Autor Tópico: Perda de rendimento  (Lida 18030 vezes)

André Rocha

  • Visitante
Perda de rendimento
« em: 28 de Novembro de 2012, 21:50 »
Olá pessoal.. Não sei se já alguem tocou neste assunto, mas precisava de ouvir a vossa opinião expert, para este amador.
Comprei uma sym Gts 125i de 7/2011 à 15 dias.. Em questões de andamento, não desgostei.. A moto desenvolve muito bem (ainda para mais, para quem vinha de uma 50 cc).. Mas hoje tive de dar boleia ao meu sobrinho que é um "bicho" com 1,90 e 120 Kg.. Notei que a mota perdeu sensivelmente 35 % do andamento..
Fiquei um pouco assustado.. É óbvio que sabia que a moto ia "perder", mas assim tanto??!!!!
Acham que é normal o motor já está a ficar cansado??

Obrigado pela ajuda.. Abraço

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Perda de rendimento
« Responder #1 em: 28 de Novembro de 2012, 22:31 »
Viva companheiro

Não sou nenhum expert,mas desculpe.... _confuso_ com 120 kg e 1,90 m.....quem não perdia!?!?!? _careta_

Ás minhas cavalitas ele não vinha de certeza... _lol_ _Rolley_

Espero que não me leve a mal a minha brincadeira!

Agora a sério,acho que é mais que normal não só na sua montada como em qualquer outra.

Abraço


« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 22:37 por M.Careca »

Offline FELIX

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 62
  • Localidade: vila franca de xira
  • sempre com calma
  • Marca: suzuki
  • Modelo: burgman 650 executive 8200km
Re: Perda de rendimento
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2012, 22:36 »
boa noite ,isso é perfeitamente normal ,estas motas 125 têm muitos poucos cavalos qualquer alteração de peso nota-se demasiado bem, perdem muita força e velocidade, mas por outro lado são muito resistentes fartam-se de fazer km e não é fácil estes motores ficarem cansados.
SUZUKI BURGMAN 650 Z EXECUTIVE  branca  2015
19000km

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2012, 22:58 »
Viva companheiro

Não sou nenhum expert,mas desculpe.... _confuso_ com 120 kg e 1,90 m.....quem não perdia!?!?!? _careta_

Ás minhas cavalitas ele não vinha de certeza... _lol_ _Rolley_

Espero que não me leve a mal a minha brincadeira!

Agora a sério,acho que é mais que normal não só na sua montada como em qualquer outra.

Abraço

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_.. Obrigado M. Careca.. É nestas alturas que uma pessoa chega a casa e diz: "carambas, se tivesse uma 400"..  _martelada_ _martelada_

Abraço

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2012, 23:00 »
boa noite ,isso é perfeitamente normal ,estas motas 125 têm muitos poucos cavalos qualquer alteração de peso nota-se demasiado bem, perdem muita força e velocidade, mas por outro lado são muito resistentes fartam-se de fazer km e não é fácil estes motores ficarem cansados.

Fico feliz de saber isso, Félix..
São os "medos" (penso eu) de quem compra em 2ª mão..

Abraço

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Perda de rendimento
« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2012, 23:05 »
Fico feliz de saber isso, Félix..
São os "medos" (penso eu) de quem compra em 2ª mão..

Abraço

A minha também veio em 2ª mão e também tive duvidas em mt coisa,mas uma coisa lhe digo a nossa maquina vai onde as outras vão sem qq tipo de problema é ter as revisões em dia e rolar punho _pol_,mas para uma 125cc cumpre bem mais do eu esperava....mas o sobrinho fica em casa! _lol_ _Rolley_ _lol_ _lol_

 scooter_ _pt_
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 23:06 por M.Careca »

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Perda de rendimento
« Responder #6 em: 28 de Novembro de 2012, 23:10 »
Companheiro André

Basta que faças as contas:

13 cv para 163 kg (mota) + 82 (condutor) = 13 cv / 245 kg

ou

13 cv para 163 kg (mota) + 82 (condutor) + 120 (pendura) = 13 cv / 365 kg

A relação peso/potência sofre uma alteração muito grande.

