Autor Tópico: Travão traseiro Sym GTS 2012  (Lida 26318 vezes)

betus

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Travão traseiro Sym GTS 2012
« em: 24 de Outubro de 2012, 20:01 »
Boas, tenho reparado que o travão traseiro da minha gts está a travar cada vez pior, comprei novo em setembro tem 820km, tem cbs, o que estranho é que agora tenho de carregar muito mesmo para que ela trave...

É normal?

O que dizer quando for à revisão dos 1000km?

Há alguma forma de afinação manual?

Já agora as rotações esteja quente ou fria andam sempre nas 2000, é normal?

« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 20:02 por betus »

Offline José Bairrada

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2012, 20:27 »
Quando fores á revisão dizes isso mesmo, que o travão de trás, trava mal, que com certeza, eles tratarão do assunto.



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2012, 20:53 »
Eu penso que afinações em sistemas de travagem hidráulica não existem,  _pensador_ _pensador_ em relação às rotações, normalmente em frio andam pelas 2 100 rpm e depois
passam para as 1 900 +/- mas isto depende também das marcas e de seus motores,
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Offline emanuelp

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2012, 21:44 »
Boas companheiro.
Se bem que de cilindrada diferente as minhas rotações ao ralenti também andam por volta das 2000.
Se fizer uns kmzitos e parar a mota, já com ela quentinha descem para os 1900.
Quanto ao CBS também notei que quando a fui buscar ao stand parecia estar mais "rijo", agora está mais "suave", o que dá a sensação de parecer que trava pior, mas não.
Agora tenho mais feedback do travão. Quanto mais pressiono mais ela trava, enquanto que dantes só de carregar um bocadinho ela parecia logo que aplicava imensa força.
Cumprimentos.
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miguel alonso

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2012, 21:44 »
Boas

Qundo tinha a minha Gts modelo 2011, ao principio tive esse problema, mas apenas quando fazia uma tirada de auto-estrada, quando chegava a o fim do troço e tinha que travar, parecia que nao tinha travões.

provavelmente será o sistema mal purgado.

betus

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2012, 21:45 »
Entendi. Irei alertar para esta situação junto da oficina!

Quanto às rotações irei perguntar também na oficina!

Obrigado

betus

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2012, 21:48 »
Boas companheiro.
Se bem que de cilindrada diferente as minhas rotações ao ralenti também andam por volta das 2000.
Se fizer uns kmzitos e parar a mota, já com ela quentinha descem para os 1900.
Quanto ao CBS também notei que quando a fui buscar ao stand parecia estar mais "rijo", agora está mais "suave", o que dá a sensação de parecer que trava pior, mas não.
Agora tenho mais feedback do travão. Quanto mais pressiono mais ela trava, enquanto que dantes só de carregar um bocadinho ela parecia logo que aplicava imensa força.
Cumprimentos.

Precisamente isso que sinto! Quando sai do stand travava que era uma beleza, agora nem por isso, no entanto no da frente, talvez por usar apenas para "acelerar" a travagem, ainda sinto isso, trava sem ser necessário usar tanta força!


Offline emanuelp

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2012, 22:00 »
Acrescento que eu não uso travão frontal (manete direita) em rodagem. Uso exclusivamente o CBS (manete esquerda).
Deixo o travão frontal apenas para quando estou parado numa subida/descida ou parar dos 5Km/h aos 0Km/h..
Não sei se esta é a utilização correcta, mas é a que me tem feito sentir mais seguro.
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Offline José

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2012, 22:01 »
Eu na minha ex-Pcx, embora tivesse travagem combinada, travava sempre com as duas
manetes de travão, sentia a travagem mais eficaz e segura
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 22:03 por José »
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betus

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2012, 22:04 »
Sim de facto quando digo "acelerar" a travagem falo em eficácia de travagem...e quando necessito ajudo com o da frente...

se bem que no manual diz que os dois tem cbs, ou seja quando travo com o da frente também ativa o de trás, quando faço.o com o de trás ativa o da frente, agora as percentagens não sei dizer!



