Autor Tópico: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis  (Lida 21667 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
O companheiro Mib abriu no fórum maxiscootersportugal.com um tópico que me parece útil, e por isso, com a devida autorização resolvi abrir um idêntico aqui:

O código da estrada, no nº 2 do artº 127º refere:

"(...) 2 - Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16KW/kg, quem:
a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir; ou
b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW. (...)
"

no artigo 123º com a redacção da Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto (a famosa lei das 125) refere que os titulares de carta B, (com as condicionantes enumeradas na lei) podem também conduzir

" (..) d) Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW. (...)"

Mas esta informação nem sempre é fácil de obter, porque as marcas não costumam incluir a relação peso potência ou os KW na informação que divulgam  relativamente a cada modelo, e é relevante para quem como eu optou por tirar carta AL (tive medo dos oitos na CB 500  _corado_ ), e para quem quer conduzir as 125 com carta B porque algumas têm mais de 11 kw.

O certo, é que á medida que vamos ganhando experiência parece que as motas vão encolhendo e ficando mais leves, e um dia destes ainda vou testar a Bubu 650, mas quero saber se a minha carta o permite.
Assim, para reunir a informação num local onde todos possam consultar, e visto que consta nos DUA, desafio-vos a postar aqui a relação peso potência e os Kw das vossas maxis.

Eu começo:

Sym Joyride 200:
Relação peso/potência: 0,08
KW: 12
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 00:08 por cristina »

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2010, 21:48 »
SILVER WING 400:
Relação potência/peso (KW/kg): 0,12
Potência útil máxima (KW): 28,7
Membro CPM nº5

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2010, 21:49 »
Sym GTS 125
Relação peso potência:0,06
KW:9.1

TOG

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2010, 21:58 »
Olá Cristina

Ao analisar o tópico surgiu-me uma dúvida... a Daelim S2 anuncia 11.14cv isso é impeditivo para quem carta de veiculos B???  ???_

Se souberem agradeço a confirmação.

Obrigado e um abraço.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2010, 22:05 »
Companheiro a tua Daelin tem 8,31Kw... _pol_ ..podes estar descansado.
 
Ver Aqui Site de conversões
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

TOG

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2010, 22:27 »
Caro Pardal

Obrigado pelo esclarecimento, fico mais descansado.

Um abraço

 _lool_

Cátia Silva

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2010, 12:01 »
Sym GTS 125
Relação peso potência:0,06
KW:9.1

A minha Babe é exactamante igual!  _lool_

P.S.- Imitador!  _lol_

ZEV

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2010, 14:43 »
Piaggio XEvo 250ie
Relação potência/peso (KW/kg): 0,10
Potência útil máxima (KW): 16,5

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #8 em: 18 de Maio de 2010, 19:47 »
Yamaha Tmax 500

Relação potência/peso (KW/kg): 0,13548

Potência útil máxima (KW): 29,4
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 19:49 por Scooty »

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #9 em: 23 de Maio de 2010, 22:49 »
Suzuki Burgman 650 Executive

Relação potência/peso (KW/kg): 0,15
Potência útil máxima (KW): 40.5
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 22:52 por ffmarques »
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

mib

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2010, 21:50 »
Já obtive resposta por parte do IMTT a qual, embora seja um pouco confusa deixa entender a sua opinião (discutivel)   
Assim, desde que a Maxi exceda 25kw terá sempre, na opinião deles, de ser conduzida por alguém com AP.

