Autor Tópico: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado [escolha feita!]  (Lida 47112 vezes)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
125cc para um condutor com 12 anos de enlatado [escolha feita!]
« em: 09 de Novembro de 2012, 10:37 »
Bom dia amigos,

Estou em vias de comprar uma 125cc para conduzir com carta B, muito devido ao trânsito diário que cada vez mais me assombra as idas e vindas para/do trabalho.

O objectico será unicamente esse, pois tenho um filho pequenino e as saídas com a minha "pendura" têm que ser sempre feitas de enlatado...

Há cerca de 2 anos cheguei a ir fazer test drive à Xmax e à Kymco Downtown, mas entretanto como abriu o túnel da cril e as prioridades também eram outras acabei por esquecer a ideia.
Hoje em dia o trânsito está cada vez mais caótico e por isso tenho novamente esta opção na balança.

A escolha de eleição seria a Xmax, mas como é estupidamente cara, não será essa a opção.

Qual o modelo que recomendam para uma pessoa que toda a vida andou de enlatado? Quero essencialmente um modelo seguro e estável que me permita ganhar a confiança sem medos no mundo das 2 rodas.
Actualmente tenho 2  hipóteses em vista (PCX nova ou uma Burgman 125cc de um particular), mas nada está decidido. Vou deixar uma votação em aberto e agradeço que coloquem aqui quaisquer comentários / sugestões que achem pertinentes.

Obrigado e até já!  _pol_
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 00:30 por quico »

RCEu

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #1 em: 09 de Novembro de 2012, 12:24 »
Viva:


Vou explicar a razão da minha não escolha na PCX.


Esta scooter é fantástica para andar apenas na cidade.


Pelo que entendo moramos perto e sei por experiência que uma scooter maior tem um comportamento diferente em auto estrada, reacção aos ventos laterais, estabilidade, etc.

A que eu escolhia não se encontra nas opções, portanto escolhi a Burgman, até porque no caso de não te adaptares sempre é uma scooter antiga e acabas por não perder tanto dinheiro.

Mas como te vais adaptar _anjo_  depois então pensas numa coisa nova e mais a teu gosto.


Concordo com a tua decisão da X-Max, porque tive uma e sei do que se trata. Mas são de facto bastante mais caras.




Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #2 em: 09 de Novembro de 2012, 12:31 »
Amigo, obrigado pela resposta!

Esqueci-me de referir/resumir alguns pormenores importantes, que se calhar irão influenciar a tua opinião:

1) A mota será apenas para deslocações casa-trabalho-casa;
2) Será 99,9% das vezes conduzida sem pendura;
3) Actualmente faço cerca de 30km diários que se distribuem da seguinte forma:
70% cidade; 10% IC19 e 20% cabos de ávila (é considerada nacional - N117- mas tem 3 faixas para cada lado e carros com fartura, portanto vou chamar-lhe um IP)

Com a mota há a possibilidade de passar a fazer cerca de 24km, pois o trajecto seria outro e seria 20% de cidade e o resto pela serra de carnaxide (estrada em algum maus estado e com muitas curvas) até miraflores.

4) Peso 85kg e meço 1,76m (sou concentrado eu sei... lol)

Sempre ajuda nas opiniões...

RCEu

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #3 em: 09 de Novembro de 2012, 12:46 »
Sabes lá o que é concentrado  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Concentrado sou eu que tenho 1,82m e peso 140Kg. Isso sim é um concentrado.  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Eu também faço esse trajecto, só que depois viro para Lisboa. Acredita no que te digo.


Mas ouve também outras opiniões  _Rolley_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2012, 13:12 »

BURGMAN !!!! Sem duvida !!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #5 em: 09 de Novembro de 2012, 13:27 »
Da tua lista, exclui todas menos a burgman!  _lol_ _lol_
 
A sério, não te metas pelo IC19 de PCX. É verdade que andam lá muitas, mas ás vezes até tenho medo de as ultrapassar, pois principalmente ao fim do dia, quando há nenos trânsito e os enlatados andam mais depressa, elas abanam tanto á passagem dos enlatados que estou sempre á espera de as ver ser sugadas  _confuso_
De manhã, no meio dos carros até é pacífico, mas ao fim do dia...
 