Offline emanuelp

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2012, 23:37 »
Sim de facto quando digo "acelerar" a travagem falo em eficácia de travagem...e quando necessito ajudo com o da frente...

se bem que no manual diz que os dois tem cbs, ou seja quando travo com o da frente também ativa o de trás, quando faço.o com o de trás ativa o da frente, agora as percentagens não sei dizer!
O meu manual (que deve ser igual ao teu), diz que manete esquerda = CBS; manete direita = Front Wheel Only.
A razão pela qual uso somente o CBS é porque sempre li que o CBS faz o balanço ideal entre os travões dianteiro e traseiro.
Ao usar as duas manetes estou a tirar o equilíbrio ao CBS aplicando muito mais intensidade ao travão dianteiro.
Obviamente que ao usar apenas o CBS não estou a usar todo o poder de travagem disponível, mas em condições adversas (como nestas chuvas que se têm fazido sentir) estou muito mais seguro ao repartir a travagem.
Penso eu de que...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 23:38 por emanuelp »
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|R|olLKaGe!

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2012, 02:06 »
Caros amigos, atenao ao uso k estao a dar ao cbs ! Pelo k dizem, e pelo modo k estao a usar, o mais certo é irem ao chao sem saberem como...

passo a explicar...

seja de carro ou de mota ou em k veiculo for, a travagem deve ser feita sempre mais com as rodas da frente, pork como é obvio o peso desloca-se para la, logo dando mais segurança á travagem. Se travarem com o travao de mao, o carro derrapa.

com as motas acontece exactamente a mesma coisa. Pessoalmente nunca tive nenhuma mota com cbs nem algo so genero, e dou graças por isso, isto pork a medida k forem hanhando expperiencia, vao ver k ha alturas em k para fazer face ou as condiçoes do piso, ou da curva, é necessario dosear os travoes independentemente.

agora em relaçao ao sistema cbs de k falam... Atençao! O k ele faz nao é dosear a travagem como se estivessem a travar no carro ou numa piaggio mp3... Esse sistema existe unica e exclusivamente para se tiverem k travar de emergencia, e por alguma razao ou por engano so com o travao de tras, nao derraparem de imediato... É kuase k como uma ajudinha antes do desastre... A percentagem de travagem do cbs normalmente é cerca de 25 para a roda da frente, e 75 para a d tras...

ou seja a utilizaçao do travao da frente é indispensavel na maioria das situaçoes de conduçao... Quer pela eficacia do travao em si ( ja alguem pensou porque é k o disco da frente é maior ???) quer pela segurança...

lembrem-se, nas motas o travao de tras esta la so para apoiar e estabilizar... Travagem em si é sempre com o da frente :)

Eu felizmente na xmax nao tenho nada disso, mas ker na xenter ou pcx ja tenho exprimentado e digovos sinceramente... Kuando ganharem calo na conduçao, vao ver a impressao k o sistema faz heheh
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 02:10 por |R|olLKaGe! »

scorpionnc

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2012, 10:03 »
Não sou prpriamente o mais experiente que aqui anda bem pelo contrario mas normalmente travo sempre com os dois, mesmo tendo CBS, certo ou errado é com me sinto bem

Offline Carlujo

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #13 em: 25 de Outubro de 2012, 10:24 »
É exatamente como disse o companheiro |R|olLKaGe.
Numa travagem um pouco mais forte, todo o peso da mota vai ficar apoiado na roda da frente, algumas vezes a roda de trás perde mesmo o contacto com o solo. Por esse motivo, o travão utilizado deve ser o da frente, o de trás é apenas para equilibrar a moto. Perguntem a um utilizador de moto de caixa, quantas vezes usa o travão de trás...  _pensador_
O sistema CBS deve ser bom se for necessário travar a meio de uma curva ou para corrigir a trajetória na mesma, em que equilibra as forças da travagem, evitando a derrapagem da roda da frente.
Eu travo sempre com os dois, mas a maior força é colocada na manete do travão frontal.
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Offline Saboga

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2012, 10:29 »
Caros amigos, atenao ao uso k estao a dar ao cbs ! Pelo k dizem, e pelo modo k estao a usar, o mais certo é irem ao chao sem saberem como...

