Autor Tópico: Mudar as pastilhas a GTS  (Lida 7045 vezes)

Offline nunompires

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Mudar as pastilhas a GTS
« em: 21 de Abril de 2011, 12:10 »
1-   Identificamos o disco, pode variar, dois ou um dependendo do modelo da mota, a GTS, tem 1. Nas 250 e 300, tem dois sistemas(dois jogos de pastilhas no mesmo disco), o combinado, e o da frente. Eu como uso só o travão da frente e raramente o combinado, as pastilhas do travão da frente serão as que estão gastas, existindo assim diferenças significativas no desgaste entre as pastilhas que actuam com o travão da frente e as que actuam com o sistema combinado de travagem (CBS).

By nunompires at 2011-04-21

2-Identificamos os parafusos a retirar, para podermos retirar a maxila de travagem do disco. Neste caso são dois parafusos, da maxila, e um parafuso (chave de estrelas), do sensor do velocímetro. (parafusos identificados a vermelho)

By nunompires at 2011-04-21

2-   Pega-se no roquete.

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3-   Retira-se os parafusos e o sensor do velocímetro, que é magnético (nesta imagem estou a retirar o sensor do velocímetro)

By nunompires at 2011-04-21
4-   Para retirar a maxila basta puxar para for a, depois retiramos a tampa de plástico, (depende dos modelos, também pode ser de metal), que protege as pastilhas, os pernos . Identificada a vermelho.

By nunompires at 2011-04-21

5-   Diferença entre os dois jogos de pastilhas, um o menos gasto quase novo, sistema combinado de travagem, o outro gasto, sistema de travagem do travão da frente. Os concessionários normalmente trocam os dois jogos, eu troco so o gasto, porque trocar os dois e,,,, mandar dinheiro para o lixo….
By nunompires at 2011-04-21

6-   Depois com uma chave de fendas, fazemos de alavanca nas pastilhas, para obrigar a abrir os êmbolos. Isto porque os êmbolos vão-se adaptando ao desgaste das pastilhas, e vão fechado, como vamos introduzir pastilhas novas, as novas tem mais espessura que as pastilhas antigas e já gastas, então temos que arranjar espaço, senão depois não conseguimos introduzir a maxila com as pastilhas novas no local, ou seja não passa no disco (espaço entre as duas pastilhas em que vai trabalhar o disco, fica demasiado estreito para o disco entrar. Com uma chave de fendas e sempre antes de retirar as pastilhas, fazemos de alavanca até as pastilhas recolherem todas.

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7-   Agora vamos retirar as molas que seguram os ferros onde as pastilhas encaixam. Atenção, guardem tanto as molas e os ferros num sitio, caixinha, outra coisa qualquer, é muito fácil, perder-lhes o rasto…. Para retirar as molas usei um alicate de pontas, mas também se consegue retirar com a ponta de uma chave de fendas. Cuidado, segurem a mola com uma mão e com a outra o alicate, não va ela saltar e perdemos o rasto a dita cuja….

By nunompires at 2011-04-21

8-   Depois de retirar as molas, e depois de bem guardadas, vamos retirar os Pernos( ferros). Podemos usar o punho da chave de fendas para bater no ferro, (sinalizado a vermelho) até este sair um bocadinho e depois retiramos o restante com uma alicate de pontas, ou mesmo um alicate convencional.  Tomar atenção as patilhas que estão encaixadas nas orelhas das pastilhas que a sua função e fazer com que as pastilhas não dancem dentro da maxila, o cuidado que temos que ter é a sua posição antes de desmontar, para depois montar-mos na mesma posição, (esta identificada a amarelo).

By nunompires at 2011-04-21

Aqui a vermelho, depois de ja ter montado o jogo novo de pastilhas, só um claro, lol


By nunompires at 2011-04-21

A sequencia de montagem.

Simples.
Mete-se as pastilhas lá dentro com a parte sem ferodo virada para os êmbolos, (um de cada lado e opostos, depois mete-se as patilhas identificadas a azul, encaixadas, nas pastilhas identificado a branco, existe uma parte que encaixa nas orelhas das pastilhas e que vai garantir que as pastilhas não dancem A branco). Depois enfia-se os Pernos ( ferrinhos) que vão passar dentro dos buracos das pastilhas, vermelho.
1- Pastilhas dentro da maxila, depois patilhas, encaixadas na orelha, das pastilhas, depois perno (ferro), seguidamente molas que fixam os pernos, as tais que se perdem facilmente e por ultimo as tampas de plastico, faladas em cima no ponto 4-
Estes aqui desta imagem:

By nunompires at 2011-04-21

Seta vermelha, buraco onde os Pernos ( ferros) vão enfiar nas pastilhas, a branco sitio onde as patilhas de ferro identificadas a azul vai encaixar na orelha para as pastilhas não dançarem dentro da maxila.

