Autor Tópico: COM ABS vs SEM ABS  (Lida 18148 vezes)

davide

  • Visitante
COM ABS vs SEM ABS
« em: 26 de Abril de 2011, 18:16 »
Um teste feito para validar a diferença entre uma travagem com ABS e sem ABS...  _pol_

http://www.youtube.com/watch?v=-Zv3Sacl7JQ&feature=grec_index

Macsword

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2011, 18:22 »
Com ABS... Sem duvida!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2011, 20:06 »
E uma resposta entre as diferenças entre ABS e sem ABS, é que ABS não são só maravilhas, como nos querem vender, é um sistema com muitas vantagens de segurança, mas tem algumas desvantagens, ora vejam:

&feature=related

Abraço _Rolley_
[/URL]

gonçalves

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2011, 20:20 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_

porque será que os carros e motos de competição não tem ABS



 _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_

algum motivo tem que haver.

lferro

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2011, 20:24 »
_pensador_ _pensador_ _pensador_

porque será que os carros e motos de competição não tem ABS

 

Olha para mim isso é novidade não sabia. _pol_

A minha não tem ABS e nunca tive nenhuma com ABS, por isso a unica coisa que digo é "não preciso".
Quando comprar alguma com ABS se calhar já digo "só com ABS"  _rir_

Rider

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2011, 21:15 »
O ABS nas scooters, é diferente de ABS nos carros.

gonçalves

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #6 em: 26 de Abril de 2011, 21:27 »
O ABS nas scooters, é diferente de ABS nos carros.

companheiro não sei a que diferensas te referes..?????

 mas o objectivo é o mesmo não deixar a roda bloquear numa travagem..????

 _Rolley_

mikleyl4

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2011, 21:45 »
A minha experiência em duas rodas resume-se praticamente à minha Kymco.

Apenas posso dizer que já tive necessidade de efectuar travagens bruscas e aquela sensação que advém da trajectória linear após a travagem, é um enorme conforto e sensação de segurança que nos faz sentir bem  _pol_

Confesso que desconhecia a situação relatada, mas acho que, do ponto de vista pessoal, a minha preferência opina para, podendo, com ABS  _pol_

Abraços

davide

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2011, 22:07 »
E uma resposta entre as diferenças entre ABS e sem ABS, é que ABS não são só maravilhas, como nos querem vender, é um sistema com muitas vantagens de segurança, mas tem algumas desvantagens, ora vejam:

&feature=related

Abraço _Rolley_

Concordo com o que foi dito, no entanto numa situação de emergência (seja de moto ou de carro) qual é a primeira tendência para uma travagem de emergência? É pisar a fundo, e se fosse possível até punhamos os pés de fora... claro que todos estes testes mostram situações lineares. Por vezes a travagem é iniciada numa zona de boa aderência termina numa zona de má aderência.

Aí a electrónica é uma grande ajuda... (ora vejam um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=wR1SSxpKitE&playnext=1&list=PL02F5F470F570045D)

Também conforme foi referido, o ABS nas motas funciona de forma diferente dos carros.

Abraço  scooter_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2011, 22:26 »
Eu já possui as duas versões de maxi: com ABS e sem ABS. A minha opinião actual é muito simples... ABS é fundamental! _pol_


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2011, 05:20 »
companheiro não sei a que diferensas te referes..?????

 mas o objectivo é o mesmo não deixar a roda bloquear numa travagem..????

 _Rolley_

Objectivos iguais, sistemas diferentes ;D.
Um sistema que ja a mais de 20 anos é utilizado em carros, esta muito mais avançado que o sistema abs das scooters. É que um sistema que tem sensores nas 4 rodas é diferente de um com sensores só em duas rodas., logo ai falta-lhe uns quantos parafusinhos....(no abs das scooters)........ _lol_
Ouvi no ano passado dizer que ia sair uma norma europeia a dizer que todas as motas, a partir de 2012 teriam que trazer abs de serie, tal como acontece com os carros. Não ouvi falar mais dessa norma ou se vai ser publicada ou não.

Ou jasus _lol_, vou mas é beber uma jola
[/URL]

Bruno Lopes

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #11 em: 27 de Abril de 2011, 10:41 »
Já Tive uma Downtown 125 sem ABS e agora tenho a 300 com ABS, e uma coisa é certa motas sem ABS  nunca mais!

Quem gasta tanto dinheiro numa maxi, não é 500€ que vou trocar pela minha segurança.

A compra da downtown 300 foi acima de tudo o preço e por vir com ABS.
« Última modificação: 27 de Abril de 2011, 15:26 por Bruno Lopes »

davide

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2011, 11:36 »
Ou jasus _lol_, vou mas é beber uma jola

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

MLSB

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2011, 15:23 »
Penso ser válida a opinião dos companheiros que já tiveram os dois tipos de opção, com e sem ABS. Todos sabemos que o ABS pode prolongar a distância de travagem... mas se nos despistarmos antes de parar (sem ABS) é pior. Enquanto tivermos o controle da mota é sempre válida e possível uma escapatória. Agora ke sai caro... ufa. Eu só tenho sem ABS até ver, mas a opção é vir a ter com.  _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #14 em: 05 de Agosto de 2012, 17:11 »

Ora bem, para que nao haja duvidas no ABS nas MAXIS  _Rolley_

Esta aqui um belo Video de demonstraçao do que é ter ou nao ter ABS. Nao ha duvidas que ABS é melhor, mas as vezes ha quem tenha certas duvidas das distancias de travagem principalmente a seco.
Este Video demonstra que as diferenças em seco sao minimas, mas em piso molhado/escorregadio nem se comparam.