passo a explicar...

seja de carro ou de mota ou em k veiculo for, a travagem deve ser feita sempre mais com as rodas da frente, pork como é obvio o peso desloca-se para la, logo dando mais segurança á travagem. Se travarem com o travao de mao, o carro derrapa.

com as motas acontece exactamente a mesma coisa. Pessoalmente nunca tive nenhuma mota com cbs nem algo so genero, e dou graças por isso, isto pork a medida k forem hanhando expperiencia, vao ver k ha alturas em k para fazer face ou as condiçoes do piso, ou da curva, é necessario dosear os travoes independentemente.

agora em relaçao ao sistema cbs de k falam... Atençao! O k ele faz nao é dosear a travagem como se estivessem a travar no carro ou numa piaggio mp3... Esse sistema existe unica e exclusivamente para se tiverem k travar de emergencia, e por alguma razao ou por engano so com o travao de tras, nao derraparem de imediato... É kuase k como uma ajudinha antes do desastre... A percentagem de travagem do cbs normalmente é cerca de 25 para a roda da frente, e 75 para a d tras...

ou seja a utilizaçao do travao da frente é indispensavel na maioria das situaçoes de conduçao... Quer pela eficacia do travao em si ( ja alguem pensou porque é k o disco da frente é maior ???) quer pela segurança...

lembrem-se, nas motas o travao de tras esta la so para apoiar e estabilizar... Travagem em si é sempre com o da frente :)

Eu felizmente na xmax nao tenho nada disso, mas ker na xenter ou pcx ja tenho exprimentado e digovos sinceramente... Kuando ganharem calo na conduçao, vao ver a impressao k o sistema faz heheh

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Offline Saboga

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #15 em: 25 de Outubro de 2012, 10:33 »
Fica aqui alguma informação que julgo ser útil:

1. Which brake is the most effective?

The front brake is the most effective, giving between 60 & 80% of the bike's stopping power in hard stops, depending upon surface conditions. This is because most of the weight of the bike and rider transfers forward onto the front wheel when the brakes are applied.

A common example of weight transfer is when you trip on a gutter - your feet stop but momentum keeps the top of you going and you fall flat on your face. The weight transfer that takes place under braking on a motorcycle pushes the front wheel onto the ground and makes it grip very well.

2. Is the front wheel likely to skid if you apply the front brake hard?

No. The front wheel is likely to skid uncontrollably and bring you down only if you jam the front brake on hard. If you apply the front brake in a staged (progressive) process, the front wheel may skid but that skid is normally quite controllable.

3. Is the rear wheel likely to skid if you apply the brakes hard?
With most of the weight being on the front wheel, the rear wheel tends to be light under braking and will therefore lock up and skid very easily.

4. How do you control a rear wheel skid?
Control of a rear wheel skid is easy. Just keep your eyes up to the horizon and look where you WANT to go (not necessarily where you are actually going) and the bike will skid in a controllable manner with a minimum of fishtailing.

Basic and advanced braking techniques are best learnt under controlled conditions rather than when a truck pulls out on you! Your local motorcycle school will run a fun braking exercise session for you and some mates if you care to call the school and arrange it.

5. Is braking a natural skill?
Braking, as with any riding skill, is a learned skill, not a natural one. This means you must practice the correct braking skills enough to make them an instinctive reaction before you can be sure that you will do the right things in an emergency. Overseas research has shown that, because of panic overpowering the rider's conscious reactions, nearly a third of all riders do absolutely nothing in an accident situation: they don't even apply the brakes!

If, however, your high level braking skills are so well learnt that they are instinctive, you will do it right, no matter what the situation. However, this requires you to do a lot of high level braking skill practice, the skills will not come with normal everyday riding.

6. Is there a special braking technique that ensures that a rider will get the best out of a motorcycle's brakes?
Yes. The process is called STAGED BRAKING and it involves the rider applying the motorcycle's brakes in a staged process. This gives the rider predictable, progressive braking.

