor da minha ignorância - desconfio que é excesso de gasolina no motor.

Quando ligamos a montada, a bomba de injecção é ligada com o motor desligado para dar início ao processo de ignição.
Nesta altura, temos uma mistura muito rica, e é nessa altura que se faz o aquecimento do motor.

Ora se desligamos o motor nesse processo, é possível que a mistura não tenha estabilizado ainda (no caso da SW-T nota-se bem, pois ela liga nas 2000rpm, e estabiliza nas 1400 pouco depois).
Quando voltamos a ligar a mota, o processo começa de novo: a bomba de injecção é ligada, o motor é preenchido com gasolina, mas.....  _pensador_ E o resto que não foi queimado da combustão anterior?

Não sei, são especulações antes do café. scooter_

Offline Duas Rodas

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #17 em: 30 de Agosto de 2013, 16:31 »

Não tenho conhecimento se este problema, aconteça só nas scooter koreanas. Mais, nem todas as scooters, tanto da Sym como da Kymco apresentem os mesmos sintomas, (...)

Companheiro, a Sym e a Kymco são de Taiwan e não da Coreia.
Já tive uma Daelim S1 (esta sim, coreana) e nunca, mas nunca deu problemas no arranque tanto no Inverno como no Verão.
Em contrapartida a minha SYM 300i tem alguma dificuldade no Inverno, tenho que deixá-la aquecer bem antes de começar a rolar porque senão o motor vai-se abaixo quando paro p. ex. nos semáforos.
No Verão ela não dá problemas nenhuns, pega sempre, a quente ou a frio, tenha o motor estado a trabalhar 30 segundos ou 30 minutos.
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
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hpalma

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #18 em: 30 de Agosto de 2013, 17:10 »
A minha é uma GTS 300i evo de 2011, dorme na rua (tapada) e nunca tive problemas desses, nem ligar e desligar ao fim de uns segundos ou minutos, nunca foi abaixo... esse problema não é geral em todas.

power-full

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Re: Sym Maxsym - sintoma estranho
« Responder #19 em: 30 de Agosto de 2013, 18:51 »
isso faz porque o ar automatico esta accionado .. e ao desligarem a a mota nao se apercebe disso...e da asneira...
  quando isso acontecer metam acelarador a fundo que pega...