Deixo aqui os e-mails à vossa consideração

Mib para o IMTT
Exmºs Senhores Gostaria de colocar ao IMTT a seguinte questão relativa ao Código da Estrada, nomeadamente ao nº 2 do seu artº 127. "2-Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 kW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, quem: a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir; ou b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 kW." A questão tem a ver com o facto de aparentemente ser necessária a cumulação das duas características no motociclo para que se tenha de tirar a habilitação prevista na alínea b) ou, tendo tirado a referida na alínea a) ter de esperar dois anos. Assim, por exemplo na minha opinião, um condutor está habilitado a conduzir um motociclo como, por exemplo, a Suzuki Burgman 650 (maxiscooter) que tem 40,5Kw de potência (mais que os 25kw previstos na 1ª parte da norma prevista no nº 2 do artº 127º do CE, mas apenas 0,15 de relação potência/peso, logo inferior aos 0,16 exigidos pela 2ª parte da mesma norma. Assim sendo, tenho por entendimento que para se estar habilitado a conduzir o motociclo atrás referido, o condutor não terá de esperar 2 anos ou ser aprovado em prova prática em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35kw, bastando para o efeito efectuar o exame prático em motociclo. Gostaria de obter resposta a esta questão uma vez que a redacção do nº 2 do artº 127º do CE pode levar a dúvidas. Caso não seja esse o Serviço indicado para colocar esta questão agradecia que procedessem ao reenvio da mesma para quem tenha a competência em razão da matéria ou que me informem sobre quais os procedimentos a tomar para esse efeito. Desde já agradecendo atenção e celeridade na resposta, Com os melhores cumprimentos

Resposta
Exmo. Sr.
Relativamente à sua duvida, informa-se que a norma do Código da Estrada que referiu impõe que o condutor tenha mais de 21 anos ou esteja habilitado à mais de dois anos a conduzir um veiculo da categoria A, se pretende conduzir um motociclo de potencia superior a 25 kW e uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg.
Assim, o veículo que referiu, nomeadamente o motociclo da marca “Suzuki Burgman 650 (maxiscooter)” com 40,5Kw de potência e 0,15 kW/kg de relação potência/peso só pode ser conduzido por um condutor habilitado com carta de condução da categoria A com pelo menos 21 anos ou possua carta de condução desta categoria à mais de 2 anos, dado que a sua potencia excede a potencia de 25 kW, embora a sua relação peso/potencia seja inferior.
Com os melhores cumprimentos
 pr
Margarida Alexandre
 
Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
 
Call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #11 em: 26 de Maio de 2010, 22:50 »
Realmente é uma resposta pouco esclarecedora, e confusa.
Quando tiver oportunidade vou também colocar a questão para ver se respondem o mesmo, porque quando trabalhava muito com os organismos públicos costumava usar a técnica de fazer várias tentativas para depois fazer uma "média" das respostas, e só no fim tirar as conclusões e nunca me dei mal. _rir_

PS: obrigado por partilhares  _pol_

nunoc

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2010, 14:11 »
È fácil

A1

- cilindrada não superior a 125cc
- potência não superior a 11 kw

Basta exceder uma delas para não poder conduzir


A – com menos de 21 anos

- potência não superior a 25 kw
- Relação peso/potência não superior a 0,16 kw/kg

Basta exceder uma delas para não poder conduzir

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2010, 14:39 »
Nuno,
 
Eu tenho mais de 21 anos (não digas a ninguém  _lool_ ) mas fiz exame num motocíclo com menos de 35 KW, e o "busilis" da questão está no "e" do artigo.
 
A classificação dos veículos fica difícil, pela forma como está redigido, mas em meu entender só estou impedida (até aos 2 anos de carta) de conduzir motociclos que reunam as 2 condições comulativamente, e isso significa que por exemplo a Burgman 650 posso conduzir, visto que apenas excede um dos parâmetros  _pensador_ 
 
No entanto, a resposta (confusa) do IMTT diz o contrário, mas repete o mesmo erro do artigo
 
Citar
Relativamente à sua duvida, informa-se que a norma do Código da Estrada que referiu impõe que o condutor tenha mais de 21 anos ou esteja habilitado à mais de dois anos a conduzir um veiculo da categoria A, se pretende conduzir um motociclo de potencia superior a 25 kW e uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg.

Por isso é que está nos meus planos colocar a questão também, e várias vezes, até conseguir uma resposta devidamente fundamentada.
 