7. In an emergency do we concentrate on using staged braking on both front and back brakes?

This is a controversial subject. Some experienced riders reckon that, even in an emergency when research has shown that panic tends to decrease your riding skills, they can apply the back brake perfectly with no loss of braking on the front.

Well, research has shown that the average rider can only properly concentrate on the use of one brake in an emergency so, unless you think you're road motorcycling's equivalent of a top motorcycle racer, we would suggest that you concentrate on getting the best out of one brake.

Of the front and rear brake on a motorcycle, the one to concentrate on in an emergency is the front brake because if you get that one wrong, lock it up and don't correct that problem then you're going to crash.
 
According to the American Motorcycle Safety Foundation, if you try to get the best out of both brakes in an emergency, you will get the best out of neither. The MSF says you can't concentrate FULLY on both brakes at one time. You know your mother's old nag, "You can't concentrate on two things at one time"!

So, to get the best braking, you have to concentrate using either the front or the back brake and, since the front brake gives up to 80% of your braking power and incorrect application is likely to make you fall off, it makes sense to concentrate on the front brake.

The American Motorcycle Safety Foundation teaches their instructors that "in an emergency braking situation you should apply the back brake hard and let the back wheel slide if it wants to. This way you can concentrate on what is happening up front; there's enough to think about in the use of the front brake."

8. So how should I apply the rear brake?

Apply it and forget about it. Let the back wheel skid if necessary. Concentrate on using staged braking to harness the superior power of the front brake to save your life.

9. Is Staged Braking difficult to learn?

Given practice, the skill is not difficult to learn. The best way to learn it is to start off with a four stage application of the front brake. Later you can increase the number of stages to make your braking more and more progressive, if you want to.

10.Can you explain four stage braking in practical terms?

To understand four stage braking, think of a rider coming up to a set of lights. Stage One is the force with which he applies the front brake when he sees the lights turn orange some way ahead, in other words, lightly.

At Stage One, the rider is applying the front brake to the point where the brake is just on and slowing the bike down very, very gently to roll to a stop.

Stage Two is the force the rider would use if he was a bit closer to the lights when they turned orange, and he had to make a normal, smooth stop at the lights. So, Stage Two is the firm pull used to bring the bike to a firm, but quiet stop. The rider applies his front brake to Stage One (friction point) before going on to apply to a steady force at Stage Two.

Stage Three. Our rider has dithered about whether to stop for the orange light before deciding he'd better. By this time, he has to stop quite hard to stop. So he applies the front brake to friction point (Stage One), then onto a firm pull (Stage Two) before applying pressure with a strong pull at Stage Three.

Stage Four. The rider very unwisely decides to run the orange only to find, just before he reaches the lights, that they turn red. In this serious situation the rider needs all the braking he's got.  So he applies the front brake to friction point, moves onto the firm pull of Stage Two, then to the strong pull of Stage Three, before giving it all he's got at Stage Four.

11. If you "give it all you've got" on the front brake at Stage Four, won't you get front wheel lockup?

Possibly but by using the staged braking process, by the time the tyre gets to the point of locking up at Stage Four, the weight has transferred forward onto the front wheel and any tendency of the front tyre to lose grip is both easily sensed and controlled, unlike a front wheel skid caused by a tyre locking up when the brake is jammed on hard while weight is moving around on the bike under weight transfer.

With correct use of the Four Stage process, controlling a front wheel skid is simply a matter of keeping the wheel steering straight ahead as you relax pressure on the front brake to allow the wheel to revolve again and regain grip.

12. What will happen if the front wheel locks and I don't relax some pressure?

You'll fall off as the wheel will eventually tuck under and the bike (and you) will fall down.

13. How good can you get at emergency braking?

In emergency stops, expert riders are capable of controlling a front wheel skid by releasing pressure on the front brake just enough to get that wheel turning again without actually letting the brake right off.  This requires considerable sensitivity on the brakes and the only way you will gain this sort of sensitivity is to practice.

At the NZMSC higher level Megarider sessions, the way the instructors tell if the pupil has reached a suitable standard is whether they can hear the front tyre chattering as the tyre grips at the point of adhesion during emergency stops.

