Autor Tópico: [EQUIPAMENTO] - Encosto caseiro para top case  (Lida 6355 vezes)

hlw

  • Visitante
[EQUIPAMENTO] - Encosto caseiro para top case
« em: 07 de Outubro de 2012, 11:42 »
Boas!

Ora enquanto não encontro t€€€mpo para encomendar um encosto para a minha top case, uma Givi monolock E37.

Vi uns quantos DIY em alguns foruns e pus mãos à obra.

O primeiro que fiz foi selecionar os materiais que iria utilizar.

Patex, pedaço de contraplacado, resto de esponja de isolamento sonoro e napa preta. Tudo isto foram materiais que tinha  em sobra aqui em casa.






O primeiro foi tirar a medida na topa case, para depois cortar a esponja à medida.





Depois de tudo cortado, foi só colar a esponja ao contraplacado.




A napa preta que utilizei para forrar colei-a também com o patex e deixei a secar durante a noite.
Depois, utilizando, novamente o patex, colei à topcase e deixei novamente a secar durante umas 4 horas.
Ficou assim.



A pendura já agradeceu  :))

Abraço
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 23:54 por M.Careca »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2012, 16:40 »
Excelente solução anti-troika!
Eu sou grande adepto das soluções "low cost, high usability".
Pergunto-me, no entanto, se essa cola aguentará bem o sol e o calor.
Os meus parabéns companheiro.
Abraço
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #2 em: 20 de Outubro de 2012, 22:30 »
A ideia é boa…mas a cola já não vai sair da topCase, vai ficar tudo marcado, quando "porventura o contraplacado partir-se ou por ressalto ou o/a pendura se chegar com mais força para trás.

Sugestão: em vez de contraplacado, chapa de alumínio (por ex. uma mala de ferramentas velha, estojo, etc...) é mais fácil dobrar-se à curvatura da top.
Depois furar e passar um parafuso (cabeça phillips, sextavado interior, etc..com porca do lado de fora, para não mexer.
Marcar-se a furação na top. Depois forra-se tudo e aperta-se por dentro da topcase et voilá. _lool_

Ok…já não vou a tempo _Rolley_  _martelada_

Fica a intenção…abraços _convivio_
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 22:31 por daelimtauru »

hlw

  • Visitante
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2012, 01:40 »

A ideia é boa…mas a cola já não vai sair da topCase, vai ficar tudo marcado, quando "porventura o contraplacado partir-se ou por ressalto ou o/a pendura se chegar com mais força para trás.

Caro companheiro...

Quanto à cola deixar marca... Errado. Já tirei o encosto e substituí por outro mais fino e de menor dimensão e não ficou nenhuma marca.
Foi só lavar com água muito quente. Depois passei pano com WD-40 e voilá. Ficou como nova.


Depois furar e passar um parafuso (cabeça phillips, sextavado interior, etc..com porca do lado de fora, para não mexer.
Marcar-se a furação na top. Depois forra-se tudo e aperta-se por dentro da topcase et voilá. _lool_


Com furações sim, a top case ficaria irremediavelmente com os buracos. Um dia caso não o quisesse, teria sempre as suas marcas.
Na minha opinião, acho que utilizar furo é algo definitivo, e eu não o quis.
Agora com o novo encosto utilizei tesa power strips, e já foi utilizado em várias viagens, não lhe voltei a mexer e está impecável.

Ainda assim, obrigado pela tua opinião.

Abraços!

Loureiro

  • Visitante
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2012, 09:37 »
Ficou impecavel!

Lela

  • Visitante
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2012, 10:07 »
Bom dia companheiro.

Na minha top case também mora um encosto caseiro, coisa simples e barata, para prender o encosto à top case usei velcro com autocolante, permite tirar e por o encosto sempre que deixo a mota estacionada ( assim ninguem rouba a obra de arte  :)) )

Boas curvas

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: [DIY] Encosto caseiro para top case
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2012, 14:54 »
hlw disse:
Quanto à cola deixar marca... Errado.

Ok. Tudo bem, porque confundi com a da UHU, que é uma autêntica bosta.

"Com furações sim, a top case ficaria irremediavelmente com os buracos. Um dia caso não o quisesse, teria sempre as suas marcas."
Ainda assim, obrigado pela tua opinião".

Nop. Tapa-se com "discos à medida autocolantes (são impermeáveis e existem de vários tamanhos).

Abraços _convivio_

P.S. Conheço uma pessoa que utilizou os buracos para ter luz na topcase _Rolley_