Autor Tópico: Folga valvulas GTS 125Evo  (Lida 9894 vezes)

sol

  • Visitante
Folga valvulas GTS 125Evo
« em: 25 de Setembro de 2012, 19:20 »
boas,

ja andei aqui a pesquisar e ver manuais atras de manuais pelo google inteiro...

mas.. nao encontro em parte alguma o valor em mm da folga para o motor 125cc da gts.. encontro para a 250, etc etc

alguem sabe este valor??

obrigado!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2012, 19:29 »
Viva!

Também não encontrei....

Até enviei um mail para a red moto a perguntar mas não responderam!!!  _Rolley_

Só se passares numa oficina e perguntares tipo como quem não quer a coisa...  _anjo_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

DHeart

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2012, 23:33 »
Boas.
O valor de afinação é de 0,125mm.
Foi com este valor, como base, que afinei a minha e ficou uma maravilha.
E digo "como base" porque o meu apalpa-folgas não tem essa lâmina e a combinação de várias lâminas acaba por alterar a medida e não ser prático para afinar.
O que fiz foi usar duas lâminas, uma de 0,1mm e outra de 0,15mm.
Com a lámina de 0,1mm ajustei a válvula de modo a que passe com alguma resistência e a de 0,15mm não deve se quer entrar.
Tirei algumas fotos, de modo, a conceber um procedimento ou ajudar alguem. Se precisares de ver, eu coloco fotos.

sol

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2012, 08:34 »
Boas.
O valor de afinação é de 0,125mm.
Foi com este valor, como base, que afinei a minha e ficou uma maravilha.
E digo "como base" porque o meu apalpa-folgas não tem essa lâmina e a combinação de várias lâminas acaba por alterar a medida e não ser prático para afinar.
O que fiz foi usar duas lâminas, uma de 0,1mm e outra de 0,15mm.
Com a lámina de 0,1mm ajustei a válvula de modo a que passe com alguma resistência e a de 0,15mm não deve se quer entrar.
Tirei algumas fotos, de modo, a conceber um procedimento ou ajudar alguem. Se precisares de ver, eu coloco fotos.

boas

podias fazer um tuturial para a malta  _Rolley_

DHeart

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2012, 09:06 »
Bom dia! :-)
Com a devida autorização do Nuno Pires, faço uma pequena adenda ao tutorial dele, com as diferenças para a 125.

Goodspeed®

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #5 em: 27 de Outubro de 2012, 23:53 »
Muito bom informação

Já sabes onde vais colocar o tutorial ?

Cumps a todos

rodrigues1

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #6 em: 16 de Novembro de 2012, 11:58 »
Citar
Boas.
O valor de afinação é de 0,125mm.
Foi com este valor, como base, que afinei a minha e ficou uma maravilha.
E digo "como base" porque o meu apalpa-folgas não tem essa lâmina e a combinação de várias lâminas acaba por alterar a medida e não ser prático para afinar.
O que fiz foi usar duas lâminas, uma de 0,1mm e outra de 0,15mm.
Com a lámina de 0,1mm ajustei a válvula de modo a que passe com alguma resistência e a de 0,15mm não deve se quer entrar.
Tirei algumas fotos, de modo, a conceber um procedimento ou ajudar alguem. Se precisares de ver, eu coloco fotos. 

Olá companheiros
Ainda ontem me apresentei e já estou para aqui armado em Engenheiro.
Confesso que fiquei admirado por a folga ter um valor tão baixo, é quase uma folha de papel, tenho um apalpa folgas e realmente o valor mais baixo é de 0,05 logo seguido por 0.10 pelo menos no meu a não ser que hajam mais com outros valores.
Realmente a soma seria 0,15, e pensei cá para os meus botões ( aliás fecho éclair ) e então se fosse lixando a de 0,15 até ficar com 0,125 mm verificando regularmente com um peclise ?
Assim pensei e assim fiz, estraguei uma lâmina de 0,15, mas que lixe, compro outro apalpa folgas se precisar.
E olha que o aço da lâmina é bem duro, estive quase 15 minutos a lixar, reduzindo o grão até chegar a lixa de água.

E pronto fiquei com uma lâmina para quando passar a garantia ( faltam 10 meses ) e tiver de ser eu a afinar

Abraço e boas curvas

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #7 em: 16 de Novembro de 2012, 14:05 »
Viva!

Isso é que é paciência, companheiro rodrigues1!!!