Essa diferença nota-se numa 400 cc, quanto mais numa 125 cc
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2012, 23:19 »
Obrigado "M. Careca" e "Branco"... Se calhar é mesmo melhor deixar o puto em casa... _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Perda de rendimento
« Responder #8 em: 29 de Novembro de 2012, 11:10 »
André Rocha,
o teu sobrinho vai de transportes públicos...ou compra uma 50cc. _pol_
O peso do pendura influencia smpre muito, hoje vim sem a minha Maria pq ela teve de trazer o carro, a mota que tem 23 cv parecia que voava!! Lol
(espero que ela não esteja a ler estas palavras)
 _lol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #9 em: 29 de Novembro de 2012, 23:39 »
André Rocha,
o teu sobrinho vai de transportes públicos...ou compra uma 50cc. _pol_
O peso do pendura influencia smpre muito, hoje vim sem a minha Maria pq ela teve de trazer o carro, a mota que tem 23 cv parecia que voava!! Lol
(espero que ela não esteja a ler estas palavras)
 _lol_


_lol_ _lol_ _lol_
Se ela lê, diz logo: tás-me a chamar gorda? Eheh.. É que a moto já tem 17500 km e isso "assusta" um bocado.. E como foi a primeira vez na vida que conduzi moto com pendura, pensei: Ui, isto é preciso empurrar com os pés, ou quê??!!! Fiquei logo desanimado...

Abraço

yoshi

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #10 em: 30 de Novembro de 2012, 16:42 »
!7500 km e ja estas a atribuir um desempenho de 3º idade á scooter? vai la vai !!! hás de lhe meter 2 x isso e elqa continuar a dar lhe certinho !!! Pensas que arreia assim com duas tretas é ? :) trata a bem que ela cumpre .

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Perda de rendimento
« Responder #11 em: 30 de Novembro de 2012, 16:46 »
Viva!

Será que a tua GTS já mudou a correia????  _pensador_

Qualquer das formas, um pendura de 120kg não ajuda no desempenho....  _Rolley_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

LuiZ

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #12 em: 30 de Novembro de 2012, 18:12 »
Companheiro André

Basta que faças as contas:

13 cv para 163 kg (mota) + 82 (condutor) = 13 cv / 245 kg

ou

13 cv para 163 kg (mota) + 82 (condutor) + 120 (pendura) = 13 cv / 365 kg

A relação peso/potência sofre uma alteração muito grande.

Essa diferença nota-se numa 400 cc, quanto mais numa 125 cc

É normal a perda de andamento. Com esse peso devia pagar classe 2!  ;D

Branco:

Descriminaste a relação potência/peso e não peso/potência ;)

Forte abraço a todos
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 18:17 por LuiZ »

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #13 em: 30 de Novembro de 2012, 22:51 »
Viva!

Será que a tua GTS já mudou a correia????  _pensador_

Qualquer das formas, um pendura de 120kg não ajuda no desempenho....  _Rolley_

Abraço ;)


Vou procurar saber isso amanha.. Obrigado a todos pela ajuda..´

Abraço

 _pol_ _pol_ _pol_

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #14 em: 01 de Dezembro de 2012, 18:44 »
Está confirmado...

A correia ainda é de origem...

Falei com o individuo que a vendeu e disse-me que na ultima revisão viram e a correia estava boa.. E eu disse: Mas o pessoal custuma mudar aos 12000 +-..
Isso depende (disse ele).. Nós vemos nas revisões e se estiver boa, mantemos, se não, trocamos..

Até quero ver se na próxima (20000 km) vão trocar...

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Perda de rendimento
« Responder #15 em: 01 de Dezembro de 2012, 19:52 »
Está confirmado...

A correia ainda é de origem...