Quanto é serra de Carnaxide, durante o verão vou e venho por aí, mas assim que muda a hora, mudo de trajecto, porque é um caminho muito escuro, e frequentado por muitos Fitipaldis, e de noite não me apanham lá!  _confuso_  ainda ontem uma colega aqui do trabalho quase morreu de susto porque avariou nesse trajecto, mas ela estava de enlatado, agora imagina se estivesse de mota  _Rolley_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #6 em: 09 de Novembro de 2012, 13:40 »
Companheiro quico,
E porque não uma Xmax 125 usada, 2 anos + ou - 15.000-25.000 kms +- e com valor de mercado 2.500 - 2800 € + -   _pensador_   assim como a minha, hehe; Podes crer que ficavas bem servido mas, AZAR!!!! não estou vendedor Ainda!! mas fica a sugestão pois há pessoal ( como aqui o Je ) que está a tirar a carta de motão e que não tem garagem para acumular scooters e que tem de vender as amadas Xmaxs, epá vou parar por aqui pois isto está a ficar muito autobiográfico.
Em resumo: 1 Kymco,1Sym,1Xmax,1 burgman,1 honda sw,1 piaggio nexus sr por exº
em 2ªmão e siga a viagem...... ficarás por certo melhor servido e com + polivalência.
1 abraço e vou ficar de olho na tua escolha.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #7 em: 09 de Novembro de 2012, 13:49 »
eu também optava pela Burgman _pol_

 scooter_ scooter_

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #8 em: 09 de Novembro de 2012, 13:57 »
Sim, eu compreendo perfeitamente o que dizem, pois a PCX parece-me efectivamente muito... frágil!

Mas como seria unicamente para este trajecto, e tendo em conta que se conseguem médias de 2,1/100 (confirmadas em DB's)  _confuso_ tentei perceber junto das pessoas mais experientes como se comportaria...
Em relação à PCX, as opiniões dividem-se e muito! Tanto leio/oiço relatos de pessoas maravilhadas com a mota (inclusive 1 colega meu de trabalho) como opiniões realmente assustadoras de pessoas que ganham medo À conta a instabilidade da PCX.

Segundo o que apurei, esse problema fica minimizado em muito com alteração dos pneus de IRC para Michelin City Grip e com a aplicação de umas anilhas de nilon nos amortecedores traseiros, a simular um género de "pre-load" para retirar o efeito "barco".
Mas o peso pluma está lá, e isso nada há a fazer!

Na altura também gostei muito da Kymco, mas acho que pelo preço não compensa comprar destas marcas (acho).

Em relação às usadas, segundo o meu cunhado (motard há 20 anos), uma scooter tem um tempo de vida médio de cerca de 50.000/km para se começar a ter despesas maiores. Comprar uma xmax com 25.000km não me parece um bom investimento a médio/longo prazo, mas posso estar enganado.

A Burgman até me pareceu ser bom negócio, no entanto não deixo de estranhar o facto de ter tão poucos km e o facto de o proprietário me dizer que está a vender porque tem carro de empresa e resolveu tirar a carta e comprar uma CC superior.
Como é que chegou a essa conclusão só a andar 1700km?! Estranho não...  _pensador_

epr

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #9 em: 09 de Novembro de 2012, 14:00 »
para esse trajecto a pcx dá e sobra

Compraria a que gostasse mais. Se ambas me custassem o mesmo compraria a Burgman.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #10 em: 09 de Novembro de 2012, 14:06 »
......Atenção que as 125 com motores a 4 tempos e refrigeração líquida foram concebidas para durar e se colocarmos 1 óleo de elevada qualidade e as revisões certinhas o mais certo é sermos nós a quebrar 1º ( tipo:reumático,artroses,dores nas costas,etc...).
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Ddias

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #11 em: 09 de Novembro de 2012, 14:18 »
Querem ver que ainda vendo a minha menina..... Ihihihih
Eu cá via melhor as usadas, pesquisa bem.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #12 em: 09 de Novembro de 2012, 14:47 »
..."segundo o meu cunhado (motard há 20 anos), uma scooter tem um tempo de vida médio de cerca de 50.000/km para se começar a ter despesas maiores. ..."


já agora, para ficares elucidado, o motor da nova Piaggio X10 125 i.e. foi projectado para fazer 400 000kms _Rolley_ _Rolley_

 scooter_ scooter_

uma 125cc bem cuidada poderá fazer muitos kms...