Como é que garantiste que a lâmina ficou com a mesma medida em toda a sua extensão????  _pensador_
Eu afinei as válvulas com um valor entre os 0,1 e 0,15 e a Zulmira está um espetáculo!  _lool_

Já há anos que tirei o desligar no descanso lateral. O que noto é que a Zulmira não gosta de acordar apoiada no descanso lateral. Fica de mau humor (leia-se relanti instável), nestes meses de inverno!!!  _pensador_

Por alguma razão os eng. de olhos em bico não permitem ligar a GTS com o descanso lateral activado!!!!

No inverno, sempre que possível, deixo-a no descanso central. Problema resolvido.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

rodrigues1

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #8 em: 16 de Novembro de 2012, 14:33 »
Citar
Viva!

Isso é que é paciência, companheiro rodrigues1!!!

Como é que garantiste que a lâmina ficou com a mesma medida em toda a sua extensão????   
Eu afinei as válvulas com um valor entre os 0,1 e 0,15 e a Zulmira está um espetáculo!   

Já há anos que tirei o desligar no descanso lateral. O que noto é que a Zulmira não gosta de acordar apoiada no descanso lateral. Fica de mau humor (leia-se relanti instável), nestes meses de inverno!!!   

Por alguma razão os eng. de olhos em bico não permitem ligar a GTS com o descanso lateral activado!!!!

No inverno, sempre que possível, deixo-a no descanso central. Problema resolvido.   

Abraço


Olá CCM  _pol_

Não precisou de ficar igual em toda a sua extensão porque só se coloca a ponta entre a válvula e o batente, mais ou menos com 20 a 30 mm é o suficiente, já vi afinar e tem que se dobrar a ponta para esse efeito.

Além disso fiz por brincadeira, quando chegar a altura de afinar o mais certo é entregar nas mãos de quem sabe, apesar de ter algum jeito.

Não sou apologista de mexer em mecânica sendo eu um curioso, colocar uma vela ou um filtro de ar e até arrisco colocar a correia, ainda vá, mas afinar peças móveis do motor, sujeitas a desgaste, prefiro perder o amor a alguns euros e entregar a profissionais., por vezes o barato sai caro.

Quanto ao descanso fazes bem em colocar no central, um dia podias começar a circular com o lateral aberto e, chão com ela na primeira curva para esquerda _martelada_ além de posteriormente confundir o EFI dando erros.

Quanto menos mexidelas melhor, só em estética.

Abraço  _pol_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #9 em: 16 de Novembro de 2012, 14:56 »
Viva!

Na 125 não precisas dobrar a ponta do apalpa folgas. O motor é mais pequeno que o da 250 e tens espaço.

Também sou curioso, e quando não me entendo com a coisa vai aos profissionais. Depois de passar a garantia nunca mais lá foi!!!  _pensador_

A mecânica da scooter é simples (falo da minha), com paciência e algum jeito não há que ter medo!!!

Já fiz coisas erradas, pelas quais paguei o preço. Mesmo assim ainda compensa arriscar...  _Rolley_

A minha Zulmira é a carburador, não tem nada dessas mariquices modernas  _careta_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

sol

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #10 em: 16 de Novembro de 2012, 15:16 »

A minha Zulmira é a carburador, não tem nada dessas mariquices modernas  _careta_

Abraço ;)

Mota à HOMEM! qual injecção qual que !

rodrigues1

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #11 em: 16 de Novembro de 2012, 15:21 »
Então foi numa 250 que vi afinar, sendo assim logo se vê, tenho tempo de aprender.

CCM, desculpa  fechar este tópico, aberto pelo companheiro SOL.

Já estamos estamos a ir por outros temas que não têm nada a ver sobre o pedido de folga de válvulas.

A gente lá se encontra noutros tópicos sobre temas interessantes.

Abraço

rodrigues1

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #12 em: 16 de Novembro de 2012, 15:28 »
Citar
A minha Zulmira é a carburador, não tem nada dessas mariquices modernas

Afinal ainda não acabei.. _lol_ quanto ao carburador tenho de te dar razão, já tive problemas com a cablagem da injeção
Se continuar a dar problemas podes crer que troco por uma nova modelo antigo ( gosto mais da estética) a carburador.

Abraço

sol

  • Visitante
Re: Folga valvulas GTS 125Evo
« Responder #13 em: 16 de Novembro de 2012, 15:40 »
concordo  _careta_