Falei com o individuo que a vendeu e disse-me que na ultima revisão viram e a correia estava boa.. E eu disse: Mas o pessoal custuma mudar aos 12000 +-..
Isso depende (disse ele).. Nós vemos nas revisões e se estiver boa, mantemos, se não, trocamos..

Até quero ver se na próxima (20000 km) vão trocar...

Eu troquei a correia da minha aos 12000km por precaução, mas já estou arrependido, aquilo aguentava até aos 18000km. Agora quero ver se esta correia aguenta até aos 30000km.

Como já está com 21750km, os 30000km devem acontecer daqui a uns... 4 meses  _Rolley_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline Ludgero Antão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 I (2016)
Re: Perda de rendimento
« Responder #16 em: 01 de Dezembro de 2012, 20:56 »
A correia da minha foi substituída na revisão dos 24.000 km por precaução.
Julgo que ainda fazia uns 10.000km mas " Mais vale prevenir que remediar "

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #17 em: 01 de Dezembro de 2012, 22:48 »
A correia da minha foi substituída na revisão dos 24.000 km por precaução.
Julgo que ainda fazia uns 10.000km mas " Mais vale prevenir que remediar "
Eu troquei a correia da minha aos 12000km por precaução, mas já estou arrependido, aquilo aguentava até aos 18000km. Agora quero ver se esta correia aguenta até aos 30000km.

Como já está com 21750km, os 30000km devem acontecer daqui a uns... 4 meses  _Rolley_

Então posso ficar descançadp... _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Só uma pergunta, que nada tem a ver com a correia: O que vocês acham dos plásticos das vossas sym??

A minha vinha com um estalado que já foi "arranjado" (um bocadito de cola, e tal.. Tambem não podemos ser tão esquesitos) e apareceu tambem uma embaladeira estalada (que vai ser para substituir)  e o fulano disse-me que isso dava-se por causa da qualidade dos plasticos.. que aparece uma estaladela e depois alastra-se até partir..
Ele disse que se fosse por exemplo honda não acontecia isso...

Já agora ele tem lá uma honda sw t400 com 30 000 km de 2010 com extra de top case e punhos aquecidos +- 4750 € (bem negociados talvez viesse para 4500) dá-me 2470 € pela minha (GTS 125i 07-2011) se for à troca.. Era negócio ou nem por isso?

Abraço

LWillow

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #18 em: 02 de Dezembro de 2012, 14:33 »
O negócio parece-me positivo mas faz-me alguma 'confusão' ver tantos proprietários de Honda SW 400 a 'desfazerem-se' delas e raramente isso a acontecer com donos de Suzuky Burgman 400 ! Eu tenho consciência que as Silver Wing são boas motas, mas pelos vistos quem tem Burgman fica mais tempo satisfeito com a mota que possui .

André Rocha

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #19 em: 02 de Dezembro de 2012, 14:55 »
O negócio parece-me positivo mas faz-me alguma 'confusão' ver tantos proprietários de Honda SW 400 a 'desfazerem-se' delas e raramente isso a acontecer com donos de Suzuky Burgman 400 ! Eu tenho consciência que as Silver Wing são boas motas, mas pelos vistos quem tem Burgman fica mais tempo satisfeito com a mota que possui .

O pessoal gosta sempre de "subir"... Parece-me que comprou uma 700 ou 750cc estilo "varadero"...
Mas não sei se me compensa investir mais 2200 € para fazer 25 km diários em "rural"... Já tive a fazer contas.. Aumento o imposto de circulação, tenho de levar à inspecção, o consumo praticamente dobra, as revisões tambem e ainda tenho de tirar a carta.. Isto para praticamente andar sozinho (raramente em auto estrada, talvez uma vez de ano a ano (e apenas 100 km) e levar pendura 3 a 4 vezes por ano.... Ummm _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_... Não sei.. fiquei com algumas duvidas... _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_

Wane

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #20 em: 02 de Dezembro de 2012, 15:24 »
O negócio parece-me positivo mas faz-me alguma 'confusão' ver tantos proprietários de Honda SW 400 a 'desfazerem-se' delas e raramente isso a acontecer com donos de Suzuky Burgman 400 ! Eu tenho consciência que as Silver Wing são boas motas, mas pelos vistos quem tem Burgman fica mais tempo satisfeito com a mota que possui .

