Autor Tópico: instabilidade com parabrisas  (Lida 12095 vezes)

Ferreira

  • Visitante
instabilidade com parabrisas
« em: 29 de Outubro de 2012, 10:34 »
Boas pessoal!
Coloquei a poucos dias na minha symphony um para brisas devido ao mau tempo, e estou a notar que ela está mais instavel, com a deslocação abana um bocado, entao se tiver vento .... parece que quer sair da estrada. será normal isto acontecer ou algo está mal?
Alguem tem uma opiniao sobre o assunto?

 scooter_  _pensador_


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2012, 12:54 »
Boa tarde Companheiro,
Quanto maior o pára-brisas, maior o efeito vela. Ou seja, a dinâmica da mota é muito mais influenciável pela dinâmica do vento.
Terás ainda, eventualmente, uma menor velocidade de ponta e um aumento ligeiro do consumo.

Abraço

VSaboga
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2012, 13:36 »
Com parabrisas maior ou mais pequeno, o facto é que as scooters são muito vulneráveis ao vento  _thumbdown_
 
A verdade também é que, como diz o pardal, apesar de por vezes ser verdadeiramente assustador, e apesar de algumas saídas inusitadas de estrada até hoje nunca ouvimos falar de ninguem que tenha caido por causa do vento.  _pensador_
 
Outra verdade é que com o tempo vamo-nos habituando, e chega uma altura em que deixamos de notar  _pol_
 
Será que notas mais agora porque nos ultimos dias o vento aumentou  muito, ou será mesmo por causa do ecrã? é que nas 2 últimas semana começou a sentir-se o vento de Outono com alguma intensidade  _pensador_

Ferreira

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2012, 14:44 »
Acho que o problema é mesmo o parabrisas ser mt alto, tambem concordo que ultimamente tem havido mais vento mas nunca pensei que a mota abana-se tanto. mas com a pratica acho que habituamo-nos a mota.  scooter_

Ainda hoje a mota tava a fugir para fora da estrada   _policia_  th mesmo que me habituar a esta nova realidade, não se pode ter tudo, ou estabilidade ou proteção do frio e chuva.

Obridado

BrianMay

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2012, 19:13 »
Experimenta apontar o joelho do lado do vento para fora da mota, a perna vai fazer tipo vela e vai contrariar um bocado esse "empurrar" ;) mas cuidado com os carros!!!!  scooter_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #5 em: 29 de Outubro de 2012, 20:10 »
Acho que o problema é mesmo o parabrisas ser mt alto, tambem concordo que ultimamente tem havido mais vento mas nunca pensei que a mota abana-se tanto. mas com a pratica acho que habituamo-nos a mota.  scooter_

Ainda hoje a mota tava a fugir para fora da estrada   _policia_  th mesmo que me habituar a esta nova realidade, não se pode ter tudo, ou estabilidade ou proteção do frio e chuva.

Obridado

Isso é possível! na minha ex-Pcx coloquei um mais alto e o efeito era o mesmo que tu sentes,
cheguei a casa troquei-o pelo mais baixo (original) voltando de seguida fazer o teste e melhorou
novamente a estabilidade, com o mais alto colocado, quem viesse atrás de mim pensava que tinha abusado do trotil  _lol_  (_vinho_) tal era os desvios da trajetória
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #6 em: 29 de Outubro de 2012, 20:19 »
Boas pessoal!
Coloquei a poucos dias na minha symphony um para brisas devido ao mau tempo, e estou a notar que ela está mais instavel, com a deslocação abana um bocado, entao se tiver vento .... parece que quer sair da estrada. será normal isto acontecer ou algo está mal?
Alguem tem uma opiniao sobre o assunto?

 scooter_  _pensador_

Olá.
Como temos motos de aspecto idêntico, se pudesses dizias-me qual vidro colocastes. E uma fotos não se perdia nada.
Pela tua discrição aposto que andas com topcase, certo?
Minha SH com o vidro alto tinha mesmo comportamento e ao contrario que aqui dizem, não dava para habitual pois quanto maior era a velocidade pior, chegando a ser mesmo assustador pelo que prefiro levar com vento e ir descansado. A dois já não se nota tal...o pendura deve cortar a forma como o vento "enrola" e bate na topcase.
Neste momento penso colocar um vidro mais pequeno só para tirar a maior parte do vento do peito mas não sei porque vidro optar.
Tenta tirar a topcase e testa novamente
Um abraço,
« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 00:02 por pgomes78 »
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2012, 20:35 »
Neste momento penso colocar um vidro mais pequeno só para tirar a maior parte do vento do pito mas não sei porque vidro optar.

