Autor Tópico: Travão traseiro Sym GTS 2012  (Lida 26317 vezes)

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #25 em: 25 de Outubro de 2012, 20:30 »
emanuelp

O rácio de travão do CBS não se sabe, mas sente-se.

Quando travas só com o travão de trás (mesmo com o CBS) sentes a suspensão de trás a baixar certo ? Ainda que ao mesmo tempo sintas que a roda da frente está tambem a travar ligeiramente...

O teste que podes fazer é travares com o travão de trás apenas, e tentares sentir quanta força tens de aplicar na manete, para que a suspensão se sinta baixar atrás, sem fazer baixar a da frente... logo depois, se travares só com o da frente, o suficiente para sentires quanta força tens de aplicar na manete para fazeres baixar a suspensão á frente, quando voltares a travar só com o de trás com o CBS, dá para teres uma ideia da força que o travão está a aplicar na roda de trás VS a força que o CBS aplica na roda da frente, pois sabes quanta força fizeste para a suspensão á frente baixar  ;)
Estou a perceber o que dizes companheiro, embora não consiga experimentar só o travão traseiro, visto que ou uso combinado ou uso só o da frente (manete esquerda e direita, respectivamente).
Quando apanhar a estrada sequinha vou fazer uns testes de travagem e por as impressões no meu DB.
Agradeço o esclarecimento. Eu, com toda a minha inocência, sempre pensei que a ideia do CBS fosse aplicar o rácio ideal automaticamente numa só manete.
Abraços.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #26 em: 25 de Outubro de 2012, 20:36 »
Eu coloco aqui uma pergunta de quem não percebe nada de mecanica, não são as duas manetes a fazer CBS? Ou seja, se travo com a manete direita, faz travagem 75% á frente e 25% atrás e se for na menete de travão esquerda, faz o inverso, não é assim?



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #27 em: 25 de Outubro de 2012, 20:48 »
Eu coloco aqui uma pergunta de quem não percebe nada de mecanica, não são as duas manetes a fazer CBS? Ou seja, se travo com a manete direita, faz travagem 75% á frente e 25% atrás e se for na menete de travão esquerda, faz o inverso, não é assim?
A manete direita é só o travão da frente companheiro.
A esquerda é o CBS.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #28 em: 25 de Outubro de 2012, 21:02 »
Boa noite

Tal e qual o Emanuel diz.

A "manete" direita acciona só o travão da frente e um certo número de pistons da bomba, sempre em maior quantidade/potência do que se for accionada a "manete" esquerda.

A "manete" esquerda acciona todos (pode ter só um) os pistons da bomba traseira e dependendo da pressão que se exerce, pode vir a accionar também na bomba da frente.

Ver vídeo ->
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #29 em: 25 de Outubro de 2012, 21:03 »
Eu coloco aqui uma pergunta de quem não percebe nada de mecanica, não são as duas manetes a fazer CBS? Ou seja, se travo com a manete direita, faz travagem 75% á frente e 25% atrás e se for na menete de travão esquerda, faz o inverso, não é assim?

 scooter_ scooter_ scooter_

Não não, os sistemas CBS estão presentes só na manete esquerda do travão de trás. A manete da direita trabalha independente.

No entanto (até agora ainda só vi isto acontecer na Xenter) se travarmos com o travão traseiro apenas, sente-se o CBS a actuar, no entanto se começarmos a travar com o dianteiro, e depois aplicarmos um pouco de travão traseiro, o sistema não intervem  _pol_

Ou seja, mais uma vez a Yamaha vai na vanguarda ehehe

Isto é bom, porque quando esta situação acontece, o facto de travarmos com o travão de trás não influencia a força que já estamos a fazer com o travão da frente, o que como é obvio é util e seguro, pois quando se calcula a travagem necessaria para determinada situação, a ultima coisa que se quer é adicionar mais força sem ser prevista... o que quer dizer chão...