 _convivio_

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #13 em: 09 de Novembro de 2012, 15:16 »
Atenção que eu não disse que não os faz. A questão não é "se" os faz, a questão é pagar 3000€ por uma Xmax (pex) com 25.000km e ao fim de 1 ano e tal gastar valores mais elevados a trocar componentes mais caros.

Por analogia, é como comprar um carro com 100k km e sei que aos 120k vou gastar uma pipa a trocar a correia da dist, bomba de água, etc. Tenho que ponderar as próximas despesas no valor que estou a dar...

Claro que este tipo de peças substitui-se menos regularmente, mas proporcionalmente acho que o investimento nestes casos tem que ser bem ponderado para ser vantajoso...

Abraços

RCEu

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #14 em: 09 de Novembro de 2012, 16:21 »
Quico:


Para te ajudar nas tuas dúvidas vou contar-te uma coisa.


Aos 49 anos de idade decidi mudar a minha vida. Como já não conduzia motas desde os 25 ou 26 anos, de forma tão assídua, confesso que tive algum receio acerca do que fazer.


Creio que é senso comum... toda a gente fica sem saber bem o que comprar, etc. E depois veio aquela indecisão «e se depois não me habituo? Gastei o dinheiro e vou perde-lo porque fico aqui com a mota, etc.»


Comprei uma X-MAX no stand. Curiosamente era de um companheiro daqui e foi assim que me inscrevi no CPM.


A Scooter tinha 30.000Km. Pouco gastei nela. O material não era assim tão caro. E entretanto o bichinho começou a bater com força e já a despachei e neste momento tenho outra mais potente. Mas apenas porque tenho carta.


A questão é que estás scooters como têm um binário fraquinho, aguentam bastante e duram imenso. Se não fores para uma marca Japonesa, conhecida, és capaz de gastar menos em material. Não querendo isto dizer que baixas a qualidade.




|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #15 em: 09 de Novembro de 2012, 16:32 »
Eu votei na Burgman... são muito boas, e a fiabilidade é de topo... tem espaço para 2 integrais de ainda mais umas coisitas debaixo do banco... o que é otimo.

Quanto ás X-Max... não são estupidamente caras... o que se paga, é o que se tem  ;)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #16 em: 09 de Novembro de 2012, 19:42 »
Viva!

Experimenta as 2 e depois decide.

Procurar outra alternativa no mercado usadas é opção.
Não te amedrontes com os kms. Desde que tenha sido bem tratada ter mais kms significa experiência, nada mais.

Estarei tramado se a minha GTS não chegar aos 50k kms...

Há aqui uma GTS 250 que já passou os 80k kms é meter gasolina e rodar o punho.

Não te apaixones pela primeira. Experimenta várias.

Abraço ;)

Sent from my Z71 using Tapatalk 2

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #17 em: 14 de Novembro de 2012, 10:10 »
Sábado vou ver uma Xmax de 2009 e provavelmente a Burgman.  ::)

Qual o valor justo para uma Xmax de 2009 com 4.500km com algumas marcas de queda para o lado?

Queria ver se também dava para ir experimentar a PCX...

Wane

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #18 em: 14 de Novembro de 2012, 10:35 »
Experimenta a sym gts, excelente preco e excelente fiabilidade .

Acredita que os consumos nao sao tudo, preferes fazer consumos de 2,5 e andar a levar porrada do vento, dores no corpo, sem espaço debaixo do assento entre outras coisas, ou preferes gastar 3/3,5l e ires confortável numa mota robusta, mais segura, mais capacidade de carga etc...

As vezes as pessoas ficam tão obsedadas com os consumos que fazem as escolhas erradas

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #19 em: 14 de Novembro de 2012, 10:44 »
Epá, se estivesse obcecado pelos consumos era a PCX sem pensar muito...  _confuso_

Precisamente por a minha prioridade ser a segurança e estabilidade que estou a ponderar as outras hipóteses.

Pessoalmente a GTS não é das que mais me cativa (esteticamente pelo menos) mas ainda nada está decidido.
A optar por nova sem ser PCX (budget limitado) gosto bastante da Downtown, mas para já estou a ver no mercado das usadas...
Também não tenho grande pressa isto é para se comprar sem precipitações...

