Companheiro Saparugaman, essa de "patinar sem sair do lugar", quererá dizer as patilhas da embraiagem rodando no interior de uma campânula que ficou vidrada (lisa como vidro) e não oferece mais atrito. Isso é coisa que acontece (sobretudo) nas scooters mais pesadas, daí ser inteligente a cada revisão passar com um esfregão da loiça desses de plástico e esponja para limpar a campânula, no limite passar com lixa fina se estive demasiado liso (no "limite" mas desaconselhado - a limpeza apenas com parte verde do esfregão da loiça garante-lhe quilómetros sem sobres(saltos).
Se faz muitos quilómetros seguidos, ou anda em trânsito que não lhe permite fugir, é óbvio que terá tendência a ficar mais vidrada mais o juntar de pó proveniente do material das pastilhas provocará incómodo, daí ser importante limpar essa zona a cada revisão.
Fazer muitos quilómetros em autoestrada não tem problema.
Se quer que lhe diga, nem precisa de ir para a autoestrada para aquecer essa zona da roda motora, basta andar no pára-arranca de uma cidade que também é coisa de que as scooters mais pesadas não gostam (daí os tais solavancos ao arrancar que não é mais que a embraiagem dizendo, "Limpe-me por favor!").
Quanto às grandes viagens, basta respeitar uma das regras do bom motociclista: conduzir no máximo duas horas seguidas.
Aí a mota agradecerá também esfriando os componentes que podem estar sujeitos a mais esforço térmico.
Se quer saber, olhar bem o nível e a temperatura do refrigerante do motor é bem mais importante.
E ainda, ver bem o nível do óleo, não vá o diabo ter decidido dar uma volta nesse dia...