Esta questão não nasceu agora, e já agora faço um bocadinho de história:
 
Um companheiro do forum Maxiscootersportugal foi dar um passeio com uma Honda Silverwing 600, e foi fiscalizado pela polícia, e só nessa altura descobriu que tinha feito exame num motocíclo com menos de 35 Kw e por essa razão era titular de carta AL (motociclos ligeiros), quando julgava que era AP (motociclos pesados).
 
Na altura, também eu achava que como a SW excedia um dos parâmetros, o polícia tinha razão, mas o Mib leu com mais atenção e alertou para o pormenor, que nenhum de nós tinha reparado, de que o artigo diz "e" e não "ou", que muda completamente o sentido da frase.
 
O problema, é que com tantos passeios e tertúlias o tempo não chega para nada, e ainda nem comecei  _careta_
 

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2010, 17:31 »
Analisando os e e os ou's concluo que o raciocínio do nunoc está correcto.

Vamos reler a resposta do IMTT:

Relativamente à sua duvida, informa-se que a norma do Código da Estrada que referiu impõe que o condutor tenha mais de 21 anos ou esteja habilitado à mais de dois anos a conduzir um veiculo da categoria A, se pretende conduzir um motociclo de potencia superior a 25 kW e uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg.


Ou seja, a cristina como tem mais de 21 anos (embora não pareça _rir_ ) e tem a carta de motociclos à menos de 2 anos, pode conduzir qualquer motociclo.

O espírito da lei pretende que um jovem com menos de 21 anos acabadinho de tirar a carta A vá comprar uma RR.  E depois é o que nós sabemos...  _martelada_

Penso eu de que!!!

Abraço ;)


SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #15 em: 28 de Maio de 2010, 17:34 »
CCM,
 
Eu tenho carta á menos de 2 anos, estou limitada a motocíclos ligeiros,  _careta_  e nessa parte até é consensual.
 
A dúvisa só se coloca na classificação de motociclo em Ligeiro ou Pesado  _pol_

nunoc

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #16 em: 28 de Maio de 2010, 23:20 »

Eu tenho mais de 21 anos (não digas a ninguém  _lool_ ) mas fiz exame num motocíclo com menos de 35 KW, e o "busilis" da questão está no "e" do artigo.

penso que tens que fazer o exame com uma mota com mais de 35kw
mas amanha tento saber isso

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #17 em: 05 de Junho de 2010, 22:48 »
Ora bem, aqui fica mais uma resposta do IMTT, apesar de não estar fundamentada, como foi solicitado, mostra qual é a posição que podemos esperar das autoridades.

 
Citar
Boa tarde,

Venho pela presente via solicitar uma clarificação da interpretação do nº 2 do artigo 127º do código da estrada, dado que a forma como esta norma se encontra redigida tem suscitado dúvidas constantes entre os motociclistas.

Assim, reza a norma que:
"(...) 2 - Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, (...) quem:a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir; ou
b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW. (...)"


A dúvida tem origem na utilização da conjunção lógica “e” e pretende-se saber que leitura fazer do artigo:

·Um condutor com mais de 21 anos habilitado com carta AL (exame feito em motociclo com menos de 35 Kw) há menos de 2 anos, pode conduzir um motociclo com uma relação potência/peso superiora 0,16 Kw mas cuja potência seja inferior a 25 Kw? .

·Um condutor com mais de 21 anos habilitado com carta AL (exame feito em motociclo com menos de 35 Kw) há menos de 2 anos, pode conduzir um motociclo cuja potência seja superior a 25 kW,mas com uma relação potência/peso inferior a 0,16?
Ou seja ambos os factores têm que coexistir para poder considerar-se que o condutor não pode conduzir o veículo, ou fazendo uma analogia com a matemática: a ideia tem de ser verdadeira (igual a 1) em ambas as situações (conjuntos) para que o resultado seja verdadeiro, e se apenas uma delas for verdadeira, o resultado será falso (igual a 0).