Não sei como é na Sym, mas na PCX julgo que isto não acontece...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #30 em: 25 de Outubro de 2012, 21:10 »
Estou a perceber o que dizes companheiro, embora não consiga experimentar só o travão traseiro, visto que ou uso combinado ou uso só o da frente (manete esquerda e direita, respectivamente).
Quando apanhar a estrada sequinha vou fazer uns testes de travagem e por as impressões no meu DB.
Agradeço o esclarecimento. Eu, com toda a minha inocência, sempre pensei que a ideia do CBS fosse aplicar o rácio ideal automaticamente numa só manete.
Abraços.

Quando digo para usares só o travão de trás, é já com o intuito de teres o CBS a trabalhar ehehe, porque assim é que consegues ver o quanto tens de travar.

A grande desvantagem dos sistemas CBS é que fazem o travão traseiro muito pesado... normalmente e por exemplo na X-Max, o travão de trás já requer alguma força, pois a mota é pesada... no entanto se á força necessaria para fazer trabalhar a bomba de um travão, juntarmos mais um pouco da força necessaria para o outro (como o sistema CBS), tendo em conta que as bombas dos travões das motos não sao assistidas electricamente (tirando se calhar as Goldwings eheh), a coisa fica pesada  ::)

Estou habituado á X-Max, no entanto até agora sempre achei o travão de trás da PCX e da Xenter (que são motos leves) mais pesados que o da minha...

Não sei como é na GTS 2012... mas deve andar ela por ela eheh

betus

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #31 em: 25 de Outubro de 2012, 22:41 »
A manete direita é só o travão da frente companheiro.
A esquerda é o CBS.

Mas no manual e no site diz que o da frente também é CBS
 Podem ir ver...estranho?

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #32 em: 25 de Outubro de 2012, 22:54 »
Bem se diz... se calhar até é  _thumbdown_

betus

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #33 em: 25 de Outubro de 2012, 22:55 »
Já não percebo nada, mas desde ontem que comecei a usar os dois travões! Sempre...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #34 em: 25 de Outubro de 2012, 22:59 »
E é o que fazes melhor ehehe

No entanto é facil saberes se tens CBS no travão da frente... coloca a mota no descanso centram, trava a fundo o travão da frente, e ve se consegues rodar a roda de trás com a mão  ;)

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #35 em: 26 de Outubro de 2012, 07:52 »



Isto é o que diz o manual da minha. É o manual do novo modelo.

Cumprimentos.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

BrianMay

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #36 em: 26 de Outubro de 2012, 10:34 »
isso não quer dizer que o da frente também actua o de trás....é o modo como os travões, num modelo com CBS, actuam...ou seja: esquerda: frente e atrás (contrariamente a só atrás); direito só à frente.

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #37 em: 26 de Outubro de 2012, 13:19 »
Continuando este tópico que acho muito interessante.

É efectivamente a manete direita que acciona o travão da frente e que faz parar a maxi porque é sobre essa roda que é recai todo o peso em travagem, o travão esquerdo com Cbs trava simultaneamente atrás e a frente e não é tão eficaz.

Diria que numa travagem, é para utilizar sempre o da frente, o de trás Cbs que se use como complemento se quisermos reforçar a travagem, ou por exemplo para abrandar um pouco (se vamos atrás de um carro, depois de uma ultrapassagem, etc, ou seja para darmos "um cheirinho" de travão).

Sobre isto foram publicados (penso que ontem) videos muito uteis pelo Branco no Facebook do CPM que recomendo vivamente a ver (são 5 ou 6 minutos cada um, vê-se bem).

PS: Até aos 12000lm eu também só travava com o cbs  _corado_  _corado_ até que tive uma conversa com o _AXE_ e estive a ler sobre o assunto  _Rolley_ portanto, que ninguém tenha vergonha de fazer "menos bem" a travagem. O que interessa é que nunca tenham caiam. Pensando bem, se calhar quando cai por bater num cão, provavelmente só usei o travaão do Cbs  _pensador_  _pensador_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #38 em: 26 de Outubro de 2012, 16:57 »
Após ler todos os posts e dormir sobre o assunto concluí algo que julgo ser o correcto (corrijam-me se não for).

