Autor Tópico: Manutenção DIY (Do It Yourself)  (Lida 5370 vezes)

nd_oliveira

  • Visitante
Manutenção DIY (Do It Yourself)
« em: 24 de Outubro de 2012, 01:16 »
Com a aquisição da nova motada, mais antiga e já sem garantia e com o apertar das contas decidi fazer eu a manutenção.

Com manutenção estou a falar das coisas mais correntes: óleo, filtros, pastilhas... (Variador, Akrapovic...  >:D)

Assim, aproveito e coloco material melhor sem ter que estar a pagar contas exorbitantes de mão de obra... chega a ser mais de 50% da factura!!

O que queria saber é: que ferramentas especificas poderei necessitar? Em que lojas, on-line ou físicas, compram o vosso material?
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 10:06 por nd_oliveira »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2012, 12:41 »
Viva!

Para começar compra uma caixa de roquetes. Na Norauto estão umas por €60 que para alem do roquete trazem chaves philips, fendas e torx.

É um investimento avultado mas já fica para a vida. Podes usar o roquete para desapertar mas no aperto não o uses. Facilmente mois a rosca. Eu que o diga...  _Rolley_

Um jogo de chaves de bocas - €10

Um chave de filtros - €5 (Não conheço o filtro de óleo da S3, se for de cartão e tiver um receptáculo não necessitas desta chave)

Um funil - €5

Um recipiente para recolha de óleo velho.

Um jarrican para guardar o óleo velho e posteriormente entregar para reciclagem (Eu entrego na oficina Norauto)

Um grampo para recolheres o piston da maxila das pastilhas

Para o variador/embraiagem tens de ter um alicate que o prenda para que possas tirar.

Como vês tens algum dinheiro para gastar e numa primeira análise pode não compensar...

O segredo é ir comprando conforme a necessidade.

Ah!!! Já me esquecia. Um martelo bem pesado para quando as coisas correm mal. Liberta a tensão e garante que tudo fica a funcionar!!!  _lol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2012, 15:01 »
Sim, pelo menos uma boa chave de roquete e uma chave de torque terei que comprar.

A Nexus tem filtro de cartucho metálico (daqueles exteriores) pelo que vou necessitar de uma chave própria, por acaso pensei que era mais cara.


Quando precisam de comprar filtros (ar/óleo), velas, pastilhas... mandam vir da Net? De que loja(s)?


Quando referi o variador era mais a titulo de brincadeira, não me meto (para já) em aventuras tão grandes...


Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2012, 15:30 »
Viva!

Eu para a Sym compro num concessionário. Os valores pedidos nas lojas online são semelhantes aos da lojas física. No meu caso não compensa.

A Gilera como é do grupo Piaggio pode ser que encontres mais em conta nas lojas online. Começa a pesquisar no ebay.it.

Depois passa num ou vários concessionários e compara os preços.

O aperto do filtro do óleo deve ser feito à mão e depois dar só um apertozinho com a chave de forma a que não fique a pingar óleo. Se apertares demais vais te ver grego para o desapertar na próxima muda.

De resto é veres DiY e reproduzires os passos.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2012, 15:35 »
Boa tarde,
Se passares no DB do Companheiro Tourister vais ver que ele comprou o material todo para a revisão da mota dele, incluindo correia (salvo erro) por um valor muito mais baixo do que lhe era pedido cá.

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

paulojvc

  • Visitante
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2012, 20:54 »
Podes comprar as ferramentas que quiseres mas NUNCA se deve retirar o torque com um roquete...a não ser que queiras ficar com um conjunto de chaves incompleto.

Claro que depende do aperto mas é sempre preferível chaves de caixa com braço ou luneta _pol_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Manutenção DIY (Do It Yourself)
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2012, 22:21 »
Podes comprar as ferramentas que quiseres mas NUNCA se deve retirar o torque com um roquete...a não ser que queiras ficar com um conjunto de chaves incompleto.

Claro que depende do aperto mas é sempre preferível chaves de caixa com braço ou luneta _pol_

Sim tenho noção que a chave de torque deve apenas ser usada para dar o aperto final, para desapertar usa-se uma chave normal... aquela brincadeira ainda é cara...