A título de exemplo, um motociclista habilitado com carta AL á menos de 2 anos, pode conduzir:

Suzuki Burgman 650: 40,5 Kw de potência; 0,15 de relação potência/peso ?
Honda SilverWing 400: 28,7 Kw de potência; 0,12 de relação potência/peso ?
Yamaha TMAX 500: 29,4 Kw de potência; 0,13 de relação potência/peso?

Agradeço resposta fundamentada, dado que a mesma se destina a divulgação em fóruns da especialidade, para esclarecimento de utilizadores presentes e futuros, e caso a questão não se encontre dentro das competências de alguma das entidades a quem este e-mail vai dirigido seja o mesmo redireccionado para a entidade competente.

Desde já agradeço a disponibilidade, e fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,

Citar
Exmo. Sr. ou Sr.ª:

Não.  Se ainda não tiver completado dois anos de experiência na categoria A (exame feito em motociclo de menos de25 Kw), descontado o tempo que eventualmente tenha estado inibido de conduzir,não pode conduzir motociclo que exceda qualquer dos valores indicados no artigo, ou seja, que tenha potência superior a 25 Kw ainda que a relação peso/potência seja inferior a 0,16Kw/kg, ou vice-versa.

Com os melhores cumprimentos,

DSPA –  Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=07e50871a6&view=att&th=12903629c30e08cf&attid=0.1&disp=emb&zw    Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP
Av. Forças Armadas, 40– 1649-022 LISBOA
' +351 21 7949000 7 +351 21 7973777
Call Center: 808 50 20 20ü www.imtt.pt

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #18 em: 07 de Junho de 2010, 08:33 »
O código da estrada, no nº 2 do artº 127º refere:

"(...) 2 - Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16KW/kg, quem:
(...)"

Bem!!!

Eu continuo com a minha interpretação. Vejamos o exemplo:

Desloco-me a um stand e encomendo uma scooter com as seguintes características:

Tem uma potência superior a 15 cv e de cor branca.

Poderá o vendedor entregar-me uma scooter amarela? Mesmo tendo mais de 15cv.
No meu entender não, porque a scooter tem de ter mais de 15 cv e ser de cor branca.

Se alterar o "e" por um "ou" : Tem uma potência superior a 15 cv ou ser de cor branca.

Poderá o vendedor entregar-me uma scooter amarela? Mesmo tendo mais de 15cv.
No meu entender sim, porque a scooter tem de ter mais de 15 cv bastando uma das premissas ser verdadeira (neste caso ter mais de 15cv mesmo sendo amarela) para a condição também o ser.

Outro exemplo:

Quando efectuamos uma refeição fora, o servente pergunta:

Quer vinho e água?

Se a resposta for sim. Quantos copos, obrigatoriamente, terei de ter em cima da mesa?

Se a resposta for não. Quantos copos, obrigatoriamente, terei de ter em cima da mesa?

(Agradeço que não entrem no campo do suponhamos, ou seja, offtopic....)

Qualquer das formas deveremos aceitar a resposta do IMTT correcta embora não concorde....

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #19 em: 07 de Junho de 2010, 13:55 »
Eu também não concordo, e como sou chata, e visto que ao contrário do que tinha pedido não fundamentaram a resposta, insisti:
 
Citar

 Boa noite,

Agradeço a resposta, mas tal como tinha solicitado, gostaria de conhecer a fundamentação, especialmente porque o Português usado na redacção da norma aponta no sentido contrario, conforme interpretação que tenho visto defender de forma quase unânime entre a classe jurista.

Trata-se de indicação preambular da norma, não transposta para o diploma? orientação de jurisprudência?, orientação doutrinária?, actas da discussão de especialidade?

Sem querer incomodar muito, agradeceria no entanto a informação complementar, fundamental para a completa compreensão da norma.

Cumprimentos,


...até porque pode exisir mesmo uma intenção, mal espelhada na letra da lei, de serem mesmo requisitos alternativos para exclusão de habilitação.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #20 em: 26 de Junho de 2010, 08:31 »
NOVIDADE!!!