14. Is a bald tyre a liability when braking?

A treadless tyre will quite adequately handle braking stresses on a perfect road surface. The trouble is that perfect road surfaces are more than rare - they're virtually extinct. Tyre tread acts like a broom, sweeping debris, dirt, gravel and water etc off the road surface in order that the tyre can grip the road.

The tread on a sensibly ridden motorcycle can comfortably handle most foreign matter on a road surface - with the possible exception of oil (especially diesel oil), thick mud, and smooth wet paint. But link a bald tyre with foreign matter on the road surface and throw in braking stresses for good measure, and the crash will resound throughout the neighbourhood.

15. How should I brake on slippery and loose surfaces.

Carefully but not timidly. The secret to good braking on poor surfaces is observation. If you know what's under your wheels you can tailor your braking to the surface.

So, keep an eye on the road surface. If you cross a slippery surface under strong braking the front wheel may lock. This is why riders who brake late and hard for orange or red lights often spill off - into the middle of the intersection. The fall occurs because the rider fails to ease the front brake as the front wheel crosses the white line that crosses the lanes at the edge of the intersection. Then the front wheel breaks loose under braking on the slippery surface, the rider panics and freezes, and he and his bike head groundwards...

The basic requirements for braking on a loose surface such as gravel are the same as those applying to braking on a sealed surface. The difference is that you must observe the requirements more strictly on gravel.

You must brake in plenty of time, preferably brake while upright and in a straight line (any braking while leaned over in gravel is extremely hazardous), use both brakes very progressively, carefully interpret the noise from the front and rear tyre while braking to detect and counteract any wheel lock-up, know your road surface, and take particular care when braking on gradients, inclines, and heavy cambers.

Fonte
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
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Offline Saboga

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #16 em: 25 de Outubro de 2012, 10:38 »
Deixo também o link para um site americano com muita informação:

Motorcycle Safety Foundation's

E um link para um .pdf com conselhos para scooters

PDF
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Maozinhas

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #17 em: 25 de Outubro de 2012, 10:39 »
(...)
Eu travo sempre com os dois, mas a maior força é colocada na manete do travão frontal.

Apesar da minha curta experiência, é também como sinto que é melhor.

Offline CCM

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #18 em: 25 de Outubro de 2012, 10:51 »
Viva!

Subscrevo o que o |R|olKaGe disse e acrescento:

De que lado está o travão da frente? E o acelerador? Do lado direito.

Parece um contrassenso!!! Para uma imobilização/travagem da scooter mais rápida convém que o motor esteja inerte.

Assim só conseguem travar com o da frente quando o acelerador está na posição de descanso. Quando se tem pouca experiência esta operação é um pouco difícil de executar e como temos o outro travão mesmo à mão, acabamos por privilegiar o uso do travão traseiro em detrimento do dianteiro. O que está incorreto.

Habituem-se a travar com o travão dianteiro e a usar o travão traseiro como o travão de apoio à travagem e como travão de arranque, nunca como travão principal!!! Mesmo tendo CBS, ABS, ESP, DCT e todas as outras porcarias electrónicas que não nos deixam curtir...  >:D

Abraço ;)
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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #19 em: 25 de Outubro de 2012, 13:11 »

E dum problema passou-se para os conselhos de utilização ...
é disto que o "povo" gosta e precisa ...
Bons conselhos ...
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Abraço!

Offline emanuelp

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #20 em: 25 de Outubro de 2012, 17:08 »
Eu tenho conhecimento de como aplicar os travões e o seu doseamento frente e trás. Já tive uma desportiva em que tinha de fazer este doseamento manualmente e foi uma óptima professora.
A questão aqui, para mim, é que eu sempre pensei que o CBS fizesse esse doseamento ideal da travagem (cerca de 75% frente e 25% trás), pelo que fazia todo o sentido usar apenas o CBS porque esse é o rácio ideal.
Mas se de facto como dizem o CBS em fez de travar com o rácio ideal, apenas dá um cheirinho à frente isso muda tudo.
A pergunta que fica no ar é: Como saber qual o rácio que está calibrado no CBS?
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hlw

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #21 em: 25 de Outubro de 2012, 17:23 »
Eu travo sempre com os dois, mas a maior força é colocada na manete do travão frontal.