Observem bem.... (clicar) -->  VIDEO

Pena estes testes nao se fazerem em Portugal

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

S800

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #15 em: 05 de Agosto de 2012, 17:46 »
Numa utilização em estrada, e com a fiabilidade e afinação dos sistemas actuais, é preferível com ABS. Em piso molhado, e na "vida real" é uma diferença que compensa largamente, e uma mais valia em termos de segurança.

É verdade que em competição (carros e motos) não se utiliza - excepto em algumas séries, DTM por exemplo - , mas aí as exigências são muito diferentes, nada têm a ver com as do utilizador "pacato" do dia a dia. Em pista, e especialmente em seco, o ABS tira tacto (ou "feeling") à travagem e alonga distâncias. Há 20 anos alongava brutalmente, actualmente já não é bem assim, os sistemas estão cada vez mais eficientes e menos intrusivos.

É habitual dizer-se que a electrónica serve para disfarçar a incompetência dos clientes.  _Rolley_Embora concorde com esta frase em muitos sentidos, acho que o ABS em estrada, e em motos, é talvez a única excepção a esta regra.

lferro

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #16 em: 05 de Agosto de 2012, 17:57 »
A minha não tem ABS e nunca tive nenhuma com ABS, por isso a unica coisa que digo é "não preciso".
Quando comprar alguma com ABS se calhar já digo "só com ABS"  _rir_

Em Abril no ano passado tinha feito esta observação relativamente ao ABS nas motos.

Hoje com a minha nova mota Honda Integra que já vem com ABS de série,e o qual já o testei numa situação de mais aperto na A5, digo que o ABS devia ser obrigatório em todas as motas, como eu dizia "só com ABS" e é mesmo. Sem duvida uma ferramenta indispensável à segurança do motociclista.  _pol_

Um abraço

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #17 em: 05 de Agosto de 2012, 18:27 »

...."Observem bem.... (clicar) -->  VIDEO "......

Para mim, o ABS so é preciso (no quotidiano) em casos de extrema Urgencia!!

Para mim, desde que se va em movimento pode ser preciso e pode ser urgente a qualquer momento!!!

Mais vale ter....!

Eu na minha Downtown nao tenho  _corado_ nem era pelos 500€ mas eram pelos 2 meses de espera da entrega da Maxi, para Portugal so por encomenda é que elas vinham.... _Rolley_

Boas curvas (com ou sem abs)
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fox

  • Visitante
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #18 em: 07 de Agosto de 2012, 22:58 »
Olá a todos!

Hoje numa concersa, ouvi que um veiculo com abs tem travagens mais longas que um sem abs, desde que não derrape.
Como a conversa não era comigo não fiz perguntas mas deixou-me confuso.  _confuso_
Finalmente, com ou sem abs? Com certeza as travagens com abs são mais seguras, mas não são mais curtas?
Luis

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: COM ABS vs SEM ABS
« Responder #19 em: 07 de Agosto de 2012, 23:39 »
Olá a todos!

Hoje numa concersa, ouvi que um veiculo com abs tem travagens mais longas que um sem abs, desde que não derrape.
Como a conversa não era comigo não fiz perguntas mas deixou-me confuso.  _confuso_
Finalmente, com ou sem abs? Com certeza as travagens com abs são mais seguras, mas não são mais curtas?
Luis

Olá.
Por norma em terreno seco, sem ABS a travagem é mais curta do que com ABS. Mas cada vez a diferença é menor com a evolução que os sistemas de ABS tem tido.
Mas numa travagem de emergência ou repentina quero ver alguém 99% das pessoas conseguir travar o máximo sem derrapar.
Outra vantagem é que mesmo a travar a fundo tendo ABS consegues sempre desviar.
Eu tenho ambas motos com abs e no caso da v-strom que o mesmo é mais sensível, logo actua mais vezes, nunca mais quero sem abs e olha que raramente ando à chuva. No caso da SH o sistema é de tal forma bom que só o consegui por a funcionar uma vez e tive de travar completamente a fundo para ver se o mesmo trabalhava. No dia a dia, quer em más estradas, quer em travagens bem puxadas nunca entrou em acção
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
COM ABS vs SEM ABS
« Responder #20 em: 27 de Dezembro de 2012, 16:22 »
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 10:10 por Saboga »

Maozinhas

  • Visitante
COM ABS vs SEM ABS
« Responder #21 em: 27 de Dezembro de 2012, 16:31 »
Só ainda experimentei a sensação da Scooter branca  _thumbdown_

Obrigado pela partilha.  _palmas_
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 10:10 por Saboga »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
COM ABS vs SEM ABS
« Responder #22 em: 27 de Dezembro de 2012, 16:41 »
Dá para perceber bem a diferença de travagem.....tenho pena da minha só ter o CBS que, sendo um precioso auxiliar, ainda assim com o auxílio precioso do ABS seria outra coisa.
Julgo não me enganar, mas em 2015 todas as motas/scooters vendidas na Europa com mais de 125cc têm de vir equipadas com o sistema ABS. Corrijam-me se estou enganado, pois já li esta notícia à alguns meses.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 10:10 por Saboga »