9-   Depois com algum jeitinho e paciência metemos a maxila novamente no disco, aqui temos que com os dedos da mão abrir as pastilhas, a quem meta entre as pastilhas para fazer força e elas não se fechem, papel, que posteriormente depois de encaixarem no disco retiram o mesmo, isto porque as pastilhas não dançam para cima nem para baixo, mas afastam-se do embolo, pois estão livres. Depois de tudo encaixado metemos os parafusos que seguram a maxila, com uma chave dino métrica, (quem não tem chave dino métrica pode usar uma chave normal, aperta-se bem, mas não demasiado!!!!!,4 a 5 quilos chega bem, na rosca dos parafusos usamos cola fixa pernos, isto porque com as vibrações os parafusos tendem a desenroscar-se e depois, se a maxila se solta e acidente na certeza. Eu como já não tinha cola fixa pernos usei cola UHU, serve o efeito e também prende a rosca.

By nunompires at 2011-04-21

10-   Depois  montamos o sensor de velocidade e apertamos o ditto.

By nunompires at 2011-04-21


E Já esta tudo só de salientar uma coisa, quando na montagem  das pastilhas metermos as molas, atenção as molas devem ficar viradas para o disco e não para fora, isto porque assim não ficam visíveis nem fáceis de retirar, é que pode haver alguma alma, parva que nos retire as molas dos pernos (ferrinhos), e depois eles saem e temos acidente….identificado a vermelho, as molas.


By nunompires at 2011-04-21

Por ultimo, convém saber, ao inicio, 200, 300 km o travão vai travar mal, isto porque a pastilha e nova e o disco e velho, logo a pastilha tem que acamar ao disco, e  podem surgir alguns ruídos quando não estamos a travar, isto deve-se a pastilha ainda não estar acamada e roçar nalguns pontos do disco. Bons trabalhos

Abraço
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Offline nunompires

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2011, 12:12 »
De salientar que o numero de jogos de pastilhas, difere de mota para mota, as 125 na sua maioria caso eu saiba so tem um embolo e um jogo de pastilhas. A GTS (250/300) tem dois embolos como tal leva dois jogos de pastilhas no disco, existem motas, com dois discos e dois embolos por disco, por isso levam no total 4 jogos de pastilhas, depende de mota para mota, convém saberem quantos jogos de pastilhas leva a vossa mota, assim como a referencia das pastilhas , antes de procederem a troca das pastilhas. _pol_
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vasco

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2011, 19:00 »
Companheiro nunompires já vi que domina a parte mecanica aqui do forum , estou a aprender a fazer umas coisas, quando acabar a garantia da minha vou me aventurar a fazer as minhas revisões, obrigado pela informação disponibilizada aqui no forum , fica bem !
( qualquer dificuldade que tiver, já sei a quem perguntar)
saudações  scooter_

Offline M.Careca

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2012, 14:35 »
Viva

Depois de ler este topico e desta preciosa ajuda e esclareciemento,decidi eu mesmo fazer.

Fui ontem comprar as pastilhas e hoje na minha hora de almoço arregacei as mangas e em 10 minutos estavam trocadas. _lool_

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Offline CCM

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2012, 14:40 »
Viva!

Viva

Depois de ler este topico e desta preciosa ajuda e esclareciemento,decidi eu mesmo fazer.

Fui ontem comprar as pastilhas e hoje na minha hora de almoço arregacei as mangas e em 10 minutos estavam trocadas. _lool_

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Não lavaste as mãos e não bebeste café??!!  _reg_ _careta_

Abraço ;)



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Offline M.Careca

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2012, 14:42 »
Alem disso que tu indicas-te ... deu para almoçar e ainda fui ver o estado do Filtro de ar  _lool_ _lol_
Abraço ;)

Offline José Bairrada

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2012, 19:59 »
Mais um excelente post.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Pena eu não ter jeito nenhum para a bricolage.  _martelada_ _martelada_




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Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline pgomes78

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Re: Mudar as pastilhas a GTS
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2012, 00:47 »
Excelente tópico para quem não sabe fazer.
Esse sistema de travagem combinada com dois pares de pastilhas na mesma pinça não conhecia...
No caso da Honda, a pinça só usa um par de pastilhas. Em cada pastilha actua 3 êmbolos e caso apertes o travão da frente são accionados apenas dois êmbolos, os das pontas. Se apertarmos o de trás  apenas faz actuar o embolo do meio na pinça dianteira. Penso que neste momento na Honda o travão da frente funciona sempre apenas nas pinças dianteiras, sendo apenas combinada quando travamos com o de trás. Tive uma CBR 1000F que penso ter sido o 1º modelo a usar este sistema e nessa era sempre combinada: Travamos com o da frente e accionava os dois êmbolos exteriores nas pinças dianteira e o central na traseira e quando travávamos com o de trás acontecia o inverso, isto é, travava os dois êmbolos exteriores da pinça traseira e os êmbolos centrais das pinças dianteiras. Penso que alteraram tal pois em manobras lentas/quase paradas a reacção era estranha e por vezes até complicada.

Nunca cheguei a ver as pastilhas da PCX nem da minha actual SH mas tenho 99% de certeza que não estou a mentir ao dizer que só usa um par de pastilhas...

Já uma vez disse por aqui algures no forum, mas cá fica de novo:
Se alguém na zona de Sintra quiser fazer destas operações simples, diga algo que faz-se na minha garagem, sem problemas... trazem apenas o material e pagam um copo!!

Um abraço,
Pedro Gomes

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