Autor Tópico: A minha primeira moto  (Lida 6461 vezes)

RCEu

  • Visitante
A minha primeira moto
« em: 31 de Agosto de 2012, 08:47 »
Boas companheiros:


Lá bem no fundo do baú encontrei estas velhas fotos que quis partilhar convosco e aproveitar para também partilhar algumas memórias daquele tempo.


Depois de ter sido proprietário da famosa Casal Boss e mais tarde ter feito o upgrade para a não menos conhecida Sachs V5, achei que era a altura para dar o salto para a classe acima das 50 cm3.  (Retirada da net)



Claro que naquele tempo tinha de ter carta de moto e portanto comprei primeiro a moto  _Rolley_ [size=78%],[/size] andei nela, tive um acidente _policia_ e só depois é que fui tirar a carta. _anjo_ Como já tinha carta de condução, apenas paguei 11.000$00 por 5 lições + exame, em 1986.


Ia na minha bela moto para a escola de condução, estacionava e depois tinha de pegar numa velha BMW 250 que para por a trabalhar tinha de saltar em cima do Kick, que não era laterar, mas frontal. Algo deste género que retirei da net.





[size=78%]Devia pesar quase tanto como hoje uma Goldwing. Mas para mim o pior de tudo nem era a oportunidade de andar naquela relíquia.[/size]

O pior era mesmo ser obrigado a usar um capacete da escola de condução, porque o meu era integral e não era permitido na aprendizagem. _martelada_

Um verdadeiro penico, com umas correias laterais em cabedal, que supostamente deveriam servir para proteger o couro cabeludo em volta dos "couratos", que esses ficavam de fora e não faziam falta para nada caso tivéssemos um acidente. No fim de contas temos um de cada lado e portanto caso um caísse sempre ficávamos com o outro. _lol_ E no cimo da nossa cabeça uma imponente pala que não tinha mais do que uns 3 cm para tapar o sol, que teimava em ofuscar-nos. Por dentro daquele imponente penico, o velho tecido já quase estava acabado e russo de tanto uso e a cor era escura, mais escura de uns lados do que outros, devido ao que alguém lá antes tinha deixado. Mas o curioso é que aquilo servia a qualquer um de tão bem "oleado" que estava por dentro. Quando as aulas terminavam até ficávamos com o cabelo brilhante. Naquele tempo usava-se brilhantina no cabelo pois o Grease andava nas telas dos cinemas e aquilo tinha virado moda. Quem é que não queria andar na moda?

Mas o que é um facto é que após 5 magníficas lições com aquele penico enfiado na cabeça, que apenas me protegia a pouca massa encefálica que tenho, sempre a fazer S's , a levantar o braço em ângulo recto à direita e à esquerda, para acabar numa praceta vazia em Nova Oeiras a fazer 8's , sem colocar o pé no chão porque depois tinha de repetir tudo de novo, lá fiquei habilitado a conduzir legalmente a minha querida Yamaha que estava à minha espera que arrumasse a BMW. Aliás, fiquei habilitado a conduzir qualquer tipo de motociclo acima de 125 cm3.

Depois de procurar e voltar a procurar (naquele tempo não tínhamos internet e sim, tínhamos de andar a ver stands e montras e a página dos classificados dos jornais, onde nem sempre as coisas eram bem aquilo que apareciam nos jornais), lá encontrei quem me comprasse a V5 por troca desta Yamaha 125, num stand na Rua D. Estefânia.

Este modelo possuía 2 cilindros, 2 carburadores e era a 2 tempos. Tinha uma força impressionante para a classe dela. Consumia 8 litros /100 Km e tinha um depósito de óleo para fazer a mistura com a gasolina Super. Sistema autolube, que fazia a mistura do óleo automaticamente.

Estava toda de origem e vendi-a já depois de casado com 65.000Km para seguir para Angola por 60.000$00 (uma fortuna).

Aqui fica a recordação







Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A minha primeira moto
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2012, 09:24 »
Gostei bastante de ler esse relato  _pol_

É sempre bom recordar as nossas aventuras em duas rodas...

Essa de ser na altura proibido capacete integral para ter aulas de condução é que é incrível  _reg_.
Enfim....ainda bem que as coisas mudaram.  ;D

Maozinhas

  • Visitante
Re: A minha primeira moto
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2012, 09:59 »
Nem imaginas a pena que tenho em não ter um relato semelhante para partilhar.. :-?

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: A minha primeira moto
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2012, 10:09 »
Muito bom o relato Élio,

Também não tenho nada parecido para vos contar... se fosse de enlatados... até tinha  _Rolley_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: A minha primeira moto
« Responder #4 em: 31 de Agosto de 2012, 16:45 »
Tenho pena de não conseguir ver as fotos da yamaha 125  :'(
Muito bom relato  _pol_
A minha 1ª foi uma Tuxa (era parecida com a Casal boss mas o depósito era debaixo do banco), depois uma Honda 175 que devia ser de 1974... e eu sem carta  _martelada_ até que  _policia_  _reg_ , andei uns tempos sem moto e sem ir tirar a carta, depois de a ter andei com uma cb500 e a seguir com uma Transalp (muito alta para mim) mais um interregno de uns anos e... SH125 + 5 anos  e Sh300  _lool_
Grande abraço companheiros  scooter_
 _pt_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

luisfilipe

  • Visitante
Re: A minha primeira moto
« Responder #5 em: 31 de Agosto de 2012, 17:05 »
Ao ver o teu relato deu para me recordar o que se passou comigo tambem tirei a carta em 1986 e fiz exame em Lisboa junto a praça de Espanha numa BMW igualzinha a que tu falaste, e ja nessa altura eu tinha passado pelas 50cc Zundap 3 turbina, sach Varias, suzuki Ac 50, casal 5, casal 6  etc.
Foi optima a sencacao de sair de la com a carta e pegar entam nao minha Honda XL125 Paris Dakar e andar sempre sem destino so pelo prazer de andar, maldita hora que me desfiz dela depois foi sempre a subir de cc.

RCEu

  • Visitante
Re: A minha primeira moto
« Responder #6 em: 31 de Agosto de 2012, 17:09 »
Tenho pena de não conseguir ver as fotos da yamaha 125  :'(
Muito bom relato  _pol_
A minha 1ª foi uma Tuxa (era parecida com a Casal boss mas o depósito era debaixo do banco), depois uma Honda 175 que devia ser de 1974... e eu sem carta  _martelada_ até que  _policia_ _reg_ , andei uns tempos sem moto e sem ir tirar a carta, depois de a ter andei com uma cb500 e a seguir com uma Transalp (muito alta para mim) mais um interregno de uns anos e... SH125 + 5 anos  e Sh300  _lool_
Grande abraço companheiros  scooter_
 _pt_


É de facto uma coisa que não consigo entender... o que se passou com as fotos. De manhã, em casa conseguia ver perfeitamente... e olha que deu trabalho para as colocar porque estavam a dar problemas.

Vou ver o que se passa.



A minha casal boss era precisamente modelo TUXA e sim, depósito debaixo do banco.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2012, 17:11 por Élio »

RCEu

  • Visitante
Re: A minha primeira moto
« Responder #7 em: 31 de Agosto de 2012, 17:16 »