Visto que numa situação de emergência não se consegue estar a pensar em 2 travões e consequentemente repartir a travagem pelos 2 travões com a devida atenção, penso que a ideia do CBS seja em caso de emergência, ferrar a fundo o CBS (o que não requer atenção visto que é só apertar com força) e dar a devida atenção ao da frente, tal como manda "a lei".

Mesmo que devido ao CBS a roda traseira derrape (o que não é critico porque é algo "controlável"), é pouco provável que a frente o faça (visto que de acordo com o dito a travegem com CBS é só 25% à frente), e podemos focar à nossa atenção à travagem progressiva com o travão da frente de modo a parar em segurança.

Isto foi o que concluí com os neurónios que tenho vindo a cultivar ao longo dos anos. :))
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #39 em: 27 de Outubro de 2012, 11:28 »
Após ler todos os posts e dormir sobre o assunto concluí algo que julgo ser o correcto (corrijam-me se não for).
......

Isto foi o que concluí com os neurónios que tenho vindo a cultivar ao longo dos anos. :))

Passa la isso para a pratica e pratica bastante e descansa os neuronios descansar agora  _lol_


Sim o CBS é uma grande ajuda na travagem, sem duvida!!
Carregar numa manete de travao e travar logo 2 rodas ajjda bastante, mas infelizmente em caso de urgência nao é soficiente e temos principalmente de recorrer ao travao da frente ....

Eu anteriormente em outro post qualquer disse e vou repetir agora o mesmo. Façam vocês próprios a experiência e tirem as vossas próprias conclusoes.

Numa rua a direito e se possivel sem transito, tentem marcar uma velocidade qualquer (ex: 40kmh) e façam uma marcaçao (ex: uma pedra/risco) para começarem a travar.
Venham a essa velocidade e travem com o de tras , vejam onde pararam. Façam exactamente o mesmo mas com o travao da frente ..... mas façam-no como se fosse mesmo uma urgencia, nao é travar por travar, travem com ose fosse a passar uma pessoa, como se houvesse efectivamente um obstaculo a frente.
Façam isso mesmo a serio e aumentem a velocidade para 80kmh e vem bem a diferença de como as coisas funcionam na realidade....

Façam sem nunca por em risco a queda ou oura coisa qualquem , mas façam isso a serio e vem qual é o travao que devem mesmo usar e qual é o travao que na realidade trava e segura a Moto/maxi.

Eu tenho por experiência varias situações, e digo-vos que imensas, mas imensas vezes que, o que me safou foi exactamente o travão da frente, sem nunca ter medo de o usar e principalmente sabendo o limite dele. Foi sempre o travão da frente que me salvou de cair, salvou de ter um ou outro acidente. Graças a Deus nunca tive nada de grave a nao ser quedas estúpidas a 10 ou 20 kmh e sempre tive a chamada condução defensiva em todas, mas mesmo todas as ocasiões, nao somente quando chove.
Quem anda a chuva molha-se e todos os dias estou/estamos propícios a que algo nos aconteça, esperemos que isso nunca venha a acontecer.
Tenham todos cuidado, e guiem como se a qualquer momento alguém vos fosse embater, tenham principalmente cuidado com os outros. Dêem sempre prioridade aos outros mesmo sabendo que a eles não a têem ....

Desc estas minhas palavras, so quero ajudar.  _corado_

Boas curvas
 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

André Rocha

  • Visitante
Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #40 em: 04 de Dezembro de 2012, 22:11 »
A verdade é que, como já foi dito e bem explicado pelo amigo |R|olLKaGe!, a travagem deve ser feita maioritariamente com o travão da frente.. 85%..
É muito raro usar o travão cbs(trás) apenas faço (muito ligeiramente) se entro um bocadinho mais depressa na curva e corrijo (mas muito leve, senão está o tombo "à porta")..

Quanto ao cbs consegue-se ver bem se travares com o travão de trás, se tem cbs a moto "aninha" e tambem se pode ver pelos dois tubos de óleo que são ligados à "maxila" da frente..

Mas, já agora fica aqui este video que ensina algumas coisas..



Abraço