Hehehehehe...há gralhas do caneco! hehehehehe   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

BrianMay

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #8 em: 29 de Outubro de 2012, 23:33 »
Hehehehehe...há gralhas do caneco! hehehehehe   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Há coisas melhores para baterem nessa zona  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2012, 00:04 »
Onde vocês leram isso??? ;D ;D ;D ;D

Não uso disso e mesmo que usasse era bastante levantado não acham??? _lol_

Não perdoam uma.... ;D
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Ferreira

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #10 em: 30 de Outubro de 2012, 11:23 »
Pedro o parabrisas que colocei foi o de origem da sym o mais alto(mas n th fotos)
 scooter_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #11 em: 30 de Outubro de 2012, 13:25 »
Pedro o parabrisas que colocei foi o de origem da sym o mais alto(mas n th fotos)
 scooter_

Olá.
Esse vidro tem protecções para as mãos?
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Ferreira

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #12 em: 31 de Outubro de 2012, 12:22 »
Sim este parabrisas tem a proteção para as maos, que posso te dizer protege muito, principalmente quando está a chuver ou dias de muito frio.
 scooter_ _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #13 em: 31 de Outubro de 2012, 12:47 »

É mais facil meterem uma foto do Para-Brisas  _Rolley_

Sim quanto maior for o para-brisas, maior é volume(espaço) onde o vento embate.
As vezes é preciso ter mais cuidado a circular devido a isso, mas nada que nao se ultrapasse com a experiência do andar no dia a dia.
Ha quem prefira levar com o vento no peito, ha quem prefira Lutar contra o Vento com os braços e corpo.

Para mim quanto mais vento levar a Maxi melhor, nao sou eu que levo com ele directamente  _Rolley_

Usa e ganha experiência com ele, sabendo que ao principio vai dar mais luta, mas depois com o habito deixa de ser um problema e passa a ser virtude  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #14 em: 31 de Outubro de 2012, 12:54 »
É mais facil meterem uma foto do Para-Brisas  _Rolley_

Sim quanto maior for o para-brisas, maior é volume(espaço) onde o vento embate.
As vezes é preciso ter mais cuidado a circular devido a isso, mas nada que nao se ultrapasse com a experiência do andar no dia a dia.
Ha quem prefira levar com o vento no peito, ha quem prefira Lutar contra o Vento com os braços e corpo.

Para mim quanto mais vento levar a Maxi melhor, nao sou eu que levo com ele directamente  _Rolley_

Usa e ganha experiência com ele, sabendo que ao principio vai dar mais luta, mas depois com o habito deixa de ser um problema e passa a ser virtude  _pol_

Boas curvas

Gostava de dar-te razão e inclusive pensava que nem tu mas a SH fica perigosa e mesmo inguiavel acima dos 120km/h como Givi Aeroflow.
Só lamento ter reclamado tal à Givi à mais de um mês e até à data nem uma resposta. Pelos vistos há marcas que vivem à sombra da fama e na realidade pouco importam os clientes excepto que vão comprado as suas coisas.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

rodrigues1

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #15 em: 16 de Novembro de 2012, 09:01 »
Olá Amigos
Fiz a apresentação á dias,  _lool_
Por acaso este é um tema que me despertou a atenção porque também fiz várias alterações no vidro da GTS, a minha carteira é que pagou as favas.
Primeiro cortei cerca de 25 cm pensando que ficaria mais estável e menos vibração, mais estável ficou, e atingia os 100kms mais depressa, eu é que levava mais porrada do vento porque as scooters têm uma posição de condução diferente das CBs e resultava no mesmo ou seja como eu ficava instável a GTS também.
Mandei vir o normal, custou 120,00 €, e não contente com a situação acrescentei mais 15 cm de policabornato tipo corta vento para não bater no capacete, mas sem danificar o vidro, e lá continuava com a instabilidade... _pensador_
Resumindo e concluindo....tantas voltas dei que voltou tudo ao original, só me resta trocar de capacete para um mais aerodinâmico e silencioso.
Penso que tudo tem a ver com a altura e largura do condutor, pois alguns companheiros dizem que se sentem bem e outros não, na mesma scooter.
O casaco também tem muita influência, quanto mais justo melhor, quando tirava o forro para o verão notava que abanava um pouco com vento mais forte, tive de comprar um para o verão mais justo e notei muita diferença.
Ainda vou estudar uma forma de aproveitar o vidro que cortei, e adaptar um sistema de sobe e desce, com vidro duplo, vamos ver no que vai dar.. _pensador_
É pena que a GTS não tenha vidro regulável em altura, seria a cereja no topo do bolo.

Abraço

paulojvc

  • Visitante
Re: instabilidade com parabrisas
« Responder #16 em: 16 de Novembro de 2012, 20:33 »
Para quem colocou um pára-brisas de maiores dimensões, por acaso não vos fica a doer as costas? _Rolley_

Na minha nos primeiros tempos coloquei um original da Piaggio de maiores dimensões...ao fim de 15 dias devolvi-o.

Passados uns meses não resisti e arranjei um da Givi...já não notei tanto a diferença pois neste espaço temporal tinha adquirido uma coisa...a Top Case.

Andando com pendura não notava isso mas a solo o vento subia pelo vidro e forçava o capacete a ir sempre numa posição baixa sendo muito desconfortável e provocava dor de costas.

Com a "dita" o vento circula de outra maneira e a instabilidade é praticamente inexistente. Claro que depois com o corte no vidro por razões de segurança melhorou ainda mais _pol_
« Última modificação: 16 de Novembro de 2012, 20:34 por paulojvc »