Nyx

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #20 em: 14 de Novembro de 2012, 11:09 »
Bem,
Ainda a pouco tempo comprei a minha X-max 250, a única diferença é a o motor, porém de resto é exactamente igual a 125. Experimentei praticamente todos os modelos que por aí andam e posso dizer-te o seguinte:
praticamente todas que experimentares vais gostar, como tens pouca ou quase nenhuma experiencia (pelo menos foi o que percebi com os 12 anos de enlatado), todas elas vão te surpreender e apenas com uma utilização mais assídua é que acabas por perceber as reais diferenças...
A PCX é uma excelente scooter, mas tem muitas limitações, principalmente para quem tem pouca experiência. Se o comportamento em cidade é bastante bom, o mesmo não se pode dizer do comportamento em maior velocidade, principalmente a curvar. Se a prioridade é a segurança, desaconselho totalmente a PCX para o teu caso especifico.
Aconselho-te a procurar maxis com maior estabilidade e que te permita atingir velocidades mais elevadas, pois facilmente com a utilização, vais perceber que um dia vais atrasado para o trabalho e precisas de acelerar um pouco mais e alguns modelos não te permitem fazer com segurança, mas como estás atrasado acabas por arriscar... e não adianta dizer que nunca irá acontecer, ou que "eu" nunca vou fazer isso, pq somente na situação é que te apercebes que nesse aspecto somos todos iguais.
Quanto a X-max, ser mais cara.. bem, é, mas se ponderas a compra de uma burgman por 2.600€, posso te dizer que existem algumas x-max no mercado por esses valores e com menos de 10.000 Km,  o que pode-se dizer estar nova....
Como és de Sintra e nessa zona da grande lisboa a Kymco está muito bem representada, acho que deverias ponderar a Downtown, depois de subires nela vais perceber o motivo.. (sem querer fazer publicidade, creio existir um companheiro aqui do fórum a vender uma).

Abraço e boa escolha.

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #21 em: 14 de Novembro de 2012, 11:33 »
Sim, deduzes bem, a minha experiência é nula.
E sim, o principal entrave à PCX é que não me sinto confiante em comprá-la e geralmente devemos seguir o nosso instinto nestas coisas.

Eu cheguei a fazer test drive à DTown há 2 anos e gostei bastante da scooter, mas ainda é puxado o valor...

X-max por esses valores com menos de 10.000km ainda não vi nenhuma... Mas também não se vêm muitas à venda!

Esta que vou ver está bastante puxada tendo em conta que está riscada e já saiu o modelo novo, mas se me agradar a dita, logo faço uma proposta...

Wane

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #22 em: 14 de Novembro de 2012, 14:42 »
Epá, se estivesse obcecado pelos consumos era a PCX sem pensar muito...  _confuso_

Precisamente por a minha prioridade ser a segurança e estabilidade que estou a ponderar as outras hipóteses.

Pessoalmente a GTS não é das que mais me cativa (esteticamente pelo menos) mas ainda nada está decidido.
A optar por nova sem ser PCX (budget limitado) gosto bastante da Downtown, mas para já estou a ver no mercado das usadas...
Também não tenho grande pressa isto é para se comprar sem precipitações...

O problema é que a diferença de consumos não é assim grande coisa, tendo em conta as outras vantagens.

Mas já agora lê aqui o Diario de Bordo de um user aqui do forum que tinha uma pcx e trocou por uma sym gts:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9159.0

Zétó

  • Visitante
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #23 em: 16 de Novembro de 2012, 00:45 »
A Burgman é moto!!! Não gosto da PCX, pois faz-me lembrar uma bicicleta com motor... ;)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: 125cc para um condutor com 12 anos de enlatado
« Responder #24 em: 19 de Novembro de 2012, 15:14 »
Ora bem, então a Burgman já foi vendida, e a Xmax de 2009 que fui ver não me aliciou o preço pedido, tendo em conta que estava um pouco mal tratada devido a uma queda.

Fui fazer o test drive à PCX e até me agradou bastante mas não deu para falar com o vendedor pois o mesmo estava ocupado e eu estava com pressa. Quem me deu a PCX para as mãos foi o Sr. da oficina...

Durante esta semana vou negociar presencialmente e ver o que é possível...

Gosto bastante da Xmax, mas não encontro um bom negócio...