Nem mais, e é assim mesmo que se deve travar, em praticamente todas as situações. É só perguntar a qualquer instrutor, condutor com muitos anos, e malta que já foi ao tapete por não o fazer....

Abraço

Offline _AXE_

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #22 em: 25 de Outubro de 2012, 17:35 »

Mais um OFF-TOPIC  _Rolley_

Ate que enfim que leio algo que ja digo faz tempo, havia e deve continuar a haver quem nao concorde com o que foi dito, so pq nao concorda.
Mas efectivamente é isso mesmo, é a Roda (travao) da frente que segura qualquer mota/maxi.

Evidentemente que se aprende em conduçoes defensivas que nao se trava com o da frente, mas isso é um pouco bizarro, pois se ja estamos na defensiva (andar devagar) para que nao travar e segurar sempre a mota com o travao da frente ?
Para mim é e será sempre o mais seguro!!

Agora falando do topico inicial....

Infelizmente o que te esta a acontecer nao é nada normal, eu iria com a MAXI a oficina e "reclamava".
Nao trava pq nao trava, ou nao trava pq é mesmo assim e é uma questao de habito ?

Pode ser mais suave, mas se apertares ate ao fundo a manete , o travao tem de acionar e a roda tem de derrapar se for preciso. Sim pq CBS nao é ABS, nem de perto nem de longe é igual !

Espero ter ajudado em algo ....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline ZeTaurus

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #23 em: 25 de Outubro de 2012, 18:30 »
(off topic)
A travagem com o travão/travões da frente é mais firme, seguro e eficiente (sem provocar tanto desgaste nas pastilhas) se se utilizar a técnica…trava…alivia…trava…para evitar-se o "possível bloqueio e despiste.
E a chover, acreditem que além de limpar a "trampa que está na estrada, o calor gerado provoca uma melhor aderência das pastilhas ao disco. _lool_

Tal como disseram a condução deve ser feita "essencialmente utilizando o travão/travões da frente" deixando o de trás para "aconchegar o andamento, mesmo que tenha cbs.
E já agora quando se faz uma curva e começamos a "sair da trajectória", (força centrífuga/força ou aceleração centrípeta) se accionarmos o travão da frente ligeiramente a mota "endireita" e podemos assim voltar a inclinar para "dobrar a curva melhor".

Quanto ao tópico: uma coisa é: quando a scooter/mota é nova, as pastilhas tendem a acamar com o andar, isto é a princípio até parece que trava demais…depois "parece que é preciso accionar com mais força a manete"…é normal, desde que trave e não "abrande simplesmente, ok?

Porque se isso começa a acontecer e em poucos quilómetros feitos, é melhor dar conhecimento ao mecânico.
Já passou o tempo "das primeiras Vmax" que tinham abrandadores de origem _policia_ _policia_
Para travar era quase preciso as duas mãos juntas  _thumbdown_

Abraços _convivio_


|R|olLKaGe!

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Re: Travão traseiro Sym GTS 2012
« Responder #24 em: 25 de Outubro de 2012, 19:08 »
emanuelp

O rácio de travão do CBS não se sabe, mas sente-se.

Quando travas só com o travão de trás (mesmo com o CBS) sentes a suspensão de trás a baixar certo ? Ainda que ao mesmo tempo sintas que a roda da frente está tambem a travar ligeiramente...

O teste que podes fazer é travares com o travão de trás apenas, e tentares sentir quanta força tens de aplicar na manete, para que a suspensão se sinta baixar atrás, sem fazer baixar a da frente... logo depois, se travares só com o da frente, o suficiente para sentires quanta força tens de aplicar na manete para fazeres baixar a suspensão á frente, quando voltares a travar só com o de trás com o CBS, dá para teres uma ideia da força que o travão está a aplicar na roda de trás VS a força que o CBS aplica na roda da frente, pois sabes quanta força fizeste para a suspensão á frente baixar  ;)