Cá por casa temos uma silverwing ha prai 4/5 anos e satisfeitissimos, é excelente a moto, aquele bi-cilindro faz a diferença para as outras! E curiosamente trocámos duma burgman para uma SW

Assim que tirar a carta é a que me espera

Offline Ludgero Antão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 I (2016)
Re: Perda de rendimento
« Responder #21 em: 02 de Dezembro de 2012, 18:20 »
Então posso ficar descançadp... _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Só uma pergunta, que nada tem a ver com a correia: O que vocês acham dos plásticos das vossas sym??

A minha vinha com um estalado que já foi "arranjado" (um bocadito de cola, e tal.. Tambem não podemos ser tão esquesitos) e apareceu tambem uma embaladeira estalada (que vai ser para substituir)  e o fulano disse-me que isso dava-se por causa da qualidade dos plasticos.. que aparece uma estaladela e depois alastra-se até partir..
Ele disse que se fosse por exemplo honda não acontecia isso...

Já agora ele tem lá uma honda sw t400 com 30 000 km de 2010 com extra de top case e punhos aquecidos +- 4750 € (bem negociados talvez viesse para 4500) dá-me 2470 € pela minha (GTS 125i 07-2011) se for à troca.. Era negócio ou nem por isso?

Abraço

Nunca tive algum problema com os plásticos da minha e nem sequer ouvi comentários de outros.
O fulano deve estar a fazer confusão com a fibra de carbono.

SFF212

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #22 em: 22 de Agosto de 2013, 12:40 »
Desculpem desenterrar este tópico mas so agora cheguei ao forum

Sobre o rendimento da minha moto estou um pouco desiludido, andei a vê-las novas mas acabei por comprar uma em segunda mão a um particular, e ja estou um pouco arrependido.

A moto aparentemente parece estar boa e nunca ter tido nenhum acidente, mas em relação ao que ouço falar deixa muito a desejar, pois raramente atinge os 100KM/H, e quando o faz a estrada ja tem que ter uma pequena inclinação.

Mas mais desiludido fiquei quando no sabado passado fui jantar a casa dos meus pais e fui com a minha esposa, no total pesamos a volta dos 170 kg os dois juntos, a direito não noto muita diferença no andamento, talvez perca entre 5 a 10 KM/H, mas a subir fiquei muito desagradado com o rendimento, penso que se a subida tivesse mais 10 metros teríamos que ter subido o resto a pé, pois a moto chegou ao final da subida a 20KM/H

Sei que ja devia ter ido com ela a uma oficina para fazer uma revisão, e até ja estive a porta da mesma, mas o mecanico encontra-se de férias e só regressa em Setembro.

Gostava de saber a vossa opinião de quando andam com pendura qual o rendimento das vossas motos, pois eu fiquei bastante desagradado com a minha.

darioglv

  • Visitante
Re: Perda de rendimento
« Responder #23 em: 22 de Agosto de 2013, 13:12 »
Companheiro.....cheira-me a valvulas por afinar...quase de certeza!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Perda de rendimento
« Responder #24 em: 22 de Agosto de 2013, 13:21 »
- Mudança de roletes

- Correia nova

- Vela de iridium

- Filtro de ar novo

Só em ultimo caso afinar válvulas....

Se meteres isto tudo novo a "coisa" melhora! Mas com o vosso peso é um pouco normal, são poucos CV e os CC's tbm não são muitos. Para o vosso peso é sempre preferível aumentar os CC caso possam.


Depois de a levares a Oficina, reporta o resultado das analises  _pol_

boas curvas
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 13:23 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....