Sabiam que a Honda está a comercializar uma CBF 600 com limitador (kit) de potência que lhe permite ter no Documento Único as seguintes características:

 - 25 KW de potência
 - relação potência/peso inferior a 0,16 kW/kg


desta forma pode ser conduzida por motociclistas que tenham feito exame prático para a carta A numa 125cc...


Como não há inspecções quem comprar uma mota destas basta tirar o kit de redução e já está... conduz uma bomba que dá 250 kms/h tendo habilitação AL...


Já sabes o que comprar Cris... _Rolley_


E esta hein??





Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #21 em: 26 de Junho de 2010, 18:41 »
Naaaa tem pouco plásticos  _lool_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #22 em: 27 de Junho de 2010, 00:51 »
NOVIDADE!!!

Sabiam que a Honda está a comercializar uma CBF 600 com limitador (kit) de potência que lhe permite ter no Documento Único as seguintes características:

 - 25 KW de potência
 - relação potência/peso inferior a 0,16 kW/kg


desta forma pode ser conduzida por motociclistas que tenham feito exame prático para a carta A numa 125cc...


As motos da BMW, pelo menos a F800R também tem esta opção...mas num país em que as motos não vão à inspecção é discutível...

De qualquer forma "One time Hoover, Hoover forever"
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 00:53 por RRufino »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #23 em: 31 de Janeiro de 2013, 13:03 »
Para não estar a abrir um novo tópico, ressuscito este para relatar mais uma "anedota" dos fantásticos serviços públicos tugas em que ninguém sabe o que anda a fazer!
Sempre me disseram que uma das formas de implementar e gerir uma ditadura é através da ignorância, e do respectivo aproveitamento, pelo que o estado português cada vez mais lança leis mal redigidas que ninguém consegue interpretar, e coloca-as em vigor sem formar aqueles a quem vai depois competir a respectiva aplicação, mas enfim,... o povo tuga é sereno  _thumbdown_
 
Um dia destes fui á loja do cidadão das Laranjeiras alterar a morada nos meus documentos e quando cheguei ao balcão da carta de condução, lembrei que já podiam averbar a categoria AP (agora A2) na minha carta, visto que embora tenha tirado apenas AL, já vou a caminho dos 3 anos de carta.
Qual não é o meu espanto quando a funcionária me pede mais 15,00 €, invocando que cada averbamento são 15,00 €!
 
Ainda comecei a tentar explicar-lhe que esse averbamento não é necessário, e até lhe disse que tenho algures lá em casa um parecer que em tempos pedi ao IMTT sobre o assunto, pois como já vem sendo habito, a lei é pouco clara, e não fosse o diabo tecê-las e um dia destes querer conduzir uma Busa  >:D  preveni-me, mas logo percebi que estava a falar com mais um daqueles autómatos da função pública (ainda há alguns que não perceberam que esse tempo já acabou) e desisti, e em vez de perder o meu tempo fiz uma reclamação formal  >:D
 
Hoje fui levantar a carta nova, e claro que tinha curiosidade para ver como tinha ficado, e só não coloco a foto porque a qui no trabalho não dá, mas, mas agora já posso andar de Busa e já não preciso de exibir o tal parcer do IMTT  _lool_
 
Imaginem se eu tivesse dúvidas, e na altura tivesse pago os 15,00 €, como imagino que alguns teriam feito...
 
O lema da nossa bandeira qualquer dia será "sempre a roubar"...
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 13:04 por cristina »

André Rocha

  • Visitante
Re: Carta AL/AP - KW e relação Peso/Potência das nossas Maxis
« Responder #24 em: 08 de Fevereiro de 2013, 21:33 »
Não sei se alguem falou nisso (não me dei ao trabalho de ler todas) mas quer a potência quer a potência/peso estão descritos no "livrete" (documento unico de circulação....)

Abraço